Ninguém mais diz não sei.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/10


    Li essa cronica a uns bons anos, quando ainda assinava a Superinteressante, lembrei dela e resolvi compartilhar:

    "Não conheçoatêntica modéstia: "não sei". Todos professam conhecimento sobre tudo, opinam sobre qualquer coisa, exercem uma rede de certezas que me deixa entontecido. Parece que virou crime dizer "não sei". Se o cara fala isso no emprego, logo será encaminhado ao departamento pessoal e fichado no arquivo morto. Se ele diz para a esposa ou namorada, sugere que andou aprontando. Basta chegar em casa tarde da noite e a mínima indefinição transforma-se em suspeita de infidelidade. A regra é falar sem parar, mesmo quando o assunto não começou. Diálogos epilépticos, pulando freneticamente de temas, sem fim possível. Ou é uma época prodigiosa de gênios ou a maioria das pessoas está mentindo.

    Houve um tempo em que se queria ser Napo-leão no hospício e Pelé, Martha Rocha, Einstein e Fellini na vida. Hoje o desejo secreto de cada um é ser Google. As conversas giram em torno de referências e não de conteúdos. Encontra-se a informação, mas não se desenvolve o raciocínio para chegar até ela. O mais importante na matemática é o cálculo, nunca o resultado final. Fica-se atualmente satisfeito com o resultado e se envaidece de dizê-lo com rapidez, na ponta da língua. A velocidade tornou-se o objetivo primordial. A busca se encerra no próprio ato final antes de ter realmente começado. O que adianta uma herança que não é vivida?

    Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas virtudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpiteiros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se adquire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se retirar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão?

    Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Renascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulista, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", insuficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosidade. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo a Super ou este artigo.

    Um teólogo das antigas, Nicolau de Cusa (1401-1464), elogiado por Giordano Bruno, escreveu um livro chamado Douta Ignorância, em que recomenda a conscientização do que não se aprendeu para saber mais. Quem não sabe vai atrás. Quem diz que sabe apenas se conforma em dizer que sabe. A sinceridade é a melhor forma de não sofrer para depois explicar o que o Google não listou. Viver já é uma pós-graduação e não admite fingimentos porque a vida não dá trégua para a imaginação ou fornece instruções de comissário de bordo. Exige o mais difícil sempre. Antes de um beijo, de um abraço, de uma despedida, não se recebe pausa para pensar o que fazer e escrever rascunhos. Não há tempo para raciocinar nem existe curso preparatório para viver - vive-se de cara."
    http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_125513.shtml

    Evil Hearted You
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Evil Hearted You
    · votar


    Li isso quando era garotinho e assinava essa revista. Acho que ele acusa, em algum ponto, o Mainardi de falar o que não sabe. Nem vou (re)ler, isto por si só desqualifica todo o texto. Mainardi é o nosso geniozinho.

    Evil Hearted You
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Evil Hearted You
    · votar




    fill.zanchez
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Verdade, hoje em dia isso virou moda mesmo! Só não vou ler o seu texto todo porque estou lendo o livro de Atos dos Apóstolos agora.

    flw...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu falo "não sei" direto. Até quando vou explicar o que eu sei eu digo antes de começar: Não sei bem, mas...

    Scrutinizer
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Por que dizer "não sei" se você pode simplesmente ficar calado?

    Eu não tenho esse problema porque sei de tudo. (y)

    Evil Hearted You
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Caralho, o texto era este outro.

    guschard
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    É tudo culpa do nosso sistema de ensino. Se um aluno não sabe a resposta, ele chuta. Esse comportamento acaba se espalhando por toda a sociedade, tirando a credibilidade de tudo que ouvimos por aí.

    PS: To zuando.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu concordo com a idéia do texto.

    Mas um pensamento que tenho é que jamais a humanidade, num geral, vai se conscientizar.

    Para isso, acho que o homem deveria deixar de ser o lobo do homem.

    (rá, citou uma frase de um intelectual, pesquisou no google, bla bla bla, fala o que não sabe.)

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    guschard

    Quando eu fiz um período de Física, o professor de Física I disse:

    "Ao longo do curso vocês entenderão que um Físico não chuta; ele estima."

    Dressaaa
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Black Fire

    É o que te falava em outro tópico para a verdade absoluta, isto que se instituiu de uma forma tão doente que boa parte das pessoas estão sempre cheias de si mesmas. Você que conhece a física moderna deve conhecer bem o princípio da incerteza.

    Excelente texto.

    Scrutinizer
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    o princípio da incerteza.
    Ok, e o que isso tem a ver com o assunto?

    Leucocieetus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Muito legal.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Scrutinizer
    Ok, e o que isso tem a ver com o assunto?

    Posso te dizer o que tem a ver ou te dizer o assunto, mas não os dois ao mesmo tempo.

    Dressaaa
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Scrutinizer

    Bom, eu vejo relações. Só procuro não discutir isso neste fórum porque aqui qualquer coisa vira polêmica. Só escrevo as vezes, se alguém se interessar seria bom achar alguém que compartilhe das mesmas idéias.

    =D

    Scrutinizer
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    O que tem a ver? Como assim? Me responda essa pergunta que não entendi.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Scrutinizer

    Deixa, foi um fail da minha parte!

    Bizet
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu digo não sei o tempo inteiro. Aliás, eu não digo nada, porque não gosto de dizer que não sei.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Não sei quem escreveu isso aí, mas ele está errado.

    lukalmeida_bass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Aplicando isso pra temática do fórum: eu sei dizer "não sei" toda vez que alguém espera que eu toque uma musica que não ensaiei.

    Sou péssimo improvisador, e se eu não soubesse falar "não sei" provavelmente passaria algumas vergonhas no palco, é por isso que não me arrisco a tocar musica que não ensaiei até decorar hahahaahahah

    Alessandra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Acho bem melhor falar um 'olha, eu não sei', do que tentar fingir que sabe e falar merda, hehehhe

    Cavaleiro
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Não sei.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    --- editei porque eu não sei ---

    Gui
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    hum...sei não..

    renansena777
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Todos professam conhecimento sobre tudo, opinam sobre qualquer coisa, exercem uma rede de certezas que me deixa entontecido. Parece que virou crime dizer "não sei".

    Concordo plenamente. Se nao sabe é bem melhor responder um nao sei do que falar um monte de bobeiras.

    As conversas giram em torno de referências e não de conteúdos. Encontra-se a informação, mas não se desenvolve o raciocínio para chegar até ela.

    Discordo. Quando alguem faz uma citaçao, é porque o autor do texto/frase que vc citou tem uma certa autoridade, tipo, ninguem pode dar valor quando o Joaozinho fala a respeito de algum assunto, mas se ele traz um texto de um especialista, ai ele ganha mais credito numa argumentaçao, mas nao é por isso que ele vai deixar de desenvolver raciocinio.

    Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas virtudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpiteiros, mais do que formadores de opinião. (...)Inteligência é também a humildade de se calar e de se retirar para estudar mais...

    Reforçando a ideia do primeiro paragrafo. Morte aos palpiteiros, vida longa aos formadores de opiniao!

    deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", insuficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosidade. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo a Super ou este artigo.

    Ou eu nao entendi a ideia do autor, ou ele se contradiz mesmo...

    Viver já é uma pós-graduação e não admite fingimentos porque a vida não dá trégua para a imaginação ou fornece instruções de comissário de bordo. Exige o mais difícil sempre. Antes de um beijo, de um abraço, de uma despedida, não se recebe pausa para pensar o que fazer e escrever rascunhos. Não há tempo para raciocinar nem existe curso preparatório para viver - vive-se de cara."

    O autor fugiu um pouco da ideia central do texto, ou eu nao entendi de novo?

    No geral, gostei do texto.

    sallqantay
    Veterano
    # set/13
    · votar


    discordo diametralmente

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ninguém mais diz não sei.