Sobre a medicina homeopática.

Autor Mensagem
GuitarDrummer
Veterano
# ago/10


Então camaradas do OT, o seguinte:
Eu sempre, desde pequeno tratei dos meus problemas de saúde com homeopatia. Pra quem não sabe o que é homeopatia, uma breve descrição:

Homeopatia (do grego transliterado hómoios + páthos = "semelhante" + "doença") é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) para designar uma terapia alternativa que se baseia no princípio similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"). Confunde-se-a com a fitoterapia, por conta dos produtos usados em suas formulações, embora ambas tenham corpo ideológico e metodologia essencialmente distintos.

De fato, o tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores. Deste modo, o sistema de cura natural da pessoa é estimulado e estabelece uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora. O medicamento homeopático é preparado em um processo que consiste em diluição sucessiva da substância, sucussão e "dinamização" (ou "potencialização"), em uma série de passos.

Homeopatia não se acha pacificamente inserida como especialidade médica em todos os países. Mesmo aqueles que lhe conferem alguma aceitação oferecem-lhe certas restrições, ou de natureza institucional (as comunidades científico-médicas, os conselhos médicos, as ordens médicas etc.) ou de cunho legal (as disposições normativas pertinentes na ordem jurídico-política de cada país). Consideram-se questionáveis, sob a ótica da metodologia científica vigente, tanto o princípio como as técnicas, que deveriam ser provados e aprovados segundo os cânones do método científico moderno. Em particular, citam-se:

Os altos níveis de diluição (variando de acordo com o medicamento), que conduziriam à ineficácia por inexistência de princípio ativo (compostos são tão diluidos que, em doses comuns, é impossível que haja uma única molécula do princípio activo em toda a solução);
A falta de estudos acadêmico-científicos que comprovem a eficácia de tal método (sobretudo estudos de duplo-cego)
O grande número de estudos científicos com resultados negativos — que comprovam a ineficácia da homeopatia.

No Brasil, é considerada especialidade médica desde 1980 e é utilizada pelo Sistema Único de Saúde desde 2006, além de ser uma das práticas alternativas recomendadas pela OMS


Então, sempre tratei e demonstrava alguns efeitos positivos. Porém de uns tempos pra cá, passei a desenvolver uma desconfiança quanto ao tratamento, principalmente por causa da diluição extrema que às vezes elimina o princípio ativo do composto. Conversei com meu homeopata e ele disse que o fundamento da ação dos medicamentos homeopáticos vêm em níveis quânticos. Como a física quântica é uma ciência em que quase tudo é possível, fiquei na dúvida quanto à eficiência.
Vi inclusive que a homeopatia se mostra eficaz inclusive com plantas, o que deveria descartar o famigerado efeito placebo.

Então, qual a opinião de vocês sobre este tipo de tratamento?

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


porra tinha um video excelente satirizando a homeopatia..

mas foi removido pelo usuario do U2b..


que merda, ja estava vendo as dezenas de positivos no meu post..

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


GuitarDrummer

Irão apedrejar a homeopatia nesse tópico. Principalmente quem é da área da medicina convencional. Certamente irão querer saber como a homeopatia pode curar uma fratura ou o cêncer.

Não postarei minha opinião.

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


btw, homeopatia é coisa de perua velha sedentária que acredita que o fato de estar gorda feito uma elefanta será amenizado mediante doses altamente diluídas de nada..

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Não postarei minha opinião

qualé bruno?

RafaelValeira
Veterano
# ago/10
· votar


Isso me lembrou desse quadrinho...

xkcd

brunohardrocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Codinome Jones

Só digo que alcancei bons resultados com a homeopatia na eliminação da minha alergia à poeira.

Enquanto ia nos médicos e eles só receitavam medicamentos que acalmassem e recomendavam que não tivesse cortinas na minha casa e nem pegasse meu cachorro. Hoje eu tenho tudo isso e não me dá nada.

Mas é claro que quando quebrei meu braço, fui engessar. E sei que para uma pessoa tratar o câncer, só os medicamentos recomendados e a quimioterapia.

Não preciso trocar uma coisa pela outra.

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


Homeopatas que se baseiam em física quântica não entendem porra nenhuma do que falam.

Não tem como levar a sério homeopatia hoje em dia.

GuitarDrummer
Veterano
# ago/10
· votar


Scrutinizer

Eu sou um cara bem cético...
Mas mesmo tomando os remédios homeopáticos transbordando de ceticismo e desconfiança, eles teimam em fazer algum efeito...

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


GuitarDrummer

Eu acho homeopatia digna.

Prevejo altos insultos à homeopatia nesse tópico por crentes fanáticos da razão/ciência instituída.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Teve uma reportagem no Globo Reporter, certo dia, que uma mulher não podia nem sentir o cheiro do ovo.

Ela passou em frente a uma lanchonete onde fritavam ovo e desmaiou, andando de moto.

O tratamento dela foi uma quantidade diária de água com pequenas quantidade de ovo pingado. Aumentando essa quantidade periodicamente.
Até que o organismo dela criasse a tolerância as substâncias do ovo.

Só não sei se isso pode ser considerado homeopatia.

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Duvido, já que um remédio homeopático é mais forte quando a concentração é menor... (pura lógica, né?)

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Scrutinizer

Passou no globo reporter. Se eu encontrar no YT posto aqui.

Eu só não sei se isso pode ser considerado homeopatia porque pelo que lembro, a reportagem não falava nada nisso.

Jiuvaskala
Veterano
# ago/10
· votar


GuitarDrummer

sinceramente, eu não acredito no poder da homeopatia...mas se pra vc funciona, beleza!

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


vou la pegar a bíblia da ciência que fala sobre isso para poder xingar com mais embasamento..

GuitarDrummer
Veterano
# ago/10 · Editado por: GuitarDrummer
· votar


brunohardrocker

Isso não é homeopatia própriamente dita. Se vale apenas do princípio mais lógico da homeopatia (o da cura pelo semelhante, até desenvolver a resistência). Mas na verdade os remédios homeopáticos se utilizam das diluições para "energizar" a mistura, portanto, quanto mais diluido, mais "energizado" e mais potente o medicamento.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


Scrutinizer
pura lógica, né?

É isso mesmo, a homeopatia funciona ao contrário mesmo.

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


Se vale do princípio mais lógico da homeopatia

poem lógico nisso..

Jiuvaskala
Veterano
# ago/10
· votar


Para os não conhecedores, trago-lhes uma luz na escuridão:A última entrevista do Carl Sagan:

http://errosprimarios.blogspot.com/2010/07/ultima-entrevista-de-carl-s agan.html

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Só digo que alcancei bons resultados com a homeopatia na eliminação da minha alergia à poeira.

Eu alcancei bons resultados sem tomar remédio nenhum na eliminação da minha alergia à poeira, chocolate e abacaxi.

A que devo atribuir isso?

Eu acho que ao próprio desenvolvimento do meu corpo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Acredito que para certas coisas a homeopatia é uma boa por oferecer um tratamento mais sistêmico, e não somente localizado e imediato.

Porém, é claro que quando, por exemplo, dá aquele resfriado, é melhor tomar um benegripe (similares), que é tiro e queda.

Já vi um video de uma série que satiriza a homeopatia, onde os caras pegam um acidentado, com fraturas e vão querer tratá-lo com florais e coisas do tipo.
Sem cabimento.

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Eu sou bem eclético, ouço de tudo.

GuitarDrummer
Veterano
# ago/10
· votar


Codinome Jones
poem lógico nisso..

Editado ;)

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Já vi um video de uma série que satiriza a homeopatia, onde os caras pegam um acidentado, com fraturas e vão querer tratá-lo com florais e coisas do tipo.


é esse o video que eu me refiro no 1º post.. é um video do youtube que tu viu?

Izzy Dragon
Veterano
# ago/10
· votar


Explicando o que é a homeopatia:

http://www.youtube.com/watch?v=Xd23gBkhf9A

http://www.youtube.com/watch?v=Sh7J7cbmXPo

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu alcancei bons resultados sem tomar remédio nenhum na eliminação da minha alergia à poeira, chocolate e abacaxi.

A que devo atribuir isso?

Eu acho que ao próprio desenvolvimento do meu corpo.


Legal, mas pra mim foi depois de consultar um homeopata aos 10 anos.

Dane-se o método científico, provas por A + B, as falácias e tudo mais.

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


J. S. Coltrane
Por que?

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


Não entendo de homeopatia, mas sei um pouco de fitoterapia.

Fitoterapia, em seus produtos a base de plantas medicinais são perigosos quando combinados com outras substâncias, podendo causar até a morte.

Sem contar que não tem nenhum tipo de análise ou ensaio clínico com eficiência comprovada, apenas o aloe vera e SOMENTE na utilização tópica para queimaduras.

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


Engraçado que é por algumas exceções já acham que esse negócio funciona... Pois eu também tive minha alergia tratada por homeopatia e não funcionou, e aí?

GuitarDrummer
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro

O uso da Cannabis sativa no tratamento às dores do câncer é considerado fitoterapia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a medicina homeopática.