Existe o aleatório?

Autor Mensagem
Dark Luke
Veterano
# jul/10
· votar


Dogs2
Ah só.

ViniPr
Veterano
# jul/10
· votar


eu pensei nesse gato porque algo subconsciente me levou ao "gato"


Freud explica...haha
foi assim que ele criou o metodo da psicanálise...
pra conseguir chegar nas lembranças que tavam no inconsciente dos pacientes, ele pedia pra eles falarem sobre qualquer assunto (aleatorio)....
ou seja, como você disse, ele acreditava que esse assunto "aleatorio" tava ligado a alguma lembrança presa no inconsciente..

Bassist_rsl
Veterano
# jul/10
· votar


Villts
Não digo pra descobrir, digo pra achar, alguma progressão específica não existe
Aí sim. Não existe progressão dos números primos, realmente.

Sephiro
Veterano
# jul/10 · Editado por: Sephiro
· votar


Aleatório 100% aleatório, existe? Eu acho que não, hein

Seja sobre falar sobre algo ou colocar uma playlist no aleatório... acho que não existe essa parada de aleatório, não tem como!

Ou existe?

Acho que sempre que surge um assunto na nossa cabeça foi porque a gente captou alguma mensagem que lembra o assunto!


Acho que surgiram dois temas aí no seu post que dá pra comentar.

Um deles é, "Existe algum sistema real aleatório?". O outro é "É possível implementar a aleatoriedade computacionalmente?".
Primeiro é importante diferenciar a idéia de sistema aleatório e probabilidades igualmente distribuídas de um sistema aleatório.

Um sistema aleatório é um sistema probabilístico tal que, para se prever o estado do sistema em um instante no futuro, é desnecessário conhecer os estados do sistema no passado mais o estado presente.

Um exemplo de um sistema aleatório pode ser o mencionado pelo Dogs2:

Dado que você lançou um dado (honesto) de 6 lados 10 vezes, e você observou uma determinada sequência (o 6 saiu nos 10 lançamentos), qual a probabilidade de sair uma outra sequência predeterminada. Na verdade a probabilidade de sair a tal sequência preeterminada é a mesma da sequência observada. E ainda, você conhecer a sequência passada não altera em nada a probabilidade da sequência futura, isto é, a probabilidade do estado futuro do sistema é independente do passado e do presente. O sistema é aleatório.

Um outro conceito é o da distribuição igualitária de probabilidades (ou processo estocástico igualmente distribuído). No exemplo acima, o lançamento de um dado é um processo igualmente distribuído, pois a probabilidade do resultado ser uma face qualquer do dado é 1/6, assumindo ser um dado de 6 lados.

Porém, não é porque o processo não igualmente distribuído que o sistema não é aleatório.

Exemplo:
Fazendo uma estatística porca sobre os temas dos posts no OT, a gente pode determinar talvez que 60% dos posts são do tipo religião x ateísmo (tema 1), 25% do tipo "querido diário" (tema 2), 10% tópico de apresentação de multi (tema 3), 5% não classificado (tema 4).
Neste caso o processo não é igualmente distribuído pois as probabilidades são:
Tema 1: 0.6;
Tema 2: 0.25;
Tema 3: 0.1;
Tema 4: 0.05.

Porém considerando a aleatoriedade na criação de tópicos pelos usuários, determinar a probabilidade de o próximo tema de tópico ser o Tema 1 é independente do fato de você conhecer qual foi tema do último tópico criado mais todos os tópicos passados. E possuindo esta característica, o sistema é dito ser aleatório, porém com probabilidades não igualmente distribuídas.

Neste link têm vários exemplos de sistemas aleatórios reais: http://en.wikipedia.org/wiki/Stochastic

Quanto à implementação da aleatoriedade em sistemas computacionais, não é possível realmente criar o chamado "ruído branco" ou aleatoriedade total porque são máquinas finitas-determinísticas, o máximo que se consegue é a pseudo-aleatoriedade utlizando "seeds" variados em uma implementação (como a hora do relógio do dispositivo). Então não é possível fazer uma lista realmente aleatória no Winamp por exemplo.

/nemlerão ;p

Bog
Veterano
# jul/10
· votar


Sephiro
Então não é possível fazer uma lista realmente aleatória no Winamp por exemplo.

Mas vale lembrar que, para qualquer ser humano normal, a lista >parecerá< aleatória.

Só digo isso porque falando assim, é capaz de a pessoa acreditar realmente que está enxergando um padrão na escolha das músicas... =P

Codinome Jones
Veterano
# jul/10
· votar


nemlerão ;p

mesmo assim positivei pelo impeto de tentar fazer o improvavel..

Sephiro
Veterano
# jul/10
· votar


Bog
Verdade =P

Sephiro
Veterano
# jul/10
· votar


Codinome Jones
haha

Dogs2
Veterano
# jul/10
· votar


Sephiro
Dado que você lançou um dado (honesto) de 6 lados 10 vezes, e você observou uma determinada sequência (o 6 saiu nos 10 lançamentos), qual a probabilidade de sair uma outra sequência predeterminada. Na verdade a probabilidade de sair a tal sequência preeterminada é a mesma da sequência observada. E ainda, você conhecer a sequência passada não altera em nada a probabilidade da sequência futura, isto é, a probabilidade do estado futuro do sistema é independente do passado e do presente. O sistema é aleatório.

isso é uma coisa que é chata de imaginar
não to falando que tá errado, e sim que... não sei explicar! depois raciocino melhor e posto

Codinome Jones
Veterano
# jul/10
· votar


basicamente é aquela velha história da moeda: se você jogar 10 vezes uma moeda e as 10 cair coroa, a probabilidade da 11ª sem uma ou outra continua 50%..

seek n destroy
Veterano
# jul/10
· votar


claro que existe

a roleta tá aí pra isso,tirar dinheiro de otários que acham que o aleatório não existe

BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Villts
Computadores são pseudo-aleatórios.
Mas sim, jogue um dado, não viciado, 1/6 de dar qualquer numero, estatisticamente que numero cai mais é outra história, mas se jogar inifintas vezes vai dar a mesma quantidade.

seek n destroy
Veterano
# jul/10
· votar


dado não viciado

Scrutinizer
Veterano
# jul/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Dado que você lançou um dado (honesto) de 6 lados 10 vezes, e você observou uma determinada sequência (o 6 saiu nos 10 lançamentos), qual a probabilidade de sair uma outra sequência predeterminada. Na verdade a probabilidade de sair a tal sequência preeterminada é a mesma da sequência observada. E ainda, você conhecer a sequência passada não altera em nada a probabilidade da sequência futura, isto é, a probabilidade do estado futuro do sistema é independente do passado e do presente. O sistema é aleatório.

Não concordo. É um sistema complexo, mas não aleatório, tudo é determinado em função das condições iniciais, força, torque, resistência do ar, etc. É tão aleatório quanto os programas de computadores. Enquanto a aleatoriedade se encontra na mecânica quântica.
Pelo menos é assim que diferencio um sistema com distribuição igual de probabilidades e um sistema aleatório.

Guitar_L
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guitar_L
· votar


Villts
Eu considero aleatório um sistema onde não se pode medir ou repetir uma ação que influencie diretamente no resultado, ou várias dessas ações.
Uma roleta de cassino: é praticamente impossível aplicar a mesma força todas as vezes em que se roda. Isso aliado à posição inical da bolinha, variando todas as vezes, é praticamente aleatório.
Claro, pensando na prática. Teoricamente não acredito no aleatório, mas sim na soma das probabilidades.
Abraços

BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Codinome Jones
Probabilisticamente falando é. Mas estatisticamente não.


Guitar_Luppi
Calma lá amiguinho. Na teoria o aleatório é muito mais facil de se ver. Você pode calcular e ver, que num dado, todos os numeros tem a mesma chance de sair. Considerando situações ideais.

BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Villts
Não confunda aleatório e caotico.
A dispersão da fumaça de um cigarro é caotico, não é um modelo que possa prever como ela vai se comportar.

skad
Veterano
# jul/10 · Editado por: skad
· votar


divide a circunferência de um círculo pelo diâmetro e terá um exemplo clássico de aleatoriedade: pi.
leia 'o andar do bêbado', tem uns exemplos mais aplicáveis, socialmente falando.

Villts
Veterano
# jul/10
· votar


BokuWa
A dispersão da fumaça de um cigarro é caotico, não é um modelo que possa prever como ela vai se comportar.

Po, não tem uma "regra" pra isso? Ela não se expande de forma "matemática?"

Quando se faz uma argola de fumaça ela sempre desmancha de um jeito que a ponta que tiver mais pra baixo deforma e faz um leve círculo, e em cima ela faz um outro movimento, digo isso com certeza absoluta! Sempre que faz-se uma argola de fumaça, ela tem um comportamento igual!

Netinho Rodriguez
Veterano
# jul/10 · Editado por: Netinho Rodriguez
· votar


Engraçado é que quando você "acredita" que um dado por exemplo caira em 6, parece que misteriosamente as chanses de ele cair em 6 aumentam.

guschard
Veterano
# jul/10
· votar


Netinho Rodriguez
Engraçado é que quando você "acredita" que um dado por exemplo caira em 6, parece que misteriosamente as chanses de ele cair em 6 aumentam.

Não, mas quando você acredita que vai cair um 6, e isso acontece, você fica com a sensação de que há alguma relação entre sua crença e o resultado.

Netinho Rodriguez
Veterano
# jul/10
· votar


guschard
De fato.

BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Villts
Dispersão de fumaça não tem modelo que explique. Tipo, já notou que até, uns 5 ou 6 centimetro do cigarro ela sai "retinha", depois é totalmente caotico. Se tu conseguir explicar aquilo ganha um nobel, pode ter certeza.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


Codinome Jones
Um livro muito legal sobre esse assunto é "O andar do Bêbado" acho que é recente.

eu tenho.

está na minha ''readlist'' atras de alguns outros..


Eae?

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar


Nossa existência é a maior prova de que a aleatoriedade existe.

Close.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


Atom Heart Mother

Se eu pudesse, colaria uma estrelinha no seu post.
Continue assim, meu querido.

Random_Rampager
Veterano
# abr/12
· votar


Existe aleatório?
o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe o aleatório?