O que você acha do repasse de dinheiro do governo às ONG?

Autor Mensagem
Animal Mother
Veterano
# jul/10 · Editado por: Animal Mother
· votar


ghostbastard

é mesmo? com que base você diz isso?


Você mesmo respondeu:

Associações estão livres do crivo do Ministerio Público e possuem autonomia para administrar seus recursos. =
repassado sem nenhuma prestação de contas

Já Fundações e Institutos precisam declarar custos ao MP todo ano. = Essas, quando existem, são no esquema "la garantia soy jo"

ghostbastard
Veterano
# jul/10 · Editado por: ghostbastard
· votar


paulinho pc


de fato, corrupção é um problema grave, em qualquer lugar. Estava falando com minha mãe hoje a tarde que eu vinha escolhendo um caminho muito dificil de se seguir, estudando midias radicais, criticando conglomerados midiaticos hegemonicos e me dedicando ao terceiro setor.

Muitas vezes já fiquei desanimado por causa das irregularidades e não digo que o lugar que trabalho seja um poço de pureza, mas há de se pensar: a população em geral, que vive e trabalha baseada nas regras da indústria quer mais é viver e cuidar de si próprio e quem trabalha no primeiro setor ou está preocupado em desenvolver apenas a sua função e nada mais, ou então foi contaminado pela grande corrupção, direta ou indiretamente. Se não fossem as instituições de terceiro setor a se preocupar com certas camadas e grupos da população, estas pessoas estariam totalmente desassistidas.


Animal Mother
Quer dizer que o governo tem que sustentá-las porque o povo não as aprova? Muito democrático.

você quer o que, então? até agora, tudo o que eu vi vc fazer é criticar, em todo tópico.

Se o povo não ajuda a si proprio, o governo precisa fazer o papel dele, ou tentar fazer, ou fazer de conta que esta fazendo.

ghostbastard
Veterano
# jul/10
· votar


Dogs2
A raiz do mal é usar de má fé


Perfeitamente resumido. O problema é índole.

Dogs2
Veterano
# jul/10 · Editado por: Dogs2
· votar


ghostbastard
Certo, então, tendo em vista que não se pode confiar, deveria ser obrigatório o MP em cima das associações pow
Prestar contas direto
É uma pena, mas só pode ser assim. O buraco é mais embaixo, mas temos que enterrá-lo

ghostbastard
Veterano
# jul/10
· votar


Dogs2

existe uma fiscalização em cima das associações, tambem, é claro. Mas elas tem uma certa autonomia.

Existe outro fator: cada uma dessas instituições precisa ter um conselho e um estatuto. No caso do local onde trabalho, todo ano é feita uma assembléia para prestação de contas geral, projeto por projeto executado. Não é tudo tão a deus dará não.

Dogs2
Veterano
# jul/10
· votar


ghostbastard
existe uma fiscalização em cima das associações, tambem, é claro. Mas elas tem uma certa autonomia.

Tipo, eu sou leigo no assunto, detalha aí por favor

Existe outro fator: cada uma dessas instituições precisa ter um conselho e um estatuto. No caso do local onde trabalho, todo ano é feita uma assembléia para prestação de contas geral, projeto por projeto executado. Não é tudo tão a deus dará não.

menos mal!

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Mesmo que esse dinheiro fosse isento de desvios e enriquecimentos ilícitos, o que obviamente não é, por que diabos o dinheiro do povo tem que ir pra "Associação Amigos do Saci Pererê" ou o caralho que o valha?

Existe outro fator: cada uma dessas instituições precisa ter um conselho e um estatuto. No caso do local onde trabalho, todo ano é feita uma assembléia para prestação de contas geral, projeto por projeto executado.

Obviamente todos esse critérios são definidos pelas próprias pessoas que lucram com isso.

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


ghostbastard

você quer o que, então?


Que tais instituições se sustentem por meios próprios. Se não conseguem, não há motivo de continuarem existindo. Se for algo de necessidade extrema, que não pode desaparecer, já é responsabilidade direta do governo. Pra que usar terceiros então?

paulinho pc
Veterano
# jul/10
· votar


ghostbastard
de fato, corrupção é um problema grave, em qualquer lugar. Estava falando com minha mãe hoje a tarde que eu vinha escolhendo um caminho muito dificil de se seguir, estudando midias radicais, criticando conglomerados midiaticos hegemonicos e me dedicando ao terceiro setor.

Muitas vezes já fiquei desanimado por causa das irregularidades e não digo que o lugar que trabalho seja um poço de pureza, mas há de se pensar: a população em geral, que vive e trabalha baseada nas regras da indústria quer mais é viver e cuidar de si próprio e quem trabalha no primeiro setor ou está preocupado em desenvolver apenas a sua função e nada mais, ou então foi contaminado pela grande corrupção, direta ou indiretamente. Se não fossem as instituições de terceiro setor a se preocupar com certas camadas e grupos da população, estas pessoas estariam totalmente desassistidas.


Concordo.


Quer dizer que o governo tem que sustentá-las porque o povo não as aprova? Muito democrático.

você quer o que, então? até agora, tudo o que eu vi vc fazer é criticar, em todo tópico.

Se o povo não ajuda a si proprio, o governo precisa fazer o papel dele, ou tentar fazer, ou fazer de conta que esta fazendo.


Isso não fui eu quem afirmou.

ghostbastard
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
dinheiro do povo tem que ir pra "Associação Amigos do Saci Pererê" ou o caralho que o valha?

Você não entende mesmo não é?

O dinheiro não é distribuído assim, a deus dará "olha lá, coitadinho, quer ajudar os pobres. Toma um dinheirinho pra você" A maior parte se dá atraves de editais, a partir da identificação de um problema em particular. Feito isso são abertos editais para apresentação de projetos. Normalmente as OTS (organizações do terceiro setor) precisam tambem dar uma contrapartida, seja em dinheiro, mão de obra, equipamentos, etc. Vários projeto concorrem entre si. Os mais adequados ganham o financiamento. Ainda assim, o governo ou a empresa que está oferecendo os recursos pode julgar que não será necessário repassar toda a verba para uma só OTS, então eles apresentam a proposta "ok, seu projeto terá um custo de 200 mil. Podemos contribuir com 10 mil que precisará ser gasto com tais e tais coisas"


Se não conseguem, não há motivo de continuarem existindo.

Aí milhares de pessoas ficariam desassistidas e sem perspectivas de serem ajudadas diretamente. Encare o terceiro setor como um hibrido, que executa obras de interesse público com uma iniciativa privada, utilizando-se de recursos ou estatais, do primeiro setor, ou privados, de empresas, ou um misto dos dois.

A vantagem das OTS é que conseguem fazer um trabalho direcionado, com resultados rápidos e geralmente eficaz, pois nasceram da necessidade de um grupo.

Existe um problema crônico que, a meu ver, atinge instituições, principalmente aquelas ongs de bairros, pequenininhas: ignorância.

Pessoas com grande vontade de ajudar e de fazer alguma coisa boa mas que não entendem bolhufas dos meandros burocráticos. Certa vez fiz um trabalho com uma instituição que ajudava pessoas com deficiencia visual aqui na minha cidade. A ong (que no caso, era uma associação) sobrevivia basicamente de repasses de dinheiro da prefeitura e tinha ate mesmo alguns funcionarios da mesma trabalhando na instituição. Doações da população ou d eempresas, quase zero. E as mulheres que compunham a diretoria da instituição não sabiam como montar um processo para conseguirem titulo de OSCIP, mas apesar de tudo ajudavam cerca de 200 pessoas com deficiencia visual total ou parcial. Nesse caso, como proceder? a ong deveria acabar? Lembro que na época criamos um site pra elas e conseguimos, atraves de algumas ações, asfaltar a entrada da instituição, que era de pedra irregular e a construção de uma casa-treinamento. Foi legal.

Excelion
Veterano
# jul/10
· votar


O que eu acho do repasse é que é um excelente método pra lavar dinheiro sujo.

ghostbastard
Veterano
# jul/10
· votar


Dogs2

Putz cara, não vou saber explicar bem certinho pra vc. Mas posso te dizer que qualquer mudança que uma fundação queira fazer, ela precisa de autorização do MP. A fundação que eu trabalho estava planejando trocar um dos carros por um modelo mais novo, já que viajamos bastante, mas teríamos que esperar o MP aprovar.

Sempre tenho que tomar muito cuidado com os equipamentos do projeto, com as caixas de tudo, manuais, etc. No final, teremos que devolver tudo ao MP ou então direcionar a algum lugar. No caso, tentaremos doar à universidade.

tive ate uma auditoria esses tempos atras haha

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Cara, obviamente tem que ter uma fachada burocrática pra não ficar tão na cara. Só que, no final, é um bocado de gente cuidando de dinheiro que não é deles. A roubalheira é grande e todo mundo sabe disso.

Você não respondeu por que organizações como a CUT tem que receber dinheiro do governo. Qual o interesse da população nisso?

ghostbastard
Veterano
# jul/10 · Editado por: ghostbastard
· votar


Animal Mother
Só que, no final, é um bocado de gente cuidando de dinheiro que não é deles.

E gente cuidando de problemas que não são deles.

Você não respondeu por que organizações como a CUT tem que receber dinheiro do governo. Qual o interesse da população nisso?

Isso eu não sei. Não conheço o suficiente do trabalho da CUT pra poder falar sobre ela. Já fui a alguns eventos em que a CUT estava presente, mas a area que trabalho fica mais próxima do povo do que dos politicos, então não me relaciono muito.

Em alguns casos acho uma puta sacanagem, realmente. O que eu tentei, em meus posts foi tentar demonstrar que muitas vezes discutimos sem conhecer toda a complexidade do assunto.

Tentei, tambem, demonstrar um outro lado da moeda, já que todo mundo tava opinando contra.

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


ghostbastard

Animal Mother
Só que, no final, é um bocado de gente cuidando de dinheiro que não é deles.

E gente cuidando de problemas que não são deles.


Sim, complementou bem. Gente usando dinheiro que não é deles pra resolver problemas que não são deles. Certamente devem ter muita responsabilidade e honestidade ao lidar com tal dinheiro.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/10
· votar


Dogs2
A raiz do mal é usar de má fé
a mesma coisa com política, igreja e qualquer outra instituição


A raiz de tudo isso são as instituições. Todas elas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que você acha do repasse de dinheiro do governo às ONG?