O que você acha do repasse de dinheiro do governo às ONG?

Autor Mensagem
Animal Mother
Veterano
# jul/10


http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/03/03/procurador-geral-critica-d eclaracoes-de-gilmar-mendes-sobre-repasses-ao-mst-754675302.asp
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/ong-ligada-a-cut-ganha-cargos-e m-ministerio-e-multiplica-por-seis-dinheiro-que-recebe-20091103.html
http://www.dgabc.com.br/News/5783331/marinho-quer-repassar-verba-a-ong -inexistente.aspx
http://www.conjur.com.br/2009-fev-26/tcu-lista-processos-tratam-repass e-dinheiro-mst

O Brasil é um país louco, no qual as "Organizações não Governamentais" recbem quantias vultosas do governo federal.

Esse dinheiro é, muitas vezes, repassado sem nenhuma prestação de contas. Essas, quando existem, são no esquema "la garantia soy jo". Evita-se licitações, auditorias, etc. São verdadeiros cheques em branco.

Muitas dessas (quase todas) são de parentes ou aliados de políticos. Os ongueiros estão ficando ricos e criando um forte esquema de lobby.

E a natureza antidemocrática dessa prática? Dinheiro do contribuinte vai acabar em organizações de ação afirmativa, planejamento familiar, até o MST!

Só nesse país mesmo.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
O que você acha do repasse de dinheiro do governo às ONG?

Tem como achar outra coisa além de "uma puta falta de sacanagem" ?

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


The Root Of All Evil

Tem como achar outra coisa além de "uma puta falta de sacanagem" ?


Sei lá. Tem até gente que vota no Lula. Não vou me surpeender nada se aparecer alguém dizendo que acha show de bola.

Bizet
Veterano
# jul/10
· votar


O que você acha do repasse de dinheiro do governo às ONG?

Acho show de bola.

ghostbastard
Veterano
# jul/10
· votar


Trabalho numa ONG, estudo movimentos sociais, estou escrevendo um artigo sobre o MST nesse momento e vou entrevistar dois assentados na semana que vem. Melhor ficar longe desse tópico, considerando as respostas que foram dadas hauahauah


Mas falando um pouquinho sério:

Organizações de terceiro setor são entidades muito importantes em qualquer sociedade. Elas fazem um trabalho de interesse público a partir de iniciativa privada.

Há de se considerar que existe certa diferença entre os vários tipos de instituições que se autodenominam ONGs, termo que surge aproximadamente na década de 70 e que era utilizado por agrupamentos de pessoas que lutavam por um bem comum e que não simpatizava com o governo vigente. Na maior parte dos casos, essas ONGs eram mantidas a partir de cooperações internacionais, principalmente contando com o apoio das igrejas protestantes.

Mais recentemente, com as crises e a diminuição do capital estrangeiro oriundo das cooperações internacionais e a mudança do pensamento governamental, as instituições de terceiro setor passaram a se aproximar dos governos, através de editais e projetos. O termo ONG passou a ser utilizado de forma genérica.

Dentro dessa definição de não governamental existem muitas subdivisões, vou enumerar as que lembro de cabeça:

Fundação: quando a organização é mantida por uma pessoa. Creio que raramente o objetivo principal de alguem rico, famoso e poderoso que mantém uma fundação seja o filantrópico. Contrapartidas como isenção fiscal e melhorias na imagem pública obviamente são procurados. Temos vários exemplos por aí: Fundação Roberto Marinho, Fundação Xuxa Meneghel, etc..

Associação: quando um certo grupo de pessoas se junta para agir em benefício proprio ou em prol de outros. Na maior parte dos casos, as ongs que conhecemos por aí são associações.

Além dessas diferenças básicas, as ongs podem adquirir certos 'selos' de acordo com o papel que desempenham, como no caso das OSCIPs (organizações da sociedade civil de interesse publico). Resumindo: toda OSCIP é uma ONG, mas nem toda ONG é uma OSCIP.



O MST é um caso mais complicado. No brasil eu o vejo como uma 'parte' da Via Campesina, mas que dá a cara a tapa e, apesar de se lamentar, aguenta a criminalização e a culpa repassadas a ele.

Levem em conta o que diz o procurador geral na matéria do Globo: "O conflito agrário é algo extremamente complexo. Não pode ser resolvido com afirmação solta numa entrevista. É um caminho de duas vias, tem violência de todos os lados." É dificil tomar opiniões sensatas sobre o assunto quando estamos dentro dos nossos apartamentos comprando óleo transgenico de uma multinacional, comendo alimentos de outra multinacional e assistindo a noticias veiculadas por meios de comunicação pertencentes a onze familias com interesses proprios.

Precisamos tomar cuidado sobre onde buscamos informações sobre moviementos sociais dentre os meios hegemonicos de comunicação. O jornalismo brasileiro sempre foi mais próximo dos grandes detentores do poder do que do povo, basta procurar como foi a cobertura jornalistica do massacre de Canudos.
Para tanto, indico a leitura do capítulo chamado "Movimentos Sociais são o grande Satã" do livro O Jornalismo Canalha de José Arbex Jr. É um livro interessante. Está escrito na capa "A promíscua relação entre a mídia e o poder."


pode ter ficado um pouco confuso. Escrevi num sprint haha

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Só faltou explicar porque o governo tem que dar dinheiro do povo pra tais organizações.

Gui
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
desde FHC, ter uma ONG é um bom negocio...


mas não entendo...falam que licitações não prestam, que muita gente ganha com falta de fiscalização...mas quando uma empresa particular faz também dizem que o governo num deveria liberar assim...

preferem o que?? vender a preço de banana como o FHC fazia?'

Animal Mother
Veterano
# jul/10 · Editado por: Animal Mother
· votar


Gui

mas não entendo...falam que licitações não prestam, que muita gente ganha com falta de fiscalização...mas quando uma empresa particular faz também dizem que o governo num deveria liberar assim...


Se as licitações são falhas, não é motivo pra simplesmente sair distribuindo dinheiro.


preferem o que?? vender a preço de banana como o FHC fazia?'


Até de graça.

Gui
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
distribui nossas riquezas, mas o $$$ não, é isso Soldado?

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/10
· votar


Sou contra o repasse do meu dinheiro para o Estado.

Quanto às ongs: tanto faz. Todas as organizações estão envolvidas na reprodução do mundo, ninguém está interessado em superá-lo.

qew
Veterano
# jul/10
· votar


O Brasil é um país louco, no qual as "Organizações não Governamentais" recbem quantias vultosas do governo federal.

Comofas?

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Gui

distribui nossas riquezas


hahaha

Nossas? As estatais no momento são do PT pra fazerem o que bem entenderem com o NOSSO DINHEIRO. Nunca recebi um centavo de dividendos de uma estatal pra chamar de minha.

Ma o tópico é sobre ONGs.

Gui
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
você estuda numa porra duma estatal, orgulhe-se de não pagar mais de 2k pelo seu curso..

pode não ter recebido, mas economizou pra caraleo.

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Gui
Preferia ter tido a escolha de não ter pagado tantos impostos, economizado e investido da forma que eu quisesse.

Gui
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
seus pais pagaram...assim como qualquer outro brasileiro..
e tu acha que seu curso seria tão bom em uma particular??

_Dio
Veterano
# jul/10
· votar


Acho que vou criar uma ONG, me candidatar a deputado federal e virar pastor.


Donald Trump que me aguarde.

Evil Hearted You
Veterano
# jul/10
· votar


Qualquer repasse de dinheiro público devia ser ilegal. Aliás governo não devia ter dinheiro. Porra usam meu dinheiro pra sustentar esse bando de vagabundos

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Gui

seus pais pagaram...assim como qualquer outro brasileiro..
e tu acha que seu curso seria tão bom em uma particular??


Se não existissem universidades públicas, seria até melhor.

Aced
Veterano
# jul/10
· votar


Evil Hearted You


Qualquer repasse de dinheiro público devia ser ilegal. Aliás governo não devia ter dinheiro. Porra usam meu dinheiro pra sustentar esse bando de vagabundos


Aposto que você acabou de chamar um parente próximo seu de vagabundo.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/10
· votar


Aced
Aposto que ele vai falar que vagabundo tem que tomar porrada da polícia. Nem que seja o pai dele.

Evil Hearted You
Veterano
# jul/10
· votar


Vagabundo tem que tomar porrada da polícia. Nem que seja o meu pai.

Aced
Veterano
# jul/10
· votar


Evil Hearted You

Vagabundo tem que tomar porrada da polícia. Nem que seja o meu pai.


Mas aí você também seria um vagabundo por deixar e aprovar seu pai apanhar e também teria de apanhar =]

Evil Hearted You
Veterano
# jul/10
· votar


Tsc... Esse negócio já encheu o saco de tanta besteira. Falou.

Animal Mother
Veterano
# jul/10 · Editado por: Animal Mother
· votar


Depois, quando eu digo que os políticos são corruptos porque o povo que vota neles é corrupto e mau caráter, vêm cheios de mimimi.

ghostbastard
Veterano
# jul/10
· votar


Só faltou explicar porque o governo tem que dar dinheiro do povo pra tais organizações.


é mesmo haha

Você acredita mesmo que uma instituição consegue fazer um trabalho significativo apenas com verbas advindas da doação da população? Basta olhar as respostas desse tópico. Metade aqui não tem ideia como funciona o trabalho de uma ONG de verdade mas mesmo assim termos como "vagabundos" surgiram facilmente. Imagina se chegar alguem pedindo dinheiro para ajudar trabalhadores ruais atingidos pela construção de uma barragem no interior de Santa Catarina?

Outro ponto importante: não só do governo as instituições obtém recursos. Várias empresas abrem editais periodicamente para a realização de projetos, e quem os executa pode ser qualquer um, desde que apresente um projeto adequado. Na maior parte dos casos, quem se inscreve são ONG. Por que? São as unicas que tomam o papel para si.

Como tudo aqui no brasil, o terceiro setor está sujeito a ter suas maçãs podres no meio, e infelizmente são esses os casos que ganham notoriedade.

ghostbastard
Veterano
# jul/10
· votar


Esse dinheiro é, muitas vezes, repassado sem nenhuma prestação de contas. Essas, quando existem, são no esquema "la garantia soy jo". Evita-se licitações, auditorias, etc. São verdadeiros cheques em branco.



é mesmo? com que base você diz isso?

Associações estão livres do crivo do Ministerio Público e possuem autonomia para administrar seus recursos. Já Fundações e Institutos precisam declarar custos ao MP todo ano.

Quando um projeto funciona baseado no edital de uma empresa, a ONG tbm precisa prestar contas à empresa que abriu o edital.

Todo o trabalho que estou executando atualmente será doado para uma universidade, ao final do projeto. Absolutamente tudo: o site, material academico produzido, cameras, gravadores, tudo.

No final, tudo depende da indole da população.

paulinho pc
Veterano
# jul/10
· votar


ghostbastard
Metade aqui não tem ideia como funciona o trabalho de uma ONG de verdade mas mesmo assim termos como "vagabundos" surgiram facilmente. Imagina se chegar alguem pedindo dinheiro para ajudar trabalhadores ruais atingidos pela construção de uma barragem no interior de Santa Catarina?


sabe o que acontece man...é que metade aqui sabe que mais da metade de pessoas que trabalham em uma ong,na sua grande maioria são de fato pessoas que não gostam muito de trabalhar assim...um serviço com responsabilidade. E muitos se escondem atrás de ong´s pra barbarizar.
Não que este seja o seu caso...pois pelo que vc escreveu,com certeza faz parte da metade que realmente trabalha,e tem de fato algum ideal a seguir na proposta da ong.
Abraços man e boa sorte nas entrevistas e com a sua matéria.

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


ghostbastard

Você acredita mesmo que uma instituição consegue fazer um trabalho significativo apenas com verbas advindas da doação da população? Basta olhar as respostas desse tópico. Metade aqui não tem ideia como funciona o trabalho de uma ONG de verdade mas mesmo assim termos como "vagabundos" surgiram facilmente.


Quer dizer que o governo tem que sustentá-las porque o povo não as aprova? Muito democrático.

Por esse pensamento, o governo deveria sustentar a Ku Klux Klan e partidos políticos radiscais (opa... isso ele já faz).

Konrad
Veterano
# jul/10 · Editado por: Konrad
· votar


Eu acho, na melhor das hipóteses, uma prova da incompetência do estado por ele mesmo.

Mas na realidade eu acho que é politicagem tipicamente brasileira. Já tentei trabalhar em ONG.

Nunca mais.

Dogs2
Veterano
# jul/10
· votar


A raiz do mal é usar de má fé
a mesma coisa com política, igreja e qualquer outra instituição

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que você acha do repasse de dinheiro do governo às ONG?