Preciso de um motor eletrico caseiro

Autor Mensagem
qew
Veterano
# jun/10
· votar


Tamehiro
Mede 4cm mais ou menos, e dá bastante voltas.

Dei sete voltas, que é o que estava escrito num totrial que eu li, vou ver esses lance da distancia entao.

Já usei um principio parecido pra fazer um canhãozinho de prego!

fale mais sobre isso ae! haha

Atomic
Veterano
# jun/10 · Editado por: Atomic
· votar


usa um ima mais forte, se tiver de ndfeb tenta fazer um desse aqui que eh bem mais legal

aproxima msi a bobina do ima

aumenta a tensao (2 ou 4 pilhas)

ve se seu fio n eh muito pesado

ve se o eixo da bobina roda facil no suporte usando a mao.. pode ta desequilibrado

quando maior a densidade de voltas mais forte o eletroima, n adianta fazer uma bobina compridona...

o fio da bobina tem q ta esmaltado em!

ve se a pilha n ta descarregada

qew
Veterano
# jun/10 · Editado por: qew
· votar


Atomic
aproxima msi a bobina do ima

Ja tentei com o imã de todo quanto é jeito

aumenta a tensao (2 ou 4 pilhas)

Isso ja foi sugerido, mas eu nao tentei. seria só encostar os fiozinhos em outra pilha ou tem algum modo certo de ligação?

ve se seu fio n eh muito pesado

ve se o eixo da bobina roda facil no suporte usando a mao.. pode ta desequilibrado


Ta td certo quanto a isso :/

quando maior a densidade de voltas mais forte o eletroima, n adianta fazer uma bobina compridona...

Disso eu nao sabia, quer dizer que qto mais voltas melhor entao?!

o fio da bobina tem q ta esmaltado em!

sim, apenas as pontas que eu tirei.

Valeu pela ajuda aí! =D

shoyoninja
Veterano
# jun/10
· votar


qew
sim, apenas as pontas que eu tirei.
Vc tirou completamente o esmalte das pontas?

Atomic
Veterano
# jun/10
· votar


qew
Isso ja foi sugerido, mas eu nao tentei. seria só encostar os fiozinhos em outra pilha ou tem algum modo certo de ligação?

liga o positivo duma pilha no negativo da outra pra ficar como se fosse uma pilhona.. ou entao arruma um suporte proprio q vende em qq casa de eletronica

Disso eu nao sabia, quer dizer que qto mais voltas melhor entao?!

quanto mais voltas por centimetro, tem q fazer as voltas todas juntinhas e eh melhor fazer varias camadas do q uma bobina comprida (mas cuidado pra manter o sentido da bobina)

qew
Veterano
# jun/10
· votar


shoyoninja
Vc tirou completamente o esmalte das pontas?

Não. De um lado tirei só metade, do outro tirei tudo.

Atomic
liga o positivo duma pilha no negativo da outra pra ficar como se fosse uma pilhona.. ou entao arruma um suporte proprio q vende em qq casa de eletronica

Entendi, valeu.

quanto mais voltas por centimetro, tem q fazer as voltas todas juntinhas e eh melhor fazer varias camadas do q uma bobina comprida (mas cuidado pra manter o sentido da bobina)

Eu enrolei na propria pilha e depois tirei, ficou perfeitinha.

Valeu as dicas aí!


-
Ele ainda nao funcionou =/

Tamehiro
Veterano
# jun/10
· votar


Haha, consegui fazer o meu rodar até cair no chão, agora nem tentei mais, o fio de cobre é mto fino.


Mas fiz rodar. hihi (:

qew
Veterano
# jun/10
· votar


Tamehiro

ja quebrei ums 5 bobinas haha

shoyoninja
Veterano
# jun/10
· votar


qew
Bom, eu olharia melhor esse ponto. Quando você liga ele pelo menos se movimenta ou nem isso? Se você movimenta ele com a mão sente um pouco de resistência?

Se há resistência e ele fica "travado" numa posição só, tente descascar apenas metade dos dois lados, ou até menos do que a metade. Se o fio esmaltado for muito fino pode estar dando contato em todo o período de rotação.

Ele PRECISA permanecer desligado pelo menos metade do perído para que possa girar.

Abraços!

qew
Veterano
# jun/10
· votar


shoyoninja
Quando você liga ele pelo menos se movimenta ou nem isso?

sim, se movimenta mas nao chega a girar

Se o fio esmaltado for muito fino pode estar dando contato em todo o período de rotação.

Ele PRECISA permanecer desligado pelo menos metade do perído para que possa girar.


Entendi. Pode realmente ser isso mesmo.

Eu havia tentado com um outro tipo de fio, mas aquele era muito grosso, esse é bem fino realmente.

Vou fazer outra bobina, a minha eu quebrei hoje de tanto mexer, valeu a dica aí!

shoyoninja
Veterano
# jun/10
· votar


qew
Ah sim! O alinhamento da parte descascada é importante. Descasque metade do fio de forma que essa metade esteja alinhada com o campo magnético.

Tipo:

Sua bobina deitada sobre a mesa seria isso:

---O---

Deixe ela deitada e descasque a face do fio que está voltada para cima.

Abraços!

qew
Veterano
# jun/10
· votar


shoyoninja

Sim! e repito o processo do outro lado, apenas de um lado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de um motor eletrico caseiro