Preciso de um motor eletrico caseiro

Autor Mensagem
qew
Veterano
# jun/10


Mas, o desgraçado nao funciona.

Tipo, aquele esquema da pilha de 1,5v. dois arames dos lados e um fio de cobre enrolado no meio, que quando poem perto de um imã ele gira.

Ja fiz de tudo mas a desgraça não gira.

Alguém pode me auxiliar na contrução de um?

southbass
Veterano
# jun/10
· votar




qew
Veterano
# jun/10
· votar


Eis uma imagem que exemplifica do que eu estou falando:
http://www.fisica.net/feirasdeciencias/motor2.jpg

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/10
· votar


qew

Coloca umas fotos desse motor que você fez aqui, para vermos o que tá errado.

Igão
Veterano
# jun/10
· votar


Sensação de Dejavú neste tópico.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# jun/10
· votar


ranca de um carro

qew
Veterano
# jun/10
· votar


ZakkWyldeEMG

Boa ideia. Agora nao vou ter como, amanha eu posto.

southbass

Legal o video, ja assisti varios, mas o meu continua sem funcionar.

Pergunta: A espessura do fio altera o funcionamento?! Tentei usar o cobre de um fio que tinha la em casa, o fio de cobre é bem grosso.

Evil Hearted You
Veterano
# jun/10
· votar


qew

Tu quer isso aí pra quê? Enrolar bobina de captador?

qew
Veterano
# jun/10
· votar


Evil Hearted You

Haha

Pra conseguir nota de física. :P

paranauê
Veterano
# jun/10
· votar


qew

Mede com um amperímetro se tá passando corrente.

qew
Veterano
# jun/10
· votar


paranauê

Velho, eu não tenho um amperimetro. =/

paranauê
Veterano
# jun/10
· votar


qew

Qualquer multímetro boquetinha serve. Algum conhecido seu deve ter.

Igão
Veterano
# jun/10 · Editado por: Igão
· votar


qew

Velho, eu não tenho um amperimetro. =/


Põe a mão e vê se leva choque. Se sim, estará passando corrente. Tenha certeza de estar descalço, de preferência dentro da banheira ou embaixo do chuveiro.

qew
Veterano
# jun/10
· votar


paranauê
Qualquer multímetro boquetinha serve. Algum conhecido seu deve ter.

Valeu, vou tentar usar esse treco aí.

qew
Veterano
# jun/10
· votar


Igão
Põe a mão e vê se leva choque. Se sim, estará passando corrente. Tenha certeza de estar descalço, de preferência dentro da banheira ou embaixo do chuveiro.

Haha

Essas formas alternativas me encantam.

Igão
Veterano
# jun/10
· votar


qew

Opa, sempre tentando ajudar! : P

Igão
Veterano
# jun/10
· votar


qew

Mas vc tá ligando aonde? Tomada ou pilha? Ou o q?

qew
Veterano
# jun/10
· votar


Igão

Pilha 1,5v.

Igão
Veterano
# jun/10
· votar


qew
A pilha tá carregada?rsrs...

Pô, tenta ligar alguma coisa nos fios pra ver se tem corrente. Um Led, um motorzinho de carrinho.
uahuaha.

qew
Veterano
# jun/10
· votar


Igão
A pilha tá carregada?rsrs...

A lanterna acende hauheuahua

Igão
Veterano
# jun/10
· votar


qew

Tenta uma bateria. Vai ver tá fraco pro motor. Ou mais de uma pilha, sei lá.

Estou dando umas dicas bem furadas de quem não entende nada, mas tentaria fazer isso pq parece lógico.

qew
Veterano
# jun/10
· votar


Igão
Tenta uma bateria. Vai ver tá fraco pro motor. Ou mais de uma pilha, sei lá.

Entendo, valeu as dicas sim! Amanhã vou pegar pra fazer aquela droga funcionar!

SuperGeo
Veterano
# jun/10
· votar


ve se tu enrolou a bobina com todas as voltas no mesmo sentido

Quase nada
Veterano
# jun/10
· votar


Não esquece que tem que tirar o verniz na ponta do eixo.. mas não dos dois lados do eixo, pq vc tah fazendo um motor "com escovas" que precisa comutar. Tipo, em uma ponta pode tirar todo o verniz, e na outra ponta tira soh de metade dele.. aih o motor dah meia volta pela força eletromag, dps mais meia volta pela inércia, dps mais meia volta pela força... e assim vai.

Igão
Veterano
# jun/10
· votar


Não esquece que tem que tirar o verniz na ponta do eixo.. mas não dos dois lados do eixo, pq vc tah fazendo um motor "com escovas" que precisa comutar. Tipo, em uma ponta pode tirar todo o verniz, e na outra ponta tira soh de metade dele.. aih o motor dah meia volta pela força eletromag, dps mais meia volta pela inércia, dps mais meia volta pela força... e assim vai.

E você entende disso?

-Quase nada

qew
Veterano
# jun/10
· votar


SuperGeo
ve se tu enrolou a bobina com todas as voltas no mesmo sentido

enrolei sim, sete voltas.

Quase nada

Então velho, acredito que o fio que eu usei agora foi fino demais, pq fiz a bobina e na hora de tirar o verniz, fui tirar com a faca e o fio arrebentou =/
Fiz de novo e tirei do modo como vc disse sim, de um lado tirei todo, do outro, metade. Quando eu aproximo do imã, ele quase gira, chega a ficar balançando mas nao vira, aliás, uma vez eu consegui, ele funcionou, depois ficou só balançando de novo.
Acho que pode ser o imã, tava usando de um alto falante de carro, e conforme eu trocava a posição do imã ele reagia diferente.
Tentei duas pedrinhas que são imãs, mas deu na mesma, só balançou.

Quase nada
Veterano
# jun/10
· votar


qew
hmm, pode ser q o fio seja mto fino mesmo então.. E tipo, creio que vc tenha que dar uma petelecada mesmo pra ele começar a girar. O que dá pra fazer pra aumentar a força eletromag é mexer em uma dessas coisas: Número de voltas da bobina, corrente (por uma pilha de maior tensão), ou mecher no campo magnético (posicionando o íma, ou colocando um mais "potente")

Boa sorte ae!

Igão
Veterano
# jun/10
· votar


http://cienciascaseira.blogspot.com/2008/03/motor-eletrico.html

qew
Veterano
# jun/10
· votar


Quase nada
E tipo, creio que vc tenha que dar uma petelecada mesmo pra ele começar a girar.

Entao, eu consegui fazer ele girar, mas só deu certo por duas vezes, depois nao funcionou mais. Uma vez ontem e outra hoje.

Número de voltas da bobina,

hum, interessante. O que altera o numero de voltas? seria melhor diminuir ou aumentar as voltas?

corrente (por uma pilha de maior tensão),

Bom, maior que a de 1,5v, teria de ser uma bateria 12v né? Aí teria de fazer a ligação com um clip?

ou mecher no campo magnético (posicionando o íma, ou colocando um mais "potente")

Reparei nisso. Tava usando um imã de um auto-falante de carro, com ele ainda no falante, e foi assim que ele funcionou uma das vezes, na outra foi com um imã normal, entao creio que o imã nao seja o problema.

Valeu a força ai.

Igão

Cara,ja li muito sobre e vi um monte de videos, mas nenhum fala sobre o problema que deu no meu... De qqr forma, valeu.

mas o que chamou atenção nesse tuto ai, foi que o cara mede a distancia do fio da pilha até a bobina, eu nao medi, deve ter ficado aproximadamente uns 5 cm de distancia, pode ser esse o erro entao?

Tamehiro
Veterano
# jun/10
· votar


qew
Mede 4cm mais ou menos, e dá bastante voltas. Já usei um principio parecido pra fazer um canhãozinho de prego!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de um motor eletrico caseiro