A democracia é uma merda.

Autor Mensagem
Evil Hearted You
Veterano
# jun/10
· votar


"A democracia é uma merda". (Marco Aurélio Garcia)

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# jun/10
· votar


é foda gente que quer criar polêmica por nada....

Dogs2
Veterano
# jun/10
· votar


Defender um liberalismo no Brasil levando em conta o cenário atual é pedir pra se ferrar. Futuramente serei totalmente liberal, quiçá, mas por enquanto não dá aqui no Brasil. Assim como não dava na Argentina e ela se ferrou

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/10
· votar


"Cabeça aberta demais, o cérebro cai."

Dogs2
Veterano
# jun/10
· votar


ZakkWyldeEMG
Falar besteira com convicção é mais racional né

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/10
· votar


Dogs2

Na realidade não foi uma menção ao teu post acima do meu post anterior, mas sim apenas relembrar um ditado akanesco por causa de uma síntese de vários posts da página 2.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Cadê a briga?

Evil Hearted You
Veterano
# jun/10
· votar


Pronto. Repus meu positivo que algum the fag of all fagging tirou dali.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Evil Hearted You
the fag of all fagging

Nem fui eu, sua biba!

Evil Hearted You
Veterano
# jun/10
· votar


Ô, velho, nem falei que foi vc. Não precisava se sentir atingido.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Evil Hearted You

Mas se eu falasse:

"Algum Fag Hearted Fag" você acharia que eu estaria falando de você, né?

=P

Evil Hearted You
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil
Nunca!


Uma dica relevante pro pessoal: dá pra se autopositivar apenas mudando de navegador, sem precisar resetar o modem.

Wanton
Veterano
# 13/jan/24 12:56
· votar


É curioso.

A gente chama esse troço de democracia. Vai lá e vota, sem dar a menor importância. Um nome qualquer, um partido qualquer, por um afeto qualquer. Se ganhar, aquela pessoa te representa. Decide por você. Se a pessoa for deputada, senadora ou vereadora, ela barganha por você, vota por você. Eventualmente, redige um PL por você. E a gente finge que isso garante a representatividade.

Tem muito entusiasta da democracia participativa. O recém finado Enrique Dussel era um desses. Não sei julgar a obra, mas estive em uma palestra dele e aquilo me incomodou. Eu não acredito que democracia seja feita de uma coleção de opiniões individuais. Essas opiniões são reproduzidas de ideários diversos e a maioria das pessoas não perde muito tempo pensando sobre política. O embate político vira uma guerra de papagaios.

Quem já trabalhou em equipe grande sabe que não dá para ouvir todo mundo. Quanto mais gente você ouve, menos coesão você obtém. E mais insosso e pasteurizado fica o produto. Com a nossa democracia, o que ocorre é semelhante. Boas ideias são submetidas a apreciação de muita gente simplória, sem imaginação, que protegem interesses mesquinhos. Isso gera estagnação.

Não é à toa que regimes totalitários têm mais mobilidade, maior capacidade de ação. A China não debateu o lockdown na pandemia, eles decidiram e aquilo se cumpriu. Sejamos francos, na maioria das vezes o contraditório é estúpido! Gente burra não deve ser ouvida.

O problema dos regimes totalitários é que eles também formam castas privilegiadas, e que a mesma mobilidade que vem para o bem, também vem para o mal. A grande virtude dos sistemas democráticos é nos proteger da arbitrariedade de quem detém o poder.

Uma boa democracia não é representativa, tampouco participativa. Uma boa democracia deve possuir sistemas capazes de controlar arbitrariedades, sem que isso tire a capacidade de ação dos governos. Ela deve descobrir o que é bom para o povo, sem consultar indivíduos. Ela deve eliminar as diferenças de poder que permitam que um cidadão faça mal ao outro, compreendendo igualdade nesses termos.

Lelo Mig
Membro
# 13/jan/24 13:05 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Eu acho que a política sofre do mesmo mal da educação. Estagnação.

São décadas de gente discutindo o mesmo modelo, propondo soluções para os mesmos modelos.

Creio que haveria lacuna para algo novo. Uma nova forma de se administrar e governar, uma nova solução.

Não! Não basta chamar de "nova política" e fazer o mesmo ou nada. Isso é bosta, isso é MBL.

Falo em surgir um intelectual ou grupo que formulem uma nova proposição, de fato.

Wanton
Veterano
# 13/jan/24 13:21 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
Eu acho que a política sofre do mesmo mal da educação. Estagnação.

Ótima comparação. Educação é outra coisa complicada de lidar. Se você fizer a pergunta "que tipo de cidadão devemos formar?", terá uma resposta com viés político, não tem para onde fugir. Reformas educacionais bem feitas requerem confluência ideológica – e depois, pesquisa, estrutura física, formação docente etc.

A formação do aluno não é um serviço prestado ao indivíduo, é uma atividade de construção de uma sociedade. A educação é uma espécie de DNA da sociedade, porque ela determina como a estrutura social irá se reproduzir. Por isso que tem muito político que atua para sabotar a educação.

Acho que deveríamos pôr dinheiro em experimentos em ensino. Testar coisas novas, construir prédios novos, criar métodos novos, combinar coisas, criar modelos, classificar maneiras de ensinar etc.

makumbator
Moderador
# 13/jan/24 14:02
· votar


Wanton

Também sou pró experimentação (e não apenas na educação). Mas na sociedade complexa que a gente vive, é bem difícil.

Qualquer experimento costuma ser barrado por normas e leis já estabelecidas, intransigência (ou o liability) de quem deveria autorizar e aplicar o experimento (quando é diferente de quem idealizou), sabotagens por diversos motivos (políticos, financeiros), e ser judicializado e nunca ser colocado em prática.

JJJ
Veterano
# 13/jan/24 15:28
· votar


Wanton
regimes totalitários têm mais mobilidade, maior capacidade de ação.

Inegável. Mas eu não gostaria de viver sob um regime totalitário.

Gente burra não deve ser ouvida.

Concordo. Se fosse fácil e inequívoco quantificar a burrice, deveria haver uma linha de corte onde, a partir do nível "jumento", a pessoa poderia ser limitada de alguma forma, tutelada, sei lá. Mas a grita seria imensa, particularmente na esquerda...

makumbator
Moderador
# 13/jan/24 15:32
· votar


JJJ

E se vc fosse o ditador? Aí fica melhor, não é não?

Black Fire
Gato OT 2011
# 13/jan/24 15:43
· votar


Gostaria de dizer que, após ler essa obra me converti ao Paulo Kogsmo e sou favorável à restauração da Idade Média, porém com tecnologia e armas de destruição em massa.

Pedro_Borges
Veterano
# 13/jan/24 20:55
· votar


JJJ

Se fosse fácil e inequívoco quantificar a burrice, deveria haver uma linha de corte onde, a partir do nível "jumento", a pessoa poderia ser limitada de alguma forma, tutelada, sei lá. Mas a grita seria imensa, particularmente na esquerda..

Verdade.

Wanton
Veterano
# 13/jan/24 21:51
· votar


makumbator
Qualquer experimento costuma ser barrado

Experimentos falham, e aí? Quem vai pagar pela falha? Para ter variação, é preciso compensar as falhas. Fica difícil quando somos regidos pela competição.

JJJ
Mas eu não gostaria de viver sob um regime totalitário.

Nem eu. Porque é muito poder concentrado na mão de poucos, né? Eles fazem o que bem entendem, exatamente como a elite econômica que manda no País. Não gosto do totalitarismo político nem do econômico.

Mas a grita seria imensa, particularmente na esquerda

Quando calamos a burrice, a gritaria é da direita! Não foi o que vimos na pandemia? Quando coibiram as fake news, a direita gritou. Quando obrigaram o uso de máscara, a direita gritou. Quando impuseram o passaporte vacinal, a direita gritou. Democracia não é "cada um faz o que quer".

Wanton
Veterano
# 13/jan/24 22:00
· votar


Para haver democracia real, não pode existir direita. Se existe direita, existe gente defendendo os interesses da elite econômica e existe gente defendendo disparidade de poder. Uma democracia legítima, que é dirigida aos anseios do povo, é incompatível com a direita porque é incompatível com o que a direita defende.

O desafio é elaborar um modelo de gestão que atenda aos interesses do povo sem consultá-lo. O paciente tem interesse no resultado da cirurgia, mas não precisa conhecer medicina para ser operado. A democracia participativa peca nisso: ela espera que as pessoas entendam de política, enquanto argumenta que participa quem quer. Ora, se a pessoa não estiver disposta a participar, ela poderá ser prejudicada. A democracia participativa é uma democracia do "quem não chora não mama".

Entendo que a democracia ideal deva ser gerida por especialistas e controlada pelo povo. O povo não opina nunca, mas tem acesso a tudo o que está acontecendo. O governo é avaliado pela capacidade de cumprir as demandas sociais.

Não é nada de outro mundo. Se o Brasil funciona apesar de governos horríveis que teve, é porque temos quadros técnicos concursados que tocam o barco em meio a tempestades políticas. Falta experimentar modelos de gestão pública capazes de cumprir as funções do executivo e do legislativo.

makumbator
Moderador
# 13/jan/24 22:56 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Para haver democracia real, não pode existir direita

Stalin, por favor devolva a senha do Wanton. Pare de querer socializar o cadastro de todos os usuários.

O desafio é elaborar um modelo de gestão que atenda aos interesses do povo sem consultá-lo.

Quando chegar a hora de levar o tal povo para os campos de reeducação política, me chame.

Wanton
Veterano
# 13/jan/24 23:31
· votar


makumbator
Stalin, por favor devolva a senha do Wanton.

Mas o que eu disse é verdade, a direita é antidemocrática por definição.

campos de reeducação política

Em um modelo que não exige participação? O povo não precisa fazer nada.

Lucmac
Veterano
# 14/jan/24 07:25 · Editado por: Lucmac
· votar


JJJ

particularmente na esquerda

Não sei não... Veja só quem concordou contigo: um dos maiores exemplos já encontrados na internet, que estaria impedido de usá-la se o seu filtro existisse e fosse aplicado pelos provedores. A esquerda não milita para colocar o incapaz no lugar errado, sejamos honestos, mas para que, apesar disso, seja amparado com políticas públicas que lhe restaure/desenvolva qualquer capacidade. Isso não significa tolerar gente burra decidindo coisas para uma nação.

Aliás, uma das principais alcunhas que a esquerda passou a apontar nessa direita e, além, atribuir a isso o insucesso e desleixo com a coisa pública, foi justamente a burrice. Acho que para além de toda a corrupção e canalhice, o que mais nos envergonhava era a burrice.

JJJ
Veterano
# 14/jan/24 13:18
· votar


makumbator
E se vc fosse o ditador?

Tá doido... Ditadores costumam morrer de formas brutais. Deixa eu quieto no meu canto...

Wanton
Quando calamos a burrice, a gritaria é da direita!
Lucmac
Não sei não...
Isso não significa tolerar gente burra decidindo coisas para uma nação.

Me referi a jumentos em potencial nem terem direito a voto! A esquerda reclamaria pelo lado da "inclusão" e tal. Mas a direita reclamaria também, porque ultimamente tem sido uma encantadora de jumentos...

makumbator
Moderador
# 14/jan/24 14:29
· votar


JJJ

Os ditadores costumam morrer nas mãos do próximo ditador! O cara que mata o ditador vira o próximo. Pra mim isso é até poético.

Wanton

Então vai ser campo de morte mesmo? Pro povo que não aceitar seu sistema? Definitivamente o Stalin hackeou essa conta.

Wanton
Veterano
# 14/jan/24 15:04
· votar


makumbator
Pro povo que não aceitar seu sistema?

Se o povo não estiver aceitando, o sistema não é democrático. Veja se há muita dissidência na Islândia, por exemplo! Há um horizonte comum naquilo que se compreende como vida boa.

Então vai ser campo de morte mesmo?

Tudo bem que é trollagem, mas que conclusão sem sentido! Democracia não é o governo da maioria, o que você está descrevendo é o sonho da direita fascista – que é um pouco do que o capitalismo já faz: elimina os mal adaptados.

makumbator
Moderador
# 14/jan/24 15:41
· votar


Wanton

Sempre tem gente insatisfeita. Por melhor que tudo seja. E aí, vai fazer o que com essa parcela? E se elas quiserem mudar o sistema na base da força? Vc vai massacrar os revolucionários ou também não acredita que violência pode ser resolvida com violência?

Quero saber qual seu plano para lidar com dissidentes que ativamente tentem tomar o poder.

Wanton
Veterano
# 14/jan/24 19:11
· votar


makumbator
E se elas quiserem mudar o sistema na base da força?

Para chegar a esse ponto, é porque a democracia já ruiu faz tempo. A gente vive em um modelo de merda e ainda assim as pessoas se mantém resignadas. O coroa bilionário faz festa de suruba com menores e ninguém dá a mínima. Por que as pessoas se voltariam contra um sistema que as respeitasse de verdade?

Você parte de pressupostos irrealistas de liberdade, como se cada indivíduo tivesse um diabo da Tasmânia interior. O ser humano é um bicho simples. Países sem grandes tensões sociais dão provas disso. Você não vê um suíço vestir um colete de explosivos para fazer um atentado em uma sinagoga.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A democracia é uma merda.