Fotografia - Aprenda, Ensine, Compartilhe, Exponha

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# set/12
· votar


Gente, estou a procura de um scanner para negativos.

Veja este tópico.

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


Pessoal, estou com uma dúvida que creio que seja boba, mas estou quebrando a cabeça há um tempinho e não resolvi. Eu queria saber como regular a distância focal da minha S3IS(lente fixa). A princípio eu achei que eu poderia mudar o zoom da câmera e depois acertar pelo foco manual interno, porém a câmera não me permite fazer isso. Por exemplo, se eu quero fazer uma foto com a profundidade de campo estreita(assim que se traduz 'narrow depth of field', né?), eu dou o zoom máximo para aumentar a distância focal, e eu só consigo ajustar o foco manual para 1 metro, no máximo. Já dá o efeito, porém eu tenho que me afastar do objeto para poder focá-lo, o que não é sempre legal para os efeitos que eu desejo obter. Existe algum jeito de aumentar a distância focal da câmera sem que ela te limite, ou isso é uma característica das câmeras que não são DSLR, ou até mesmo desse tipo de câmera da Canon? Grato.

Snakepit
Veterano
# mar/13 · Editado por: Snakepit
· votar


ViniciusBorges
Já usei muito essa camera, muito boa.

Não entendi direito o que voce quer fazer, mas se a maquina não esta permitindo é pq ela foi programada dessa forma.

Uma coisa que não entendi, como a maquina com o zoom maximo permite apenas foco para 1 metro? Tem certeza que não esta com o modo para tirar fotos de muito perto (esqueci o nome, acho que é Macro) acionado? Para acionar o foco manual basta apertar o MF do lado da lente e usar os botões (quais não lembro). Lembrando que provavelmente não pode estar no modo automático.

Enfim, caso voce esteja fazendo tudo certo e seja uma limitação do firmware mesmo, normalmente para essas Canons existem firmwares alternativos que tiram essas limitações, da uma pesquisada no Google. Essas cameras são muito boas mas a Canon insiste em limitar elas, como por exemplo o controle de super exposição e abertura da lente, muito limitados.

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


Snakepit
Tem certeza que não esta com o modo para tirar fotos de muito perto (esqueci o nome, acho que é Macro) acionado?
Mas o modo macro não diminui a distância focal?

Basicamente o que quero dizer é que a câmera limita o seu foco de acordo com a distância focal, então ela possui no modo normal 3 possibilidades(90cm-infinito;50cm-90cm; 30cm-90cm), no modo macro uma(10cm-30cm) e no supermacro uma também(1cm-10cm). O que eu queria fazer é utilizar uma distância focal maior(tipo 400mm, que está dentro da regulagem de 36-432mm da lente) e poder focar objetos mais próximos(20 cm, por exemplo), o que a câmera não permite. Ela deixa você regular apenas dentro das possibilidades que eu citei, então eu posso aumentar a distância focal no máximo e focar manualmente no limite de 90cm e não menos que isso(espero que tenha dado para entender).

Para acionar o foco manual basta apertar o MF do lado da lente e usar os botões (quais não lembro). Lembrando que provavelmente não pode estar no modo automático.
Felizmente eu já aprendi isso(até eu fazer um minicurso de fotografia ano passado eu não sabia nem onde regulava a velocidade e a abertura da câmera).

Enfim, caso voce esteja fazendo tudo certo e seja uma limitação do firmware mesmo, normalmente para essas Canons existem firmwares alternativos que tiram essas limitações, da uma pesquisada no Google. Essas cameras são muito boas mas a Canon insiste em limitar elas, como por exemplo o controle de super exposição e abertura da lente, muito limitados.
Tem como você me dar uma iluminada nessa parte, pois nunca li nada a respeito? Tem como fazer isso sem ligar no pc(eu sei que provavelmente é uma pergunta retardada, mas eu não tenho esse cabo, pois nunca vi necessidade)? Tem algum lugar em que eu possa pesquisar especificamente o que eu preciso? O fato de a câmera ser um pouco antiga e de uma linha mais iniciante não interfere em nada?

Snakepit
Veterano
# mar/13 · Editado por: Snakepit
· votar


ViniciusBorges
Bem cara, agora fugiu do meu alcance. Sou um mero amador, essas paradas aí me atrapalharam mais ainda. :)

Será que ela nao limita por ser impossivel focar? Talvez nao seja possivel sair dessas limitaçoes, ja que ela muda os limites do foco de acordo com o zoom, pelo que eu entendi. Talvez seja fisicamente impossivel fazer isso com essa lente.



Sobre o Firmware, faz uma busca no google por "custom firmware" e o modelo da maquina. Se voce souber ingles é moleza. Voce apenas coloca o firmware no Memory Card que quando a maquina liga carrega. Que eu lembre era assim, fazem alguns anos que eu brincava nessa maquina.

Mais tarde quando eu tiver tempo passo mais detalhes se tu quiser.

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


Snakepit
Eu acabei de instalar o CHDK, estou fuçando algumas coisas. Cara, creio que não seja impossível porque, até onde sei, nas DSLR você tem uma independência total entre distância focal(para aquelas que tem opção de mudança, tipo as padronizadas 18-55mm) e o foco em si, e para mim não deve existir alguma limitação prática(e sim de qualidade) entre uma lente 18-55 removível e a fixa 36-432mm da minha câmera, queria que alguém pudesse me responder isso. Se puder passar mais informações sobre firmwares ficaria muito grato.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/13
· votar


Acabei de comprar 2 lomography - uma fisheye e uma sprocket. Estou me sentindo uma espécie de mestre hipster!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/13
· votar


Leiam aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/294608/p2#8707874

Só pra vocês mostrarem o que fazem para os coleguinhas do OT, o que acham?

Drowned Man
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drowned Man
· votar


alias, to querendo comprar uma 50inha mais pra frente. Usei uma 2 semanas atras, mó T.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/13
· votar


Hahahaha fui buscar as fotos das lomos... Da fisheye sairam 23 das 36, dessas todas ficaram bem legais. Da sprocket saíram 3 das 12, todas uma merda...

Tava passando no mercado das pulgas... Saí de lá com uma Zenit de 1961 made in USSR, em perfeito estado e uma Taron Unique japonesa dos anos 50, também impecável. As duas saíram por menos de 200 reais :)Tirei umas fotos com elas e to indo levar pra revelar para ver como fica...

Snakepit
Veterano
# jun/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Duas fotos que eu tirei que acabaram virando cover do meu FB:

http://farm4.staticflickr.com/3831/9172349960_d0039ab5d1_o.png
http://farm4.staticflickr.com/3800/9170126727_f80e38b7c4_o.png

Usei Photoshop em ambas, apenas pra retocar as cores.

laerte_a7x
Veterano
# jul/13 · Editado por: laerte_a7x
· votar


dúpru

laerte_a7x
Veterano
# jul/13
· votar


kisuca e Jeehs aprovam este tópico.

Drowned Man
Veterano
# jul/13
· votar


Eu ainda quero fazer uma HDR decente do por do sol. Primeiro preciso de um tripé.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/13
· votar


Aeeeee carai!
Comprei uma Powershot comunzinha de pobre mesmo pra iniciar nesta arte.

Em breve posto umas bagaças que fotografei.

\o/

Viciado em Guarana
Veterano
# set/13
· votar


O céu neste fim de tarde aqui em casa.

CindyFerrari
Veterano
# set/13
· votar


Viciado em Guarana
bela foto

Viciado em Guarana
Veterano
# set/13
· votar


CindyFerrari
E foi a primeira ainda, mó cagada!

Até agora não consegui tirar outra tão boa como essa.
xD

ViniciusBorges
Veterano
# jan/14
· votar


Pessoal, alguém sabe o que é o efeito causado nessa foto(na primeira peça preta à direita do cavalo da direita, e também dá pra perceber um pouco no peão bem a direita), como se fosse um contorno um pouco mais claro. Isso é aberração cromática? Por que esse problema é causado e como ele pode ser resolvido? Foi usada uma T3i com uma lente Sigma 28-105mm F2.8-4.0.

Cavalos

ViniciusBorges
Veterano
# jan/14
· votar


Aparentemente o Flickr excluiu minha foto e eu não estou conseguindo reenviar, então segue a foto que eu me referi acima no Imageshack:
Cavalos

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


E aí pessoal, tudo beleza? õ/

É o seguinte galera, eu não queria criar uma conta em um fórum de fotografia somente para tirar algumas dúvidas e tal, e como eu não sei a assiduidade do pessoal e encontrei este tópico, resolvi postar aqui na esperança de tirar algumas dúvidas.

Eu não sou profissional, e estava querendo comprar uma câmera para uso pessoal, queria tirar boas fotos, e gravar uns vídeos para por no youtube, toco guitarra e tal, e queria gravar uns covers bacanas.

Estava procurando algumas câmeras e em relação ao preço e qualidade pelo o que eu tenho ligo, eu gostei muito da Nikon D5200, achei ela por R$2150,00. É uma câmera bacana? Por este preço consigo algo melhor?

Se ela acabar sendo a escolhida, chega às dúvidas sobre lentes:
• Foto para perto: uma boa seria uma 50mm correto, uma AF-S 50mm F/1.8G seria a ideal?
• Para tirar fotos de paisagens e fotos de coisas distantes, qual seria a lente ideal? Dê 200mm para cima?
• E para filmar? Qual seria a melhor lente para esta câmera?
• Foco: eu gosto de fotos que desfoque o fundo, mas que eu consiga ver/identificar o que tenha de fundo, com o desfoque não muito grande, daí o ideal seria uma lente com F/5? Ou próximo disto?

Acho que um equipo legal para mim ($$$) seria um setup/equipo com câmera mais duas ou três lentes, o que vocês recomendam?

Tivertimailaif
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar

Canon T4i + Set de lentes. Qtas Dilmas vc tem pra investir?

sallqantay
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar

vai de canon, geralmente o custo-benefício é melhor. Concordo com o Tivertimailaif

Drowned Man
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Só vou fazer uma ressalva quanto a isso:
Foco: eu gosto de fotos que desfoque o fundo, mas que eu consiga ver/identificar o que tenha de fundo, com o desfoque não muito grande, daí o ideal seria uma lente com F/5? Ou próximo disto?

Então cara, isso depende de vários fatores. Só te digo que quanto maior a abertura da lente (menor f stop), maior o desfoque. Uma foto tirada em abertura 1.4 vai ter desfoque maior que uma foto tirada em abertura 5.6.

Quanto maior a distância focal, maior o desfoque. Uma foto tirada numa lente 200mm é maior do que com uma lente 50mm. Isso tem a ver com a profundidade de campo (também conhecida como sendo a área que está com foco da imagem), em distâncias focais maiores, ela é menor. Por isso que não é qualquer um que faz fotografia de esportes que sejam rápidos, porque você fica distante e tem que tem a mão certa no foco.

Quanto maior o sensor da câmera, maior o desfoque. Por essa e outras que pagam tanto pau pra 5D: ela tem um sensor full frame (35mm, do tamanho de um filme).

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


Tivertimailaif
Canon T4i + Set de lentes. Qtas Dilmas vc tem pra investir?
Velho, tu acha a T4i melhor?
Eu estava escolhendo a Nikon d5200 pois ela se saiu melhor nos reviews, tem abaixo um aqui.
http://snapsort.com/compare/Canon-Rebel-T4i-vs-Nikon-D5200

E outra, eu achei os vídeos da d5200 melhor que a T4i, mais nítidas as cores, e em fotos acho que ela tem mais qualidade, correto?
Porque a T4i?

sallqantay
Canon é mais barata? Melhor?
Tem uma galera que prefere canon, bateu a simpatia pela nikon, mas como não conheço muito =P


Drowned Man
Outra coisa legal nas 1.8 para baixo, tipo 1.4 e 1.2, é maior foco de luz, tipo a lente deixa a imagem mais clara, correto? deixando a imagem com maior qualidade e etc.
Com uma lente de 50mm e f/1.8, da para tirar fotos assim ou assim ?


Ah, tenho uns 2 a 2,5mil, mas penso no corpo com uma lente, depois irei com o tempo, comprando outras lentes, mas já queria me planejar e etc.

Drowned Man
Veterano
# fev/14 · Editado por: Drowned Man
· votar


Jeff.guitar
Outra coisa legal nas 1.8 para baixo, tipo 1.4 e 1.2, é maior foco de luz, tipo a lente deixa a imagem mais clara, correto? deixando a imagem com maior qualidade e etc.

Quanto maior a abertura, menor a necessidade de luz ou ganho (medido em decibéis). Não sei se você sabe, mas ganho gera ruído. Ruído na fotografia aparece como esses artefatos que aparecem na foto, essa imagem mostra em detalhes.

Então, uma lente com mais abertura te permite tirar fotos em locais mais escuros. A menor profundidade de campo (depth of field - DOF) é, digamos, uma consequência.

A primeira foto sim, a segunda tenho dúvidas. Se não alcançasse isso, seria algo bem próximo.

O problema de lente fixa é que ela não é tão versátil, você não pode dar zoom, você sabe, né?

Drowned Man
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Ah, tenho uns 2 a 2,5mil, mas penso no corpo com uma lente, depois irei com o tempo, comprando outras lentes, mas já queria me planejar e etc.


Recomendação: se quer investir mesmo, invista em lentes. Ela duram pela vida toda, corpo tem prazo de validade.

Mas pelo valor que você tem para investir, não tem tanta escolha, vai ficar pelos modelos de entrada/intermediários.

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


Drowned Man
No caso quando menor o diafragma, menor a necessidade de usar um ISO por exemplo? Talvez em fotos com lentes 50mm f/5 tive que usar um ISO alto, e se fosse com uma f/1.8 poderia ter usado um ISO menor para a foto ficar 'clara/nitida', por aí né?

O problema de lente fixa é que ela não é tão versátil, você não pode dar zoom, você sabe, né?
Eu pensei num 50mm, pelo fato de ter lido que câmeras fixas eram mais baratas e com melhor qualidade.

Recomendação: se quer investir mesmo, invista em lentes. Ela duram pela vida toda, corpo tem prazo de validade.
Mas pelo valor que você tem para investir, não tem tanta escolha, vai ficar pelos modelos de entrada/intermediários.

Realmente eu já sabia que não teria muito como fugir das câmeras de entrada como Nikon (D3100/D3200/D5100/D5200) e Canon (T3i, T4i, T5i).
Mas a questão de lentes, eu pensei o seguinte, se eu comprar um corpo legal, depois eu vou comprando com o tempo lentes legais. Mas se eu comprar um D3100, por exemplo, e investir em lentes, acho que depois eu poderia comprar só até uma D7100 para usar as mesmas lentes, correto?
As câmeras mais tops da Canon e Nikon tem entradas diferentes de lentes das básicas né?
Tipo a lente da Nikon d3100 é diferente do encaixe da D4, isto né? Não que eu pense num tão top um dia, não pretendo seguir carreira, mas só para caso eu procurar um upgrade e tal.

sallqantay
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar

Geralmente a canon é melhor em custo benefício. Mas tem que ver caso a caso

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


sallqantay
Por causa das lentes?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fotografia - Aprenda, Ensine, Compartilhe, Exponha