Fotografia - Aprenda, Ensine, Compartilhe, Exponha

Autor Mensagem
Fottógraffo Ceggo
Veterano
# abr/12
· votar


.omni
Eu quis dizer que um fotógrafo bom contorna a "falta de desempenho" com essas DSLR. Eu fotografo profissionalmente com uma "entry-level". Faço as fotos sem problema algum. O que exatamente é a "falta de desempanho" que você citou?

E não falei que não é possível fazer fotos boas com compactas. Apenas acho que muita gente se veria limitado com uma compacta e faria melhor* com um DSLR.

* melhor que com a compacta, não melhor que a sua foto.

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


.omni

eu tô chegando a essa conclusão. Valeu

o/

.omni
Veterano
# abr/12
· votar


Fottógraffo Ceggo
O que exatamente é a "falta de desempanho" que você citou?

Noise bem visível a partir de ISO 800, lentes (de kit) com muita distorção, aberração cromática, falloff perceptível em aberturas muito "grandes", bokeh feio, lente soft até no centro do frame, lente muito escura, etc.
Sem falar na usabilidade, tem câmera que você tem que entrar no menu pra mudar o ISO...
É óbvio que dá pra tirar fotos boas com "qualquer" câmera e os problemas são contornáveis ou se resolvem numa pós, mas na minha opinião é um saco ficar levando um troço grande e pesado que não funciona como deveria pra justificar o tamanho/peso.

Exemplo: câmera entry level com lente de kit 18-55. A lente é escura e o desempenho em alto ISO é ruim. E nas aberturas maiores ela fica soft a ponto de incomodar um pouco. E é grande demais, tem que levar uma mochila, etc.

Minha compacta não tem um desempenho muito bom em alto ISO (comparado com dSLRs, por questões óbvias), tento não passar de 400 ou 800. Mas:

1- A lente dela abre a f2 e é usável em 2.0. Então na mesma distância focal eu ganho uns 2 stops de luz só de abertura em relação a lente de kit.
2- A zoom no mais aberto é equivalente a 24mm, mais aberta que a 18-55 num sensor DX (principalmente Canon).
3- Eu uso muito foco por zona (ela tem um medidor excelente de distância hiperfocal), então uso muito o foco manual e isso deixa ela sem nenhum delay de foco por contraste.
4- Ela foca em coisas até 1cm.
5- Full manual, tem modo abertura/shutter, WB custom, etc.
6- Cabe no bolso.

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# abr/12
· votar


Noise bem visível a partir de ISO 800, lentes (de kit) com muita distorção, aberração cromática, falloff perceptível em aberturas muito "grandes", bokeh feio, lente soft até no centro do frame, lente muito escura, etc.
Isso é nas mais antigas, a tecnologia melhorou bastante a questão do ruído. E os fabricantes estão melhorando as lentes do kit.

Sem falar na usabilidade, tem câmera que você tem que entrar no menu pra mudar o ISO...
Isso é típico da Nikon, nunca vi isso em uma Canon. O que eu também acho um "erro".

É óbvio que dá pra tirar fotos boas com "qualquer" câmera e os problemas são contornáveis ou se resolvem numa pós, mas na minha opinião é um saco ficar levando um troço grande e pesado que não funciona como deveria pra justificar o tamanho/peso.
Eu acho que você deveria usar mais sua D7000 e tentar a explorar mais. Talvez você já chegou no ponto em que o equipamento te limita. Ou só não tem saco mesmo pra ficar levando um equipamento que você considera grande. Eu não me incomodo em levar todo meu equipamento pra algum lugar. E se eu vou sair e sei que não vou usar todo o equipamento, levo-o na bolsa menor (possuo duas, numa cabe câmera + lentes + flash).

1- A lente dela abre a f2 e é usável em 2.0. Então na mesma distância focal eu ganho uns 2 stops de luz só de abertura em relação a lente de kit.
2- A zoom no mais aberto é equivalente a 24mm, mais aberta que a 18-55 num sensor DX (principalmente Canon).

Aí sua crítica se direciona à lente, não à câmera. Mas não existem só as lentes do kit.

3- Eu uso muito foco por zona (ela tem um medidor excelente de distância hiperfocal), então uso muito o foco manual e isso deixa ela sem nenhum delay de foco por contraste.
4- Ela foca em coisas até 1cm.
Câmera compactas geralmente tem mais recursos que as DSLR. Até mesmo porque esses recursos são mais voltados ao público em geral. E do macro, as compactas também geralmente focam a distâncias menores.

5- Full manual, tem modo abertura/shutter, WB custom, etc.
Muitas compactas estão vindo com isso. WB eu nem ligo, a maioria das fotos eu faço em RAW.

6- Cabe no bolso.
Obviously.

Se você consegue fazer boas fotos com uma compacta, parabéns cara.
Mas eu prefiro uma DSLR, compactas me limitam muito. E eu não me incomodo em levar meu equipamento grande de um lado pro outro.

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar


Lamba-me

.omni
Veterano
# abr/12 · Editado por: .omni
· votar


Fottógraffo Ceggo
Ou só não tem saco mesmo pra ficar levando um equipamento que você considera grande.

Mas eu estou falando isso desde o início...
Eu uso muito a Nikon, ela é incomparável com qualquer compacta que seja, qualquer dSLR um pouquinho menos entry level é. Que compactas são limitadas é mais que óbvio, o que eu estou dizendo é que ambas tem seu papel *pra mim* e eu uso as duas da maneira que *eu* acho confortável, ok?

Aí sua crítica se direciona à lente, não à câmera. Mas não existem só as lentes do kit.

Cara, você entendeu o que eu disse que em certos casos eu gosto de usar a compacta porque ela é um pequeno pacote que cabe no meu bolso e faz fotos com uma qualidade legal sem que eu precise carregar uma mala de equipamento junto? Eu não estou dizendo que ela substitui qualquer DSLR, e nem vou usá-la pra tirar fotos pra capa da Natgeo, ok? Prometo pra você.

.omni
Veterano
# abr/12
· votar


Mais umas:
https://www.dropbox.com/gallery/16128043/1/leica2?h=f0e2c9

ItsMeMario
Veterano
# abr/12
· votar


Eu quero comprar um iPhone pra poder tirar umas fotos legais, deixa-las hipster com o Instagram e compartilha-las com o mundo, abs.

Eu já fiquei de comprar várias outros celulares, alguns até melhores que o iPhone 4 em hardware, mas quando eu ia ver o teste da câmera e eles eram comparados com o iPhone 4, eu até mudava de idéia.

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# abr/12
· votar


Eu não estou dizendo que ela substitui qualquer DSLR, e nem vou usá-la pra tirar fotos pra capa da Natgeo, ok? Prometo pra você.
Poxa cara, assim você me tranquiliza. Eu estava realmente assustado com você e sua compacta fodona da Leica, eu estava com medo de perder espaço no mercado pra isso. Muito obrigado por esse post, agora poderei fotografar mais tranquilo.

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


nem vou usá-la pra tirar fotos pra capa da Natgeo

ouvi dizer que a próxima capa foi feita com um iphone + instangram

.omni
Veterano
# abr/12
· votar


Fottógraffo Ceggo
Vou te dar uma dica, dá uma olhada nos posts da galera nesse tópico e veja a abordagem de cada um.

Experimente ser mais humilde, você pode inclusive aprender alguma coisa! :)

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# abr/12
· votar


.omni
Realmente, fui meio rude com você.
Peço desculpas.

.omni
Veterano
# abr/12
· votar


Fottógraffo Ceggo
Tudo certo. :)

tambourine man
É sério isso?

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


.omni

brinks

.omni
Veterano
# abr/12
· votar


tambourine man
Ufa. Hahaha

russian_
Veterano
# abr/12 · Editado por: russian_
· votar


Galera da área, me dêem umas opiniões sinceras e sérias aí, por favor...

Eu estive pensando em conseguir um emprego na área. Eu tenho uma paixão tremenda por fotografia e infelizmente não estou com condições de investir agora em cursos na área ou me dedicar integralmente à isso (algum curso superior, por exemplo), pois já curso Direito, que toma bastante tempo e dedicação.

Meu conhecimento sobre fotografia foi garimpado na internet e é fruto de uma certa dedicação em "estudar" o que vejo assim como praticar e experimentar. Estou numa fase da minha curva de aprendizado que só fotografo no modo Manual, é curioso que, para falar a verdade, nem sei como mexer nos modos de prioridade da minha câmera, faço todo o trabalho manualmente.

Em relação à edição, tenho conhecimento básico de Photoshop. Sei mexer com o Lightroom também e julgo que faço um bom trabalho (também aprendi o que sei garimpando e praticando).

Sinceramente, eu faço um trabalho (fotografando e editando) MUITO melhor que certas pessoas que conheço que fazem curso de publicidade & propaganda/audiovisual, chega a ser ridículo.

Vocês que manjam alguma coisa, acham que é possível que eu consiga algum emprego na área? Estive pensando em tentar entrar em contato com alguns estúdios da cidade. Não estou com ambições irreais, de chegar no estúdio e de cara sair fotografando e tal. Mesmo que o emprego seja de auxiliar, estive pensando se valia a pena para conseguir algum conhecimento, mesmo que a grana seja pouca.

Que vocês acham? Se eu for mesmo no estúdio, o que eu devo apresentar? O que falo em relação a meu conhecimento? Levo um portfólio? Se sim, como devo montá-lo? Algum outro comentário ou sugestão?

Desde já fico agradecido pela ajuda.

Abração!

.omni
Veterano
# abr/12
· votar


russian_
Bom post, tenho curiosidade em saber esse tipo de coisa também.
Não que eu tenha alguma pretensão de ir trabalhar com isso, mas tenho curiosidade em comparar essa área com a minha.

russian_
Veterano
# abr/12
· votar


.omni

achei que tu ja trabalhava nessa área...

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# abr/12 · Editado por: Shredder_De_Cavaquinho
· votar


.omni
Essa ficou genial!

.omni
Veterano
# abr/12
· votar


russian_
Longe disso, eu trabalho com áudio, só gosto de estudar sobre fotografia, mas sem pretensões profissionais.

Shredder_De_Cavaquinho
Valeu!
Engraçado, apesar de ser um cenário bonito, em termos de composição eu acho bem sem graça... quer dizer, a praia é bonita, não a foto. Hehehehe.

russian_
Veterano
# abr/12
· votar


.omni

Ah só, achei que era na área de foto ou vídeo, confundi legal então.

Então vamos ficar na espera de alguém da área interessado em comentar, hehe...

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


russian_
não estou com condições de investir

eu também estou bem longe de profissionais do ramo, mas eu diria que o investimento é pesado, tudo custa uma fortuna

russian_
Veterano
# abr/12 · Editado por: russian_
· votar


tambourine man

sim, desde cursos e tal até equipamentos.

Fui inventar de comprar uns equipamentos básicos aí e gastei quase 200 conto brincando, isso pq eu peguei tudo no e-bay que é infinitamente mais barato que aqui. compre um rebatedor, um flash perebento e um trigger (radioflash).

Jeehs
Gata OT 2012
# abr/12
· votar


Uma fotinhas ai proces

*-*

^^

=D

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# abr/12
· votar


russian_
O "problema" dos estúdios é que é utilizado muito do flash. Mesmo em fotos externas. E por mais que você leia na internet e revista sobre o uso do flash, só há um jeito de aprender a usá-lo: praticando.
Você pode fazer uma foto fodástica ou estragar tudo usando o flash, como nessa foto aqui. E pra complicar, ainda há o uso de rebatedores e acessórios para flash, como sombrinhas, haze, soft box, etc.
Pra que você consiga um emprego num estúdio, você precisará saber disso tudo. Ou não.

russian_
Veterano
# abr/12
· votar


Fottógraffo Ceggo

O pior é que eu tenho interesse em aprender, para falar a verdade eu tenho um flash Vivitar 285HV e comprei um daqueles Yongnuo 460II baratinhos. Comprei também um rebatedor e um radio flash justamente para poder praticar com tais instrumentos.

Pra que você consiga um emprego num estúdio, você precisará saber disso tudo. Ou não.

E você tem alguma sugestão pra mim que quero simplesmente um emprego na área?

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# abr/12
· votar


russian_
Você pode começar com fotojornalismo. Trabalhar para um jornal ou revista.
Eu também tô tentando conseguir um emprego na área.

russian_
Veterano
# abr/12
· votar


Fottógraffo Ceggo

Pior que eu nem sei como funciona direito essa área...
Também tenho medo do sensacionalismo. Mas vou ver. Cidade "pequena", não vejo muita perspectiva de crescimento nessa área.

EternoRocker
Veterano
# abr/12 · Editado por: EternoRocker
· votar


russian_

eu faço um trabalho (fotografando e editando) MUITO melhor que certas pessoas que conheço que fazem curso de publicidade & propaganda/audiovisual, chega a ser ridículo.

Cara, tome muito cuidado com esse tipo de coisa, sério mesmo. ~:0)

Mesmo que o emprego seja de auxiliar, estive pensando se valia a pena para conseguir algum conhecimento, mesmo que a grana seja pouca.

Todo começo é assim, inclusive no direito... Vc vai trocar $$$ por conhecimento. Que que te vale mais, passar 3 anos num grande escritório, ganhando bem e só fazendo protocolo em fórum (boy de luxo) ou passar 3 anos num escritório menor, ganhando menos mas com muito contato com o direito e aprendendo pra valer ???

Na foto é a mesma coisa, as vezes vc arruma um trampo de auxiliar de alguém que manja muito, daí vale a pena ganhar pouco pelo tanto que vc vai aprender.

Que vocês acham? Se eu for mesmo no estúdio, o que eu devo apresentar? O que falo em relação a meu conhecimento? Levo um portfólio? Se sim, como devo montá-lo? Algum outro comentário ou sugestão?

Seja sincero, só isso.... Se vc tiver material seu pra apresentar, leve.... se não, seja honesto e diga que quer aprender, que seu conhecimento profissional é zero mas que vc está super disposto a aprender.

Quem manja mesmo de fotografia logo vai sacar em que nível vc está, ou seja, não adianta inventar moda pra não se queimar... vai na sinceridade, sem medo de levar um "não" e seja feliz.

russian_
Veterano
# abr/12
· votar


EternoRocker

concordo com tudo que tu disse, só não entendi esse: "Cara, tome muito cuidado com esse tipo de coisa, sério mesmo. ~:0)"

Como assim? Não estou desprezando o curso/ a classe. Eu simplesmente tenho muitos exemplos próximos e não sou o único que acho isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fotografia - Aprenda, Ensine, Compartilhe, Exponha