Sacanner para filmes negativos/positivos de 35mm

    Autor Mensagem
    Pedro_Borges
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Pedro_Borges


    Galera, é o seguinte:

    Tenho como um de meus hobbies a arte fotográfica. Sou remanescente da era analógica e ainda fiz revelações e ampliações manuais em laboratórios. Do meu período romântico (filmes analógicos positivos/negativos) me restou um acervo de aproximadamente 5.000 fotogramas.

    Quero transformá-los em fotografias digitais e desejo comprar um scanner próprio para essa finalidade, já que pagar para algum laboratório fazer isso, vai me custar uma fortuna.

    Estive pesquisando na web e encontrei uns scanners muito caros, sobretudo os da Nikon, que chegam a custar até R$ 10.000,00. Encontrei esse aí do link, bem mais em conta, porém, não conheço ninguém que já tenha usado e mais, na minha cidade não tem nenhuma loja que tenha o produto para que eu possa ter, pelo menos, um contato tato-visual (enxergar com os dedos).

    Alguém conhece o resultado ou pode me indicar um que "scanneie" com qualidade e seja também em conta?


    Este aqui.


    Podem trollar, sobretudo para manter o tópico em evidência. Grato.

    tambourine man
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pedro_Borges

    eu também sou do time analógico, ainda não arranjei 5 paus para substituir minha nikkormat. o/

    cara, eu de cara acho que todo equipamento que se apresenta como profissional é uma enganação. Se você mexia na parada no laboratório, acho que não vai se contentar com uma parada tão barata assim.

    Transformar em digital não é meramente apertar um botão, é uma parada meio complicada. Eu mesmo estou bem pouco satsfeito com a digitalização de algumas fotos minhas, tenho certeza que algo se perdeu. Eu penso em escolher as melhores fotos e mandar digitalizar de novo. Uma coisa é tirar foto, outra coisa é editar elas.

    Sendo assim, recomendo escolher as melhores e mandar para um profissional digitalizar. É caro, mas o resultado é garantido (e se você não ficar satsfeito, reclame, se o cara for bom e honesto, vai fazer de novo)

    No mais, ainda existem lugares que imprimem a partir do negativo

    tambourine man
    Veterano
    # set/12
    · votar


    o foda do negativo é que ele se decompõe com o tempo, sendo assim talvez valeria comprar um scanner meia boca para digitalizar e garantir tudo, e enviar para o lab. só os melhores

    MariRock
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pedro_Borges

    Olha, eu conheço o Epson V500.

    A parte ruim de scannear negativos são as partículas (principalmente de poeira) que ficam em cima do filme. Uma particulazinha qualquer menor que 1mm aparece no scan como uns 30-70px.

    O legal desse scanner é uma tecnologia que ele tem chamada Digital ICE que é, basicamente, um sistema de varredura digital com infra vermelho que reconhece as partículas sólidas (opacas à luz) que ficam no negativo e as remove. O único problema é que não funciona pra PB pancromático, porque esses filmes têm halos de prata e, por esses halos serem sólidos, a varredura IR os remove. Como eles compõem a imagem, o processo acaba por não gerar imagem alguma. Nos PB cromogênicos (que não possuem prata e são mais comuns) é tranquilo. No APX, por exemplo, nao dá.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu tenho um Epson Perfection 4990 Photo. Comprei usado, 2 anos atrás, no Mercado Livre por 400 reais.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MariRock
    A parte ruim de scannear negativos são as partículas (principalmente de poeira) que ficam em cima do filme. Uma particulazinha qualquer menor que 1mm aparece no scan como uns 30-70px.


    Sem dúvida. Não tem como digitalizar negativos e gerar imagens de alta resolução sem ser atrapalhado pelas partículas. Não sei como é nesses scanners caros (nunca mexi em um), mas no meu Epson que é mais básico sempre preciso tratar no Photoshop para eliminar os pontinhos que aparecem na imagem digitalizada.

    MariRock
    Veterano
    # set/12
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Pois é. :/
    Isso porque cogitam usar até sprayzinho de ar comprimido e aquelas flanelinhas antiestáticas, mas no final sempre tem que dar uma passada pelo photoshop. Cê mexe com analógicas também?

    soruji
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Sacanner para filmes negativos/positivos de 35mm

    kkkkkkk. Pensei que fosse besteira

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MariRock

    Não uso mais câmeras analógicas, mas tenho mais de 100 rolos de negativos. Comprei esse scanner para digitalizar tudo, mas em 2 anos só cheguei a digitalizar uns 20% das fotos.

    Essa foto não chegou a ser tratada no Photoshop e mostra como ficam os pontinhos e riscos na foto: http://i48.tinypic.com/a5hhz7.jpg

    Ninguém sabe nenhum truque pra ajudar a reduzir esse tipo de problema sem ter que usar Photoshop?

    Pedro_Borges
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tambourine man
    MariRock
    The Blue Special Guitar

    Escuta, manos, eu tenho em mente usar aqueles produtos de limpeza de negativos que a gente utilizava no laboratório para limpá-los antes de colocar no ampliador. Isso não resolve?

    No processo de revelação, depois de aplicar os químicos a gente lavava o filme e colocava para secar no varal. Obviamente que depois dele seco, ficava aquelas manchinhas do cloro da água e tudo mais. Era aí que a gente usava os químicos para limpá-los e deixá-los sem os pontinhos na ampliação.

    Snakepit
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Comprei minha primeira DSLR esses dias, mas nao tive tempo pra curtir ela direito. To feliz da vida.

    É um hobbie muito legal.

    Sobre o topico nao tenho nem ideia! (:

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pedro_Borges
    Escuta, manos, eu tenho em mente usar aqueles produtos de limpeza de negativos que a gente utilizava no laboratório para limpá-los antes de colocar no ampliador. Isso não resolve?

    Olha, na verdade eu entendo pouco de laboratório, sempre paguei para fazer a revelação. Você lembra do nome dos produtos que usavam?

    tambourine man
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pedro_Borges
    Escuta, manos, eu tenho em mente usar aqueles produtos de limpeza de negativos que a gente utilizava no laboratório para limpá-los antes de colocar no ampliador. Isso não resolve?

    cara, se você tem experiência em laboratório, vai fundo. Acho que o pessoal aqui tá falando de partículas que estão no ar e no scanner, por isso o local deve ser bem asséptico para fazer o escaneamento

    Mas o problema que eu estou falando é a conversão analógica > digital, que é o mesmo problema que existe em estúdio de som. Para chegar em um resultado bom, é preciso umas intervenções, pois o computador não sabe "olhar"

    Pedro_Borges
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tambourine man

    Pois é. Na gravação você deixa um trecho sem nada, somente para depois identificar o nível de ruído e depois eliminar isso da gravação com a ferramenta própria do editor de som. Se essas partículos foram advindas do processo de gravação, nesse caso creio que ficaria difívil eliminá-las se o sistema de escaner não dispor de identificador das mesas, porém, se for decorrente de sujeira física tangível, não tenho dúvidas que o uso do produto elimina.

    Semana que vem vou encontrar com minha antiga professora que me ensinava no laboratório. Ela ainda mantém a escola. Vou perguntar sobre os produtos de limpeza e posto aqui. É bem provável que ela também vá tirar minhas dúvidas sobre scanner.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pedro_Borges

    Que bom, não esqueça de atualizar o tópico com as novas informações =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sacanner para filmes negativos/positivos de 35mm