Existe certo e errado? Bom ou Mau ? Porque agem como existisse?

Autor Mensagem
Gui
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones
não acho que seja universal, pois cada país tem sua lei e cada ser tem seu conceito.

nem é relativista demais...

Broderick
Veterano
# set/10
· votar


É tudo uma questão de ponto de vista.

Leucocieetus
Veterano
# set/10
· votar


Então se deus não existe tudo é permitido?

Chris Brown
Veterano
# set/10
· votar


Existe certo e errado? Bom ou Mau ? Porque agem como existisse?

As Pessoas fazem julgamentos com base na sua bagagem cultural, então posso dizer que bom ou mau, certo ou errado depende do ponto de vista de cada um.

-Toolbar-
Veterano
# set/10
· votar


Existe certo e errado?
Porque agem como existisse?

Foi o mesmo argumento que usei com o meu professor. Ele tinha me dado 2,5. Minha nota continuou a mesma e tomei um esporro.

Chris Brown
Veterano
# set/10
· votar


-Toolbar-

vaii q cola !!! kkk

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Eu acredito que a definição de certo e errado existe apenas dentro de cada indivíduo e que a definição da maioria em determinado grupo configura o chamado bom senso para aquele grupo.
Pronto

Dark Luke
Veterano
# set/10
· votar


Leucocieetus
Então se deus não existe tudo é permitido?

Um dos pensamentos mais ridículos que já tive a infelicidade de ler e ouvir. Várias vezes inclusive.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Leucocieetus
Então se deus não existe tudo é permitido?

Também queria saber isso..

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Dark Luke

porque é ridículo?

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Então se deus não existe tudo é permitido?

Exato. O homem pode ser o parametro do homem, sem um superior?

Tamehiro
Veterano
# set/10
· votar


É Relativo.
O que e certo e errado pra mim pode não ser pra você.
O que temos que fazer é aprender a respeitar o ponto de vista de todos, e não só o seu.
A maioria julga pelo politicamente correto e pelo cultural.

Leucocieetus
Veterano
# set/10 · Editado por: Leucocieetus
· votar


Dark Luke

Isso aí é do Irmãos Karamázovi, do Dostoiévski. Tem discussões loooongas sobre moral e etc. A frase não aparece exatamente dessa forma, mas essa é uma das idéias que ronda muito pelo livro e a frase "se deus não existe, então tudo é permitido" marcou... No caso o autor meio que tenta mostrar como os que "negam" a moral, mais especificamente os niilistas, mas não necessariamente, acabam caindo num comportamento degradante e errôneo, provocando sua própria punição.

Na real, eu não acho que a questão seja de Deus em si, mas dessa moral cristã. O contexto ali é outro, a Rússia passava por mudanças ideológicas, etc etc... Mas é mais ou menos a mesma idéia que o Codinome Jones trouxe, porque se Deus existe, então é possível se falar em uma moral inerente às coisas. Os niilistas e materialistas anti-românticos (q) que então surgiam negavam Deus e a partir daí negavam também o comportamento moral, essa consciência e tal, daí a idéia de tudo ser permitido sem a existência de um deus cristão. Particularmente acho que essa moral sofreu um baque então, porque as pessoas começaram a questionar se quem a "ditava" era realmente tão absoluto, abriu o espaço pra questionamento e reflexão. Era uma discussão que surgia na época, e não acho que esteja nem de perto superada. (ainda fazemos tópicos sobre!)

Então... não é uma frase ridícula assim, é de uma profundidade bem maior se você parar pra pensar.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Leucocieetus
vou ler esse livro!

Leucocieetus
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones

Faça isso! Eu li recentemente, foda demais. :D

Quero ler outros dele agora... parece que a temática é recorrente, pelo que me falam e do que li sobre o Dostoiévski.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Leucocieetus
tem paginas pacaralho né?

vi na saraiva, 1040..

Leucocieetus
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones

A versão que eu li tem umas 500...
Essa.

Índio_DT
Veterano
# set/10
· votar


Cara, eu confesso que isso me martela na cabeça, mas nao me faz ficar preocupado.
É tudo questao de cultura, de criação, de idéias próprias e algumas até simbioticas.
Tudo muito relativo.

Pego como exemplo os caras que tocam funk proibidão. Cara, tu escuta uma música dessas dá até medo. foge completamente dos parâmetros impostos...é...impostos por quem?

Pois é man...é tenso discutir esse assunto...
Só sei que tudo aquilo que foge à minha regra, é errado. Mas sou aberto a opiniões. Não que vá mudar meu conceito, mas pelo menos é uma experiência a mais.

qew
Veterano
# set/10
· votar


Slash

Agora o tópico rende.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Leucocieetus
Codinome Jones

ainda não consegui superar um teólogo que dizia:

o homem não pode ser a forma do homem.

Ou seja, que essa frase é verdadeira, e que toda forma de conduta deve vir de deus, pois somos incapazes de sermos nossos próprio juízes.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Codinome Jones

você sabe o que é certo/errado pra você, enfim


Nem isso você sabe, isso é um processo de validações anteriores, por isso possui um caráter relativista, você vai construir crenças a partir dos seus construtos sociais e vai se agairrar a elas, e quando outra pessoa duvida de nossas crenças elas não estão nos validando, então usamos argumentação ad hominem ou escrevemos bonitinho para desvalidar o argumento dele, por maior coerência que tenha.

Eu não acredito nem no certo ou errado, pra mim ou pra ninguém, a vida não é binária, isso é uma convenção científica humana, ela é infinitamente mais complexa.

jimmy vandrake
Veterano
# set/10
· votar


Bog

E ainda pode levar para o lado da moral ou ética como valores.
O bem ou mal pode ser ético ou moral, depende da circunstância, dos valores e interesses individuais e coletivos, enfim . . .

Chespirito
Veterano
# set/10
· votar


Existe em qualquer lugar.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
ainda não consegui superar um teólogo que dizia:

o homem não pode ser a forma do homem.

Ou seja, que essa frase é verdadeira, e que toda forma de conduta deve vir de deus, pois somos incapazes de sermos nossos próprio juízes.



O que torna tudo muito mais interessante. Assumindo a premissa da inexistência.

Leucocieetus
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane

Com ou sem deus, acho que o homem nunca foi sua própria forma...

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Leucocieetus

o iluminismo bem que tentou. deu no que deu

Codinome Jones

qual seria a fôrma, o molde do homem? Pink floyd?

froggy
Veterano
# set/10
· votar


Pra mim existe o Fazer e o Não Fazer, cada um sabe o que é certo ou errado pra si.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe certo e errado? Bom ou Mau ? Porque agem como existisse?