Quando homens agem como bichos.

    Autor Mensagem
    Ronin
    Veterano
    # abr/08


    Talvez movidos por um senso desmedido e não direcionado de justiça, que talvez surja da quantidade de injustiças que vemos no dia a dia, um grupo de civis na cidade de Itajaí (Santa Catarina) decide fazer justiça com as próprias mãos.

    Um menino estuprado e um suspeito. Antes de ser localizado pela polícia o suspeito foi encontrado por moradores locais. Chamaram a polícia? Não, resolveram agir como animais, como bichos. O homem (um negro) foi linchado, ferido, surrado, esfaqueado, e o serviço (mal) concluído com um tiro na cabeça.

    A criança e o suspeito estão hospitalizados. Com a estabilização do quadro da criança ela foi apresentada com uma foto do suspeito. Falou que o seu algoz não era negro, pilotava uma bicicleta, e não era a pessoa da foto.

    E agora?

    Que punição merece uma turba que surrou, esfaqueou e atirou contra um homem inocente? Que tipo de indenização pode recuperar este homem do trauma sofrido, não só físico mas também mental? Alguém irá ao hospital ao menos para pedir-lhe desculpas? Pagar-lhe um café?

    Aposto que estão todos em suas casas... aposto que qualquer inquérito policial na região será respondido com "ninguém viu nada, ninguém sabe de nada".

    O 'povinho' precisa aprender a esperar os fatos e provas antes de gritar "culpado" na cara de alguém.

    ...................................................................... ....................
    Notícia: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID =a1828137.xml

    marcio_zav
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tiro na cabeça, e não mataram o cara?

    adnz
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Quando homens agem como bichos.

    Depois que passam no vestibular. Ha-ha-ha.

    Falando sério agora, é foda. Parece aquela história do outro tópico da menina que morreu e todo mundo acha que são os pais. É compreensível que em momentos de dor as pessoas não pensem, mas aí já é demais... Porém, há certos casos em que a justiça deve ser feita com as próprias mãos mesmo, senão a gente espera, espera e nada acontece. Mas sempre lembrando que violência só gera violência e uma boa conversa para esclarecer as coisas sempre funciona (quando duas pessoas racionais estão envolvidas no conflito).

    _Raulzito_
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    "Somos pedras que se consomem."

    Kensei
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Kensei
    · votar


    Lembra os filmes medievais...

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    adnz

    Pois é... pior é que o povo não aprende, vai sempre na onda, transforma suspeitos em culpados, possíveis assassinos em filhos da puta que merecem morrer, e quando se enganam, ninguém assume a merda que fez.

    Ronin

    Foda... =/

    Bizet
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    É esse o lucro que a gente tem quando deixa a emoção passar por cima da razão e age impulsivamente.

    Anny Frozen Heart
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    quantas histórias assim já não aconteceram?
    pareceq nunca vai mudar........

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    Por outro lado, se todo o ladrão/estuprador/assassino soubesse que seria linchado, com certeza não teríamos tantos crimes.

    Não que eu concorde com o ato em si.

    Ronin
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maggie

    Por outro lado, se todo o ladrão/estuprador/assassino soubesse que seria linchado, com certeza não teríamos tantos crimes.


    E quanto o cometeriam sabendo que a mínima prova plantada apontando outra pessoa faria com que um inocente fosse linchado, e a sede de justiça da população assim aplacada?

    As vezes, para a população, o importante é ter um culpado punido, mesmo que o punido não seja o culpado. É a diferença entre a justiça, e a sensação de justiça.

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maggie

    Uma das coisas que eu comecei a perceber aqui no Japão é que a criminalidade não está ligada SOMENTE à impunidade. Conheço os japas, e alguns brasileiros que se acham malandros, e percebo que existe também um fator cultural em jogo.

    Pedro Cal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    A verdade é que a população já está de saco cheio de n ter paz, n ter policiamento, n ter sossego, logico q n concordo com tais atos, porém a solução encontrada pela população é a da justiça com as próprias mãos.

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tiro na cabeça, e não mataram o cara?


    highlander.

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    Ronin
    As vezes, para a população, o importante é ter um culpado punido, mesmo que o punido não seja o culpado. É a diferença entre a justiça, e a sensação de justiça.
    Eu só estava divagando sobre a impunidade.

    Bog
    Realmente, nossa cultura segue a Lei de Gérson.
    =)

    ROTTA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pois é. Isto foi notícia nas TV locais ontém à noite. O ser humano vira bicho quando em situações extremas, mas eu acho que deve-se responsabilizar criminalmente as pessoas que puderem ser identificadas, sim. Além disso, a tendência é de que umas entreguem as outras. Prova de quem nem sempre a voz do povo é a voz de Deus, e de que o senso comum é (muito) falho.

    Abraços.

    ZXC
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: ZXC
    · votar


    Quando homens agem como bichos.

    Tô com Voltaire...""Os grandes crimes são cometidos apenas pelos grandes ignorantes."


    Mas eu tenho que confessar, que existem uns bichos bons por aí...ahahahahah

    Devil Boy
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Devil Boy
    · votar


    O 'povinho' precisa aprender a esperar os fatos e provas antes de gritar "culpado" na cara de alguém.

    Pois é... ehehehe.

    Infelizmente, o senso de "justiça" do brasileiro ainda está na Idade da Pedra...

    Não entenderam ainda a diferença entre o que é justiça e o que é simples vingança sem limites(injusta por definição).
    Não entenderam ainda que a única coisa que nos diferencia de um criminoso hediondo é justamente o fato de não procedermos da mesma forma hedionda.
    Não entenderam ainda que todos, todos sem exceção mesmo, devem ser considerados inocentes(mesmo às vezes não sendo) até que seja provado o contrário.
    Não entenderam ainda que só o Judiciário tem legitimidade para julgar, condenar e punir.

    Quando entenderem isso, talvez deixemos de ser os neandertais de sempre na cadeia evolutiva moral...

    Ronin
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Devil Boy
    Estava rindo, agora a pouco, de alguns comentários nas notícias do site "O Globo".

    As pessoas estão chamando o caso Isabelle de "mais um caso de impunidade". Ca-Ra-Co! As investigações nem terminaram oficialmente, sequer houve um julgamento... o que as pessoas querem?

    Isto me lembra de uma música do Engenheiros do Hawaii:

    querem sangue...querem lama
    querem à força o beijo na lona (e querem ao vivo)

    querem a lágrima doída do ídolo
    caindo em câmera lenta

    querem lutar pelo que amam
    conquistar e destruir o que amavam tanto


    faça um prece pra Freud Flintstone
    acenda uma vela pra Freud Flintstone
    sacrifique o bom-senso no seu altar


    (na areia da arena
    sai de cena por decreto a flor do deserto

    gran finale: última cena:
    no ar pelas antenas a morte do toureiro


    faça uma prece pra Freud Flintstone
    acenda uma vela pra Freud Flintstone
    que o satélite lhe seja leve


    esqueça a prece pra Freud Flintstone
    acenda a vela pra Freud Flintstone
    vamos queimá-lo vivo, enterrá-lo vivo
    o preço é uma prece...pague pra ver
    compre o ingresso...adeus pink Freud Flintstone

    fama fogo fúria fé fã-clube Freud Flintstone
    que o satélite lhe seja leve


    Devil Boy
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Devil Boy
    · votar


    Ronin
    As investigações nem terminaram oficialmente, sequer houve um julgamento... o que as pessoas querem?

    Tudo sensacionalismo dessa mídia sem-vergonha. Mas nesse ponto, eu nem acho isso tão grave. Em qualquer lugar do mundo(principalmente nos EUA), ela sempre adota esse tipo de postura... julgam, condenam e punem, praticamente destruindo a imagem da pessoa. Mesmo que ela seja inocente.

    O problema é quando as pessoas se deixam levar por esse sensacionalismo barato a tal ponto que resolvem passar por cima da lei e fazer a tal da "justiça" com as próprias mãos... isso, em qualquer país dito "civilizado", é inconcebível. Mas aqui, parece que ainda não se deram conta...

    ZXC
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Devil Boy

    Dura lex, sed lex.... auauauaua

    Devil Boy
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    ZXC

    In dubio pro reo est Iuris et de iure.

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ronin
    é foda... postaram aqui uma vez um vídeo do povo linchando um ladrão... =\

    sei lá, por um lado eu até entendo que as pessoas tenham raiva; se alguém fizesse algum mal a um filho meu, eu também ia ter vontade de matar...

    mas quem somos nós pra julgar se alguém merece morrer? li uma frase uma vez: "você não pode devolver a vida a uma pessoa, então não se apresse em condenar alguém à morte"


    Ronin
    Estava rindo, agora a pouco, de alguns comentários nas notícias do site "O Globo".

    As pessoas estão chamando o caso Isabelle de "mais um caso de impunidade". Ca-Ra-Co! As investigações nem terminaram oficialmente, sequer houve um julgamento... o que as pessoas querem?

    eu também não entendo o que as pessoas querem... caramba, não se investiga da noite pro dia! as pessoas também ficam julgando a mãe da menina, chamando de fria...

    eu acho que o que as pessoas querem mesmo é aparecer... sei lá, às vezes tenho a impressão de que não é só a mídia que tá se aproveitando desse caso...(teve até uma menina usando uma foto da isabella pra divulgar o próprio fotolog...)

    Guto EADG
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Guto EADG
    · votar


    Ronin

    a única coisa de "BICHO" nessa história foi eles nao terem sido racionais o suficientes de só fazer isso quando tivessem certeza do suspeito. mas alguem que comete esse tipo de crime MERECE sofrer todo o tipo de barbárie.


    pensar diferente é hipocrisia.

    Ronin
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Guto EADG
    a única coisa de "BICHO" nessa história foi eles nao terem sido racionais o suficientes de só fazer isso quando tivessem certeza do suspeito.

    A questão é... quando é que uma turba desvairada, entre eles incluindo alguém que anda com uma arma, munidos de ancinhos e tochas, tem noção de culpado ou certo/errado?

    Guto EADG
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ronin


    A questão é... quando é que uma turba desvairada, entre eles incluindo alguém que anda com uma arma, munidos de ancinhos e tochas, tem noção de culpado ou certo/errado?


    nesse ponto vc tem razao. mas nao sei em qual contexto isso aconteceu. de repente era alguma comunidade de pessoas muito proximas, e o tal menino muito querido por todos. as pessoas hoje andam a flor da pele. e se esse tipo de "justica com as proprias maos" eh inconcebivel em um "país civilizado" pra mim nao causa estranheza quando falamos de um país onde poucos conseguem ter direito a tal cidadania. parece papo chavão, mas é a realidade.

    Devil Boy
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Devil Boy
    · votar


    Guto EADG
    a única coisa de "BICHO" nessa história foi eles nao terem sido racionais o suficientes de só fazer isso quando tivessem certeza do suspeito. mas alguem que comete esse tipo de crime MERECE sofrer todo o tipo de barbárie.

    Discordo. Isso não é justiça. É vingança, é barbárie. E barbárie só deve ser usada, no máximo, para punir crimes mais-que-hediondos, como difamar Malmsteen. Esses aí tem mais é que ter a língua e as mãos cortadas em praça pública mesmo.

    pensar diferente é hipocrisia.

    Pensar diferente é pensar racionalmente, sem se deixar levar pelas emoções.

    Na Idade Média, havia um sistema de julgamento chamado "ordália". Submetiam o acusado às "provas divinas", para determinar se era inocente ou não... se ele sobrevivesse aos açoites, queimaduras e pancadarias é porque Deus o declarava inocente... se não, era culpado. Mas aí não fazia muita diferença mesmo...

    Por razões óbvias, acho que os Códigos Processuais da lei são mais eficientes e justos que a "justiça popular"(que de justa na maior parte das vezes não tem é nada)... não importa qual o crime, as circunstâncias ou mesmo se é culpado ou não.

    Guto EADG
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Devil Boy

    tipo, eu nao sou nenhum "Ratinho" ou "Datena" (acho q eh isso neh?) que acha que "bandido bom é bandido morto", mas o que eu vejo muito por aí são as pessoas sempre usando dois pesos e duas medidas. o FATO é que existem submundos (e muitos) onde essa justiça do terno e gravata e do papel, não chegam. lembro de uma vez no fórum, um fato que aconteceu no pará que os moradores dum lugar lá paupérimo, cansados de tantos roubos que aconteciam mataram um ladrão (que pelo vídeo, era bem "pé-de-chinelo") porque ele tinha roubado um celular. eu fiquei pasmo. mas imagine vc morar num lugar onde todo os dias várias pessoas sao furtadas, roubadas dentro de casa... e essa tal justiça nao chega. nao havia nem policiamente por lá. o que aconteceu foi o povo dando um "basta".

    nao sou a favor de nenhum tipo de violencia, apesar deste asco irracional (existe asco racional?) que eu tenho com crimes de abuso sexual de crianças. nao é preciso ser nenhum sociologo, pra saber que em lugares onde a justiça civil nao chega, começa a acontecer este tipo de coisa. daqui uns dias teremos eleiçoes para o poder paralelo. salário vitalício.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando homens agem como bichos.