Linha 4 Amarela - Metrô de São Paulo

Autor Mensagem
TG Aoshi
Veterano
# out/11
· votar


Ainda não notei essa superlotação nos trens e plataformas da linha amarela que vocês estão falando.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


TG Aoshi

os trens circulam até que vazios, mas dá uma chegada na estação paulista ou pinheiros 18h00...

kiki
Moderador
# out/11
· votar


tambourine man
TG Aoshi
mas entao, esse é o problema. o trem não ta cheio, e tá com intervalo de 4 minutos (mais que o dobro das linhas comuns, ou seja, ta com menos da capacidade total).
no entanto a transferencia da paulista-consolação tá toda enroscada!

e aí vem com essa desculpa mimimi falta fazer a linha 5. não fez por que não quis, o primeiro trecho foi inaugurado em 2002!

=========

quem tiver interesse, saiu uma materia legal na epoca sp (revista muito legal [/not]) sobre a linha 4, tem umal inha do tempo dos problemas que deu. teve 3 acidentes fatais durante a construção.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


kiki

tem o link? o google nao me ajudou?

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


tambourine man
acho que nao tem online, eu li na revista... vou ver se depois escaneio

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


tô tomando choque direto ao encostar nos corrimões metalicos! PQP! Linha de merda!!!

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


tambourine man
tem o link? o google nao me ajudou?
http://imageshack.us/photo/my-images/713/epocalinha41.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/35/epocalinha42.jpg/

acho que pra conseguir ler tem que fazer o download...

vale a pena ver a linha do tempo no segundo par de paginas.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


kiki

valeu, lendo aqui

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


kiki

metrô é um péssimo investimento, não? Não é muito mais rápido fazer corredor de ônibus, bike, e fazer a CPTM andar?

putz, mas tem que tirar espaço dos carros... esquece, vamos desperdiçar dinheiro

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


tambourine man
metrô é um péssimo investimento, não?

depende

se a demanda for muito grande (dezenas de milhares de pessoas), o custo se dilui.
uma linha de metro vale 3 corredores de onibus bons em capacidade de transporte (nao essas porcarias que a sptrans faz aqui, algo mais proximo do corredor ABD que sai do jabaquara).

o que é realmente desperdicio de dinheiro é fazer o modo de transporte errado pra capacidade.
metrô pra demanda pequena sai caro.
corredor de onibus pra demanda muito grande tambem sai caro.

XBK
Veterano
# nov/11
· votar


Desculpe, mas não posso concordar que metrô seja um péssimo investimento. Pelo menos, não em São Paulo.

Concordo com Kiki.

Espero que a Linha Amarela seja logo concluída. E espero mais ainda pela Linha Laranja.

Somente com uma malha ampla e ramificada é que poderemos tirar automóveis das ruas e "diluir" o número de usuários do Metrô pelas linhas.

Ainda teremos que ter muito investimento nesse setor, mas, se gasto de forma honesta, não creio que nenhum centavo seja mal empregado.

Precisamos ainda transformar a CPTM em Metrô. Mas para isso, terá que aumentar consideravelmente o número de composições (como muitos devem saber, trem opera com horários e metrô com intervalo).

TG Aoshi
Veterano
# nov/11
· votar


XBK
como muitos devem saber, trem opera com horários
huahuahua!
Ah! Se fosse assim...

kiki
algo mais proximo do corredor ABD que sai do jabaquara
Nunca usei nos horários de pico durante a semana, mas sempre funcionou muito bem.

TG Aoshi
Veterano
# nov/11 · Editado por: TG Aoshi
· votar


tambourine man
os trens circulam até que vazios, mas dá uma chegada na estação paulista ou pinheiros 18h00...

As estações estão horríveis mesmo, agora é pior andar na Luz do que na Sé.

Só acho ainda não tem nada que se equipare com a lotação (e falta de educação) dos trens da linha vermelha lá pelas 17h e os trens da CPTM em horário de pico.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


kiki
XBK

não dá para esperar, isso é para ontem. Só o metrô é visto como opção de transporte, bike e busão é para a ralé. Até quando?

XBK
Veterano
# nov/11
· votar


TG Aoshi

Às vezes falha em razão de fatores adversos (meteorológicos, falha de sistema, roubo de fios....).

Mas o princípio é esse.

Eu mesmo utilizava muito o trem para ir da estação Ipiranga até Franco da Rocha e só me lembro de duas vezes (em razão dos trilhos estarem debaixo d'água próximo a Caieiras) do horário não bater.

Isso em 1994. Tinha uma tabela de horários nas estações. E não era horário "redondo" ou aproximado. Era tipo 14:23h, 15:17h... e o trem parava na estação exatamente nos horários.

Hoje me parece que tiraram as tabelas de horários e colocaram também intervalos, a fim de aproximar das condições do Metrô para, acredito, fazerem uma integração.

Entretanto, esses intervalos são de 6 a 15 minutos, SMJ. Enquanto que os intervalos do Metrô sejam menores (se também não tiver problemas adversos, como alguém que impede a porta de fechar, um depressivo extremo que se jogou na linha...)

XBK
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man

Alguém gabaritado poderia te responder. Na minha modesta opinião, acho que ônibus deveriam ser alimentadores do sistema de Metrô.

Usar bicicleta hoje em São Paulo tem que ter "aquilo roxo". Eu não me arriscaria. Ninguém respeita uma ciclovia. Acredito em bicicleta caso o transporte público seja eficiente a ponto de tirar muitos carros da rua e alguns ônibus (no caso, metrô).

Mas é claro que isso não será em um curto espaço de tempo.

Como pode ser visto pelo site oficial do Metrô, ainda teremos que esperar muito:

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/rede_essencial/rede_essencial_05.s html

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


tambourine man
não dá para esperar, isso é para ontem. Só o metrô é visto como opção de transporte, bike e busão é para a ralé. Até quando?

não é só metrô, acontece que enquanto tentar resolver só com baixa e média capacidade, vai sempre ficar apertado.
ce deve lembrar da inauguração do ccorredor rebouças (2004). não durou um ano, ficou transbordando de gente.
tem que ter transporte pesado, de monte. e tambem os outros.

ce quer uma solução rapida?
pra mim, a unica solução rapida e eficiente é reduzir drasticamente o uso de automóvel e deixar os onibus fluirem.

por exemplo, toda via que tiver ao menos 3 faixas por sentido, duas sao exclusivas do onibus.
isso aumentaria muito a capacidade dos onibus sem quase nada de investimento. mas quem topa uma briga dessa?

XBK
(como muitos devem saber, trem opera com horários e metrô com intervalo).
cara, nao é tão simples assim. to a tres anos tentando responder essa questão - o que diferencia trem de metrô - e ainda não consegui...

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


XBK
Como pode ser visto pelo site oficial do Metrô, ainda teremos que esperar muito:

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/rede_essencial/rede_essencial_05.s html


isso aí ja nao vale mais... o metro joga planos fora mais rapido do que constroi as linhas...

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


kiki
pra mim, a unica solução rapida e eficiente é reduzir drasticamente o uso de automóvel e deixar os onibus fluirem.

exato, isso é rápido de ser feito

XBK
Veterano
# nov/11
· votar


Kiki

Como dá pra ver que você gosta do assunto de transportes (dentre eles, o metrô), segue um link de um fórum de discussão específico sobre Transporte Ferroviário.

Mas tem que ter muita paciência para ler tudo.

Tem tópico sobre Linha 4, 3, 2, 18 - Ouro (que o Governo diz que ficará parcialmente pronta para a Copa, em razão do aeroporto de Congonhas), etc.

Caso você tenha paciência e conseguir entender a questão de diferenças, por favor, faça um resumo para este preguiçoso (rsrs).

http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?s=af8b37d80b56fa16c664f 23f2fc3d2f5&f=1880

XBK
Veterano
# nov/11
· votar


Kiki

Para não desvirtuar o assunto proposto neste tópico e não alongar com as "descobertas" feitas no fórum acima, destaco um que tentou dar algumas definições básicas acerca de transporte ferroviário:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=487662

O que confirma que a CPTM não mais se utiliza de horários, mas de intervalos (colocação Enviado: 9/nov/11 16:20).

Desculpe por sair do foco proposto neste tópico (Linha 4 Amarela).

Abraço

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


XBK

como esse fórum é sobre tudo, sair do assunto um pouco é normal, nem esquenta. Se quiser criar um tópico sobre isso também, vai fundo

XBK
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man

Não tenho conhecimento suficiente para criar um tópico de transporte ferroviário.

Estou dando uma olhada nos tópicos do fórum que indiquei acima. Os caras lá são verdadeiros "noias" por transporte sobre trilhos. Tudo o que você pensar em falar sobre o assunto, já discutiram lá.

Então, eu abrir um tópico para falar sobre isso, seria perda de tempo e pretensão demais.

Fica a dica

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


XBK
destaco um que tentou dar algumas definições básicas acerca de transporte ferroviário:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=487662


ah sim, o skyscraper, eu conheço.
realmente é dificil acompanhar tudo que eles postam lá, tem uma legião de fanaticos pelo assunto. confesso que já tentei e não consigo acompanhar o ritmo, mas de tempos em tempos consulto o que rola por lá.

gostei do tópico que voce achou, muito interessante.
voce ve como não é simples a questão...

se quer um dado mais objetivo pra distinguir trem de metro, acho que pode pensar na distancia entre estações
ambos tem alta capacidade (mais que 40.000 passageiros por hora por sentido).
metro tem distancias medias de estação <1km (lá eles falam 800m)
trem tem distancias maiores, até uns 5km (lá eles falam 1.200m).

mas não é tão simples mesmo...

Desculpe por sair do foco proposto neste tópico (Linha 4 Amarela).
fique à vontade!

Os caras lá são verdadeiros "noias" por transporte sobre trilhos. Tudo o que você pensar em falar sobre o assunto, já discutiram lá.

só há que tomar cuidado... eles entendem sim muito do assunto, mas ao mesmo tempo são absolutamente tecnocratas e conservadores.
as poucas vezes que eu vi alguem questionar alguma ação do governo foi massacrado.

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


nossa mano, achei um video muito bom no youtube!



Benva
Veterano
# nov/11
· votar


O que foi aquilo em Pinheiros ontem à tarde, hein? Gritaria, empurra empurra, muitíssima gente subindo, muitíssima gente descendo, estação fechada por alguns minutos e princípios de briga.

E eu que achava a Sé ruim quando dava problema na Linha 3. D:

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar


A linha amarela ta funcionando aos sabados?

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


Bob Mauley

Tá funcionando todos os dias, o tempo todo. Quer dizer, quase o tempo todo, quando não dá problema. =P

Xeper
Veterano
# nov/11
· votar


O que foi aquilo em Pinheiros ontem à tarde, hein? Gritaria, empurra empurra, muitíssima gente subindo, muitíssima gente descendo, estação fechada por alguns minutos e princípios de briga.

Agora sim... a estação foi finalmente batizada.
Teve quebra quebra tbm?

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


Xeper
Teve quebra quebra tbm?


Olha, não vi nada quebrado, mas acho que houve tentativa. Uma hora ouvi uns barulhos de gente batendo nos vidros na plataforma, e era barulho de muita gente batendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Linha 4 Amarela - Metrô de São Paulo