Autor |
Mensagem |
Palermo Veterano |
# mai/10
· votar
guilherme_90 Aí que está o problema. Não 'gosto' de cálculo assim, tipo acho interessante porque ajuda muito no raciocínio, mas é do tipo que não sou fã mesmo..
Literalmente.. Faça educação fisica euahuaehea..
Capaz. mas se nao quer muitos calculos faça sistemas de informação. O restante é puro calculo.
|
GProtti Veterano |
# mai/10
· votar
Literalmente.. Faça educação fisica euahuaehea.. Melhor resposta do tópico!
|
Bog Veterano
|
# mai/10
· votar
Atomic todos os programadores realmente bons q eu conheço sao autodidatas e ja sabiam programar antes do curso
Apesar de eu ser autodidata, tem coisas que nunca passaram pela minha cabeça antes de ter feito faculdade. Em especial, eu acho que aprendi sozinho coisas como construções específicas de C ou C++ - nenhum professor veio me explicar como fazer uma struct ou soisa do tipo - mas não sabia nada sobre estruturas de dados ou complexidade de algoritmos. Eu nem sabia a diferença entre usar uma lista encadeada e um vetor, não sabia que existia busca binária, e estruturas complexas em forma de árvores de busca heurística não passariam nem nos meus sonhos. E algo como um algoritmo genético (que eu já usei na prática mesmo) me soaria como uma esquisitice sem tamanho.
r2s2
Em suma, da mesma forma que existe uma diferença entre 1. ser alfabetizado, 2. conhecer gramática e ortografia, e 3. saber escrever literatura/notícias/roteiros de cinema; existe uma diferença entre 1. conhecer uma linguagem de programação, 2. saber programar, e 3. saber O QUE programar. ;)
|
Guilherme 90 Veterano |
# mai/10
· votar
Bog
Cara, você ainda faz alguns programas, quando tem tempo ?
|
Bog Veterano
|
# mai/10
· votar
guilherme_90
Como assim "quando tem tempo"? Eu programo enquanto estou no trabalho. Nao faco softwares para usuario final, mas programinhas para coleta e analise de dados e prototipos/testes de conceito (alguns enormes) fazem parte da minha rotina.
|
TerraSkilll Veterano |
# mai/10
· votar
Bog Apesar de eu ser autodidata, tem coisas que nunca passaram pela minha cabeça antes de ter feito faculdade (2)
(...) estruturas de dados ou complexidade de algoritmos. Eu nem sabia a diferença entre usar uma lista encadeada e um vetor, não sabia que existia busca binária, e estruturas complexas em forma de árvores de busca heurística não passariam nem nos meus sonhos (...) Estruturas de dados é algo que dificilmente um programador "autodidata" pega para estudar, e é uma das coisas mais interessantes (e complicadas) da computação, algo que, quando você entende (ao menos os conceitos), muda totalmente sua forma de pensar.
Em suma, da mesma forma que existe uma diferença entre 1. ser alfabetizado, 2. conhecer gramática e ortografia, e 3. saber escrever literatura/notícias/roteiros de cinema; existe uma diferença entre 1. conhecer uma linguagem de programação, 2. saber programar, e 3. saber O QUE programar. ;) Perfeito.
guilherme_90 Aí que está o problema. Não 'gosto' de cálculo assim, tipo acho interessante porque ajuda muito no raciocínio, mas é do tipo que não sou fã mesmo.. Não precisa amar matemática, apenas entender que ela é necessária e aprender o que for passado. A maioria dos alunos da minha turma (eu inclusive) está longe de gostar de coisas como derivadas e funções, mas tivemos que estudar e ponto final. Quem não encara isso como parte do aprendizado acaba caindo fora.
Algo que acho que você deve se atentar é que matemática (e sua amiga física) é uma parte do que é estudado em um curso superior de computação (seja CC, SI, Redes, Engenharia, etc). Há muitas outras coisas a se aprender, que pouco ou nada têm a ver com matemática (como Língua Portuguesa, presente na grade de algumas instituições). O curso é de computação, não de matemática.
Abraços.
|
r2s2 Veterano |
# mai/10
· votar
Bog Em suma, da mesma forma que existe uma diferença entre 1. ser alfabetizado, 2. conhecer gramática e ortografia, e 3. saber escrever literatura/notícias/roteiros de cinema; existe uma diferença entre 1. conhecer uma linguagem de programação, 2. saber programar, e 3. saber O QUE programar. ;)
Mas em um curso de CC eu saberei muito do 1, aprenderei muito do ferramental necessário para o 2 e o 3 é meio que um dom, vem em insights, certo?
|
Atomic Veterano |
# mai/10
· votar
Bog Apesar de eu ser autodidata, tem coisas que nunca passaram pela minha cabeça antes de ter feito faculdade. Em especial, eu acho que aprendi sozinho coisas como construções específicas de C ou C++ - nenhum professor veio me explicar como fazer uma struct ou soisa do tipo - mas não sabia nada sobre estruturas de dados ou complexidade de algoritmos. Eu nem sabia a diferença entre usar uma lista encadeada e um vetor, não sabia que existia busca binária, e estruturas complexas em forma de árvores de busca heurística não passariam nem nos meus sonhos. E algo como um algoritmo genético (que eu já usei na prática mesmo) me soaria como uma esquisitice sem tamanho.
fato, eu tambem provavelmente n teria estudado isso fora da facul mas se o cara quiser estudar isso por conta propria material tem aos montes :)
guilherme_90
da uma olhada no curriculo da facul q vc pretende fazer pra ver quanta matematica tem (se tiver duvida sobre o que eh alguma materia posta aqui q a gente tenta ajudar - materias de computaçao geralmente tem nomes pouco explicativos)
r2s2 Mas em um curso de CC eu saberei muito do 1, aprenderei muito do ferramental necessário para o 2 e o 3 é meio que um dom, vem em insights, certo?
vc tera que aprender por conta propria algumas linguagens, aprendera na facul algoritmos e estruturas de dados q podem ser aplicados em varias linguagens e precisara do talento nato pra saber o que fazer com isso tudo
|
Guilherme 90 Veterano |
# mai/10
· votar
Atomic da uma olhada no curriculo da facul q vc pretende fazer pra ver quanta matematica tem (se tiver duvida sobre o que eh alguma materia posta aqui q a gente tenta ajudar - materias de computaçao geralmente tem nomes pouco explicativos)
Tem matemática sim, só no primeiro semestre. Veja a grade curricular do curso:
http://www.univicosa.com.br/portal/hotsite/vestjulho2010/internaT.php? curso=desenvolvimentoweb
|
TerraSkilll Veterano |
# mai/10
· votar
r2s2 Bog Em suma, da mesma forma que existe uma diferença entre 1. ser alfabetizado, 2. conhecer gramática e ortografia, e 3. saber escrever literatura/notícias/roteiros de cinema; existe uma diferença entre 1. conhecer uma linguagem de programação, 2. saber programar, e 3. saber O QUE programar. ;)
Mas em um curso de CC eu saberei muito do 1, aprenderei muito do ferramental necessário para o 2 e o 3 é meio que um dom, vem em insights, certo?
Em um curso de CC, o objetivo não é (ou ao menos não deve ser) formar um programador, mas sim uma pessoa com visão ampla da área de computação e capaz de aplicá-la em várias áreas, desenvolvendo ou não software. Então, em CC, você saberá um tanto do 1 (pois muito depende disso), um tanto do 2 e bem mais do 3. O 3 não depende necessariamente de ter um dom, mas sim de adquirir uma visão global da computação. Como qualquer área, talento nato ajuda, mas é esforço que faz diferença.
Abraço.
|
Bog Veterano
|
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar
r2s2 Mas em um curso de CC eu saberei muito do 1, aprenderei muito do ferramental necessário para o 2 e o 3 é meio que um dom, vem em insights, certo?
Não! Digo isso porque desenvolver software não é simplesmente programar, é decidir o que e como programar para resolver determinado problema da melhor forma possível.
Um bom curso de CC ensina os conceitos que estão por trás de tudo quanto é linguagem de programação, o que ocorre por baixo dos panos. Também ensina técnicas gerais, algoritmos e estruturas que se aplicam a várias linguagens e servem para resolver problemas recorrentes. Seria como aprender "técnicas de narrativa" para "contar uma história", onde a "história" é o software.
Mas para usar de fato essas coisas você precisa se acostumar com linguagens e ferramentas específicas. Precisa conhecer a sintaxe da linguagem X, saber como a linguagem Y implementa um certo conceito estuado em aula, ou como escrever um algoritmo estudado em aula usando a ferramenta Z. Ou seja, além de saber "técnicas de narrativa", para escrever essa "história" você precisa conhecer a gramática e ortografia de um idioma, além de saber operar uma máquina de escrever*. Essas coisas dificilmente são abordadas em profundidade em um curso de CC que segue padrões internacionais. No geral, espera-se que o aluno seja capaz de aprender elas por conta própria. MAS o mercado muitas vezes exige que o profissional conheça a fundo uma linguagem/ferramenta/ambiente específico - e neste ponto, cursos de Tecnólogo vão bem mais direto ao ponto.
Além disso, existe outra coisa. O cara pode saber técnicas de narrativa, e ter domínio sobre o idioma, mas acima de tudo precisa saber escrever uma boa história. Da mesma forma, conhecer conceitos e técnicas de programação e dominar ferramentas e linguagens de programação não torna a pessoa apta a criar softwares que resolvem problemas práticos. Aqui, não tem mágica. Eu acho que nenhum curso realmente ensina isso para a pessoa. É o tipo de coisa que só se tem com talento e prática; ou prática e MAIS prática.
Como isso é um fórum de música, posso também fazer uma analogia com músicos: um bom curso de CC ensinaria teoria, escalas, harmonia, e explicaria por que um bend faz o som de um bend. Mas não ensinaria a regular pedaleira ou a trocar as cordas de uma guitarra com Floyd Rose. Deixaria por conta do aluno treinar as técnicas e escalas vistas em aula, só exigindo o seu uso em trabalhos práticos. Já para pegar isso tudo e fazer uma música que preste, aí são outros 500...
*Vamos usar a máquina de escrever para não confundir a Ferramenta do escritor com a Ferramenta do desenvolvedor de software.
|
Bob do recife Veterano |
# mai/10
· votar
desisti de ciencia da computação, hoje faço publicidade.
nao me arrependo! :)
|
Leo Zanon Veterano |
# mai/10
· votar
Fui ontem na UFSCAR e curti o curso de ciência da computação.To pensando seriamente nesse curso.O foda é passa...=/
|
Mr. Joe Veterano |
# mai/10
· votar
A galera entra em Ciência da Computação pensando que vai aprender linguagens e que irá fazer um jogo com gráficos perfeitos e ficar bilionário.
Na realidade, lá você somente irá aprender a LÓGICA da programação (isso mesmo, você não vai aprender nenhuma linguagem), não irá aprender a usar nenhum modelador ou algo do tipo, portanto: sem jogos. E enfim, basicamente isso é para quem quer aprender a lógica do negócio.
Se você quiser montar um joguinho feliz, seja rico e gaste MUITO, MUITO MESMO em: designers, programadores, host para o servidor (caso seja online), suporte ao cliente (0800), moderadores online (caso seja online, novamente) e uma porrada de coisas. (ou faça faculdade de tudo que inclua informática e tente criar sozinho)
|
Atomic Veterano |
# mai/10
· votar
guilherme_90 Tem matemática sim, só no primeiro semestre. Veja a grade curricular do curso:
http://www.univicosa.com.br/portal/hotsite/vestjulho2010/internaT.php? curso=desenvolvimentoweb
na ementa n tem web 2.0, ajax, flash, asp.net/python/perl/ruby, p2p, streaming, css e trocentas outras coisas... me parece meio incompleto pra um curso de desenvolvimento web mas essa ta longe de ser minha area de atuaçao entao n tenho como opinar muito
|
Atomic Veterano |
# mai/10
· votar
Mr. Joe A galera entra em Ciência da Computação pensando que vai aprender linguagens e que irá fazer um jogo com gráficos perfeitos e ficar bilionário.
Na realidade, lá você somente irá aprender a LÓGICA da programação (isso mesmo, você não vai aprender nenhuma linguagem), não irá aprender a usar nenhum modelador ou algo do tipo, portanto: sem jogos. E enfim, basicamente isso é para quem quer aprender a lógica do negócio.
Se você quiser montar um joguinho feliz, seja rico e gaste MUITO, MUITO MESMO em: designers, programadores, host para o servidor (caso seja online), suporte ao cliente (0800), moderadores online (caso seja online, novamente) e uma porrada de coisas. (ou faça faculdade de tudo que inclua informática e tente criar sozinho)
deixa de besteira, da muito bem pra criar jogos sozinho, inclusive tem um campeonato muito doido onde vc cria um jogo em 48h chamado ludum dare
|
Mr. Joe Veterano |
# mai/10
· votar
Atomic deixa de besteira, da muito bem pra criar jogos sozinho, inclusive tem um campeonato muito doido onde vc cria um jogo em 48h chamado ludum dare
Cara, já criei vários jogos sozinho. Mas, tais jogos pessoais ficam muito longe de serem profissionais.
|
Atomic Veterano |
# mai/10
· votar
Mr. Joe
fala isso pros 2 caras q criaram braid ;)
|
TerraSkilll Veterano |
# mai/10
· votar
Atomic na ementa n tem web 2.0, ajax, flash, asp.net/python/perl/ruby, p2p, streaming, css e trocentas outras coisas... me parece meio incompleto pra um curso de desenvolvimento web mas essa ta longe de ser minha area de atuaçao entao n tenho como opinar muito Acho que as tecnologias a serem usadas estão "embutidas" nas disciplinas que o curso oferece. A descrição lá não é específica, mas acho que isso que você colocou está incluso em
Programação para Internet Ementa: Histórico do HTML até os dias atuais; Conceitos Básicos da Aplicação Web; Tecnologias para sistemas web; Tecnologias de Client-Side e Server-Side; Ativação (Módulos Compilados e Scripts Interpretados); formulários; métodos POST e GET; introdução a orientação à objetos; Java script e múltiplos scripts; uso banco de dados; fundamentos de XML e transformações XSL
dentre outras disciplinas. Só não está explícito no anúncio.
Mr. Joe Na realidade, lá você somente irá aprender a LÓGICA da programação (isso mesmo, você não vai aprender nenhuma linguagem) Negativo. Aprende-se sim programação, mas esse não é o foco do curso. Como exemplo, para aprender a lidar com estruturas de dados, você tem que aprender alguma linguagem (nem que seja pseudocódigo). Estuda-se também os conceitos de muitas linguagens, como linguagens procedurais, orientadas à objetos, funcionais, lógicas.
Mr. Joe Atomic É perfeitamente posssível criar jogos, tanto simples quanto complexos, sozinho. A questão não é nem a capacidade técnica, mas tempo e recursos. Dividir o trabalho em uma equipe auxília nos dois aspectos, já que o programador não precisa se preocupar com a trilha sonora ou com o enredo, e o designer de estágios não precisa saber ponteiros em C (e por aí vai). Você pode querer competir com a Ubisoft sozinho no seu quarto, mas consegue lançar um Splinter Cell no mesmo tempo que eles?
(...)inclusive tem um campeonato muito doido onde vc cria um jogo em 48h chamado ludum dare Se não me engano, há um em que o prazo é de 24h, mas é em equipe (pequenas, média de 5 pessoas).
Abraços.
|
Guilherme 90 Veterano |
# mai/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar
na ementa n tem web 2.0, ajax, flash, asp.net/python/perl/ruby, p2p, streaming, css e trocentas outras coisas... me parece meio incompleto pra um curso de desenvolvimento web mas essa ta longe de ser minha area de atuaçao entao n tenho como opinar muito
Bom, na grade não tem mesmo isso. Mas eu to duvidando que não tenha pelo menos CSS cara. Porque já que é um curso voltado só pra Web, é mais que obrigação ter CSS. Os outros eu já não sei te dizer, essas linguagens de programação que você citou depende da instituição mesmo. No curso PHP predomina o curso todo.
Mas como o amigo de cima disse Acho que as tecnologias a serem usadas estão "embutidas" nas disciplinas que o curso oferece. A descrição lá não é específica, mas acho que isso que você colocou está incluso em
Na grade não está especificando MUITO o conteúdo do curso, até porque se fosse fazer isso acho que seria um livro. Sendo totalmente pra Web eu tenho quase certeza que esses irão cair durante a faculdade, até porque ela é muito conceituada por aqui.
|
r2s2 Veterano |
# mai/10
· votar
Atomic TerraSkilll Bog
Valeu pelas explicações!
|