O limite entre ontem, hoje e amanhã

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# mai/10


Quando é 0:00.

O que é?

Considerem o segundo zero também.

Um milionésimo de hoje?
Um centésimo de ontem?
A um centésimo do amanhã?

Qual a mínima medida aferível de tempo?

Benjamin_the_Linus
Veterano
# mai/10 · Editado por: Benjamin_the_Linus
· votar


Konrad
não é possível q ele seja limite entre "ontem, hoje e amanhã" ao mesmo tempo.

até pq, quando são 00:00 com 0 segundos já é considerado o começo de outro dia.

portanto a partir do momento q esse horário chega, ele vira o limite entre hoje e ontem.

e enquanto o momento não chega, ele é o limite entre hoje e amanhã.

espero ter ajudado

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


passou de 23:59:599999999999999... é hoje.
E este número que eu postei faz parte do ontem, depois que ele passar.

Qual a mínima medida aferível de tempo?

http://alltheuniverse.blogspot.com/2010/05/batido-recorde-mundial-do-m enor-tempo_18.html

Agora, cientistas alemães levaram essa precisão a um limite inimaginável eventualmente até pelos cidadãos do século 21.

Günter Steinmeyer e seus colegas do Instituto Max Born demonstraram a capacidade de medir o tempo com uma incerteza de 12 attossegundos. (Isso para um Físico é quase mágico!) Um attossegundo equivale a 10 elevado a 18 segundos, ou 0,000000000000000001 segundo.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


cara, já é o outro dia... 00:00:00.000000000 é já e o outro dia.

não deu pra filosofar

GuitarHouse
Veterano
# mai/10
· votar


Existe dúvida?

23:59:59 de 18 de maio de 2010.

00:00:00 de 19 de maio de 2010, ué.


Qual a mínima medida aferível de tempo?
é o 'tempo de planck"

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Benjamin_the_Linus
até pq, qunado são 00:00 com 0 segundos já é considrado outro dia.

Ou o segundo zero pertence a dois dias? Ao hoje e ao amanhã...... caso contrário, os dias teriam quantidades de segundos diferentes.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad

p q?

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


nao faz diferença
voce vai ter virado mais um dia no OT do memso jeito.

Benjamin_the_Linus
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Ou o segundo zero pertence a dois dias? Ao hoje e ao amanhã...... caso contrário, os dias teriam quantidades de segundos diferentes.

muito pelo contrário, se o segundo 0 pertencesse a dois dias é q haveria uma diferença de segundos.

Todos os dias possuem o seu segundo 0, não há diferença oO

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


GuitarHouse
Existe dúvida?

23:59:59 de 18 de maio de 2010.

00:00:00 de 19 de maio de 2010, ué.


Ah.
Não é tão simples quanto parece.

Veja bem:

Você mesmo me diz que o dia 18 de maio teve 23 horas e 59 e segundos, já que a completude do minuto traz o outro dia.

The Root Of All Evil
Günter Steinmeyer e seus colegas do Instituto Max Born demonstraram a capacidade de medir o tempo com uma incerteza de 12 attossegundos. (Isso para um Físico é quase mágico!) Um attossegundo equivale a 10 elevado a 18 segundos, ou 0,000000000000000001 segundo.

Bom.... isso ai invalida minha ideia da existência de um ponto zero, suspenso entre o hoje e o amanhã.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


então a tua pergunta não o que a gente pode aferir, mas qual o menor número que a gente pode contar.... daí acho que ninguém vai te dar uma resposta.... nunca. Mas o dia sempre termina.

GuitarHouse
Veterano
# mai/10
· votar


Um attossegundo equivale a 10 elevado a 18 segundos, ou 0,000000000000000001 segundo.
tá errado. é 10 elavado a "menos" 18.


Tempo de planck, que citei acima, é teoria, mas é 10 elevado a "menos" 43.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
The Root Of All Evil
Günter Steinmeyer e seus colegas do Instituto Max Born demonstraram a capacidade de medir o tempo com uma incerteza de 12 attossegundos. (Isso para um Físico é quase mágico!) Um attossegundo equivale a 10 elevado a 18 segundos, ou 0,000000000000000001 segundo.

Bom.... isso ai invalida minha ideia da existência de um ponto zero, suspenso entre o hoje e o amanhã.


Aliás..... não.

Se eu basear minha ideia no conceito de percepetibilidade da fruição do tempo....

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar



Bom.... isso ai invalida minha ideia da existência de um ponto zero, suspenso entre o hoje e o amanhã.



p q ????

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


GuitarHouse
Tempo de planck, que citei acima, é teoria, mas é 10 elevado a "menos" 43.

Bom... ainda não invalida meu argumento.

thebassx
então a tua pergunta não o que a gente pode aferir,

Era uma pergunta circunstancial. ;)


Mas o dia sempre termina.

Quando? e esse vácuo entre o hoje e o amanhã?

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


thebassx
Bom.... isso ai invalida minha ideia da existência de um ponto zero, suspenso entre o hoje e o amanhã.


p q ????


Já mudei de ideia. Veja o post acima do seu!

GuitarHouse
Veterano
# mai/10
· votar


Se for circunstancial, nem existe "hoje" e "amanha". É só claro e escuro.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Simples, são os dois, depende do jeito que escreve, se escreve 12:00 quer dizer que é de ontem, se escreve 0:00 quer dizer que é de amanhã. Os dois estão certos.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, tu tá viajando. É exatamente aquilo ali que eu falei. O tempo é contínuo !!!

O tempo é o mais perfeito exemplo de continuidade e tu vem aqui me falar em 'ponto de suspensao entre hoje e amanha', 'qual o menor tempo aferível' .... não tá falando coisa com coisa. Desculpa.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Benjamin_the_Linus
portanto a partir do momento q esse horário chega, ele vira o limite entre hoje e ontem.

e enquanto o momento não chega, ele é o limite entre hoje e amanhã.

espero ter ajudado


Ajudou sim.

Villts
Veterano
# mai/10
· votar


Aniversário da minha namorada hoje \o/

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Konrad: Qual a mínima medida aferível de tempo?

com certeza é o pentelhésimo de segundo.

Espero ter ajudado.

:-)

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


thebassx
Cara, tu tá viajando. É exatamente aquilo ali que eu falei. O tempo é contínuo !!!

O tempo é o mais perfeito exemplo de continuidade e tu vem aqui me falar em 'ponto de suspensao entre hoje e amanha', 'qual o menor tempo aferível' .... não tá falando coisa com coisa. Desculpa.


Veja bem, meu caro.

Muito embora o dia não tenha exatas 24 horas, assim pressupomos par aefeitos práticos.

Contudo, conforme o Guitarhouse postou:

23:59:59 de 18 de maio de 2010.

00:00:00 de 19 de maio de 2010, ué.



Pois então.

O dia 18 de maio que começou às 0:00, teve 23:59 minutos, já que ele se encerrou ás 23:59 minutos; posto que às 0:00, já era dia 19.

Entendeu?

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


thebassx
O tempo é o mais perfeito exemplo de continuidade e tu vem aqui me falar em 'ponto de suspensao entre hoje e amanha', 'qual o menor tempo aferível' .... não tá falando coisa com coisa. Desculpa.

Aliás, o tempo não é nada contínuo.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Konrad

Eu não entendi bem a sua idéia.

Veja, o dia começa 00:00:00 e termina 23:59:59

Quando o 23:59:59 recebe completamente 1 (na menor das medições de tempo que seja) ele vira 00:00:00 e ai acabou o dia anterior e começou o atual.

Esta é a definição, não tem espaço entre um e o outro, todos têm a mesma quantidade de tempo, o que pode haver é a nossa incapacidade de medir o tempo em escalas muito pequenas, mas elas continuam acontecendo do mesmo jeito, nós é que não podemos medir, portanto, não há espaço entre o 23:59:59 e o 00:00:00 que caracterizem um espaço entre um dia e outro, há apenas a nossa imprecisão em determinar exatamente o momento exato, como há esta precisão pra determinar qualquer coisa, inclusive as relacionadas a medidas de tempo.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mai/10
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Limit_%28mathematics%29

Benjamin_the_Linus
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
pense como se vc tivesse 365 músicas numa lista, para serem executadas por um player qqr.
todas elas tem a mesma duração.

Quando uma acaba a seguinte começa a tocar. E se a última termina de tocar, o player começa desde a 1ª novamente.

Nesse caso, o segundo "0" da música 2, por exemplo pertence somente a ela. Não é um momento comum de ambas as músicas 1 e 2.

É assim também com o passar dos dias

GuitarHouse
Veterano
# mai/10 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Konrad
Sei onde vc quer chegar nessa viagem entre "limite" e menor tempo.


Se o tempo é sempre divisível, o intervalo entre 23:59:59 e 00:00:00 pode ser infinitamente divisível.

e nunca se saberá o exato momento em que é um ou outro. Logo, precisaria saber a menor medida possível, para se saber qual é o próximo passo desse menor número e saber que ali estamos entre o hoje e o amanha.

Mas esse numero ainda é divisivel, ainda que não se possa medir. Assim, impossível responder a sua pergunta...

kohler1000
Veterano
# mai/10
· votar


Qualquer horário que está sendo vivenciado é HOJE. Não existe ontem nem amanhã, na prática, apenas na imaginação.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
O dia 18 de maio que começou às 0:00, teve 23:59 minutos, já que ele se encerrou ás 23:59 minutos; posto que às 0:00, já era dia 19.

E o dia 19 também terá 23:59:59 minutos pelo mesmo motivo.


Mas cabe lembrar uma coisa, esta definição de ontem, hoje, amanhã, dia, noite, 24 horas... tudo isto é falho e invenção humana.

Os dias não devem mesmo ter 24 horas exatamente, os dias não devem ter a mesma duração...

Mas se fossemos admitir que os dias fossem perfeitos e tudo mais, dai não teria erro nenhum nas definições de tempo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O limite entre ontem, hoje e amanhã