Dentistas - Será que lavam e esterilizam os utensílios?

Autor Mensagem
TeXuGo TuNeLoSo
Veterano
# abr/10
· votar


Opa se lavamos e esterelizamos...

Sou dentista, isso faz parte do dia-a-dia mesmo, a cada paciente...
r2s2 disse tudo, desde os cuidados com as barreiras dos equipamentos (proteção com filme de pvc trocada a cada paciente dentre outras) até os mecanismos de esterilização e descarte de material descartável / pérfuro-cortante.

Porém não vou negar que já vi muito dentista que não tem taaaaantos cuidados assim com a "contaminação cruzada" entre os pacientes ou mesmo entre os pacientes e ele mesmo. Como todo profissional não importando a área que ele atua, existem profissionais e profissionais hehe...

r2s2
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker
Eita!
Está aí a anti-matéria =P


Hahaha.

Esse aparelho é até barato (R$ 261), mas eu nunca conheci nenhum dentista que usasse.

Burning Aces

Pois é, as iatrogenias são bem comuns entre os dentistas, pois manipulam muito os tecidos humanos, mas normalmente são bem simples, como aftas e feridas causadas pela anestesia, uma leve laceração da gengiva causada pelas brocas ou curetas e um leve desgaste em dentes próximos à área trabalhada.

Mas há casos mais sérios, como fratura de dentes, exposição pulpar (atinge o "nervo" do dente, gerando necessidade de tratamento de canal), secção de feixes nervosos, fratura de mandíbula e outros. Tirando a exposição pulpar, esses outros casos são beeeem raros, mas acontecem.

Agora, a iatrogenia mais comum é justamente a que os dentistas são menos preparados para diagnosticar e resolver. É o desequilíbrio oclusal causado por fatores como restaurações altas, baixas ou com anatomia inadequada, bem como por falta de dentes (extraídos sem serem repostos). Essa rola direto.

Burning Aces
Veterano
# abr/10
· votar


r2s2

Mandou bem na explicação!

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


r2s2

Informações do produto
Desintegra agulhas a 1680°C, com resíduos livres de contágio.


Barato mesmo!

Isso serve só para agulhas? =P

r2s2
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker
Barato mesmo!

Isso serve só para agulhas? =P


Só, mas vale lembrar que um dentista pode usar até umas 10 agulhas por dia, pq a cada paciente usa-se pelo menos uma agulha.

Pode usar até mais, pois há a agulha curta, para anestesias mais superficiais, e a mais longa, para as mais profundas, como aquela do nervo alveolar inferior (dos dentes da mandíbula), que anestesia metade da língua (isso pq anestesia "sem querer" o sublingual), os dentes só desse lado até o incisivo central e a pele do queixo, só do lado anestesiado. Todo mundo que extraiu os sisos se lembra dessa anestesia.

Agulhas

Essas agulhas de anestesia são muito finas, logo elas entortam muito facilmente, aí precisa trocar. Elas são muito baratas (uns 20 centavos cada), então nego usa sem dó nem piedade. Para uma cirurgia, é recomendável deixar 2 de cada já no álcool iodado. Numa clínica com 5 dentistas, pode-se usar umas 50 em um dia bem movimentado. Aí vale a pena comprar um desses.

r2s2
Veterano
# abr/10
· votar


seek n destroy
no que eu vou,tem tipo um microondas pequeno que esteriliza as ferramentas

Cara, se vc estiver falando de uma estufa, aquelas que tem até em salões de beleza, corra!

É um método que não é o mais indicado. Ele até funciona, mas tem tudo para dar errado. Sabe a lei de Murphy? Pois é, nesse caso não é só uma coisa que pode dar errado, mas umas trezentas!

Devido a isso, eu só confio em esterilização em autoclaves. É bem comum encontrar esse tipo de autoclave em consultórios odontológicos. Essas são muito eficazes.

Tudo bem, elas custam de 2 a 3x mais que as estufas, mas são tão mais eficazes e simples de utilizar que valem bem mais a pena.

Aliás, nos consultórios modernos é muito difícil se encontrar estufas, mesmo pq existem autoclaves que fazem o serviço em 5 minutos, enquanto a estufa demora bem mais que isso, de uma a duas horas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dentistas - Será que lavam e esterilizam os utensílios?