Dentistas - Será que lavam e esterilizam os utensílios?

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# abr/10


Um dentista tem mais ou menos umas 20 consultas ao dia.

Será que eles lavam com um produto especial ou esterilizam os utensílios? Será que dá tempo?

Passo no dentista e um pouco depois de um paciente sair eu já sou chamado, colocando em minha boca espelho, jatinho de água, sulgador de baba, etc etc etc.

E aí?

GiulianoB
Veterano
# abr/10
· votar


poisé ... particular não sei mas certa vez fui num posto publico e fiquei apavorado com a imundicia da sala do dentista.. quase desisti de ficar lá hehe

seek n destroy
Veterano
# abr/10
· votar


no que eu vou,tem tipo um microondas pequeno que esteriliza as ferramentas

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


Um dentista tem mais ou menos umas 20 consultas ao dia.

er.. lógico

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


Meu primo é dentista, e pelo que sei as normas são bastante rígidas.

Existe o que é pra ser descartado e o que pode ser esterilizado, e conforme uma regulamentação, até o lixo de um consultório odontológico tem um destino especial.

Moa Assunção
Veterano
# abr/10
· votar


Esses dias estive pensando nisso...

TWT ICE
Veterano
# abr/10
· votar


se não for tratar num açougueiro sim

eles tem vários kits, ai quando chamam o outro paciente pegam um esterealizado, e o sujo vai pra lavar do modo certo

BokuWa
Veterano
# abr/10
· votar


Já te passou pela cabeça que ele pode ter vários conjutos de utensilios? Dessa forma não perderia tempo, só no fim dia colocaria tudo na estufa e pronto.

Prog-metal
Veterano
# abr/10 · Editado por: Prog-metal
· votar


-Toolbar-
Será que lavam e esterilizam os utensílios?
não, eles enfiam no cú e depois na boca dos pacientes .

Trololo
Veterano
# abr/10
· votar


Sempre que vou fico pensando se eles limpam aquele maldito espelhinho! e aquele sugador tb

xavy
Veterano
# abr/10
· votar


ae, mais um motivo pra evitar consultar com dentistas rsrs

Jiuvaskala
Veterano
# abr/10
· votar


po, hoje eu fui no dentista depois de muuuuitos anos..hahahahah

paulinho pc
Veterano
# abr/10
· votar


é a mesma coisa que ficar pensando se a comida que vem da cozinha do restaurante,não tem catota da cozinheira gorda que usa um lenço na testa suada.

Melhor não pensar nessas coisas.

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


paulinho pc
é a mesma coisa que ficar pensando se a comida que vem da cozinha do restaurante,não tem catota da cozinheira gorda que usa um lenço na testa suada.

Pô, nem é.
Uma coisa é comer uma comida de procedência trash, que é "apenas" bem nojento, mas eles tão falando de material cirúrgico, algo que pode infeccionar tua boca e te deixar igual o Fofão.

Bob do recife
Veterano
# abr/10
· votar


vou ao dentista regularmente, todo santo mes... ja faz uns 8 anos..
(uso aparelho :P)

se ele nao esterelizam, eu ja estaria com mil doenças...

entao, creio que eles limpam direitinho..

r2s2
Veterano
# abr/10
· votar


Claro que sim.

Normalmente temos vários kits de atendimento.

Há certos dentistas que só não esterilizam as canetas, pq são caras, mas o ideal é que se esterilize tudo.

Aliás, o processo todo de lavagem e esterilização é bem simples e rápido. A parte da autoclave, que é a esterilização, demora no máximo 30 minutos.

r2s2
Veterano
# abr/10 · Editado por: r2s2
· votar


-Toolbar-
Será que eles lavam com um produto especial ou esterilizam os utensílios? Será que dá tempo?

Existem aparelhos que fazem a remoção do grosso da sujeira, as cubas de ultrassom.

Demora 10 minutos. Depois é só passar uma água e uma escovinha, secar e mandar para a autoclave, que como já disse, demora no máximo 30 minutos.

Passo no dentista e um pouco depois de um paciente sair eu já sou chamado, colocando em minha boca espelho, jatinho de água, sulgador de baba, etc etc etc.

O espelho é tão barato que vc recebe ele de brinde quando entra em congressos. O cabo é um pouco mais caro, mas nem chega a 10 reais (os simples, claro).

Ou seja, dá para ter uns 5 fácil.

O sugador é descartável, mas a mangueira não. Então, entre cada paciente, passa-se álcool 70 e aplica-se uma camada de papel filme. Isso dá para fazer em 3 minutos.

O jatinho (seringa tríplice), em tese, não entra em contato com a boca, mas ainda assim deve-se passar o álcool 70 e protegê-la com o papel filme. Tem gente que coloca um canudo cortado no caninho de onde saem o ar e a água. Existem até proteções dessas descartáveis tb, parecem uma camisinha.

Para deixar bem claro, ocorre uma revolução entre um paciente e outro. A auxiliar vem, tira todo o intrumental, passa álcool 70 em quase tudo que tem qualquer contato (mesmo que indireto) com o paciente, bem como são protegidos pelo papel filme todos os itens que o dentista toca com as mãos, como alças da base, o pegador do foco (a luz) etc.

O dentista retira a luva, lava as mãos depois de um paciente e antes de outro.

Há toda uma cadeia rígida de biossegurança que não é complicada, por isso nos bons consultórios é raríssimo ocorrer qqer tipo de infecção cruzada.

paulinho pc
Veterano
# abr/10
· votar


Minow
algo que pode infeccionar tua boca e te deixar igual o Fofão.

ah sim,é verdade.O lance é muuuuuito mais sério se tratando de saúde bucal.Já pensou ficar igual o fofão?Putz...no meu caso,melhoraria muito a minha cara...=]

r2s2
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker
Existe o que é pra ser descartado e o que pode ser esterilizado, e conforme uma regulamentação, até o lixo de um consultório odontológico tem um destino especial.

Exatamente. E ainda há uma destinação ainda mais especial para certos itens. São aquelas caixas amarelas onde se colocam as agulhas, lâminas de bisturi etc.

Aliás, alguns dentistas usam um desintegrador de agulhas, onde vc enfia a agulha e sai... nada!

r2s2
Veterano
# abr/10
· votar


BokuWa
Já te passou pela cabeça que ele pode ter vários conjutos de utensilios? Dessa forma não perderia tempo, só no fim dia colocaria tudo na estufa e pronto.


Nem precisa esperar o fim do dia. Conforme o tamanho da clínica a autoclave pode ficar o dia todo trabalhando. Dá para trabalhar tranquilo com uns 3 kits completos e mais uns 3 básicos (só espelho, pinça, cureta e sonda. Às vezes uma tesoura).

Tripa-Seca
Veterano
# abr/10
· votar


paulinho pc

Eu num acho que eles enfiam no cú os instrumentos de trabalho...pra que eles fariam isso né? mó sem necessidade..

paulinho pc
Veterano
# abr/10
· votar


Tripa-Seca
Eu num acho que eles enfiam no cú os instrumentos de trabalho...pra que eles fariam isso né? mó sem necessidade..


É verdade man,mesmo porque,existem outras profissões aonde indivíduos introduzem outros instrumentos em suas respectivas cavidades retais.

Tripa-Seca
Veterano
# abr/10
· votar


paulinho pc

É então, eu acho que você fez um mau julgamento dos caras aí pow..

paulinho pc
Veterano
# abr/10
· votar


Tripa-Seca
É então, eu acho que você fez um mau julgamento dos caras aí pow..

eu?
aonde?

Acho que vc fez confusão entre os post´s.Dá uma olhada:

Prog-metal
[i]-Toolbar-
Será que lavam e esterilizam os utensílios?
não, eles enfiam no cú e depois na boca dos pacientes .
[/i]

Certo?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/10
· votar


Sim, pode ver que a "assistente" sempre vai à sala do dentista após um paciente sair. Se ela não for, o próprio dentista faz o serviço. :)

Simonetti
Veterano
# abr/10
· votar


Sim, fazem. Eles têm mais de um jogo de material. Eles são lavados e esterilizados.

Alguns dentistas, com agendas mais lotadas (como o meu), chegam a ter 10-15 jogos de equipamentos.

Minha namorada é dentista e já me explicou que se um dentista não fizer isto e for compravado que ele não fez, ele pode até perder o CRO.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


O que eu vou lava com uma esponja.

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


r2s2
Aliás, alguns dentistas usam um desintegrador de agulhas, onde vc enfia a agulha e sai... nada!

Eita!
Está aí a anti-matéria =P

Burning Aces
Veterano
# abr/10
· votar


Um dia eu encontrei a minha dentista no orkut e vi que ela estava na comunidade "DENTISTAS IATROGÊNICOS". A descrição da comunidade era algo como:

"para todos os dentistas q assim como eu são iatrogênicos e não suportam cagadas dos doutores por aí rsrsrsrsrsssssssssssss"

Pensei: "WTF?"

Fui procurar no Gugou o que era IATROGÊNICO. Eis que leio no dicionário inFormal: "Palavras relacionadas: imperícia medicina."

Pensei que todos meus dentes iam cair da noite pro dia.






Até eu ler isso:
"... um dos capítulos mais importantes da ciência médica atual é a iatrogenia, que cuida dos males provocados pela ação do médico, ou pelo tratamento por este prescrito."

Ahhhhhhhh, assim sim :)

Chespirito
Veterano
# abr/10
· votar


A minha dentista sempre lava e esteriliza de uma por uma, vejo ela vem fazendo isso desde sempre. =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dentistas - Será que lavam e esterilizam os utensílios?