XNA - Desenvolvimento de Games

Autor Mensagem
Mr. Joe
Veterano
# mar/10
· votar


Palermo
Man, tive uma experiência bem rápida com ele.
Foi do tipo "amiguinhos-style". Daqueles planos de "fazer joguinhos lecais c/ os miguxos"...

São poucas as diferenças. Até pq XNA "usa C#". e C# é extremamente igual a Java.

Mas, as diferenças que dá pra notar de cara, é que XNA "dá tudo mastigadinho", é realmente o jeito mais fácil de começar no mundo dos games.

Já o Java3D, dá pra apanhar bastante, ahaha.

Outra diferença é a "manutentabilidade".
Pra consertar um bug, no XNA é facílimo, até pq normalmente são poucas linhas de código em XNA.

Já em Java3D, pode ser qualquer coisinha, que já acontece um bug bem chato.

Mr. Joe
Veterano
# mar/10 · Editado por: Mr. Joe
· votar


froggy
O Java3D necessita um modelador pra algumas coisas...
Pra outras, você pode desenhar com o próprio Java. (mais complicado)

Aliás, você pode fazer milhões de coisas em 3D só com Java puro, "desenhando com os códigos". Mas é bem mais complicado.

Ele é só "os pés da cadeira".

Mr. Joe
Veterano
# mar/10
· votar


Mas, se quiser um projeto futuramente "profissional", é bom Java3D.

já li em algum lugar que alguns jogos famosos (que esqueci o nome) foram feitos com Java + Lua (linguagem de script imitando C, mas bem legalzinha de se mexer).

Palermo
Veterano
# mar/10
· votar


Mr. Joe
Muito obrigado pela explicação.
Pra consertar um bug, no XNA é facílimo, até pq normalmente são poucas linhas de código em XNA.
Já em Java3D, pode ser qualquer coisinha, que já acontece um bug bem chato.


Nesta explicação ai já me deixa feliz em usar XNA. Hehehehe.

Java3D seria bom estudar em outro momento, lendo isto acredito que pra TCC seria meio complicado, até pq é pouco tempo pra fazer muitas coisas. Preciso mesmo de agilidade.

Mr. Joe
Veterano
# mar/10
· votar


Palermo
Aliás, boa sorte. ;)
Depois posta o resultado aí.

Palermo
Veterano
# mar/10
· votar


Mr. Joe
Aliás, boa sorte. ;)
Valeu cara.

Depois posta o resultado aí.
Com certeza, na medida que vou avançando no TCC irei postando aqui.

froggy
Veterano
# mar/10
· votar


Mr. Joe
entendi,vlw ai!

Palermo
Veterano
# mai/10
· votar


E ai galera.
Resolvi mudar minha ferramenta de desenvolvimento para a Unity3d, pois na parte 3d pesada mesmo o XNA ainda é fraco. Um exemplo claro é que ele ainda não possui suporte a bones. Tem que ser feito tudo no braço.

Estou estudando pela documentação da unity, porém se alguém puder indicar alguma apostila boa ou tutorial que explique bem a parte de scripts com exemplos e tudo mais eu agradeço.

DarkMakerX
Veterano
# mai/10
· votar


Palermo
Esse Unity3D é free?

Pelo que vi tem o Pro e o Free, é isso mesmo?

Palermo
Veterano
# mai/10
· votar


DarkMakerX
Isso.
Da uma olhada:
www.unity3d.com

TG Aoshi
Veterano
# mai/10
· votar


Palermo
A Unity parece bem legal, vou ver se aprendo mais tarde! Tô bem ocupado com o UDK por enquanto. Aliás, falando nisso vou deixar dois demos do último build da UDK:





JP AWAY
Veterano
# mai/10
· votar


Há um tempinho atrás eu usava o Game Maker.
É uma boa ferramenta pra fazer jogos e até programas, com suporte a 3D (pena que não é lá essas coisas o 3D dele).
Ele dispõe de uma linguagem própria de programação a GML (Game Maker Linguagem) que é facil de aprender. Se lhe interessar, acessa aew: www.gamemakerbrasil.com ; www.yoyogames.com .

Atomic
Veterano
# mai/10 · Editado por: Atomic
· votar


a primeira versao desse programa eu fiz em xna

o principal problema do xna eh a questao da compatibilidade.. tem q ter as versoes certas do windows, do .net, do directx do windows installer e altos outros componentes - sem falar q nem roda em placas de video mais antigas

o ponto forte dele eh poder programar em c#, que na minha opiniao eh uma linguagem fantastica.. mas tem outras opçoes tambem (managed directx, wrappers de opengl ou sdl, gdi32)

mesmo na minha turma de computaçao o povo tava com dificuldade de botar o treco pra funcionar ai acabei desistindo dele e fiz meu proprio renderizador


o quente agora pra fazer games de maneira mais facil parece ser a unity.. no campeonato ludum dare (de fazer um jogo em 48h) sempre tem um monte de gente usando

Palermo
Veterano
# mai/10
· votar


Atomic
o quente agora pra fazer games de maneira mais facil parece ser a unity

É o que eu espero cara. To estudando bastante, o problema que não encontrei tutoriais que prestam a não ser os proprios da Unity, que por sinal é muito bem documentada.
O que eu precisaria era exemplos de script.

TG Aoshi
Veterano
# mai/10
· votar


Palermo
To estudando bastante, o problema que não encontrei tutoriais que prestam a não ser os proprios da Unity, que por sinal é muito bem documentada.

Então, não sei se já postaram aqui no tópico, mas entra no 3D Buzz, que lá tem tutoriais de Unity 3D. Ainda não dei uma olhada, mas pela qualidade dos de UDK, pode esperar boa coisa!

Mr. Joe
Veterano
# mai/10 · Editado por: Mr. Joe
· votar


Resolvi fazer um joguinho bem básico de um carro que anda na estrada.

Estou fazendo os gráficos/texturas com o 3ds Max.
Muito bom, mesmo. Algumas animações meio complicadas, mas no geral bem "easy".

Já deixo a dica (e propaganda), haha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a XNA - Desenvolvimento de Games