Dicas de Intercâmbio

Autor Mensagem
Bartolomeu
Veterano
# fev/10


Boas.
Bom pessoal,ano passado terminei o 3º colegial e ainda não passei no vestibular.Esse ano eu não fiz nada além de ficar em casa estudando,mas ta sendo difícil ficar em casa o dia inteiro,então pensei em fazer algum tipo de intercâmbio pra aprimorar o inglês,conhecer uma cultura nova e sair da rotina diária.
Inicialmente estou pensando em fazer algum curso de 1 mes +/- e ainda estou confuso para onde ir.

Procurei na internet e li algumas coisas sobre a Irlanda e me interessei pois lá seria mais barato coisa e tal.

Daí venho pedir a ajudar de vcs aqui,dicas de quem já tem alguma experiência ou até mesmo algum aventureiro que nem eu e que queira dividir quarto e essas coisas(haha).
Gostaria que vcs entrassem em detalhes de como que é a vida,as pessoas,rotina etc.

Desde já grato!

Fenrisulfr
Veterano
# fev/10
· votar


Bartolomeu
Dicas de Intercâmbio


Mude de país.

McBonalds
Veterano
# fev/10
· votar


Dicas de Intercâmbio

Dependendo do que você for fazer, é jogar dinheiro fora.
Mil vezes você botar uma mochila nas costas e ir por conta própria do que depender de agências e pacotes prontos.

Excelion
Veterano
# fev/10 · Editado por: Excelion
· votar


Cara, quando tinha 16 anos, fui pra Glasgow, na Escócia.

Legal e tudo, mas a libra mata a pau a felicidade, o mesmo vale pra Irlanda. Se for na República da Irlanda, o Euro é menos mal, mas mesmo assim...

Já fui pra Austrália também, em Melborne, muito massa, recomendo mesmo.

O esquema mesmo é Vancouver. Acabei de voltar de lá (dessa vez não era intercâmbio nem mochilão e sim um curso mesmo), e de todos os lugares que conheci, acho que só perde pra Amsterdam e Berlin, mas tem a vantagem de ser mais barato que ambos.

Se estiver a fim de literalmente "cair no mundão", tem esse site aqui que me ajudou no meu mochilão BASTANTE: http://www.couchsurfing.org/

Não vou falar o que é, abre aí e lê. Depois fala aqui se se interessou ou não. Ou se já conhecia!

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Excelion
Tou pensando em picar o bonde pra Toronto, talvez em 2012. Não sei se vou voltar não.

kohler1000
Veterano
# fev/10
· votar


Um mês só não vale a pena.
Você vai se arrepender até o cu de não ficar mais tempo, quando tiver arrumando as malas.

Excelion
Veterano
# fev/10
· votar


Minow

Cara, Toronto conheço só de vista, passei 1 semana só lá.

Mas olha, é aquela coisa, enquanto Vancouver é a melhor cidade pra se morar no Canadá e 3º melhor no mundo, Toronto tem mais oportunidades e também tem uma proximidade com cidades economicamente e politicamente importantes, como Detroit, Ottawa e até mesmo New York. Enquanto Vancouver fica perto de Seattle e é isso.

No quesito beleza, fica num empate, talvez Vancouver seja só um pouquinho mais bonita.

Carol_line
Veterano
# fev/10
· votar


1 mês não é intercâmbio, é passeio.
Fique mais tempo, arrume um emprego, viva a cultura do lugar. Fiquei 8 meses em Chicago e 1 mês na Philadelphia, foi mto bom. Tô querendo voltar pra lá.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Excelion
É barato morar aí?
Tipo, é tranquilo ganhar dinheiro e dá pra se manter com pouca grana?

kohler1000
Veterano
# fev/10
· votar


Carol_line

1 mês não é intercâmbio, é passeio.


Sucinta e eficaz.

Bartolomeu
Veterano
# fev/10
· votar


McBonalds
Mil vezes você botar uma mochila nas costas e ir por conta própria do que depender de agências e pacotes prontos.

Isso eu tenho um pouco de receio cara,pq tipo,eu nunca sai do Brasil e eu só viajo com os meus pais,daí de uma vez colocar a cara no mundo não sei como eu iria me sair.

Excelion
Ae mano valeu a dica do site, mais eu vou começar aos poucos pra ter experiência.Valeu a dica mesmo assim,vou favoritar o site pro futuro.

kohler1000
Carol_line
Valeu a dica. 1 mês era só uma ideia. Pode ser bem mais que isso

Excelion
Veterano
# fev/10 · Editado por: Excelion
· votar


Minow

Toronto não tenho uma idéia legal, mas Vancouver...

Bem, é caro. Com pouca grana dá pra se manter se você estiver disposto a viver uma vida de legionário, e tem que cozinhar. Se souber cozinhar fica complicado.

Se estiver a fim de apenas sobreviver, umas 600 doletas canadenses ao mês deve dar, se você cozinhar você mesmo e evitar comer fora, dá pra chegar aos 500 ou menos. O grande problema é aluguel. A melhor coisa que você pode fazer é ir pra uma república, que aí pelo menos pra mim ficou 300 CAD ao mês, porque eu estava dividindo com mais 4 amigos o aluguel da casa que era absurdos 1200 CAD ao mês, e isso porque era numa localização meio ruim, bem longe do centro.

Toronto deve estar por aí também. O grande problema como sempre é o aluguel. Sem aluguel, você conseguiria sobreviver de esmola.

No quesito transporte, se você tiver cara de novo, você consegue comprar (e usar) o Concession FareCard pra menores de 19 que é 42$, senão é 72$. Esses FareCards, é um por mês (passe do mes de agosto, setembro e assim em diante), mas com ele é locomoção livre, em um número ilimitado de zonas na Greater Vancouver (Vancouver, North Vancouver, West Vancouver, Surrey, Burnaby, Richmond, Langley, Aldergrove e Squamish), seja de metro ou ônibus, e isso meu amigo é uma "mão na roda". E o transporte público é excelente diga-se de passagem.

Tivertimailaif
Veterano
# fev/10
· votar


Bartolomeu
Putz, se eu fosse rico, iria para a nova zelandia ou australia

McBonalds
Veterano
# fev/10
· votar


Bartolomeu
Isso eu tenho um pouco de receio cara,pq tipo,eu nunca sai do Brasil e eu só viajo com os meus pais,daí de uma vez colocar a cara no mundo não sei como eu iria me sair.

Pois é, mas aí é só se metendo mesmo pra ver, senão você nunca vai saber. O máximo que você pode fazer é tomar um trem errado e ir parar em outro país, mas aí você aproveita e conhece aquele país também ;)
Na minha opinião, essa é realmente a única maneira de se vivenciar a cultura de um país estrangeiro no todo, convivendo com nativos no dia-a-dia. Todo resto é ilusão.

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


Excelion
o aluguel da casa que era absurdos 1200 CAD ao mês, e isso porque era numa localização meio ruim, bem longe do centro.

Puta merda.
Quanto seria um apzinho (pode ser micro, só pra mim) mais no centro?
E qual a boa, usar transporte público ou comprar um carro (assim que der)? Se for tipo nos EUA que você compra um carro bom com 3, 4k...
Meu tio mora em Quebec, eu acho que poderia ficar um tempo com ele até me resolver, mas o lance é que eu queria ir direto pra Toronto.
Até 2012 eu me resolvo.

Excelion
Veterano
# mar/10 · Editado por: Excelion
· votar


Minow

Esse preço pra cima cara. Em downtown um apzinho "kitnet" só achei de 1250 pra cima.

Carro é barato, mas só compensa se você for ficar coisa de 2 anos em diante. Mas aí é com você, o preço é na média do preço dos EUA. Só fica de olho nos impostos, eu não sei quais impostos você teria que pagar, porque eu não comprei carro, mas posso perguntar.

Mas vai morar com seu tio por um tempo pra ver se você se adapta e tudo e se ele mora em Montréal, você vai desistir de Toronto!

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


Excelion
Ele não mora em Montreal, mora numa cidade menor, esqueci o nome.
Na real tanto faz, eu só quero sair desse lugar e conhecer pessoas novas.

Rato
Veterano
# mar/10
· votar


Bartolomeu
Isso eu tenho um pouco de receio cara,pq tipo,eu nunca sai do Brasil e eu só viajo com os meus pais,daí de uma vez colocar a cara no mundo não sei como eu iria me sair.


tem q aprender a se virar guras.

Simples ... traça um roteiro, junte uma grana e siga em frente

:)


claro, estude o possível e imaginável sobre o país que vc deseja visitar

:)

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


*
Intercambio em Londres
1 Ano em Londres com TUDO incluso + passagem aérea por apenas U$ 3.990
www.londonconnexion.com.br
*
Intercâmbio Londres 1 ANO
qualidade,segurança e preço justo Tudo INCLUSO por U$ 4.010..confira!
www.intercambioconnexion.com.br
*
Intercâmbio Cultural
Por que Pagar Mais Caro? Ótimas Opções de Intercâmbio no RJ
www.bexintercambio.com.br


Isso ta nos anúncios Google do fórum


Espero ter ajudado

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


*
Trabalhar Estudar Canadá
Invista na sua carreira Faça um estágio no exterior
wishcanadabr.wordpress.com
*
Intercambio Vancouver
Curso Técnico Inglês Francês TOEFL Veja Ofertas Para Diversas Cidades!
www.MundialIntercambio.com.br

kohler1000
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki

1 Ano em Londres com TUDO incluso + passagem aérea por apenas U$ 3.990


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK
Mas que piada.

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Parece que está uma febre ir pra Irlanda ultimamente.

Será que mudou muito de 2008 pra hoje?

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/13
· votar


galera, desculpa upar o topico assim, mas é o seguinte:
atualmente eu estou trabalhando numa escola que dá cursos de informatica, atuando na area de infraestrutura, oque tem sido muito vantajoso, visto que estou aprendendo muito sobre diversas areas da informatica
porem, entrei aqui sabendo oque aprendi fuçando e tal, é logico que futuramente preciso aprimorar meus conhecimentos com uma formação superior, a minha cidade (maringa-pr) é conhecida pela grande parcela populacional de orientais, o que fez com que eu simpatizasse pelo povo, e comecei a pensar seriamente em fazer um intercambio para o japão

fazer um curso superior lá nessa area da informatica mesmo, e voltar (não pretendo morar lá), acham que daria um resultado positivo? eu pensei nisso, além de tudo (visto que o japão é um polo da industria tecnológica) pela motivação que eu teria, acho que apesar de tudo, sai um pouco da rotina morar em outro lugar (mesmo que pra estudar)

Bog
Veterano
# set/13
· votar


The Man Who Sold The World

No geral, uma graduação na área de computação em uma boa universidade brasileira (normalmente, as públicas) não fica devendo para qualquer universidade normal do Japão. Se você for para uma das universidades tops de lá, tem a vantagem dos recursos, laboratórios equipados e tal, mas a concorrência para entrar é monstruosa, e obviamente você precisa ser fluente em japonês, além de dominar conteúdos que não são vistos no ensino médio no Brasil, como cálculo diferencial e integral. E claro, caso você queira fazer concurso público no Brasil, vai precisar revalidar o diploma, o que é um pesadelo, que pode levar mais de 1 ano e exigir que você faça quase metade da graduação de novo em uma universidade daqui.

Por isso tudo, acho que não vale muito a pena fazer uma graduação inteira em computação por lá. Vale mais fazer uma graduação em uma boa universidade no Brasil, ter boas notas, e ir lá como intercambista (por um período curto de tempo), ou melhor, ir para fazer mestrado ou doutorado, com bolsa. Foi o que eu fiz, e a experiência foi fantástica, lifechanging, altamente recomendável mesmo. Acabei até ficando 3 anos a mais que o previsto por lá, trabalhando como pesquisador em uma empresa. Até hoje, quase 2 anos depois de ter retornado ao BR, eu volta e meia me questiono se não devia ter ficado por lá mesmo...

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/13
· votar


Bog
entendi... no caso eu conheço mtas pessoas que vieram do japão, faria um curso e manteria contato diariamente para aperfeiçoar meu japones
não mediria esforços para tentar entrar em alguma faculdade, ou até mesmo, ir lá para aprender mais sobre minha profissão (as vezes pode valer a pena tambem), o que acontece (pode até ser uma ilusão minha) é que não vejo muitos investimentos na area tecnologica aqui no brasil
até pq conheço gente bem avançada na area que passa mais tempo fora do brasil do que aqui, sou novo, isso faz eu ter paciência, talvez um tempo a mais investido nisso compense lá na frente

Viciado em Guarana
Veterano
# set/13
· votar


Se você for para uma das universidades tops de lá, tem a vantagem dos recursos, laboratórios equipados e tal, mas a concorrência para entrar é monstruosa, e obviamente você precisa ser fluente em japonês, além de dominar conteúdos que não são vistos no ensino médio no Brasil, como cálculo diferencial e integral.

Ta louco! Não dá pra competir com esses orientais não!

Bog
Caramba! É tão difícil pra revalidar o diploma assim?
Isso é pra qualquer área?

J x V x
Veterano
# set/13
· votar


Minha vida anda dando merda pra caralho, tô planejando algo também.

Bog
Veterano
# set/13
· votar


The Man Who Sold The World
faria um curso

Heheh, eu pensava que em 1 ano morando no Japão, estaria fluente. Quase 7 anos depois, estava longe disso. :( Minha esposa também, ficou mais que 5 anos lá, fazendo provas e lendo livros em japonês, mas no final ainda estava longe de ser fluente.

Eu ainda acho que um intercâmbio de curta duração + um mestrado ou doutorado posterior é o melhor caminho. Você vai tendo uma base boa de Computação, e pode conseguir uma bolsa para se manter. É um plano a longo prazo.

Viciado em Guarana
Caramba! É tão difícil pra revalidar o diploma assim?

Sim. O que acontece é que você precisa revalidar o curso como sendo equivalente a um curso oferecido por uma universidade federal brasileira. Eles vão avaliar toda a grade curricular, e para cada disciplina do curso da UF, eles podem:

1. Dar equivalência com uma disciplina cursada no exterior.
2. Aplicar uma prova de equivalência para aquela disciplina.
3. Concluir que o conteúdo não foi coberto no exterior, e exigir que a disciplina seja feita no Brasil.

Em certas áreas, o processo também pode envolver uma prova aplicada pelo conselho da classe, como é o caso da medicina.

Para mestrado e doutorado, o processo pode ser um pouco menos dolorido para quem fez graduação em uma universidade federal. A pessoa pode mandar o processo para a mesma universidade onde fez graduação, e se foi um bom aluno e conseguiu ficar na memória dos professores do departamento, o processo corre sem maiores problemas (mas demora). Do contrário, uma junta de professores vai analisar a tese/dissertação e conceder ou não o grau de mestre/doutor válido no Brasil. Eles podem até cobrar uma nova defesa do trabalho, mas nunca vi isso acontecer.

No meu caso, eu estava na melhor das situações: o processo da revalidação do meu doutorado foi para o meu orientador do mestrado. Mesmo assim, a revalidação demorou mais que 1 ano para sair, e eu precisei enfrentar um monte de burocracia e ficar atento a certas datas (em algumas universidades, como foi o meu caso, os processos só podem ser abertos em determinada data, 1 vez por ano, e com vagas limitadas!). O Brasil é meio hostil com quem estuda fora, parece que você volta e é recebido não como alguém que traz coisas boas para o país, e sim como alguém a se olhar com desconfiança, malandro até que se prove o contrário...

Viciado em Guarana
Veterano
# set/13
· votar


Bog
Aff! Depois esse bando de populistas ficam falando de boca cheia que estão incentivando que o aluno estude fora do país.

Bom saber disso aê!
Pois com toda essa palhaçada aê, se tu conseguir "ganhar a vida" lá fora não compensa voltar não.

Snakepit
Veterano
# set/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Bog
Aproveitando que tu esta por aqui.

Na tua opinião quais as chances de um programador auto didata no mercado de trabalho?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Intercâmbio