Formatos: Aac x Mp3

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


TG Aoshi
Editei.
Não estou dizendo que o encoder dele seja ruim, mas com certeza estamos fazendo coisas diferentes. Não é possível dar tanta diferença assim, até mesmo no tamanho! A qualidade do arquivo dele me pareceu de AAC HE, que como eu constatei na outra página, é uma bosta.

*Edit*
É, realmente, não podemos estar fazendo a mesma coisa.
Se parar pra analisar o meu teste cego só com o mp3 e o lossless, vai ver que eu acertei tudo. O que me quebrou foi esse AAC que não tem qualidade de AAC. Quando eu faço aqui fica claramente melhor que o mp3 e não tem essa variação de tamanho tão grande. E dessa vez usei direto o Max, que eu achei que usava o mesmo encoder do iTunes, mas parece que não.

Gianyny
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Ou, da uma olhada nos seus recados lá no seu perfil, eu deixei um lá.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Gianyny
Já te respondi.

TG Aoshi
Veterano
# fev/10 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Minow
Pois é, com toda certeza o encoder que ele usou não deve ser grande coisa, pra não falar que é um lixo. Tenho certeza que se usar um encoder "top", os resultados serão bem diferentes, ainda mais pelos resultados prévios que você mencionou. Acho isso muito legal pra ilustrar que antes de se preocupar com um bitrate alto, as pessoas também deveriam (aprender a) levar em consideração o encoder utilizado, pode fazer uma diferença enorme.

Minow
And the meek shall inherit the earth
Fiz uma pesquisa extremamente rápida e tosca, mas acho que o Nero é pra AAC, o que o LAME é pra mp3. Fica aí a sugestão pra um novo teste. =D

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


TG Aoshi
Eu acho que o problema não está exatamente no encoder que ele usou. O Handbrake (um programa de conversão e ripagem) usa o mesmo encoder, já usei e sempre tive um resultado satisfatório. Acho que é alguma coisa na configuração que ele usou, que claramente não foi a mesma que a minha. O arquivo está muito comprimido, o que dá pra notar até pelo tamanho.

Sobre usar o Nero ou sei lá o que, realmente não vou me preocupar tanto com isso. Dos encoders que eu usei, todos tiveram resultados similares nas mesmas configurações, e pelo que pesquisei por aí, as pessoas ficaram na mesma situação.
Vou usar o iTunes (versão 9) pra rip e o Max, que usa o driver Core Audio, da Digidesign, pra conversão.
O encoder no fim das contas não faz tanta diferença assim. Claro que tem diferenças, você não vai usar o encoder que seu vizinho fez, mas as diferenças não são claras o suficiente nesses casos.
Vou confiar no iTunes/Quicktime, visto que AAC é o formato comprimido padrão da Apple, e com tudo atualizado pra última versão, não vou ter problemas. E o Max usa simplesmente o driver da Digidesign, que é líder em termos de áudio.

Sobre o teste, valeu pelo mp3/lossless, mas não pro AAC. Se o Meek ou alguém ainda duvidar que é possível notar diferença entre os arquivos de mesmo bitrate nos dois formatos, eu faço outro teste cego com prazer.

Só pra fechar, essa é minha conclusão. Mp3 é ótimo e a grande maioria da minha library está em mp3. Mas acho que upgrades acontecem e o AAC é sem a menor dúvida um formato melhor, e vou usá-lo sempre que possível.

Obrigado por quem acompanhou o tópico.

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Agora, ontem fui surpreendido, fui olhar meus arquivos e verifiquei alguns álbuns ripados em AAC, todos estavam com bitrate igual a 128!! Se fosse um MP3, certamente teria notado, na época usei o iTunes e nem era o 9 ainda, creio que sem dúvida alguma sua dica é válida: usem sempre que possível.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Kensei
(:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formatos: Aac x Mp3