Formatos: Aac x Mp3

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# fev/10


Não tão "novo", mas eu nunca tive o costume de usar esse formato, ou ripar cds nele.
Até que fui ripar um cd hoje e vi que era o formato padrão do iTunes (consequentemente do iPod, etc). Quando fui pesquisar o porquê, vi que ele é um formato que pode ser menor que o Mp3 e ter mais qualidade.
Comecei a fuçar aqui e fiz uns testes com analisadores de espectro e cheguei as seguinte conclusões:

-Um arquivo AAC em 128 kbps tem *quase* a mesma qualidade de um Mp3 em 256, e a metade do tamanho.

-O Mp3 é um formato com perdas, porém um tamanho bem pequeno, e como nem todo mundo tem dinheiro pra comprar um LaCie de 2T, até pouco tempo era o formato com melhor relação tamanho x qualidade.

-O AAC pode ter o mesmo tamanho que o MP3, porém uma qualidade MUITO maior. MUITO. Ou então dá pra ter a mesma perda do Mp3 gastando muito menos espaço.

-Apesar de ser um formato com perdas (lossy), tem uma relação tamanho x qualidade bem melhor que o Mp3, além de ser compatível não apenas com os softwares atuais, como vários outros "hardwares" tipo iPod, Zune, Zen, Walkman (Sony), Nintendo DSi, e vários celulares.

Então finalmente existe um arquivo que tem tão pouca perda que pode agradar até os audiófilos com seus sistemas de alta-fidelidade da B&W.

-Se forem usar o formato, não optem pelo tamanho. Usem o mesmo bitrate de um Mp3, só vão ganhar qualidade, não vamos nivelar por baixo.

Enfim, eu tinha algumas músicas nesse formato, mas nunca parei pra realmente analisar porque valia mais a pena usar.
De agora em diante, irei ripar todos os meus cds em AAC 256kbps.

Quem quiser ler mais, veja na Wikipedia (linkei em inglês porque tem mais coisa).

Outra coisa, não tenho muita experiência com OGG, que é um formato parecido com AAC, mas parece ter um certo problema de compatibilidade. Se alguém tiver alguma coisa a acrescentar eu agradeceria.

Obs: porra, tá cada vez mais difícil criar um tópico hein? tive que mudar o título umas 4 vezes, que troço mais chato.

Enfim, fikdik

Tiaguh
Veterano
# fev/10
· votar


Cara, pesquise sobre o formato HE-AAC

Músicas de 4 minutos com 1,5mb e qualidade similar/superior à MP3

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Tiaguh
Eu vi que no HE o maior bitrate é tipo 80 kbps. Depois vou dar uma analisada e escutada num equipamento legal pra ver qual vale mais a pena.

Machine Gun Man
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Walkman (Sony)

Eu ia perguntar se funcionava nisso aí. Que bom, vou testar. =]
Valeu, Mimo.

eltonbass
Veterano
# fev/10
· votar


AAC é lindo.

no celular é só AAC, no hd a preguiça deixa o mp3 reinar.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


-Um arquivo AAC em 128 kbps tem *quase* a mesma qualidade de um Mp3 em 256, e a metade do tamanho.
Depende do encoder.

Outra coisa, não tenho muita experiência com OGG, que é um formato parecido com AAC, mas parece ter um certo problema de compatibilidade. Se alguém tiver alguma coisa a acrescentar eu agradeceria.
A maioria dos players não suporta ogg, mas há alguns (como o Sandisk Sansa Clip) que liberaram updates adicionando o suporte.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
Depende do encoder.

É verdade. Usei o Quicktime.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Tenta o LAME.

LeD_HaleN
Veterano
# fev/10
· votar


parece ser ótimo, não sabia desse formato.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
Preguiça de analisar a porra toda com 200 encoders diferentes. Será que faz muita diferença? Considerando que eu tou usando a última versão do iTunes e que é o formato padrão da parada, tou confiando.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Preguiça de analisar a porra toda com 200 encoders diferentes. Será que faz muita diferença? Considerando que eu tou usando a última versão do iTunes e que é o formato padrão da parada, tou confiando.
Eu li que o encoder mp3 do itunes é horrível.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
Mas será possível que eles iriam cagar o formato padrão do programa? Acho difícil, vou dar uma fuçada na net pra ver a opinião das pessoas, depois eu faço uns testes quando tiver paciência.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
O formato padrão não é o aac? Faz até sentido eles usarem um encoder pior pra mp3.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
Dei uma pesquisada aqui, parece que o encoder antigo do iTunes era uma bosta pra mp3 e razoável pra AAC. A partir do Leopard parece que a coisa mudou e o de mp3 é mais ou menos igual o LAME e o Nero, e o de AAC parece ser bem bom.
Vou usar ele pra AAC e se precisar, o Max (que usa o Lame) pra Mp3.

TWT ICE
Veterano
# fev/10
· votar


tópico mto bom, só faltou um site pra saber onde baixo arquivos em AAC

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


TWT ICE
http://thepiratebay.org
=P
Tem bastante coisa, mas o mp3 ainda impera.
O negócio é quando você for ripar um cd, já ripe em AAC. Se todo mundo fizer isso, a coisa vai mudando lentamente.

Mas o que mais me irrita é tag errada, ARRUMEM SUAS TAGS.
/desabafo

TG Aoshi
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Preguiça de analisar a porra toda com 200 encoders diferentes.

Se for comparar, usa só o encoder to iTunes e o LAME, acho que mais de 90% do que baixo é fruto desses dois (não que seja por opção). No caso dos releases mais "sérios" só dá LAME quando o assunto é mp3.

Quase não vejo AAC nos lugares que baixo. Quando não é mp3, é algum formato lossless, na maioria das vezes flac.

TWT ICE
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
huahuahua
achei o Meddle em AAC *-*

ah, mas as tags erradas são uma merda mesmo

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


Fiz mais uns testes aqui.
O HE AAC com bitrate 40 tem perdas significativas, é como um Mp3 128. A diferença é que o Mp3 ficou com um tamanho de 2,8 mb, enquanto o AAC HE ficou com exatamente 1 mb, quase 3 vezes menor.
O AAC 256 ficou com 6,5mb e o Mp3 em 256 ficou com 5,7mb. O Mp3 tem perda e -12dB em 16kHz, enquanto que o AAC tem uma onda idêntica ao arquivo AIFF (totalmente lossless).

Vou fuçar mais.

*edit*

O AAC HE com bitrate 80 ficou muito bom! Bem melhor que o Mp3 256, e ficou com 2mb!
Mas fica piorzinho que o normal, não vale a pena usar como formato padrão.

O melhor até agora foi o AAC 256, acho que é o que eu vou usar em tudo. Não vejo diferença entre o 256 e o Aiff, pelo menos aqui em casa, então não vejo propósito em usar 320.

TWT ICE
Veterano
# fev/10
· votar


tem como fazer o wmp ler AAC?

e aqui ta .m4a, é AAC mesmo?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


TWT ICE
Sim, AAC é .m4a.
Cara, não sei. Você tem algum pacotão de codecs instalado?

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Meu itunes não está lendo OGG, cömofas? Comofas tb pra rodar FC2?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Kensei
Cara, não sei. O meu também não lê. Deve ter que baixar algum codec por aí...

Comofas tb pra rodar FC2?

Você usa mac? Pô, eu instalei o Win7 pelo boot camp, nem precisei configurar nada. O boot camp já instalou todos os drivers pra mim. O jogo roda redondinho, com os gráficos altos.

Guguminator
Veterano
# fev/10 · Editado por: Guguminator
· votar


Gosto do muito do AAC e do Ogg Vorbis para 'lossy formats', mas só uso em mp3/cel, computador é só Flac e APE

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
ahhh pensei q fosse uma versão do jogo direto pra mac...
nunca usei esse tal do bootcamp, é tranquilo?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Kensei
Tranquilíssimo. Ele faz tudo pra você, é lindo.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


O AAC HE com bitrate 80 ficou muito bom! Bem melhor que o Mp3 256, e ficou com 2mb!
Mas fica piorzinho que o normal, não vale a pena usar como formato padrão.

O melhor até agora foi o AAC 256, acho que é o que eu vou usar em tudo. Não vejo diferença entre o 256 e o Aiff, pelo menos aqui em casa, então não vejo propósito em usar 320.

Como você tá fazendo esses testes?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
De duas maneiras. A maneira gráfica, comparando o espectro de uma mesma trilha em diferentes formatos, e da maneira prática, ouvindo.
Ouvi nos meus fones bons e nas caixinhas Bose, numa M-Box 2.
Depois vou achar uns fones Beyer que tenho pra ouvir neles também.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/10
· votar


A maneira gráfica, comparando o espectro de uma mesma trilha em diferentes formatos
Mesma coisa que colocar pra tocar uma imagem pra ver qual algoritmo soa mais parecido com o formato não comprimido.

maneira prática, ouvindo.
Não acha que você pode estar um pouco biased, devido a achar que o espectro tem alguma influência no resultado sonoro? Ou até biased por achar que qualquer coisa da (cr)apple é superior?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
Não acha que você pode estar um pouco biased, devido a achar que o espectro tem alguma influência no resultado sonoro?

A partir do momento que eu VEJO que tem -12dB em todas as frequências acima de 15kHz, eu tenho CERTEZA que tem alguma influência. Não entendi, por que não teria? Eu hein.
Acho que você não entendeu direito, eu não estou olhando o desenho da onda (l0l), estou vendo o espectro inteiro com um analisador.

Ou até biased por achar que qualquer coisa da (cr)apple é superior

Nem tinha pensado nisso. Mas se estou comparando dois formatos AAC, que diferença faz? De qualquer maneira, não tem nada a ver. Muitas coisas eu continuo gravando em Wav ao invés de Aiff (que é o formato descomprimido padrão do Logic).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formatos: Aac x Mp3