Autor |
Mensagem |
kohler1000 Veterano |
# jan/10 · Editado por: kohler1000
· votar
AIDS tem cura. Câncer tem cura. O envelhicimento é (pode ser considerado) uma doença genética e também tem cura.
Só não consiguimos alcançá-la(s) ainda, mas é(são) possível(eis). Os cientistas sabem até por que acontece a velhice e como ela funciona, assim como sabem como a AIDS funciona, e sabem como o câncer funciona, o que é o mais importante para descobrirem uma cura.
A velhice ocorre por causa do encurtamento dos telômeros, que são pequenos pedaços de DNA; quanto mais curto, mais velho você fica. Esse encurtamentos acontecem quando as células se dividem (reproduzem). A princípio, é impossível mudar isso, mas muitas mentes já trabalham para resolver esse problema. Não sei em quanto tempo consiguirão achar um método para efetivamente parar isso, ou se consiguirão apenas retardar o processo.
Mas uma coisa eu tenho certeza: se isso for alcançado, vai dar muita polêmica e, muito provavelmente, pouquíssimas pessoas terão acesso à 'cura'. Além do que geraria diversos problemas, como por exemplo a superpopulação. Provavelmente teria de ser necessária a implementação de uma política de controle de natalidade ou algo do gênero.
Uma idéia eu tive em relação a isso é a de quem escolhesse 'ser imortal' não poderia ter filhos, quem sabe colocando um tipo de anticoncepcional, ou algo do tipo, no mesmo comprimido que tem a droga; mas mesmo assim teriam muitos métodos de burlar isso, como por exemplo, ter filhos antes de começar a usar a droga.
Ah, também imagino que isso mudaria a sociedade completamente. Mudanças drásticas mesmo... provavelmente haveria a classe previlegiada - os imortais - e a classe desprevilegiada - os fadados à morte. Haveria discriminação, preconceito, provavelmente guerras por causa disso. Realmente, as consequências de uma descoberta dessa magnitude seriam colossais, e poderiam ser tão terríveis quanto tem potencial para serem o que eu chamaria de perfeitas.
|
Joe Road Veterano |
# jan/10
· votar
adnz
Essa matéria me lembrou este conto do asimov. :D
Tipo chega uma hora no texto que o ser humano descobre a imortalidade... Mas sai de um problema e entra em outro... pq... se o ser humano não morrer mais... onde vai ter espaço para comportar todos os seres humanos que deveriam ter morrido e assim cedido o seu espaço físico a outro ser humano?
|
Aced Veterano |
# jan/10
· votar
Joe Road
esse conto é fenomenal.
|
Headstock invertido Veterano |
# jan/10
· votar
se o ser humano não morrer mais... onde vai ter espaço para comportar todos os seres humanos que deveriam ter morrido e assim cedido o seu espaço físico a outro ser humano?
Exatamente. Imagino que iria ser uma burocracia enorme pra um casal poder gerar um filho. E apenas um, para sempre. Caso ele morra por alguma doença, eles poderiam ter outro. Só que mesmo assim ia chegar em um ponto onde não ia dar mais. O mundo já é uma droga com o tanto de gente que tem.
Morrer é um processo necessario, deveriam fazer o contrario. Descobrir a cura para todas as possiveis causas de morte que não sejam a velhice, que tem que existir.
|
brunohardrocker Veterano |
# jan/10
· votar
kohler1000 O envelhicimento é (pode ser considerado) uma doença genética
Não concordo.
Mesmo pela explicação logo abaixo não se caracteriza como doença. A gente envelhece pelo mesmo motivo de um ferro enferrujar. É natural.
|
# jan/10
· votar
kohler1000 O envelhicimento é (pode ser considerado) uma doença genética
Não concordo.
Mesmo pela explicação logo abaixo não se caracteriza como doença. A gente envelhece pelo mesmo motivo de um ferro enferrujar. É natural.
|
Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jan/10
· votar
As Pessoas tem que morrer mew /õ\ Tem que renovar um ciclo, se não vai ter uma hora que vai ter tanta gente no mundo que as condições de higiene e epaço serão péssimos. Ai fudeu, morre todo mundo /õ\
|
kohler1000 Veterano |
# jan/10
· votar
brunohardrocker
Câncer também é natural.
|
Joe Road Veterano |
# jan/10
· votar
Nesse ciclo sem fiiiiimmmmmmmm
/o/
que nos guiaráááá
\o\
Lembrei daquela música do rei leão! :P
kkkkkkkkkkkkkkkk
|
Excelion Veterano |
# jan/10
· votar
Grande merda.
Já tem ser humano demais na Terra mesmo a gente morrendo lictrös, imagine se começar a rolar uns imortais?
E é sempre assim. Pesquisas vagas com possibilidades vagas. Porque que algo tão revolucionário e polêmico se fosse uma possibilidade real sairia na Superinteressante e não em outros lugares com mais credibilidade?
|
kohler1000 Veterano |
# jan/10
· votar
Excelion
Já vi coisas no Discovery Channel a respeito.
|
# jan/10
· votar
kohler1000 Câncer também é natural.
Mas é uma doença. Difere-se do envelhecimento pois não atinge a todos.
|
Joe Road Veterano |
# jan/10
· votar
quer dizer que posso ser imorrível? :O
|
kohler1000 Veterano |
# jan/10
· votar
brunohardrocker
Se atingir a todos então não é doença?
Segundo o aurélio doença [Do lat. dolentia.] Substantivo feminino. 1.Med. Conjunto de sinais e/ou sintomas que têm uma só causa
|
# jan/10
· votar
kohler1000
Você entendeu o que estou querendo dizer?
|
kohler1000 Veterano |
# jan/10
· votar
brunohardrocker
Sinais/sintomas: Pele enrugada, falência de órgãos, desgaste dos órgãos dos sentidos, enfim...
|
Excelion Veterano |
# jan/10
· votar
Já vi coisas no Discovery Channel a respeito.
Não tem lá tanta credibilidade assim não.
Muitas vezes eles passam o início de uma pesquisa de um jeito bem sensacionalista que termina em: "Em xx anos, essa pesquisa já pode estar entre nós no mundo inteiro no dia-a-dia salvando vidas."
Lembro quando vi sobre o Asimo uns 10 anos atrás no Discovery. "Em 10 anos, robôs estarão dentro dos lares no mundo todo realizando tarefas dométicas"
E quer saber? Já se passaram quase 10 anos e a Sueli continua em casa cozinhando, limpando e passando e não corre risco de ser substituída por um robô.
|
kohler1000 Veterano |
# jan/10
· votar
brunohardrocker
Acho que sim. Você quer dizer que só porque todo mundo nasce e envelhece não é uma doença. Eu não acho... Mesmo se não for considerado doença, é uma coisa de que muitos gostariam de se livrar. So...
|
Excelion Veterano |
# jan/10 · Editado por: Excelion
· votar
Isso aí é um plano de conversão pro lado negro da força em massa...
...He had such a knowledge of the dark side, he could even keep the ones he cared about from dying...
Hahaha, vi o filme agora pouco e lembrei, e to aqui rindo ainda dessa piada nerd sem graça.
|
Moa Assunção Veterano |
# jan/10
· votar
De certa forma é um tanto egoísta alguém querer viver pra sempre.
|
Endurance Veterano |
# jan/10
· votar
Po, eu não quero viver pra sempre...quero morrer um dia! Também não quero chegar aos 80 anos sendo um véio caquético, prefiro morrer antes.
|
BokuWa Veterano |
# jan/10
· votar
José Saramago em intermitencias da morte mostra o que acontece.
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/10
· votar
shoyoninja Já leu As Viagens de Gulliver? Não. Jogava futebol Gulliver, serve?!
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/10
· votar
Do texto que postaram: A entropia deve aumentar ao seu máximo, e é tudo.
Mano, o cara estudou Termodinâmica pra escrever este conto?! Isso mais parece uma frase pra impressionar do que efetivamente uma ameaça.
|
Sumerrew Veterano |
# jan/10
· votar
Caramba...incrível...cheguei em casa e a revista tava emcima da minha cama, minha mae disse que comprou pq achou interessante
nunca na historia desse país havia acontecido algo assim comigo auhahuahuahu
|
adnz Veterano |
# jan/10
· votar
Respondendo aos que até agora discutiram.
Na minha opinião o problema de que a terra vai ficar cheia de gente e insuportável não é válido. Obviamente não vai ser nos próximos 50 anos que vamos achar um outro planeta, terraformá-lo (nem sei se existe esse verbo :>) e viver lá. Mas é evidente que a tecnologia vai evoluir e isso vai ser possível em um ou dois séculos.
Certamente existem vários problemas se a imortalidade se tornar algo real, por exemplo, quem está no poder hoje pode continuar pra sempre... Mas esses e outros problemas podem ser ultrapassados sendo malandrinho e criando regras e condições para o uso de certos remédios ou técnicas que eventualmente aumentem o número de anos que a pessoa possa viver consideravelmente. Assim como hoje não é qualquer um que pode remédio X (ou não deveria ser), no futuro pode ser implementado algo parecido, de maior segurança e de maior abrangência (a pessoa que toma dito remédio ou foi submetida a dita técnica deve seguir certas regras).
Joe Road Fiz um tópico inclusive sobre esse conto. Se quiseres um um pouco menos interessante, mas nas mesmas linhas, procure por "A Última Resposta".
|
adnz Veterano |
# jan/10
· votar
Excelion
E quer saber? Já se passaram quase 10 anos e a Sueli continua em casa cozinhando, limpando e passando e não corre risco de ser substituída por um robô.
Se você tivesse dinheiro você poderia comprar um robô que faz algumas coisas... Obviamente não chega perto da Sueli. Ah, empregadas... (imagino que a Sueli seja sua empregada, caso contrário, desculpa).
|
adnz Veterano |
# jan/10
· votar
Moa Assunção De certa forma é um tanto egoísta alguém querer viver pra sempre.
De que formas?
|
Bog Veterano
|
# jan/10
· votar
Eu não entendo o suficiente de medicina para saber até que ponto isso é factível.
Mas entendo o suficiente de pesquisa e imprensa para saber que:
a. A Superinteressante às vezes está mais para Superignorante.
b. As previsões dos futurólogos muitas vezes não tem qualquer fundamento. Cá estamos nós, sem carros voadores, sem robôs cozinhando em cada lar, sem cidades na Lua... mas com Internet e GPS.
c. Existem muitas, mas MUITAS pesquisas que dão com os burros n'água. Qualquer pesquisador escuta ao menos uma vez na vida um "não fique chateado, resultados negativos também são resultados".
d. As revistas gostam de uma chamada apelativa, hein?
No mais: http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1174
|
adnz Veterano |
# jan/10
· votar
Bog Sim. Se dizem 50 anos na revista, quer dizer que dá pra colocar uns muitos porcentos em cima disso pra coisa real acontecer (ou talvez não aconteça). Bom, pelo menos esses dias eu vi um artigo que mostrou como conseguiram aumentar a vida de ratos (não lembro se eram ratos) em um número considerável de vezes. Só que muito provavelmente eu fiquei sabendo da parte A e B (aumentar vida, ratos) sem saber das condições C, D e E. heh
|