Superinteressante (utilidade pública)

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# mar/08


Pessoal que gosta da revista Superinteressante:

20 anos de Super
A Superinteressante oferece todo o seu acervo de textos gratuitamente! São mais de 12 mil páginas com as matérias de capa e algumas das seções que construíram a história da revista. Em breve, todos os especiais, o restante das seções e o conteúdo integral das edições em 2005 e 2006 também estarão disponíveis. Só mesmo uma revista tão Super poderia fazer isso!




Está liberado para consulta o acervo de 1987 a 2006, basta entrar no site e pesquisar a edição desejada.

Leblues
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Tem as materias completas? Se tiver eh uma boa sacada..... vou dar uma olhada la.=)

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


maggie

Heheh, também conhecida como Superignorante. Se eu imaginar que ela fala de outros assuntos as mesmas bobeiras que já vi falando das coisas que eu entendo... medo, muito medo.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Leblues
Pelo que vi, tem as matérias completas, mas sem os 'infográficos', figuras e fotos..

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Bog
Heheh, também conhecida como Superignorante.
hehehe
Realmente uma pena, em vários aspectos eles pecam tentando deixar a notícia mais "bonitinha".

Acho que é mais válido ler a Super do que várias outras que tem por aí, mas as últimas edições que li tinham muito lixo e abobrinhas.

Sam
Moderador
# mar/08
· votar


pow, cade as figuras? =(

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Sam
pow, cade as figuras? =(
Só olhando as figurinhas né??

Grow
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
boa

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


maggie

No geral, a Scientific American é bem mais rigorosa, séria, inteligente, chata e nerd. =)

A Superignorante perdeu muito quando deixou de ser uma revista para divulgação científica para leigos e se tornou uma revista para divulgação de curiosidades para pré-adolescentes.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Mas as curiosidades informam coisas erradas ?

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Grow
boa
Thanks!

Certeza
Veterano
# mar/08
· votar


po...eu gosto dessa revista...em casa vou dar uma fuçada no site...

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


Kensei

Bom, já vi eles falando besteira sobre as coisas que eu entendo. Se eles falarem a mesma quantidade de besteiras sobre as coisas que eu NÃO entendo (o que é a maioria)... corra para as montanhas.

O problema deles é duplo:
1. As fontes não são sempre seguras, e as informações não são sempre checadas duplamente.

2. O repórter atua como intermediário. Como muitas vezes não se tratam de fatos simples (ex: o Sr. Mostarda cometeu o assassinato na sala de estar com o castiçal), e sim de coisas complexas (física quântica, história antiga, etc), o repórter precisa fazer um trabalho de interpretação. Volta e meia o resultado é ruído na comunicação.

No caso da Scientific American, o problema número 1 ainda existe, mas é amenizado porque as fontes são acadêmicas, assim como boa parte da audiência - ou seja, o cara que fala besteira está colocando a sua reputação na reta. Como os artigos são normalmente escritos por pessoas que entendem muito bem daquele assunto, o problema número 2 é evitado.

Claro, aí aparece um problema número 3. Cientista sabe muito bem escrever artigo científico, mas não necessariamente reportagem de revista. O resultado: zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Certeza
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Scientific American

não conheço essa...é revista de divulgação científica? pq se for não tem nem como comparar uma com a outra...

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Certeza

Heheh, tem sim, porque em um passado remoto, a Super era exatamente isso. Uma revista de divulgação científica voltada para o público leigo. A Scientific American é uma revista de divulgação científica voltada para o público... nerd, ou algo do tipo. Mas ainda está longe de ser um periódico acadêmico.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Certeza
http://www2.uol.com.br/sciam/

Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


Massa, valeu aê maggie
Eu curto ler a Superinteressante, por mais leiga que seja.

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08
· votar


Bá, muito bacana \o/

Certeza
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
mas é divulgação de trabalhos/pesquisas científicos? acho q a superinteressante nunca fez isso...

Chespirito
Veterano
# mar/08
· votar


Superinteressante, mas eu prefiro a revista Placar.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
também conhecida como Superignorante

Antigamente a super era outra revista. Matérias sobre ciência boas mesmo. Sem essa bobageira de hoje.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


O bom eram as várias seções legais, como a de astronomia e a de jogos de lógica.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Certeza

Antigamente, ela tinha um perfil bem diferente. Era como uma SCIAM versão light. Eu adorava, e talvez até isso tenha tido um pouco de influência na minha escolha profissional.

Ok, também não tenho nada contra ela ter mudado para uma revista de curiosidades para pré-adolescentes. Mas podia pelo menos ser mais confiável. Um monte de gente acredita piamente que aquilo é "a verdade". Claro, não que eles falem apenas mentiras, ou que sejam malvados. Mas já li algumas bobeiras nela sobre assuntos que eu conheço, então assumo que eles também devem falar bobeiras sobre os assuntos que eu não conheço. Só que aí não dá para acreditar muito no que ela diz...

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Scientific American
Tem também a Galileu, que é meio que uma "concorrente direta" da Super.. alguém aí lê?

Dogs2
Massa, valeu aê maggie
Rafael Walkabout
Bá, muito bacana \o/
o/

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


maggie

Acho a Galileu bem melhor que a Super!

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Paramos de assinar lá em casa quando mudaram o visual da revista e ficou igual um gibi cheio de bobagens.

Street Cat
Veterano
# mar/08
· votar


essa revista já foi boa.

Coldplay
Veterano
# mar/08
· votar


quem assina recebeu os cds com todas as edições.
pelo menos eu recebi

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Paramos de assinar lá em casa quando mudaram o visual da revista e ficou igual um gibi cheio de bobagens.
O legal de ter as edições antigas pra consulta é que dá pra notar, até pelas capas, como a revista tentou se tornar mais popular.

Devil Boy
Veterano
# mar/08
· votar


É uma revista razoável.

Apesar dos erros grosseiros que qualquer um com uma certa familiaridade com os temas consegue sacar, é uma boa leitura para quem é curioso e ainda não sabe de porra nenhuma... De preferência, crianças ou leigos(bota leigo nisso) mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Superinteressante (utilidade pública)