Sobre a tendência do tele-jornalismo brasileiro atual

Autor Mensagem
izzystradlin
Veterano
# jan/10


já se foi o tempo em que não só a Globo, mas todas as suas aprendizes (sim, há algum tempo atrás sabiamos que a plim plim era anos luz de distância do resto do jornalismo brasileiro) tinham como padrão nos seus telejornais a "imparcialidade"..isto é, a formalidade sempre presente e exigida..os apresentadores iguais robôs andróides programados para ler tela e reportagens em que quanto menos tivesse de imagens do repórter, melhor...

eu não fiz e nem faço jornalismo, mas sei que não só os "Bóris Casóis" da vida tomaram conta da televisão...que agora perde um pouco da formalidade (sim, inclusive a Globo) e ganha o papel de opinar sobre alguma matéria ou assunto...

o que vocês acham dessa tendência?

em primeiro lugar, quem tem a palavra em rede nacional, deve não só por responsabilidade, mas deveria também ser controlada e moderada por algum órgão, pois influencia milhões de pessoas, que nem sempre, e de praxe, brasileiros...pessoas que não filtram o que ouvem e leem...apenas assimilam omitindo posição crítica sobre assuntos...

e aí?
bom?
ruim?

obs.: eu, como humilde cidadão, acho que o poder da palavra pode mudar...mas apenas que seja pra melhor...se for pra influenciar de forma negativa, então que seja reposto o formalismo....por um Brasil mais informado e crítico..

passar bem nerd's...

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


o que vocês acham dessa tendência?

Acho que cada emissora opine do jeito que quiser, e quanto mais emissoras diferentes opinarem sobre o mesmo assunto, melhor.

Aliás, se víssemos o conteúdo da programação de um Fox TV por exemplo ficaríamos ruborizados com o tipo de "baixaria jornalística" que rola por lá. E ainda assim os EUA conseguem ser um país democrático.

em primeiro lugar, quem tem a palavra em rede nacional, deve não só por responsabilidade, mas deveria também ser controlada e moderada por algum órgão, pois influencia milhões de pessoas, que nem sempre, e de praxe, brasileiros...pessoas que não filtram o que ouvem e leem...apenas assimilam omitindo posição crítica sobre assuntos...


Orgão nenhum deveria fazer isso. Vira censura, simples assim. Eu prefiro mil vezes a nossa mídia irresponsável à mídia censurada como na China, Cuba ou Irã.

E quanto ao povo sem opinião crítica, isso não é privilégio brasileiro não. As pessoas no mundo inteiro são assim.

adnz
Veterano
# jan/10
· votar


Ruim. Notícias devem ser notícias e simplesmente isso.

qew
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin

Acho que é ruim, a imparcialidade teria que ser total, e o povo formar sua propria opinião, mas existe milhoes de pessoas sem personalidade por ae que "aderem" a opinião só pq quem falou trabalha na TV então tá certo, tudo depende de como a noticia é repassada, algumas podem ter seu sentido completamente invertido, só depende de quem repassa.

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
Depende... Quando eles opinam sobre coisas como roubalheira na política, crimes hediondos, tragédias, tudo bem. É até legal ver, pois eles são pessoas normais e também tem opinião.

Agora, pataquadas tipo a do Casoy não podem se repetir. É ridículo um comunicador (risos) como ele ter um juízo de valor tão risível a respeito de gente humilde.

Então sim, eu acho válido que jornalista dê sua opinião em rede nacional, desde que seja uma coisa ponderada e coerente.

highvoltage
Veterano
# jan/10
· votar


Não sei se tem ou pode ter a ver com o tópico.
Mas esses dias passou uma notícia: "Jogadores do Togo são metralhados"
Caraleo, foram os jogadores ou o ônibus?
Somente 3 ou 4 foram metralhados, e não todos, e só foram 1 ou 2 jogadores.

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
Exatamente isso.

Notícias são um produto. As emissoras simplesmente dão o que o povo quer consumir.

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
Acho que cada emissora opine do jeito que quiser, e quanto mais emissoras diferentes opinarem sobre o mesmo assunto, melhor.

Concordo, desde que não sejam extremistas. É como eu disse, tem que opinar de forma coerente. Quanto mais opiniões diferentes forem divulgadas, mais "munição" a pessoa tem pra construir as próprias idéias

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


qew
Acho que é ruim, a imparcialidade teria que ser total, e o povo formar sua propria opinião,

mas o que dá Ibope é tragédia...e povo que só vê tragédia na tv acha que tá tudo errado, que tem que matar o Lula e o exército tomar conta (meu pai, teoria da conspiração)...

enfim..

anonymous4
Orgão nenhum deveria fazer isso. Vira censura, s

na verdade me expressei mal...falo de coisas como o Godói na final da Copa do Brasil que falou "filho da puta" em rede nacional..

falo de palavrões, coisas absurdas....assim como nós, aqui no OT, somos punidos se ofendermos alguém...

já pensou a baixaria que vira a Tv se todo mundo resolve "baixar o nível" e apelar?

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


highvoltage
na verdade isso é sensacionalismo...que existe desde que o mundo é mundo....nunca foi problema...

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


O que mais me irrita no telejornalismo atualmente é essa mania de fazer teatrinho na frente da câmera, até parece que esses jornalistas são todos atores frustrados...

Se vão fazer uma matéria sobre o sistema de esgotos, no começo da matéria o repórter sai de dentro de um bueiro; Se a matéria é sobre andar de bicicleta, o reporter tem que vir de bicicleta falando; Se é sobre construção civil, ele aparece andando em cima de um trator, e assim por diante.

Ou então quando eles fazem aquelas perguntas-auto-respondidas só para fazer sensacionalismo, do tipo:
- A senhora está triste de perder seu marido?
- O que o senhor achou do aumento da gasolina?
- É muito ruim aumentar a gasolina desse jeito?

Isso sem falar no modelo pré-definido de todas as reportagens.
Ex.: Se a reportagem é sobre economia, sempre vai ter uma tiazinha escolhida aleatoriamente falando de todas as coisas que ela vai poder comprar com a diminuição do IPI, por exemplo.

O que se aprende no curso de jornalismo hoje em dia?

MajorKong
Veterano
# jan/10 · Editado por: MajorKong
· votar


pois influencia milhões de pessoas, que nem sempre, e de praxe, brasileiros...pessoas que não filtram o que ouvem e leem...apenas assimilam omitindo posição crítica sobre assuntos...

Acho engraçado como as pessoas às vezes se acham os iluminados da humanidade. Só as fontes deles é que são isentas.

Esse forum tem milhares de usuários, mas nenhum falaria que é manipulado pela Globo, mas a maioria falaria que "o povo" não tem senso crítico.

highvoltage
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
Foi sim, ou será...
Imagina se eles falam isso e o cara espalha até pro cachorro da vizinha gostosa o que aconteceu e depois o jornal fala o certo?

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


highvoltage

o sensacionalismo tá presente até na feira que tem "remédio contra o câncer"...

na tv, é tbm uma forma de vender o produto..mas acho que todos já se acostumaram...

qew
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
mas o que dá Ibope é tragédia...e povo que só vê tragédia na tv acha que tá tudo errado, que tem que matar o Lula e o exército tomar conta (meu pai, teoria da conspiração)...

É. Aqui tb, pessoal só ve tragédia, parece até sei lá o que.

Tanta coisa pra ver e o pessoal só ve as coisas ruins que acontece, é assassinato, estupro, homicidio. Datena ruleia qdo o assunto é esse.

Falando nisso foi até engraçado ver uma apresentadora da Record falar ao vivo dando as noticias "É Zucatelli, o buraco é mais embaixo". Achei isso o cumulo.

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Concordo, desde que não sejam extremistas.

Acho que o único problema é definir o que é extremismo, mas como disse o MajorKong, se não é extremismo o que as pessoas querem consumir, então dificilmente uma mídia no brasil será radical.


izzystradlin
já pensou a baixaria que vira a Tv se todo mundo resolve "baixar o nível" e apelar?

Eu fico pensando sobre isso às vezes.
Na tv já rola mta apelação, só que velada. Por exemplo, você não vai ver o Gugu mandando um telespectador tomar no cu em plena transmissão, mas vale lembrar que o MC Serginho e a Lacraia viraram mania justamente por causa do programa dele. Assim como É o Tchan e etc...

Só que aí tem outro lado. A responsabilidade do que eu assisto é da TV ou minha? Se eu não quero ouvir palavrão, eu troco de canal, se eu não quero assistir ao Tchan eu vejo outra programação. Ou mesmo uma criança. Porque os pais não regulam os canais que uma criança assiste? Porque que a programação tem que se adequar ao horário que as crianças estão dormindo?

Entende?

É o tipo de coisa que valeria um experimento social.

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong

na sua humilde e ingrata opinião, uma pessoa como eu não tem o direito de se sentir "não-manipulada"?

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
exatamente...

concordo e acho que na verdade ambos tem responsabilidade..quem vê e quem mostra..

quem vê, tem que ter responsabilidade de saber o que é melhor pra ele, apenas ele e talvez sua família..

mas a tv, influencia não uma, mas milhões de famílias...

e aí entra a irresponsabilidade das emissoras, de colocarem pessoas despreparadas (não só diploma, que é outros 500) mas que não sabem da responsabilidade de se opinar em rede nacional....

e ainda bem que isso por enquanto, restringe-se ao esporte...

por enquanto...

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
Eu acho que extremismo é o que o Casoy fez. Aliás, aquilo nem foi extremismo, foi nojento.

Acho que essa relação entre sensacionalismo x repercussão na opinião pública depende do "público alvo"

Vc há de convir que sensacionalismo barato não influi na opinião das classes mais "esclarecidas". O que eu noto, principalmente pelo meio social em que estou inserido, é que uma opinião bem colocada e uma cobertura jornalística coerente valem muito mais do que manchetes bombásticas e falácia.

highvoltage
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
haha, pois é...

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
concordo e acho que na verdade ambos tem responsabilidade..quem vê e quem mostra.. (2)

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
e aí entra a irresponsabilidade das emissoras, de colocarem pessoas despreparadas (não só diploma, que é outros 500) mas que não sabem da responsabilidade de se opinar em rede nacional....

Tudo bem, a preocupação é válida.

Mas vamos analisar o Jornal Nacional por exemplo.
É praticamente hegemônico no brasil inteiro.
Se você visitar qualquer lar brasileiro com uma TV no período da noite, vai ter alguem assistindo o William Boner e a Fátima passando as notícias.

Praticamente todo dia tem um escândalo de corrupção novo.
Mas aí eu pergunto? Se virtualmente todo brasileiro assiste, porque que não existe uma mobilização social massiva para tirar esses corruptos do poder?
O Sarney ta aí, o Arruda tá aí, a Yeda "Cruzes" (la do Rio Grande do Sul) ta aí...

Então sei lá até que ponto vai essa manipulação. As pessoas continuam agarradas àquilo que lhes é mais cômodo mesmo sabendo que o governador que ela elegeu é corrupto e etc...

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Eu acho que extremismo é o que o Casoy fez. Aliás, aquilo nem foi extremismo, foi nojento.

Concordo, foi extremamente estúpido o que ele fez. Mas o povo caiu de pau em cima. O próprio povo que "regulou" o Casoy...

é que uma opinião bem colocada e uma cobertura jornalística coerente valem muito mais do que manchetes bombásticas e falácia.

Só pra entender, que classe seria essa?

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
classe média, man.

Eu disse classe pq não achei um adjetivo melhor na hora. Me refiro à pessoas com um nivel cultural um tanto maior que o do povão em geral, saca? Não digo elite, mas pessoas normais, professores, advogados, médicos. São pessoas que enxergam o que tá na tv de maneira um pouco diferente das outras, entende?

nada de preconceito

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
Mas aí eu pergunto? Se virtualmente todo brasileiro assiste, porque que não existe uma mobilização social massiva para tirar esses corruptos do poder?

por que aí entra o que eu citei em outro tópico...sobre brasileiro levar a política na brincadeira..

ele vê o jornal nacional mostrar roubo, dinheiro suado dele na cueca..farra de viagem de graça às custas do leitinho da criança e aí quando chega a hora da "vingança" dele...milhares vão lá e exercem seu excelente poder de mudança depositando sua confiança em Clodovil, Dedé Santana, Tulio Maravilha etc etc etc...

sobre o comodismo, não é exclusivo do brasileiro e mesmo que o "Canal do Boi" reunisse um motim para derrubar o Sarney, não adiantaria...

brasileiro prefere se reunir pra linxar moça de saia curta..

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
Realmente... não dá pra entender esse tipo de pensamento.

ele vê o jornal nacional mostrar roubo, dinheiro suado dele na cueca..farra de viagem de graça às custas do leitinho da criança e aí quando chega a hora da "vingança" dele...milhares vão lá e exercem seu excelente poder de mudança depositando sua confiança em Clodovil, Dedé Santana, Tulio Maravilha etc etc etc...

Frank Aguiar também (ptz

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin

na sua humilde e ingrata opinião, uma pessoa como eu não tem o direito de se sentir "não-manipulada"?

Você tem todo o direito.

Só não tem o direito de se achar melhior que ninguém. Quer dizer... até tem, só não pode querer que o estado force as pessoas a ter a mesma iluminação que você.

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
nada de preconceito

De boa, era só pra saber mesmo.
Mas mesmo essas pessoas que você falou, eles são o público primário da mídia né? Não sei, mas acho que classes menos privilegiadas por mais que tenham acesso à essas mídias, eles não chegam a encarar com tanta seriedade. Acho até que por uma necessidade de sobrevivência eles são mais pragmáticos.
De que importa se político X é corrupto, o que importa é que "com ele" eu consegui um emprego, coloquei meus filhos na escola etc...

izzystradlin
sobre o comodismo, não é exclusivo do brasileiro e mesmo que o "Canal do Boi" reunisse um motim para derrubar o Sarney, não adiantaria...

Então, é isso que eu digo. O ser humano é um bicho acomodado. Acho difícil mudarmos de opinião por causa da mídia apenas. Ainda mais uma descentralizada como a Brasileira.

Carol_line
Veterano
# jan/10 · Editado por: Carol_line
· votar


ops. conta errada.

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong
Você tem todo o direito.

Só não tem o direito de se achar melhior que ninguém.


e onde você leu isso da minha parte?

não pode querer que o estado force as pessoas a ter a mesma iluminação que você.

eu não desejo que as pessoas desse país tenham a mesma opinião que eu, eu apenas gostaria que eles tivessem uma opinião...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a tendência do tele-jornalismo brasileiro atual