Sobre a tendência do tele-jornalismo brasileiro atual

Autor Mensagem
Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


Acho engraçado como as pessoas às vezes se acham os iluminados da humanidade. Só as fontes deles é que são isentas.

Esse forum tem milhares de usuários, mas nenhum falaria que é manipulado pela Globo, mas a maioria falaria que "o povo" não tem senso crítico.


excelente. :]

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
De boa, era só pra saber mesmo.
Mas mesmo essas pessoas que você falou, eles são o público primário da mídia né? Não sei, mas acho que classes menos privilegiadas por mais que tenham acesso à essas mídias, eles não chegam a encarar com tanta seriedade. Acho até que por uma necessidade de sobrevivência eles são mais pragmáticos.
De que importa se político X é corrupto, o que importa é que "com ele" eu consegui um emprego, coloquei meus filhos na escola etc...


Pois é. Eu acho que justamente por eles não levarem isso a sério é que não se muda muito nesse país. Óbvio que é melhor pra eles optar pelo agora, pelo urgente. Aí é que a coisa vai por água abaixo.

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio

Pois é. Eu acho que justamente por eles não levarem isso a sério é que não se muda muito nesse país. Óbvio que é melhor pra eles optar pelo agora, pelo urgente. Aí é que a coisa vai por água abaixo.


A culpa não é só deles não pra falar a verdade.

Acho que de todo mundo mesmo. Pra gente, ética é um conceito bem flexível.

_Dio
Veterano
# jan/10 · Editado por: _Dio
· votar


anonymous4
A culpa não é só deles não pra falar a verdade.
Não acho que seja só deles, mas digamos que as movimentações em direção à mudança empacam justamente no conformismo deles...


Pra gente, ética é um conceito bem flexível.
Claro, concordo.

Machine Gun Man
Veterano
# jan/10
· votar


Não sei se faz muita diferença. Não é por não existir uma opinião explícita que o jornalismo deixa de tender pra um lado ou outro.

_Dio
Acho que cada emissora opine do jeito que quiser, e quanto mais emissoras diferentes opinarem sobre o mesmo assunto, melhor.

Concordo, desde que não sejam extremistas. É como eu disse, tem que opinar de forma coerente.


Então você não concorda. E por que um extremo não pode ser coerente?

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Não acho que seja só deles, mas digamos que as movimentações em direção à mudança empacam justamente no conformismo deles...


na verdade, sempre vai vir ou um jatobá, ou um ranzinzo pra dizer que o que eu vou falar é clichê, que é hipocrisia e etc...mas é minha opinião..

a cultura brasileira e quase exclusiva do "subornável" interfere em muito no crescimento como nação e individualmente...

jamais vo esquecer das matérias do CQC - Rafinha bastos onde ele saia como cego na rua, perdendo 50 mangos pra ver quem ia devolver...

hipocrisia mais do que o meu clichê, é cobrar de político uma postura correta e honesta quando você ou eu passamos a perna no troco de "dez mangos"....

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


hipocrisia mais do que o meu clichê, é cobrar de político uma postura correta e honesta quando você ou eu passamos a perna no troco de "dez mangos"....

Entendo o seu raciocínio, mas eu não acho hipocrisia.
Seria hipocrisia se eu estivesse criticando alguém na mesma posição que eu (por exemplo). O político, no caso, é pago para ser honesto, e não pode se dar ao luxo de se corromper.

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


Machine Gun Man
eu concordo que hajam opiniões diferentes, sem extremismo. Acho que relacionei extremo com radical. Nem mesmo tenho convicção de tudo ainda...

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


izzystradlin
Daí tem a ver com ética. Nesse ponto, é certo o quer vc disse.

Falta de ética é notável nas duas pontas da sociedade, mas nessa parte eu me confundo e acabo chamando tudo de bola de neve, uma coisa vai desencadeando outra, entende? Não sei te dizer o começo de tudo, mas pensa.

Cidadão não sabe em quem vota = políticos coruptos = cidadãos conformados = desonestidade por parte dos cidadãos

não necessariamente nessa ordem

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


McBonalds
Seria hipocrisia se eu estivesse criticando alguém na mesma posição que eu (por exemplo). O político, no caso, é pago para ser honesto, e não pode se dar ao luxo de se corromper.

Mas vc não acha que se alguém é desonesto com pouco, também será com muito?

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
Mas vc não acha que se alguém é desonesto com pouco, também será com muito?


Depende.
A ocasião faz o ladrão.

Machine Gun Man
Veterano
# jan/10
· votar


McBonalds
Entendo o seu raciocínio, mas eu não acho hipocrisia.
Seria hipocrisia se eu estivesse criticando alguém na mesma posição que eu (por exemplo). O político, no caso, é pago para ser honesto, e não pode se dar ao luxo de se corromper.


Pago pra ser honesto? haha.. Ele é pago pra exercer uma função e representar. Se rouba ou não, é uma atitude tão pessoal quanto a de qualquer cidadão. O que muda são as proporções.

Machine Gun Man
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Cidadão não sabe em quem vota = políticos coruptos = cidadãos conformados = desonestidade por parte dos cidadãos

É forçar muito a barra querer relacionar esse último com o resto.

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


Machine Gun Man
Ele é pago pra exercer uma função e representar. Se rouba ou não, é uma atitude tão pessoal quanto a de qualquer cidadão. O que muda são as proporções.


Exato.

E diria também que.. se alguém é desonesto com pouco, também será com muito

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


Pago pra ser honesto?
Ao menos teoricamente, todo mundo é pago pra ser honesto. Ou você vai dizer que se você roubar no seu emprego você também não vai pra rua?

izzystradlin
Veterano
# jan/10
· votar


McBonalds

a honestidade de cada um é a solução pra muito problema desse mundão moderno..e principalmente uma das coisas que mais vale a pena nessa vidinha cruel...

Machine Gun Man
Veterano
# jan/10
· votar


McBonalds
Ao menos teoricamente, todo mundo é pago pra ser honesto. Ou você vai dizer que se você roubar no seu emprego você também não vai pra rua?

Se eu me masturbar no meu emprego, também vou ter problemas. Mas não sou pago pra não me masturbar. Nunca aceitaria um emprego desses. haha

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


a honestidade de cada um é a solução pra muito problema desse mundão moderno..e principalmente uma das coisas que mais vale a pena nessa vidinha cruel...


Também acho.
Só estou dizendo que os políticos têm mais obrigação de serem honestos do que os cidadãos comuns. Tanto pelo fato de gerenciarem o "muito" quanto pelo fato de serem mais remunerados.

Machine Gun Man
Veterano
# jan/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


McBonalds

Honestidade é algo que se espera em qualquer relação; e existem n coisas que não devo fazer em um emprego, o que não quer dizer que sou pago para não fazê-las. Não faz sentido atribuir uma característica moral intrínseca ao trabalho de político. Na verdade, eu penso que é bem o contrário... haha

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


Honestidade é algo que se espera em qualquer relação

Sim, mas em algumas relações o grau de honestidade que se espera é maior que em outras.

existem n coisas que não devo fazer em um emprego, o que não quer dizer que sou pago para não fazê-las.

Como não? Você é pago para fazer algumas coisas e não fazer outras. Seguir as regras da empresa fazem parte do "pacote".

"Você é pago para trabalhar, e não para ficar aqui no OT". Você nunca recebeu essa bronca do sseu chefe? =P

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


McBonalds
Depende.
A ocasião faz o ladrão.


É aí que tá o problema.

Achar que a desonestidade dos outros é sempre mais prejudicial que a minha.

Machine Gun Man
Veterano
# jan/10
· votar


Desvirtuamos. :S

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


anonymous4
Achar que a desonestidade dos outros é sempre mais prejudicial que a minha.

Se nesse caso os "outros" são os que administram o país, sim, a corrupção deles é muito mais prejudicial que a minha (não que esta também não o seja).

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


Tem muita grana por trás de tudo...

e agora o governo vai comandar as noticias!

McBonalds
Veterano
# jan/10 · Editado por: McBonalds
· votar


Desvirtuamos. :S

OK. Vamos colocar o tópico de volta no lugar:

Mas, afinal de contas, Deus existe ou não existe? :P

Mas voltando ao assunto (pra não ser suspenso):

Eu acho que a "tendência" é natural em qualquer ser humano.
Não existe jornalismo 100% isento.

anonymous4
Veterano
# jan/10 · Editado por: anonymous4
· votar


McBonalds
Se nesse caso os "outros" são os que administram o país, sim, a corrupção deles é muito mais prejudicial que a minha (não que esta também não o seja).

O Marques de Sade tem uma frase muito boa que vai mais ou menos assim: Os vícios do político são muito mais prejudiciais que o do cidadão comum.

À priori faz sentido sim. Roubar 10 reais e desviar 15 milhões tem diferença.

Mas agora se todo cidadão brasileiro roubar 10 reais, imagina o tamanho do roubo.
Claro que isso é uma simplificação.
Mas é justamente uma desonestidadezinha aqui e outra ali que somando ajuda a travar o país tanto quanto a ação de um político.
É um pastorzinho que rouba dízimo, um pedreiro que rouba material, um engenheiro que não vistoria obra, um médico que cobra mais do que devia, um corretor de imóveis que aumenta a comissão dependendo do cliente e assim vai...

Edit: Desvirtuei, voltemos ao assunto original.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


o que vocês acham dessa tendência?
Acho ridículo esses dois, todo dia tem um comentário tosco!!! uhauhauhauahuahuha todo dia eu fico rindo com eles aqui no RJ.



Diego Marques
Veterano
# jan/10
· votar


fill.zanchez

O Jornal Hoje tem um formato mais leve e descontraído, então não vejo mal neste tipo de comentário inofensivo. Cria uma maior aproximação com o público, e isso é bacana. =)

Eu gosto muito dos jornais "de bancada" da TV Brasileira. A maioria traz a informação direitinho, respeita as regras de imparcialidade e a qualidade técnica é boa também.

O que não gosto são os jornais "Datena" (não deixa de ser um noticiário). Tenho horror daquele "Balanço Geral". Credo. >.<

Ah, também curto bastante o "Leitura Dinâmica". Resumão da noite muito bem editado e escrito.

Acho bacana a galera compreender que nunca deve-se confiar cegamente no que o jornal diz. Achou algo estranho? Corra atrás de outros pontos de vista.

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


fill.zanchez
É desse tipo de teatrinho que eu falei lá na primeira página.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


McBonalds
Ou então quando eles fazem aquelas perguntas-auto-respondidas só para fazer sensacionalismo, do tipo:
- A senhora está triste de perder seu marido?
- O que o senhor achou do aumento da gasolina?
- É muito ruim aumentar a gasolina desse jeito?


odeio isso tmb...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a tendência do tele-jornalismo brasileiro atual