Vestibulares são muito injustos!

Autor Mensagem
guitarrista_rock
Veterano
# jan/10


Puta mundo injusto, meeeu!

Terminei a Fuvest na terça com uma sensação muito ruim de que pode acontecer de eu ter que ficar no molho mais um aninho. P*rra, sempre fui um bom aluno, no 1º e no 2º ano eu sempre tirava as melhores notas e era considerado pelos meus professores o melhor aluno da escola. Em 2007 eu até passei, mas escolhi o curso errado e larguei, agora tô indo pra Engenharia.

O que acontece é que eu estudo as paradas, entendo tudo e faço revisão, daí quando chega na merda da prova eu tenho 4 ou 5 horinhas pra mostrar tudo o que eu sei em questões mal feitas que não avaliam nem 1/3 do monte de assuntos que eu tenho que estudar pra fazer a prova. E bota assuntos nisso, tenho uma penca de livros aqui em casa que eu só conseguiria ler em uns 4 anos seguidos (e já tá perto de completar 4 anos a minha experiência em vestibular). Mas o meu caso nem é tão grave assim, pq eu me baseio nessa diferença de conhecimento (talvez por dedicação, talvez por capacidade, não sei) que eu tinha para os alunos no ensino médio na MINHA escola e não no trabalho que realizei nos últimos anos, o que eu vejo realmente de injusto tá na galera que se dedica MUITO como alguns amigos meus que sabem muito sobre cada assunto, mas na hora da prova muitas vezes por nervosismo e muitas outras por terem de encarar provas mal elaboradas não são capazes de mostrar que realmente sabem.

Não é uma crítica à Fuvest, mas ao tipo de avaliação que nos é imposto no Brasil. O pior é que não vejo nem sinal de mudança, a esperança era com o novo Enem, mas dois dias antes somos todos pegos de surpresa com o roubo de uma das provas... se parasse por aí tudo bem, mas o que parecia não poder ficar pior, ficou! Uma prova com 180 questões RIDÍCULA, com enunciados enormes pra se fazer em pouquíssimo tempo, parecendo um teste de resistência física.

E com esse desrespeito das mudanças (que no final só atrapalham) todas motivadas por política, sobra pros palhaços aqui que só querem fazer um curso superior aguentar o descaso por não terem condições de mudar alguma coisa sozinhos.

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


Anexo 1: Não tô dizendo que não vou passar.
Anexo 2: A Fuvest, na minha opinião, é um dos vestibulares menos injustos do país.

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


é injusto mesmo.
em quatro ou cinco dias de prova você tem que mostrar 11 anos ou mais de estudos. não é uma mostra real da dedicação de um aluno...

mas eu já passei e agora quero que você se fodam.
BRÏNKS.

guitarrista_rock
boa sorte ai, futuro politreco.

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


Uma prova com 180 questões RIDÍCULA, com enunciados enormes pra se fazer em pouquíssimo tempo, parecendo um teste de resistência física.
é, o Enem é foda porque os textos são imensos. eu fiquei menos tensa na Fuvest, e em 2008 o enem só tinha 63 questões e a Fuvest 90. "/

Rato
Veterano
# jan/10
· votar


por terem de encarar provas mal elaboradas não são capazes de mostrar que realmente sabem.

ée guras.

Aí que tá a tal da peneira...

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


Mila Turunen

Não sou um futuro politreco, tô prestando EESC XD
Essa incerteza do período pós-segunda-fase-pré-resultado é muuuuito foda de aguentar!

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


Rato

Aí que tá a tal da peneira...

O pior é que eu tenho certeza de que os caras estão perfeitamente preparados pra entrar na universidade, mais do que muitos que vão entrar.

O sistema de avaliação é injusto, mas pior do que ter que encarar, é aceitar que talvez seja o menos injusto dos possíveis (e viáveis) tipos de avaliação.

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


guitarrista_rock
-q
não é só Poli e Esalq que tem engenharia? ok, nem ligo pra vocês mesmo. ahsihsiuhasuiashui :P

SIM! é a pior fase. você só pode esperar, já fez tudo que tinha pra fazer. é uma sensação de impotência. tenso.
cifudel HAUHAIUSHIUSAHUISA

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


Mila Turunen

não é só Poli e Esalq que tem engenharia?

Nada! Tem a EESC em São Carlos e acho que em Piracicaba tem uma ou duas engenharias.

cifudel

Marvadeza!
Mas é FATO! O que dá (dá?) pra fazer é esquecer e curtir as férias, no meu caso só depois da Unicamp, mas pelo menos tá aí já.

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


eesc tem arquitetura ok

adnz
Veterano
# jan/10
· votar


Whatever, agora que eu já passei fodam-se vocês...

:D

Mas no meu tempo (ano passado) eu não tive problemas nenhum com a prova na UFRGS e não vi ninguém reclamando. o.o

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


guitarrista_rock
mas bah. é verdade.
nossa! esqueci. =S

haha, vai beber e esquece essa porra... lembre-se de usp só em fevereiro :)

kiki
ninguém liga pra arquitetura ok

Rato
Veterano
# jan/10
· votar


guitarrista_rock
por isso que o negócio é prestar pelo menos para umas 2 ou até 3 faculdades.

Essa neura por uma faculdade pode fazer o sujeito jogar muitos anos da vida no lixo.

Quando as injustiças, rapaz, vai se preparando para os percalços da vida.
Vc vai se deparar com isso diarimente, ainda mais quando estiver nas entranhas do "mundo corporativo"

triste mas verdadeiro

:)

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/10
· votar


Gente incompetente é muito chata.

Índio_DT
Veterano
# jan/10
· votar


Eu nao entendi a injustiça...
Tem outra forma melhor de avaliar se o meliante tem condiçoes de ingressar na Facul?

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


Índio_DT
o processo nos EUA acompanha as presepadas do indivíduo desde o início do high school. não é uma prova que define se entra ou não.
isso para as grandes universidades, Harvard, Yale, Princeton... as públicas eu já não sei.

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Mila Turunen
nem os da fau ligam pra arquitetura da eesc
coitados

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


ouvi dizer que na argentina tambem nao existe vestibular
procede?

Julia.
Veterano
# jan/10 · Editado por: Julia.
· votar


isso para as grandes universidades, Harvard, Yale, Princeton... as públicas eu já não sei.
Mãe, quero estudar em Rárvardi.

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


Black Fire

Gente incompetente é muito chata.

Você é tão idiota quanto pareceu ser com esse comentário ou tá se esforçando?

Horcruxes
Veterano
# jan/10
· votar


Mila Turunen
é injusto mesmo.
em quatro ou cinco dias de prova você tem que mostrar 11 anos ou mais de estudos. não é uma mostra real da dedicação de um aluno...

Concordo

mas eu já passei e agora quero que você se fodam.
Concordo também! xD

Zuera... bem, concordo mesmo com vc porque tõ vendo minha irmã se ralar pra conseguir passar no vestibular. e, velho, ver alguém estudar do jeito que ela estuda e pensar que a prova vai ser ultra-arbitrária (a de geografia da segunda fase da Unicamp do ano passado, por exemplo, com certeza saiu do cu de algum elaborador, porque tava malfeita demais) é triste...

Índio_DT
Veterano
# jan/10
· votar


Mila Turunen
Ah sim...mas creio que isso nao adiante muito aqui no Brasil.
Fazendo comparaçoes de colégios (eu estudei em 4 diferentes no colegio), dá pra perceber que é complicado comparar boletins ou historicos escolares.
Eu era o melhor aluno da minha sala na oitava série, e só jogava truco o ano inteiro dentro da sala.

Acho que seria mais injusto se trabalhassem dessa forma. A nao ser que mudassem o ensino no Brasil...

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


Índio_DT

Injustiça n.º 1: A forma como avaliam. Na minha opinião poucas horas de prova não são suficientes pra avaliar um cara.

Injustiça n.º 2: Provas mal elaboradas como o Enem e a primeira fase da Unesp desse ano.

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


kiki
paneleiros :P

eu gosto da FAU. :)

Julia.
mãe, quero ir pra Óquisfordy.

Horcruxes
boa sorte pra sua irmã! o/
ela prestou pra que?

Índio_DT
ah, sim. eu também acho mal organizado o ensino aqui, pra uma coisa dessas funcionar. mas não deixa de ser menos injusto, pode ser algo a se pensar :)

Horcruxes
Veterano
# jan/10
· votar


Mila Turunen
boa sorte pra sua irmã! o/
ela prestou pra que?

Biologia também!
Faremos uma dinastia na família! \òÓ/
xD

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


Horcruxes
mah! olha isso.
parece alguém aqui que eu conheço, que o pai, o irmão e o próprio indivíduo são formados em Arquitetura e todos pela FAU u_u''
seus sem criatividade -.-'

Rato
Veterano
# jan/10
· votar


no fim, injustiça mesmo é o sujeito q estudou em escola pública disputar vaga com quem estudou em escola privada.

Pseudonimum
Veterano
# jan/10
· votar


Métodos tão objetivos de avaliação só medem a capacidade de alguém de internalizar regras e agir feito robô. =P

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/10
· votar


guitarrista_rock
Sou ainda mais idiota, mas pelo menos sou sincero.

Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


é injusto mesmo, um estudante de letras ter que saber física pra ingressar no curso desejado, um estudante de física ter que saber literatura pra entrar no curso desejado, esse sistema de seleção do Brasil é extremamente porco, na Inglaterra é diferente, nos EUA é diferente, lá nego aprende a ser adulto quando é criança e depois aprende a ser profissional desde os 16 anos, aqui temos que nos matar quando crianças pra aprender um monte de inutilidade complicadissima e depois temos que estudar por uns 10 anos pra só então entrarmos na atividade prática da coisa, e pra conseguir isso temos que nos matar com mais milhares que querem o mesmo que a gente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vestibulares são muito injustos!