Vestibulares são muito injustos!

Autor Mensagem
Non-Toxic
Veterano
# jan/10
· votar


qualquer forma de avaliar, injusta ou nao vao entrar os melhores preparados
vai dizer que quem vai bem na prova nao merece passar?

Pseudonimum
Veterano
# jan/10
· votar


Non-Toxic
vai dizer que quem vai bem na prova nao merece passar?

Olha, do tanto de gente burra, burra mesmo, que vejo dentro da UnB (moro em Brasília), às vezes me pego questionando isso...

Non-Toxic
Veterano
# jan/10
· votar


Pseudonimum
bom...ate entrarem na universidade eram os melhores preparados
se é o unico jeito de passar, fazer o que
se tem muita gente fraca tentando vao entrar uns fracos tambem

Non-Toxic
Veterano
# jan/10
· votar


nao acho justo nem injusto o vestibular
como só tem esse tipo de avaliaçao aqui nao tem o que fazer
a prova é a mesma para todos

Excelion
Veterano
# jan/10 · Editado por: Excelion
· votar


nos EUA é diferente, lá nego aprende a ser adulto quando é criança e depois aprende a ser profissional desde os 16 anos

Cara, os americanos são muito infantis com uns 16 anos. Eles só viram adultos mesmo com uns 20.

Eu prefiro muito mais o Brasil, EUA cara, é tensão 24/7 pra quem tá em High School. Toda nota conta. Tudo fica permanentemente gravado, não pode bobiar. E ainda tem que ter serviço comunitário. Os caras sofrem, parece que não, mas sofrem. Eu fiz o 3º ano do ensino médio lá (Grade 12 deles). Quase pedi arrego, pois apesar de la o ritmo das aulas ser mais lento, a quantidade de trabalhos era ABSURDA, coisa de fazer 200 exercícios em pra aula seguinte de vez em quando. E lembrando que toda nota conta...

Sério, tinham trabalhos desnecessáriamente repetitivos e gigantes, serviço comunitário, medalhas de honra que ajudam muito pra entrar numa universidade. Eu apanhei muito do sistema educacional deles, não quero nem lembrar dessa época...

Brasil é mais de boa, você pode ficar tranquilo no ensino médio porque tudo tá no vestibular mesmo.

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Excelion
Citei os Eua pelo que um amigo me falou, mas com relação a Inglaterra tenho certeza pois vivi isso, lá vc não aprende esse monte de bobagem que aprende no Brasil, lá vc aprende a ser adulto, vc aprende a se portar em sociedade, tem aulas de filosofia, sociologia, lingua inglesa, matematica, geografia, historia (coisas importantes) etc.... vc não aprende a fisica cabulosa que aprende no Brasil, química, biologia etc... acho que o Brasil aprofunda demais as matérias sem necessidade nenhuma, e depois essas matérias cabulosas são motivos de seleção.

Lá na Inglaterra vc termina o ensino médio e vai estagiar naquilo que quer fazer, depois que vc esta a um tempo fazendo aquilo e vc se indentifica com a profissão, dai vc vai estudar numa universidade pra ter o diploma que vc tanto sonha. É outra perspectiva, lá um cara de 20 anos é praticamente um adulto e não um moleque, eles te incentivam a chegar onde vc quer, não tem aquela competição desenfreada pra chegar no topo.

Gan
Veterano
# jan/10
· votar


fuvest é muito chato, as provas são muito específicas. por isso prestei só unicamp, e passei sem saber nada nem de química nem de biologia.

Dos vestibulares que eu conheço acho q unicamp é o mais justo mesmo, entra muita gente burra, mas eles são acima da média da população de qualquer forma...
Outro q eu acho justo é o ITA, eles buscar trazer os alunos que mais se enquadram no perfil deles.

Thiago0
Veterano
# jan/10
· votar


Uma prova com 180 questões RIDÍCULA, com enunciados enormes pra se fazer em pouquíssimo tempo, parecendo um teste de resistência física.

Foi um lixo esse "novo" enem, a unica coisa que prestou foi o MACH 3 de brinde rsrsrs,o resto foi uma merda

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


Bem vindo à vida real.

Aced
Veterano
# jan/10
· votar


guitarrista_rock

Vestibulares são muito injustos![2]

O ideal seria saber as específicas e acabou-se :-)

lula_molusco
Veterano
# jan/10
· votar


Vestibulares são injustos pra quem não passa, assim como qualquer outro processo seletivo.
Qualquer forma de seleção vai acabar excluindo alguém, que poderia ser muito bem sucedido naquela vaga.
Agora, como o mundo ideal das vagas para todos não existe, só nos resta estudar até sangrar pelos ouvidos e tentar passar.
Fiz Fuvest também e farei Unicamp a partir de domingo.
Talvez eu passe, talvez não, mas não quero ficar culpando o sistema se não passar.

Toalhinha
Veterano
# jan/10
· votar


não acho injusto não.
=\


te prepara pra algo 50X mais dificl e qualquer vestibular vai ser fichinha. até minha avó pode decidir fazer vestibular agora e ter chances iguais de entrar em uma faculdade e começar carreira.

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues, então aqui no brasil somos muitos mais bem preparados que ele, por que aqui aprendemos de tudo, é muito melhor aprender de tudo do que aprender, só uma área, ja pensou um médico que escreve errado? que não sabe fazer contas? está certo que tem muita coisa errada, mas é muito melhor saber tudo do que saber pouca coisa.

e não nem um pouco injusto um estudante de escola particular competir com um de publica, estudo em colégio particular, e meus pais trabalham pra cacete pra pagarem o colégio para mim, e o estudante do colégio publico, também é pago, só que pelo governo, não vejo injustiça nisso, no final, o erro está é na administração dos colégios publico, mas nem todo colégio publico é ruim.

lula_molusco
Veterano
# jan/10
· votar


o estudante do colégio publico, também é pago, só que pelo governo

O governo por si só não tem dinheiro não...a bufunfa vem toda dos nossos bolsos.

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


Faça que nem eu.
Escolha uma ótima universidade particular, consiga vários descontos e pronto.

Já criei um tópico falando que "modéstia a parte" (sem isso de se achar) tenho quase certeza que passaria.
Mas nunca me interesou.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


\Depois de uma longa reflexão sobre o que ia postar, descobri que nosso falho sistema educacional só nos ensinam até um certo ponto desejado, e não para "uma vida inteira".

Exemplos:
As escolas, te ensina pra passar no vestibular, depois disso é um TVM (Te vira magrão), seja feliz no que tu quer, mas nem sempre dando uma base você descobrir seu talento.

(agora usando uma visão que vivi dos Cursos de Ciências da Computação/ Bacharel e Licenciatura e Eng .Computação)
Chegando na faculdade entro numa cadeira de Introdução da Matemática que "revisa" (ensina tudo o que a gente deveria ver no Ensino Médio, mas não viu). Te empurram mais 2 cadeiras de matemática, que você ainda se diz pra que eu vou ver isso se pra programador e professor de Escolas tu nunca vai usar essas bostas, envez de ensinar banco de dados onde muita empresas exigem ultimamente. Passando para Engenharia da Computação, até posso concordar com as matérias de matematica, mas aí te empurram matérias voltadas para programação (coisa da vistas em "ciências da computação") em vez de te ensinar eletrônica, redes ou alguma cadeira mais voltada ao hardware (que é função da Eng. da Computação).

A auto-escola te ensina alguns passos para passar numa prova obsoleta, que formam pessoas que não te respeitam na hora que você esta aprendendo. Fazendo muitas vezes você pensar que estão lhe dando uma arma e largando você numa selva cheia de inimigos, onde cada um faz a maioria das regras do seu jeito

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


Non-Toxic

qualquer forma de avaliar, injusta ou nao vao entrar os melhores preparados
vai dizer que quem vai bem na prova nao merece passar?


Sim, vai avaliar os melhores preparados PARA A PROVA, e não os melhores preparados para ingressar na universidade. É esse o ponto.

Como eu disse, mais difícil do que aceitar o modelo imposto é aceitar que talvez esse seja o modelo viável menos injusto, porém muita coisa poderia ser mudada se pensassem melhor na elaboração das provas e não fizessem do vestibular um teste de resistência física.

SuperGeo
Veterano
# jan/10
· votar


Como diria meu professor da faculdade:

Não adianta só saber. Tem que saber e tirar nota boa na prova.

TaylorBass
Veterano
# jan/10
· votar


guitarrista_rock
Foi largar a geografia.. isso que dá =P
haeuhaue
brinks, man! boa sorte ae!

guitarrista_rock
Veterano
# jan/10
· votar


TaylorBass

Huahauahuahuahuahuauh!
Tá formado já, man?

Pois é cara, mas não me arrependo não, saquei que geografia não era pra mim... eu tenho boas chances de passar nesse ano mesmo, mas mesmo que eu passe ainda vou achar o vestibular muito injusto.

janick
Veterano
# jan/10
· votar


Vestibulares são muito injustos!


Senta e chora.

TaylorBass
Veterano
# jan/10
· votar


guitarrista_rock
haha.. me formo nesse ano, se Deus quiser!

Vai sim, cara.. estuda mesmo, geografia é só pra pobretão!!
haha

abraço!

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba
Leblues, então aqui no brasil somos muitos mais bem preparados que ele, por que aqui aprendemos de tudo, é muito melhor aprender de tudo do que aprender, só uma área, ja pensou um médico que escreve errado? que não sabe fazer contas? está certo que tem muita coisa errada, mas é muito melhor saber tudo do que saber pouca coisa.


mas isso eles aprendem lá oras, aprende-se matemática, linguas, tudo que é realmente importante.... o que não se aprende são as fórmulas cabulosas de física, cadeias gigantescas de química orgânica, história do sudeste da tailândia, esse tipo de coisa inútil, sinceramente não me lembro de nada disso que "aprendi" no ensino médio, e não serviram de nada pra mim, o que aprendi fora foi muito mais útil.

A porcaria de fórmula de ondulatória não me serviu de nada, nem saber o que originou o benzeno. Isso é matéria específica de uma áerea, não deveríamos ser obrigados a saber isso quando temos 15 anos de idade.

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
é injusto mesmo, um estudante de letras ter que saber física pra ingressar no curso desejado, um estudante de física ter que saber literatura pra entrar no curso desejado

nem acho injusto. todo mundo aprendeu isso no ensino médio. é o básico, o mínimo que se pode cobrar de alguém que teve uma educação de "nivel médio".
mas a forma com que avaliam... ai sim :P

Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


Mila Turunen
Física é o básico? no way..............

nem acho injusto. todo mundo aprendeu isso no ensino médio

teoricamente deveriam ter aprendido....

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
eu sou estudante de Letras e fui bem em Física na Fuvest.
fail.

:P

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Mila Turunen
eu sou estudante de Letras e fui bem em Física na Fuvest.
fail.

:P


idai?

não é por isso que é justo a forma de avalição. Por isso esse país ta assim, porque cobram muito de um povo que sabe pouco. O que aprendemos no ensino médio só uma pequena minoria absorve, e absorvem apenas pra passar numa seleção estupida, porque depois nunca mais usarão na vida.

Mila Turunen
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
mas eu não disse que é justa. :)

de fato, o que se pede em um vestibular de universidade pública não é o mesmo conteúdo lecionado nas escolas públicas.
mas essa discrepância não deve ser contornada diminuindo o conteúdo do vestibular; a melhor forma é melhorar o ensino público fundamental e médio [[[em um Brasil ideal]]] e a forma de avaliação. porque não tem de absurdo nas matérias, velho...

Stieve Staley
Veterano
# jan/10
· votar


mas pensem bem.

não seria pior se nivelassem por baixo?

aí sim a seleção seria uma bosta.



O que deve ser feito é uma melhoria nas bases de ensino público.

Non-Toxic
Veterano
# jan/10
· votar


nao adianta se revoltar
é assim e pronto
quer passar estuda porra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vestibulares são muito injustos!