Compartilhando minha felicidade nerd: Tornado of Souls

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


kiki
De fato, os videos que fizemos foram bem amadores mesmo, huauhuahuauauha!

Na nossa turma foram feitas 5 máquinas: 2 tornos (o nosso e um outro que ainda não está pronto), uma fresa "média", uma fresa "grande" e uma fresa pra fazer circuito impresso. Os caras da fresa desenharam em madeira uma árvore de natal, escreveram "POLI", etc. Até dá pra esculpir uma guitarra, o foda é fazer os rebaixos e arredondamentos dos cantos, pois precisa de ferramentas bem específicas.

Ah, este material aí é PVC. Até dava pra usinar alumínio, só que nem chegamos a testar.

adnz
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
Não entendi muito bem sua pergunta. Se você me explicar o que você anda pensando talvez eu possa te ajudar. Pelo o que eu entendi, a questão de poder girar em mais de um eixo é resolvida por montagem mecânica mesmo...


Se tu gira um negócio 0,9°, quer dizer que tu gira em um eixo. Tem como juntar dois desses pra que tu possa girar 0,9° em um eixo e 0,9° em outro? Pra fazer um movimento diagonal, e não só reto.

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
Muito legal mesmo velho! Eu achei o hardware de controladores p/ motor de passo utilizando microcontrolador PIC, mas a programação eu ainda to pesquisando pra saber como é...
só por mera curiosidade, foi vocês mesmo que tiraram dos próprios bolsos ou a facul ajudou? e não sei se você pode me responder, mas custou muito caro?

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


adnz
Tem como juntar dois desses pra que tu possa girar 0,9° em um eixo e 0,9° em outro? Pra fazer um movimento diagonal, e não só reto.
Sim, dá. Não sei se você sacou como funciona o movimento da ferramenta na máquina, é assim mesmo que funciona. Vou tentar explicar...

A ferramenta fica apoiada num blocão que anda sobre uma guia. Quando o motor de passo (acoplado no fuso desta guia) gira, o fuso faz o blocão se deslocar - dá pra fazer uma continha de quanto o blocão anda a cada passo do motor. Portanto, um motor faz a ferramenta andar em um eixo. Para que a ferramenta ande em dois eixos, o blocão onde a ferramenta é apoiada é fixado perpendicularmente em outro blocão, sendo que este segundo blocão é movido por um segundo motor de passo. Portanto, para você fazer uma trajetória reta em 45º, basta mover os dois motores simultaneamente e dando o mesmo número de passos.

Pra entender melhor, dá uma olhada no terceiro modelo 3D que aparece no vídeo. Este desenho é o layout final da máquina, e observando-o dá pra perceber como estão dispostas as guias, os blocões e os motores de passo.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


zaqueu_grunge

Eu achei o hardware de controladores p/ motor de passo utilizando microcontrolador PIC, mas a programação eu ainda to pesquisando pra saber como é...
Eu tive uma disciplina na qual mexemos com PIC e com motores de passo. É do capeta fazer o hardware funcionar sem probleminhas bobos de mau contato e etc, mas no caso desta disciplina nós só mexíamos com software mesmo, com a programação do controlador. A programação é em C, geralmente.

só por mera curiosidade, foi vocês mesmo que tiraram dos próprios bolsos ou a facul ajudou? e não sei se você pode me responder, mas custou muito caro?
A faculdade forneceu quase tudo. Tivemos que gastar só com cabos e conectores pra ligar as coisas. É um pouco difícil estimar o custo desta "brincadeira", mas é bem salgado: R$300 do controlador, R$500 de motores de passo, R$300 para placa de relés e driver para os motores de passo, R$200 do motor AC, R$1000 do inversor de frequência, mais as coisas para a estrutura mecânica (perfis de ferro, guias, eixo árvore, polias, correia, ...), mão-de-obra dos técnicos, salário dos Engenheiros (hehehehe...)... fácil fácil chega-se nos R$5000.

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
Tens MSN?

erico.ascencao
Veterano
# dez/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


zaqueu_grunge
Mandei MP.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compartilhando minha felicidade nerd: Tornado of Souls