Compartilhando minha felicidade nerd: Tornado of Souls

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# dez/09


Depois de 4 anos estudando Cálculo e Física, penando com matérias que aparentemente não serviriam pra nada, tomando pau de Termodinâmica e Transferência de Calor e fazendo trabalhos medíocres, finalmente saiu um trabalho digno de Engenheiro: o Tornado of Souls.

Este é um torno CNC projetado e construído por um grupo de 12 alunos do qual fiz parte. Dêem uma olhada no clip tosquinho que eu fiz para expressar minha felicidade nerd:



Bem, agora sim eu começo a metamorfose de engenheirando para engenheiro.

highvoltage
Veterano
# dez/09
· votar


Meu pai trabalha com CNC e tal...

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


O que é CNC?

Sério mesmo.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
Fera, agora me diz, o que é e pra que serve essa porra?

Aced
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao

Legal. Eu não teria capacidade de construir isso.

Mas vem cá, o que é isso aí mesmo?

paranauê
Veterano
# dez/09
· votar


Massa, cara :)
Espero daqui a alguns anos ser apto a construir coisinhas divertidas também (no ramo da elétrica).

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/09
· votar


Fera, agora me diz, o que é e pra que serve essa porra? (2)

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao

Parabéns velhote!

Muito bom.

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


LeondelFefon
Aced
LucasGuitarMaster

Seus tontos, isso é o que tirou um dedo do Lulla!

Carpano-Jr.
Veterano
# dez/09
· votar




zaqueu_grunge
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
Puta merda velho, isso é MUITO legal! hauha
a parte eletrônica foi vcs mesmo que fizeram? e não consegui identificar direito, mas é motor de passo ou servomotor que move o carro? o controlador foi mto dificil de fazer? puts, parabéns pelo projeto, levaram qto tempo pra fazer? e fizeram no solidworks??

Excelion
Veterano
# dez/09
· votar


Seus tontos, isso é o que tirou um dedo do Lulla!

Ah, a ironia...

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


Ninguem ainda me respondeu o que é CNC!

<o>

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/09 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


CNC = Controle Numérico Computadorizado

http://pt.wikipedia.org/wiki/CNC

Grande fabricante nacional de máquinas CNC, acredito que seja a maior:
http://www.romi.com.br/inicio.0.html?&L=0

Torno CNC qualquer



edit: não é comando, é controle... achava que era comando!

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


zaqueu_grunge
Thanks.

tncv
Veterano
# dez/09
· votar


o solo dessa música é demais.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


JowR
Cotrole Numérico Computadorizado. Inicialmente surgiu como Controle Numérico, mas com o avanço dos computadores foram deixados de lado os cartões de compilação para serem usados computadores mesmo.

LeondelFefon
Torno é a máquina que serve para "moldar" peças feitas a partir de cilindros ou tubos. Você bota a peça que quer moldar pra girar e vai encostando a ferramenta de um jeito que forme a geometria que você quer. Dá pra fazer um cone, um rasgo num cilindro, diminuir o diâmetro do cilindro, fazer uma esfera, etc.

No caso mais específico de máquinas de CNC, elas são úteis pois você programa todo o movimento da máquina pra fazer uma geometria super fudida que seria impossível mandar um operador fazer na mão. Uma esfera, por exemplo, seria infazível manualmente.

brunohardrocker
Na verdade o Lula perdeu o dedo numa prensa (para os leigos, entendam guilhotina).

zaqueu_grunge
a parte eletrônica foi vcs mesmo que fizeram?
Não, e nem temos saco roxo de fazer. Os circuitos que usamos (drivers para motores de passo, placa de relés e controlador) já foram fornecidos prontos. Tivemos o trabalho de fazer as conexões de acordo com nossas necessidades e entender como cada um funcionava.

é motor de passo ou servomotor que move o carro?
É motor de passo. Se não fosse, nós estávamos fudidos, pois aí teria que fazer um sistema de controle pra monitorar a posição da ferramenta, aí já viu né...

o controlador foi mto dificil de fazer?
Como eu disse, o hardware nós pegamos pronto. O que nós fizemos foi mais na parte de software: o programa que controla a máquina (faz a ferramenta andar numa reta ou num círculo, faz a castanha rotacionar em determinadas velocidades, ...), a interface gráfica, a comunicação serial entre o controlador e a interface (que fica num PC) e a interpretação do código de programação usado para fazer a peça.

levaram qto tempo pra fazer?
Exatos 3 meses e meio. Mas lembre-se que fizemos em 12, passamos umas noites mexendo com isso na faculdade, etc.

fizeram no solidworks??
Sim. Aqueles desenhos coloridinhos são simulações feitas em elementos finitos - umas no próprio SW, outras no Ansys.

Valeu pelos elogios cara!!

Machine Gun Man
Veterano
# dez/09
· votar


Dá pra matar alguém com isso?

erico.ascencao

Parabéns, véi. ;)

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


faz expresso?

erico.ascencao
parabéns, tchampz

GProtti
Veterano
# dez/09
· votar


Os circuitos que usamos (drivers para motores de passo, placa de relés e controlador) já foram fornecidos prontos
Pfff

fill.zanchez
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
Parabéns cara... acho incrível o trabalho de um engenheiro mas não tenho paciência pra isso.

fill.zanchez
Veterano
# dez/09
· votar


"INSERT command denied to user 'eth1_leitura'@'localhost' for table 'posts'. Please, try another name or value." :/

esses servidores tão meia boca...

thiaguinhu
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
fantástico o trabalho!

eu não manjo dessas paradas...mas da pra ver q deu um baita trabalho!

meus parabéns!

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


finalmente saiu um trabalho digno de Engenheiro: o Tornado of Souls.

Construtora Megadeth Ltda., que tem como concorrente a Damage Inc. :P ...

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Ah: Parabenze \o !!!

Kaíque
Veterano
# dez/09
· votar


Parabéns, deve ter ralado bastante !! :)

adnz
Veterano
# dez/09 · Editado por: adnz
· votar


Relevante. Parabéns!

Aproveitando: o que eu uso pra girar alguma coisa x graus pra um lado ou pro outro, controlado pelo computador? E como juntar várias dessas coisas pra poder girar em mais de um eixo?

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


Machine Gun Man
Matar não, mas dá pra machucar o dedinho.

Headstock invertido
fill.zanchez
thiaguinhu
james_the_bronson
Kaíque
Valeu pelos parabéns!

adnz
o que eu uso pra girar alguma coisa x graus pra um lado ou pro outro, controlado pelo computador?
Use motor de passo. A grosso modo, motores de passo funcionam por "petelecos": você dá uma borda de subida no sinal de acionamento dele (o que equivale, por exemplo, a apertar um botão e soltar em seguida, ou seja, um "peteleco") e o motor dá um passo. No caso deste projeto, usamos um motor capaz de dar 400 passos por volta, ou seja, a cada "peteleco" que nós dávamos ele girava 0,9º.

E como juntar várias dessas coisas pra poder girar em mais de um eixo?
Não entendi muito bem sua pergunta. Se você me explicar o que você anda pensando talvez eu possa te ajudar. Pelo o que eu entendi, a questão de poder girar em mais de um eixo é resolvida por montagem mecânica mesmo...

Ah, além de poder controlar com computador, também é possível controlar um motor de passo com um circuitinho eletrônico. Se você entender alguma coisinha sobre o assunto, procure no Google por acionamento de motor de passo.

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


highvoltage
Meu pai trabalha com CQC

Caralho que truu \o/

kiki
Moderador
# dez/09
· votar


erico.ascencao
legal!
parabens!

só pra não ser tudo elogio: na hora que fica filmando a maquina funcionando, poderia ter botado num tripe pra não ficar balançando. e o foco tá no chão, tinha que ter usado "macro"
=p

agora faz uma fresa cnc, pra fazer guitarras!

que material é esse branco que voces tornearam?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compartilhando minha felicidade nerd: Tornado of Souls