Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# dez/09
Depois de 4 anos estudando Cálculo e Física, penando com matérias que aparentemente não serviriam pra nada, tomando pau de Termodinâmica e Transferência de Calor e fazendo trabalhos medíocres, finalmente saiu um trabalho digno de Engenheiro: o Tornado of Souls.
Este é um torno CNC projetado e construído por um grupo de 12 alunos do qual fiz parte. Dêem uma olhada no clip tosquinho que eu fiz para expressar minha felicidade nerd:
Bem, agora sim eu começo a metamorfose de engenheirando para engenheiro.
|
highvoltage Veterano |
# dez/09
· votar
Meu pai trabalha com CNC e tal...
|
JowR Veterano |
# dez/09
· votar
O que é CNC?
Sério mesmo.
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# dez/09
· votar
erico.ascencao Fera, agora me diz, o que é e pra que serve essa porra?
|
Aced Veterano |
# dez/09
· votar
erico.ascencao
Legal. Eu não teria capacidade de construir isso.
Mas vem cá, o que é isso aí mesmo?
|
paranauê Veterano |
# dez/09
· votar
Massa, cara :) Espero daqui a alguns anos ser apto a construir coisinhas divertidas também (no ramo da elétrica).
|
LucasGuitarMaster Veterano |
# dez/09
· votar
Fera, agora me diz, o que é e pra que serve essa porra? (2)
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/09
· votar
erico.ascencao
Parabéns velhote!
Muito bom.
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/09
· votar
LeondelFefon Aced LucasGuitarMaster
Seus tontos, isso é o que tirou um dedo do Lulla!
|
Carpano-Jr. Veterano |
# dez/09
· votar
|
zaqueu_grunge Veterano |
# dez/09
· votar
erico.ascencao Puta merda velho, isso é MUITO legal! hauha a parte eletrônica foi vcs mesmo que fizeram? e não consegui identificar direito, mas é motor de passo ou servomotor que move o carro? o controlador foi mto dificil de fazer? puts, parabéns pelo projeto, levaram qto tempo pra fazer? e fizeram no solidworks??
|
Excelion Veterano |
# dez/09
· votar
Seus tontos, isso é o que tirou um dedo do Lulla!
Ah, a ironia...
|
JowR Veterano |
# dez/09
· votar
Ninguem ainda me respondeu o que é CNC!
<o>
|
zaqueu_grunge Veterano |
# dez/09 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar
CNC = Controle Numérico Computadorizado
http://pt.wikipedia.org/wiki/CNC
Grande fabricante nacional de máquinas CNC, acredito que seja a maior: http://www.romi.com.br/inicio.0.html?&L=0
Torno CNC qualquer
edit: não é comando, é controle... achava que era comando!
|
JowR Veterano |
# dez/09
· votar
zaqueu_grunge Thanks.
|
tncv Veterano |
# dez/09
· votar
o solo dessa música é demais.
|
# dez/09
· votar
JowR Cotrole Numérico Computadorizado. Inicialmente surgiu como Controle Numérico, mas com o avanço dos computadores foram deixados de lado os cartões de compilação para serem usados computadores mesmo.
LeondelFefon Torno é a máquina que serve para "moldar" peças feitas a partir de cilindros ou tubos. Você bota a peça que quer moldar pra girar e vai encostando a ferramenta de um jeito que forme a geometria que você quer. Dá pra fazer um cone, um rasgo num cilindro, diminuir o diâmetro do cilindro, fazer uma esfera, etc.
No caso mais específico de máquinas de CNC, elas são úteis pois você programa todo o movimento da máquina pra fazer uma geometria super fudida que seria impossível mandar um operador fazer na mão. Uma esfera, por exemplo, seria infazível manualmente.
brunohardrocker Na verdade o Lula perdeu o dedo numa prensa (para os leigos, entendam guilhotina).
zaqueu_grunge a parte eletrônica foi vcs mesmo que fizeram? Não, e nem temos saco roxo de fazer. Os circuitos que usamos (drivers para motores de passo, placa de relés e controlador) já foram fornecidos prontos. Tivemos o trabalho de fazer as conexões de acordo com nossas necessidades e entender como cada um funcionava.
é motor de passo ou servomotor que move o carro? É motor de passo. Se não fosse, nós estávamos fudidos, pois aí teria que fazer um sistema de controle pra monitorar a posição da ferramenta, aí já viu né...
o controlador foi mto dificil de fazer? Como eu disse, o hardware nós pegamos pronto. O que nós fizemos foi mais na parte de software: o programa que controla a máquina (faz a ferramenta andar numa reta ou num círculo, faz a castanha rotacionar em determinadas velocidades, ...), a interface gráfica, a comunicação serial entre o controlador e a interface (que fica num PC) e a interpretação do código de programação usado para fazer a peça.
levaram qto tempo pra fazer? Exatos 3 meses e meio. Mas lembre-se que fizemos em 12, passamos umas noites mexendo com isso na faculdade, etc.
fizeram no solidworks?? Sim. Aqueles desenhos coloridinhos são simulações feitas em elementos finitos - umas no próprio SW, outras no Ansys.
Valeu pelos elogios cara!!
|
Machine Gun Man Veterano |
# dez/09
· votar
Dá pra matar alguém com isso?
erico.ascencao
Parabéns, véi. ;)
|
Headstock invertido Veterano |
# dez/09
· votar
faz expresso?
erico.ascencao parabéns, tchampz
|
GProtti Veterano |
# dez/09
· votar
Os circuitos que usamos (drivers para motores de passo, placa de relés e controlador) já foram fornecidos prontos Pfff
|
fill.zanchez Veterano |
# dez/09
· votar
erico.ascencao Parabéns cara... acho incrível o trabalho de um engenheiro mas não tenho paciência pra isso.
|
fill.zanchez Veterano |
# dez/09
· votar
"INSERT command denied to user 'eth1_leitura'@'localhost' for table 'posts'. Please, try another name or value." :/
esses servidores tão meia boca...
|
thiaguinhu Veterano |
# dez/09
· votar
erico.ascencao fantástico o trabalho!
eu não manjo dessas paradas...mas da pra ver q deu um baita trabalho!
meus parabéns!
|
james_the_bronson Veterano |
# dez/09
· votar
finalmente saiu um trabalho digno de Engenheiro: o Tornado of Souls.
Construtora Megadeth Ltda., que tem como concorrente a Damage Inc. :P ...
|
james_the_bronson Veterano |
# dez/09
· votar
Ah: Parabenze \o !!!
|
Kaíque Veterano |
# dez/09
· votar
Parabéns, deve ter ralado bastante !! :)
|
adnz Veterano |
# dez/09 · Editado por: adnz
· votar
Relevante. Parabéns!
Aproveitando: o que eu uso pra girar alguma coisa x graus pra um lado ou pro outro, controlado pelo computador? E como juntar várias dessas coisas pra poder girar em mais de um eixo?
|
# dez/09
· votar
Machine Gun Man Matar não, mas dá pra machucar o dedinho.
Headstock invertido fill.zanchez thiaguinhu james_the_bronson Kaíque Valeu pelos parabéns!
adnz o que eu uso pra girar alguma coisa x graus pra um lado ou pro outro, controlado pelo computador? Use motor de passo. A grosso modo, motores de passo funcionam por "petelecos": você dá uma borda de subida no sinal de acionamento dele (o que equivale, por exemplo, a apertar um botão e soltar em seguida, ou seja, um "peteleco") e o motor dá um passo. No caso deste projeto, usamos um motor capaz de dar 400 passos por volta, ou seja, a cada "peteleco" que nós dávamos ele girava 0,9º.
E como juntar várias dessas coisas pra poder girar em mais de um eixo? Não entendi muito bem sua pergunta. Se você me explicar o que você anda pensando talvez eu possa te ajudar. Pelo o que eu entendi, a questão de poder girar em mais de um eixo é resolvida por montagem mecânica mesmo...
Ah, além de poder controlar com computador, também é possível controlar um motor de passo com um circuitinho eletrônico. Se você entender alguma coisinha sobre o assunto, procure no Google por acionamento de motor de passo.
|
Fenrisulfr Veterano |
# dez/09
· votar
highvoltage Meu pai trabalha com CQC
Caralho que truu \o/
|
kiki Moderador |
# dez/09
· votar
erico.ascencao legal! parabens!
só pra não ser tudo elogio: na hora que fica filmando a maquina funcionando, poderia ter botado num tripe pra não ficar balançando. e o foco tá no chão, tinha que ter usado "macro" =p
agora faz uma fresa cnc, pra fazer guitarras!
que material é esse branco que voces tornearam?
|