Sobre Fazer o bem!

Autor Mensagem
Zandor
Veterano
# dez/09
· votar


Também pode ser exatamente o que ele disse porque altruísmo é uma noção abstrata pra um impulso que pode ser biologicamente egoísta

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


Vocês são muito chatos

kiki
Moderador
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
belo tópico.

tava indo bem, até começar a ir mal.
(turun ts)

é um assunto bem complexo, mas muito importante.

tem sido dificil falar coisas sérias no ot sem esbarrar em discussões inúteis. acho que a gente pode desenvolver mais em outros espaços, como uma mesa de bar.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Ainda bem que tudo o que eu faço, faço de consciência tranquila e harmonizando entre a razão e emoção.

Primeiramente, não sou santo e não quero ser abençoado ou uma Madre Teresa por fazer caridade. Ajudo porque gosto e me sinto bem com isso! Quem não concorda, senta na mandioca então.

Outra, eu fico surpreso em saber que existem pessoas que acham que é massagear o ego ajudando uma outra pessoa.

Certamente que faz isso nunca passou por apuros ou necesidade na vida... Enfim

Estou pouco preocupado com que as pessoas vão achar da minha atitude com relação a eu ajudar outras pessoas, se isso vai soar sincero ou não.

Eu tenho personalidade e caráterpra saber aonde, quando e como devo fazer as coisas, sei das minhas realizações pessoais!

Fico triste apenas, pois estava com uma idéia maluca e absurda de promover um mutirão de doação de sangue aqui no OT, e o pessoal mandava foto e tudo, mas vi que não vai dar certo! A maioria aqui são pessoas inteligentes demais para fazer isso!

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr
Solidariedade por si soh nao existe.

É tudo uma forma de vc massagear seu ego achando que faz o bem para algm ou entao tentar se exumir de alguma possivel culpa de ter uma vida melhor que tal pessoa.

Fazer o bem pelo proximo nao existe, cada um faz o bem apenas a si mesmo, o proximo eh apenas o caminha encontrado para se fazer isso.



Você fala isso porque é um muleque chorão e mimado, que nunca passou dificuldades na vida que só sabe quando o que é bom quando olha para o próprio umbigo.

É isso mesmo campeão! Você nunca precisou da ajuda de ninguém e nunca vai precisar, afinal todos nós somos seres capazez de nos mantermos sozinhos e isolados!

Espero que no dia que você precisar da ajuda de alguém e for pedir auxilio alguém lhe responda: "Solidariedade por si soh nao existe. É tudo uma forma de vc massagear seu ego achando que faz o bem para algm ou entao tentar se exumir de alguma possivel culpa de ter uma vida melhor que tal pessoa."

maggie
Veterana
# dez/09
· votar


Fenrisulfr
se todos procurassem nao fazer o mal nao haveria necessidade de se fazer o bem

a solidariedade não é a solução do egoismo humano, mas um complemento dele proprio

Não estou com muito tempo pra dissertar, mas essas duas sentenças não fazem muito sentido pra mim.

Nesse ponto, concordo com o Murillo Wendel: no Brasil, estamos num ponto em que pouco importa se ser solidário é um ato de egoísmo ou não.

Muitas pessoas precisam de ajuda - FATO. Você ajudá-las pra massagear seu ego ou simplesmente por ser bonzinho não fará diferença na vida delas, e sim o ato em si.

Ficar teorizando sobre isso ou aquilo não tem efeito nenhum, ao contrário.

Nessa época de natal é comum ocorrerem ações isoladas, como recolher alimentos e brinquedos e doar. É pouco? É! Ajuda? Sim! Então o que é "menos pior"?

:)

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


Você fala isso porque é um muleque chorão e mimado, que nunca passou dificuldades na vida que só sabe quando o que é bom quando olha para o próprio umbigo.




Vc nao me conhece para dizer isso, nunca me viu nem se quer trocou uma conversa comigo. Nao julguei vc em particular como vc esta fazendo comigo, nem falei que o fato de ajudar eh ruim, so que ele eh a continuação de um egoismo.

Índio_DT
Veterano
# dez/09
· votar


Eu tou nesse dilema ae...

Mas sinceramente creio que se for pra fazer o bem alheio e me fuder com isso, eu quero que se dane.

Índio_DT
Veterano
# dez/09
· votar


E digo mais: Fazer o bem pra outras pessoas sabendo que vc ficaria mal e tentando superar da pior forma possivel é a maior hipocrisia do mundo.

Zandor
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel

Tá com raiva porque é verdade?

Insinity
Veterano
# dez/09 · Editado por: Insinity
· votar


Eu deveria e poderia, mas nao doo sangue nem faco caridade por pura preguica. Tenho que comecar um dia.
Admiro muito essas pessoas que tem pouco e mesmo assim se esforcam pra ajudar.

Horcruxes
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Eu me sinto mais humano quando pratico algo assim sem esperança de nenhum retorno, simplesmente por satisfação
Por alguma razão, essa frase me fez ter mais fé nas pessoas! =)
[isso é sério. Juro.]
Enfim, eu sempre sinto que faço muito menos do que poderia / deveria fazer, mas sempre me esforço para ser "aquela que está lá quando alguém precisar". Acho que, mais do que doações em dinheiro ou algo assim, a proximidade, o fato de estar lá e fazer algo por si mesmo e ter a presença e o contato com as pessoas são mais importantes.
Enfim, ainda pretendo fazer mais pelos meus companheiros de espécie... =)

Eric Clapton
Veterano
# dez/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Zandor
Tá com raiva porque é verdade?


Duas palavras que você defecou pela boca agora: "Raiva" e "Verdade".

Primeiro não sou infantil de sentir raiva em posts de umforum de internet. Sou mais maduro do que isso. Deixo esse quesito pra você. Agora "Verdade"? O que seria verdade?

Eric Clapton
Veterano
# dez/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Horcruxes


Se tem uma coisa que eu aprendi com os trancos e barrancos é: "Faça o que seu coração mandar!"

Foda-se o que os outros irão achar e como irão achar! Mesmo que seja para o seu ego qualquer coisa que citaram aqui... FAÇA... só isso... Se isso te realiza e ajuda alguem que realmente precisa, FAÇA!


Ninguém sabe o dia de amanhã!

Índio_DT
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Falou e disse.

tem até uma frase que diz o seguinte:
"O passado nao volta, e o futuro talvez nem chegue."

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr

Desculpe man, na boa. Não tenho esse direito de julgar ninguém. é que sei lá, seu post foi muito generalizado. As coisas não são bem assim.
Juro pra você! Qualquer dia visite um asilo! Meu, não existe homem que aguente tanta emoção. Você se sente emocinado e revoltado ao ver pessoas indefesas sozinhas a cuidos de terceiros. Enfim, não quero falar muito para não parecer demagogia, mas no dia que vc quiser, me chama que a gente vai junto e ai você vai tirar suas próprias conclusões!

=)

Eric Clapton
Veterano
# dez/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Índio_DT
tem até uma frase que diz o seguinte:
"O passado nao volta, e o futuro talvez nem chegue."


Claro!

Você disse que não pretende fazer um bem a uma pessoa sendo que voce faria mal a voce mesmo,e isso não adianta nada, é falsidade. É tapar o sol com a peneira.

Pode parecer clichê e podem me zoar a vontade com que eu vou falar, mas voce tem que fazer as coisas com que o seu coração manda, dosando com o que a sua consciencia lhe diz!

Apenas isso.

Você sabe porque eu digo isso! Porque é muito mais facil você prejudicar e fazer mal a uma pessoa do que você fazer exatamente ao contrário!

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


thiaguinhu

Essa época de natal eu costumo "adotar" uma criança.... aí compro roupa e brinquedo. Acho que nada mais triste pra uma criança do que não ganhar nada no natal. Compro com gosto e sem me importar com o preço...


Na minha faculdade, eu lidero um grupo que realiza doações de brinquedos neste fim de anos e a as doações começaramem agosto! Já temos mais de mil e duzentos briquedos novos e em bom estado!

^^

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


LeandroP

Meu pai é VIP no Pró Sangue. É doador de plaquetas e tem sangue O+

E eu nem passo perto... tive hepatite... Fico triste em não poder doar (sangue ruim, mano).


Caráleo!!! Hepatite C????

Meu pai também é doador VIP!!!

=)

Zandor
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Agora "Verdade"? O que seria verdade?


A "verdade" no caso seria o ceromano fazer "caridade" porque o subconsciente dele espera que venha alguma coisa boa em troca (que não precisa ser uma coisa física ou um favor do outro)

O que voce ia achar se tivesse ajudado alguém em uma situação de vida ou morte e aí essa pessoa te dissesse "Eu não pedi a tua ajuda e tava quase conseguindo me virar sozinho, agora vai embora daqui seu f*** da *****"? Vai ficar com raiva por causa da ingratidão não vai?

E se tivesse ajudado alguém numa situação de vida ou morte e no dia seguinte essa pessoa mata a familia inteira? Voce fica feliz porque salvou uma vida ou fica triste porque várias pessoas morreram por causa de uma decisão sua?

Eu acho que não tem como evitar esse tipo de reação porque é instintiva

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


kiki
belo tópico.

tava indo bem, até começar a ir mal.
(turun ts)

é um assunto bem complexo, mas muito importante.

tem sido dificil falar coisas sérias no ot sem esbarrar em discussões inúteis. acho que a gente pode desenvolver mais em outros espaços, como uma mesa de bar.



Pois é mano, criei este tópico na inocencia mesmo, acho que quem quis entender meu ponto de vista entendeu... não quis, paciência!

Eric Clapton
Veterano
# dez/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Zandor

Mas isso não importa mano! Eu fiz porque eu tinha vontade de fazer! Se a pessoa não quis ser ajudada , eu fiz minha parte! Paciencia!

Eu acredito nas suas palavras, e acredito em toda essa questão filosófoca e psicológica!

mas cara, não existe nada mais poderoso nesse mundo do que voce ir em um Hospital do Cancer Infantil e ver ao mesmo tempo uma criança que voce sabe que dentro de alguns meses irá morrer e voce realiza o sonho dessa criança doando um violão por exemplo, que é o que ela sempre quis ter!

Ou voce vai a um asilo, e ve aquele monte de senhorinhas, sozinhas, sem ninguem... e voce leva um violão e começa a tocar modas do "Tonico ou Tinoco" e elas começam a cantar com aquela voz fraca...mas felizes por vc estar ali...

Nem o dinheiro, nem o EGO, nem nada compra a felicidade que voce sente ao fazer isso e ao ver que vc esta fazendo pessoas nas ultimas condições serem felizes por mais um momento!

É algo inexplicavel!

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


http://www.prosangue.sp.gov.br/prosangue/processarhome.do?method=home

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# dez/09
· votar


eu busco não fzer o mau para as pessoas...não faça com os outros o q não quer q faça com vc talz...essas coisas...
mas fzer o BEM...no maximo doar minhas roupas velhas...
não douo sangue q tenho medo do exame prévio...auhauha...não faço esse exame por nada...

Guilherme 90
Veterano
# dez/09 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Doar sangue é osso mesmo, tenho um medo de agulha danada, mas doar sangue pode salvar vidas, então uma agulhada nao é nada perto de quem esta na beira da morte esperando por doação, vale a pena o sacrificio.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90


ashuaehuaehuaehuaehuahe

Fastturtle
Veterano
# dez/09
· votar


acho q nunca fiz algo do tipo, nao doo sangue, nao visito asilo, nem ajudo com dinheiro esses tipos de instituições(essas instituições sao chatas, ligam quase q diariamente pedindo dinheiro), antes fazia algumas coisas(q axo nao contam), como doar roupas velhas, doar materiais reciclaveis para cooperativas, escolas, ou eventos e coisas do tipo, trabalho voluntario...

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


Paz e Amor para todos.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker

E dinheiro também, que nao faz mal a ninguem!

Que venha 2010!

=)

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Fenrisulfr

Desculpe man, na boa. Não tenho esse direito de julgar ninguém. é que sei lá, seu post foi muito generalizado. As coisas não são bem assim.
Juro pra você! Qualquer dia visite um asilo! Meu, não existe homem que aguente tanta emoção. Você se sente emocinado e revoltado ao ver pessoas indefesas sozinhas a cuidos de terceiros. Enfim, não quero falar muito para não parecer demagogia, mas no dia que vc quiser, me chama que a gente vai junto e ai você vai tirar suas próprias conclusões!

=)


Nao estou dizendo que ajudar eh ruim, mas acho que essa emoção vem pelo sentimento de culpa entende, eu nao tenho a vida que queria, mas levo uma vida bem melhor do que a que preciso, e isso ao ver algm em uma situação ruim me tras uma sensaçao de mal estar... acho que inconscientemente ajudamos TAMBEM (acho que esse foi meu erro nos outros topicos, colocar o egoismo como unico motivo) por isso, pra nao nos sentirmos tao culpados

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Fazer o bem!