Sobre Fazer o bem!

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# dez/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu só penso em te ajudar - Os Mutantes


Estão dizendo que é pra competir
Mas eu só penso em te ajudar
Só quero uma vida em que a gente possa amar
Ah! Yeah, yeah amar a vida
Yeah, yeah amar o mundo
Estão dizendo que é p'ra eu te passar p'ra trás
Mas eu só penso em te abraçar
Não há nada na vida que faça eu parar de amar
Aahhh! Yeah, yeah amar a vida
Yeah, yeah amar o mundo
Hey garoto vê se não vai cair do buggy
Hey garoto que tal você tocando moggy
Hey garoto você dançando boogie woogie

LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


Fenrisulfr

É tudo uma forma de vc massagear seu ego achando que faz o bem para algm ou entao tentar se exumir de alguma possivel culpa de ter uma vida melhor que tal pessoa.

Aff...

Pseudonimum
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr

É mais fácil ceder ao impulso da sua própria satisfação de ajudar alguém do que se controlar vendo alguns sofrendo pra fazer algo realmente grande e significativo pelos outros.

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


LeandroP

E eu falei alguma inverdade??? veja os comentarios daqui: "ai eu ajudo com isso, ai eu dôo aquilo blablabla" nossa como eh altruista isso neh, essa competiçãozinha pra vem quer merece o lugar mais alto no ceu ¬¬... pfff

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Fenrisulfr
Solidariedade por si soh nao existe.
É tudo uma forma de vc massagear seu ego achando que faz o bem para algm ou entao tentar se exumir de alguma possivel culpa de ter uma vida melhor que tal pessoa.


Só não concordo porque é um erro achar que todo mundo é igual a você, e que as atitudes dos outros são movidas pelas mesmas intenções que as suas são movidas.

Mila Turunen
Veterano
# dez/09
· votar


ninguém se mostra mal (já que o tópico é sobre o bem :P) pelo fato de caridade precisar existir.

"/

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


Mila Turunen
ninguém se mostra mal (já que o tópico é sobre o bem :P) pelo fato de caridade precisar existir.

"/


mas eh pelo fato das pessoas serem naturalmente egoistas que ela existe. se todos procurassem nao fazer o mal nao haveria necessidade de se fazer o bem, mas esse suposto bem que é feito é apenas uma saida para as pessoas nao se sentirem tao culpadas por saberem que são as causadoras desse problema, a solidariedade não é a solução do egoismo humano, mas um complemento dele proprio

Mila Turunen
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr
a solidariedade não é a solução do egoismo humano, mas um complemento dele proprio
isso! =D

mas eh pelo fato das pessoas serem naturalmente más
só não concordo com isso.
nem com natulmente boas.
_hm

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr
Vc tá falando por vc mesmo e generalizando pro mundo todo

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
Fenrisulfr
Vc tá falando por vc mesmo e generalizando pro mundo todo



Nossa como fiquei triste agora... vou ali me jogar da ponte e ja volto.

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


Mila Turunen

eu coloquei que elas sao naturalmente egoistas, vou editar la

Pseudonimum
Veterano
# dez/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Considerar o altruísmo inquestionavelmente como o bem, o certo, é no mínimo capcioso... da mesma forma que dizer que o egoísmo é malvado. Isso é tão cristão.

Pobreza alheia não tem nada a ver com boa ou má vontade alheia. As coisas que tão estruturadas de uma forma injusta demais.

Há casos e casos. Um ato de soliedariedade pode salvar a vida de pessoas. Mas na grande maioria, não passa de um paliativo e descargo de consciência, uma lutinha pelo mais alto lugar no céu. Querer sanar sua própria dor de ver um outro mal.

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Fenrisulfr
Não entendi a ironia. Espero que não tenha sido ironia (hihi)
O que eu disse, em outras palavras, é que "
a solidariedade não é a solução do egoismo humano, mas um complemento dele proprio
" é uma afirmação sem base nenhuma. No máximo uma psicologia pouco pragmática.
Parando de teorizar e olhando pro dia-a-dia e pra realidade, eu conheço pessoas que considero verdadeiramente solidárias, e que embora haja um resultado no ego delas, o foco não é esse na hora de ser solidário.
É muito bonito essas frases teóricas que parecem dar um ponto final na essência do ser humano, mas elas não tem um pingo de senso prático.

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


Pseudonimum

Há casos e casos. Um ato de soliedariedade pode salvar a vida de pessoas. Mas na grande maioria, não passa de um paliativo e descargo de consciência, uma lutinha pelo mais alto lugar no céu.


FINALMENTE concordamos em algo...

vou ateh ser solidario e te dar um positivo

Carla Andréa
Veterano
# dez/09
· votar


Essa página aqui tá parecendo que cada um quer expor a SUA verdade absoluta.
Que saco hein.

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


Carla Andréa

Logout ta logo ali em cima

Carla Andréa
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr

Do mesmo jeito que vc está expondo a sua opinião eu estou expondo a minha.
Fica na sua.

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


Carla Andréa

Fica vc mulher se enxerga... se cada um ta expondo sua opiniao pq vc vem encher o saco sobre como estamos debatendo???

Carla Andréa
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr

Ai ai ai ai ai... olha só o que eu fui arranjar.
Tá nervoso?

Vai tomar um chá de maracujá.

Fenrisulfr
Veterano
# dez/09
· votar


Carla Andréa

Quem chegou com a pomba gira no corpo foi vc...

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr
mulher


ihhhhhh, chamou de mulher!

Carla Andréa
don't feed the trolls

Carla Andréa
Veterano
# dez/09
· votar


Fenrisulfr

Não, gato... cheguei na paz...
Só achei que saiu um pouco de foco a discussão, mas não bloqueei o pensamento de ninguém. Não tenho esse direito.

Carla Andréa
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2

hehehe
Relax total aqui.
=)

Mila Turunen
Veterano
# dez/09
· votar


Carla Andréa
Essa página aqui tá parecendo que cada um quer expor a SUA verdade absoluta.
mas Cau, você queria que a gente defendesse a verdade de quem?
acho natural cada um expor a sua, desde que não acredite ser a verdade absoluta do universo.

Carla Andréa
Veterano
# dez/09
· votar


Mila Turunen

Mas é isso, gata... não existe verdade absoluta, mas a impressão que me passaram foi que sim. Algo do tipo "é isso aqui, engole, absorva e deixe se guiar". Foi essa a impressão que me deu.
Nada contra a discussão, mas ficou parecendo algo imposto.

Grow
Veterano
# dez/09
· votar


eu bato ******* para mulheres q não são comidas e panz...

Grow
Veterano
# dez/09
· votar


hm, eu não faço mta coisa, eu tento abrir a mente do pessoal aki do bairro sempre q possível, parece q a maioria aki se sente compelido a seguir um caminho maléfico na vida pq tudo ao seu redor é assim (sartre?) daí sempre q posso eu chamo de canto e dou uma ideia... mas tô longe de fazer tudo q podia pra ajudar

King of Terror
Veterano
# dez/09 · Editado por: King of Terror
· votar


De certo modo eu concordo com o Fenrisulfr com relação ao egoísmo da caridade / fazer o bem.
Acredito que o problema esteja no fato de associarem egoísmo à maldade, uma coisa não implica na outra necessariamente.

Independentemente de uma pessoa ser boa ou má, o que a leva a praticar um ato solidário? Pra que alguém faz algo bom a outra pessoa?
A resposta pode ser óbvia em princípio: porque essa pessoa gosta de ver a outra feliz, de fazer o bem, etc., etc.

Mas, se parar pra pensar mais profundamente, por que alguém gosta de ver a outra feliz? Ou de fazer a outra feliz? Porque traz satisfação, contentamento, etc. Então há uma relação entre o bem praticado por alguém e o bem que isso faz para ela mesma. Pois, se isso não trouxesse bem ou fosse indiferente para quem pratica, o que levaria alguém a fazer isso espontaneamente?

Então não é questão de ser bom ou mau, o conceito de egoísmo / altruísmo não define bem ou mal. O que não concordo com o que disseram aí é amarrar essa idéia às pessoas. Isso é determinismo, e todo determinismo parte de uma generalização que não pode ser aplicada em todos casos sempre.

Zandor
Veterano
# dez/09
· votar


Como é que voces definem "bem" e "mal"?

LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


Fenrisulfr

Não sei se você espera algo em troca quando ajuda alguém, ou se ajuda pelo simples prazer de ajudar. Dizer que é pra massagear o ego pode ser pra você, não de uma forma geral como você colocou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Fazer o bem!