Mais um duro golpe na liberdade

Autor Mensagem
MajorKong
Veterano
# dez/09


CCJ aprova PEC que exige diploma para jornalista

BRASÍLIA - Foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/09, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE ), que exige diploma de curso superior de jornalismo para exercer a profissão. A matéria segue agora para o plenário.

A PEC foi acolhida na CCJ com emendas do relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). De acordo com o texto aprovado, a profissão de jornalista deve exclusiva de quem é formado em jornalismo, cujo exercício será definido em lei. A regra é facultativa ao colaborador - aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado à sua especialização. A exigência do diploma não é obrigatória para aquele que comprovar o efetivo exercício da profissão ou para jornalistas provisionados (os que não têm diploma em jornalismo, mas obtiveram registro por terem sido contratados por empresa jornalística em município onde não há curso específico).

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/12/02/ccj-aprova-pec-que-exige-d iploma-para-jornalista-915015637.asp

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


Bom, imagina se um médico não precisasse de diploma pra exercer a profissão...

Um Engenheiro Civil...


Golpe na liberdade? Onde?

Lucy.ana
Veterano
# dez/09
· votar


Médico sem o curso de medicina
Arquiteto sem o curso de arquitetura
Advogado sem o curso de direito
Juiz sem concurso público

Não vejo o duro golpe na liberdade nisso. Sinto muito.

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


A regra é facultativa ao colaborador - aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado à sua especialização. A exigência do diploma não é obrigatória para aquele que comprovar o efetivo exercício da profissão ou para jornalistas provisionados (os que não têm diploma em jornalismo, mas obtiveram registro por terem sido contratados por empresa jornalística em município onde não há curso específico).

Perfeito. Não sei por que tem gente que acha que isso é um 'golpe na liberdade'.
Se com jornalistas diplomados a coisa já está assim, imagina se liberasse geral.

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Como ousa postar esta notícia sem ter diploma?

izzystradlin
Veterano
# dez/09
· votar


mais do que certo...

não é jornalista? quer expor a opinião, usa blog, youtube etc etc etc..

jornalista tem que ser formado, trabalha com pessoas, tem que ter responsabilidade no que diz, que pode influenciar à muitas pessoas que o assistem, leem ou ouvem...

assim como o médico precisa estar preparado (teoricamente) as outras profissões também..

isso não significa "privação" de nada, todo mundo é livre..mas pra exercer uma profissão tá mais que certo...

pelo menos assim evitaria de eu ter que ver os "Neto, Godoi" e outros falando merda sem responsabilidade e argumentação nenhuma para um brasil inteiro...

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


_Dio
Lucy.ana

Acontece que jornalismo é um caso totalmente diferente.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


CCJ aprova PEC que exige diploma para jornalista

Certíssimo!

Caso contrário, qualquer idiota poderia ser um jornalista! Até eu poderia ser um jornalista!

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


Se não me engano o Willian Bonner é formado em outra coisa, não é em jornalismo...

Lucy.ana
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker

Sinceramente, para todo ofício deve haver um pré-requisito, inclusive jornalista... que fala muita merda.

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
Ele é formado em jornalismo pela ECA-USP se não me engano.

Lucy.ana
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker

Se não me engano o Willian Bonner é formado em outra coisa, não é em jornalismo...

Nossa, grande exemplo...

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


William Bonemer Júnior, conhecido como William Bonner, (Ribeirão Preto, 16 de novembro de 1963) é um publicitário, apresentador e escritor brasileiro. Apesar de exercer a profissão de jornalista ele não possui diploma.

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Bonner

hehehe

Perdeu o trampo preibói!

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
Caso diferente? não sei onde. Jornalismo é uma profissão que deve ser levada a sério. Isso de tirar obrigatoriedade de diploma é ridículo, ao meu ver.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker


Ahhh, mas Wikipedia não é fonte de pesquisa.

MajorKong
Veterano
# dez/09 · Editado por: MajorKong
· votar


Primeiramente sou a favor da desregulamentação de todas as profissões, mas isso numa sociedade com a liberdade bem mais amadurecida.

Agora... medicina, engenharia, direito, etc. São profissões que lidam diretamente com a vida e a segurança das pessoas. Sendo que o leigo tem pouca capacidade de julgar a qualidade do profissional.

Já o jornalista, só oferece o risco de fazer um mau serviço. É a mesma coisa que querer regulamentar a profissão de músico, decorador, cineasta...

Além do grande risco à liberdade de expressão em impor o escrutínio burocrático pela elite política estatal a quem deseja exercê-la.

TWT ICE
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
ele lançou um livro cujo o lucro obtido será doado para o curso de jornalismo da USP, onde se formou

(ele disse isso no programa do Jô, acho)

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


_Dio
O que tem o diploma com a seriedade?

Precisa de diploma em ciências da presidência pra ser presidente?

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


Lucy.ana
Sinceramente, para todo ofício deve haver um pré-requisito, inclusive jornalista... que fala muita merda.

Existe uma lei na nossa constituição que assegura a liberdade de expressão, portanto qualquer cidadão pode expor sua opinião/informação num meio de comunicação.
Isso não tira os méritos de quem é formado em jornalismo.

O mesmo acontece, por exemplo, na minha área: administração. Ninguém é obrigado a ter diploma para administrar um negócio.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Se os jornalista com formação já falam merda, imagina sem.

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
Você não acha que jornalismo lida diretamente com a vida das pessoas? Comunicação em geral (Jornalismo, Publicidade e afins) praticamente decide a pauta das conversas e as opiniões de 99% da população.

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
Não. O ensino superior dá todo o conhecimento necessário pra pessoa exercer a profissão. O cara pode até ter o know-how, mas vai sempre faltar a teoria que se recebe na universidade.

Precisa de diploma em ciências da presidência pra ser presidente?
Comparação ridícula. Imagina se vc vai no médico e vê que o cara não tem diploma, apenas viu alguém fazendo ou "aprendeu" no E.R e se julgou médico?

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Ahhh, mas Wikipedia não é fonte de pesquisa.

Eu vi uma entrevista com ele mesmo falando que não se formou.

TWT ICE
ele lançou um livro cujo o lucro obtido será doado para o curso de jornalismo da USP, onde se formou

(ele disse isso no programa do Jô, acho)



Formou-se em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com o trabalho

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
O mesmo acontece, por exemplo, na minha área: administração. Ninguém é obrigado a ter diploma para administrar um negócio.


Esses nunca vão administrar uma empresa grande, suponho. Só os "butequinho" da esquina, as "carroça" de muamba, os "brechó"

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker

O mesmo acontece, por exemplo, na minha área: administração. Ninguém é obrigado a ter diploma para administrar um negócio.


E nem por isso acabaram-se os cursos de administração.

Mila Turunen
Veterano
# dez/09
· votar


Mais um duro golpe na liberdade

ANARQUIA /o/ !!

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
Aí é só o WB não levar os créditos como editor chefe do JN e só aparecer como apresentador, que não precisa de diploma.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar



Imagina se vc vai no médico e vê que o cara não tem diploma, apenas viu alguém fazendo ou "aprendeu" no E.R e se julgou médico?


Você se trataria com esse médico? Eu não.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


_Dio

Esses nunca vão administrar uma empresa grande, suponho. Só os "butequinho" da esquina, as "carroça" de muamba, os "brechó"


Você tá de saca, né?

Acha que os maiores bilionários do mundo fizeram todos faculdade de administração?

MajorKong
Veterano
# dez/09 · Editado por: MajorKong
· votar


Murillo Wendel

Se os jornalista com formação já falam merda, imagina sem.

As pessoas têm o DIREITO de falarem merda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um duro golpe na liberdade