Chrome OS - Teste você mesmo o novo SO do Google

Autor Mensagem
Tio Frank
Veterano
# dez/09


É isso ai pessoal, semana passada saiu no Super Downloads um tutorial de como rodar o Chrome OS em uma máquina virtual dentro do própio Windows, Linux ou Mac.

Tutorial - Teste o Google Chrome OS

Pra quem não sabe o Chrome OS é nada mais, nada menos que o sistema operacional do Google. Ele é um sistema operacional baseado na web e foi criado, inicialmente, para o uso em netbooks.

Sobre o tutorial, aqui no meu computador, seguindo apenas o tutorial, o Chrome OS rodou lento. Quem quiser dar uma acelerada nele pra ficar em "tempo real" façam isso:
Depois de criar a máquina virtual com o VirtualBox, você vai ver a máquina com o respectivo nome que deu à ela no painel esquerdo e, quando clicar em cima dela, suas especificações no painel direito.

Pois bem, clique com o botão direito na barra da máquina criada e vá em configurações.

No menu das configurações, vá em Sistema e lá você vai ver uma barrinha para definir a quantidade de memória que vai ser usada pelo Chrome SO. Nesse ponto depende de quanto você tem de RAM no seu computador, pra ter o melhor desempenho aconselho a colocar metade da RAM que você possui.

Por exemplo: Você tem 2gb de RAM, na barrinha determine 1024mb. Se ele acusar que você está usando mais de 50% da memória, vá diminuindo até o aviso sumir.

Depois disso, vá até Tela no menu das configurações e você verá a barra para determinar a memória de vídeo. Aqui eu não lembro quanto era o padrão, mas eu coloquei 64mb já que estou usando uma placa de vídeo on-board. Já é o suficiente.

E é isso, agora você já podera testar o Chrome OS, lembrando que é uma versão Beta, muito beta por sinal.

lucas_in
Veterano
# dez/09
· votar


agora q já to me acostumando com seven vai demora pra instala otro, o seven é mt loko

Tio Frank
Veterano
# dez/09
· votar


To postando pelo Chrome OS aqui, vou tirar um print.

lucas_in

Nao tem que instalar o SO, soh rodar em uma maquina virtual dentro do Windows...

Aposto que voce nem leu.

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


Tio Frank
será que ele funfa legal ou será mais um linux? (pra user normal, não desenvolvedor!!)

pra instalar alguma coisa no linux é um porre..dependendo da distribuição

Tio Frank
Veterano
# dez/09 · Editado por: Tio Frank
· votar


Pessoal, não consegui tirar o print, não sei porque...

Gui

Eu acho que ele vai ser ótimo exatamente pra quem não é desenvolvedor ou user avançado. Ele é extremamente simples e direto, muito interativo e dispensa instalações iniciais.

Só que pra quem tem aquela mania de fuçar e mexer em configurações, quem joga, precisa de programas como Photoshop, FL Studio e outros para desenvolvimento não vai conseguir usar o Chrome OS, mas a Google já deixou isso "avisado".

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


Tio Frank
o maximo que uso é software de gravação...e isso é bem capaz que a google lance...pelo menos formato aberto tem alguns interessantes...

bom...tou segurando a grana prum laptop...assim que ele chegar, o pc vai ficar só pra testes...capaz que eu instale..

qual será a configuração mínima??
se é pra netbook..acredito que deve ser baixa.

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


Pessoal, não consegui tirar o print, não sei porque...

Err...

Tio Frank
Veterano
# dez/09
· votar


Gui

Se eu não me engano, Pentium 100 e 64 mb de RAM. Mas isso saiu à um bom tempo atrás, não sei se ainda vale.

De qualquer forma deve ser requisitos bem baixos.

GiulianoB
Veterano
# dez/09
· votar


interessante , mas dificilmente vai bater de frente com o windows, querendo ou nao a maioria é "dependente químico" do sistema da M$ e nao se acostuma com outras coisas...
eu faço parte desta lista :(

Messiah King
Veterano
# dez/09
· votar


Ubuntu bota o Windows no chinelo! :P

paranauê
Veterano
# dez/09
· votar


Ubuntu bota o Windows no chinelo! :P

Não o 7.

Messiah King
Veterano
# dez/09
· votar


paranauê
até o 7. vi um comparativo com o Ubuntu novo, e nem chega aos pés, na verdade, o XP ainda continua melhor que o 7... :S

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


em breve a linha de lingeries do Google

Messiah King
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
vai ser uma lingerie feita de telas lcds, onde você pode usar a busca para mudar os seis de sua mulher, a bunda, enfim, o que você quiser, deixar sua gordinha com corpo de carla peres...

Villts
Veterano
# dez/09 · Editado por: Villts
· votar


Messiah King
Se os programas do Ubuntu tivessem Wizards pra instalação como no Windows e se os jogos também fossem feitos pra Linux, ninguém segurava.

No dia que as aplicações forem mais gráficas que terminais no Ubuntu, a Microsoft não segura. Garanto.

Enquanto isso, o Win7 >>>> XP e pra uso doméstico é mais usável que o Linux.

Messiah King
Veterano
# dez/09
· votar


Villts
Sempre isso... Wizards e Jogos, um SO não é feito só disso, o Ubuntu não é pré instalado, ele instala de acordo com seu pc deixando BEM mais funcional, o Línux hoje em dia tá ganhando espaço e a maioria dos games já tem pra Línux... os programas da MS são todos uma grande bosta, vide o Office, o Broffice destrói...o problema é o GRANDE preconceito das pessoas com o novo, mas que o Ubuntu é melhor que o 7... isso é sem dúvida alguma, o Ubuntu roda rápido até em calculadora de 1,99!

Messiah King
Veterano
# dez/09
· votar


http://pplware.sapo.pt/2009/08/29/uma-corrida-ubunt-vs-windows-7/

Messiah King
Veterano
# dez/09
· votar


e mais...

- SEGURANÇA

O windows 7 é mais seguro em relação aos outros, mas ainda tem que se preocupar com malwares, trojans, vírus e etc.

No linux, particularmente o UBUNTU, essa preocupação simplesmente não existe.

- PREÇO

A versão mais barata do Windows 7 custa 329 reais.

O Ubuntu 9.10, assim como os anteriores, é gratuito.

- FÁCIL ATUALIZAÇÃO

Para instalar ou atualizar o Ubuntu basta baixar a versão mais recente, gravar em um cd e fazer a instalação - que não dura mais que uma hora.

Quanto ao Windows 7, o processo de instalação é extremamente lento e pode durar mais de cinco horas.

- COMPATIBILIDADE DE HARDWARE

Ubuntu - ilusão de incompatibilidade. São raras exceções de placas de video ou chipsets que não funcionam no sistema.

Windows 7 - apesar do grande esforço da microsoft, há incompatibilidade com muitos drives comuns; possui problemas de sincronismo com iphone e não é compatível com impressoras HP, que correspondem a 54% do mercado de impressoras.

- APLICATIVOS

É fato que o windows possui muito mais aplicativos que o ubuntu, mas quem de fato usa todos esse aplicativos?

Na nova versão do Windows, o famoso gerenciador de emails, outlook, não vem instalado. Já o Ubuntu 9.10 possui o "evolution", um dos melhores softwares de email que se tem notícia.

Ambos possuem sistema de backup, mas só o UBUNTU disponibiliza 2GB de backup online.

Qualquer bom software para windows será pago. Já no Ubuntu tudo é livre.

paranauê
Veterano
# dez/09 · Editado por: paranauê
· votar


Messiah King
- SEGURANÇA

A menos que você seja um completo imbecil de liberar o acesso ao seu sistema, não precisa ter tanta preocupação não.

- PREÇO

Convenhamos, quem aqui usa Windows original sem ser OEM?
Entendam, a Microsoft ganha dinheiro em EMPRESA, pra usuário doméstico, quanto mais gente usar, melhor. Não importa se pagaram o não, o que importa é estabelecer padrões (o que já fizeram desde o 3.11), pra os servidores serem obrigados a seguirem a tendência, e aí sim, lucrarem.

- FÁCIL ATUALIZAÇÃO
Quanto ao Windows 7, o processo de instalação é extremamente lento e pode durar mais de cinco horas.

Se vc quiser instalar num 486, sim. Eu instalei em menos de meia hora aqui.

- COMPATIBILIDADE DE HARDWARE
Windows 7 - apesar do grande esforço da microsoft, há incompatibilidade com muitos drives comuns

A única incompatibilidade que eu vi até hoje foi porque o 7 x64 tava usando um driver de XP x86, que aliás, ele pegou direto, de uma impressora, e o único problema causado era que demorava um pouco para iniciar a impressão.

- APLICATIVOS

É fato que o windows possui muito mais aplicativos que o ubuntu, mas quem de fato usa todos esse aplicativos?


Se vc precisar usar o Quartus II ou o Multisim (softwares para projeto e simulação de circuitos lógicos/elétricos), tem pra Linux? Algum similar? Pronto...

Na nova versão do Windows, o famoso gerenciador de emails, outlook, não vem instalado. Já o Ubuntu 9.10 possui o "evolution", um dos melhores softwares de email que se tem notícia.

Já ouviu falar do Apple Mail? Hahaha. Nessa, os dois saem perdendo.

Ambos possuem sistema de backup, mas só o UBUNTU disponibiliza 2GB de backup online.

Uau, 2GB! Com 15 conto eu compro um pendrive de 2GB, que é mais confiável que backup online.

Qualquer bom software para windows será pago. Já no Ubuntu tudo é livre.

Discordo. Além disso, os softwares chave do Ubuntu (BrOffice, Gimp, Fairefoques) têm sua versão pra Windows também.

Cara, eu já fui um defensor ferrenho do Linux, e do Mac OS X. Mas tenho que admitir que o Windows 7 tá muito bom, e tá me atendendo em tudo que eu preciso. E o Linux tem muitas falhas, experiência própria (quase 3 anos de uso, em inúmeras distribuições). A única coisa imbatível no Linux, até hoje (Slackware hein), é a estabilidade. Nada derruba esse sistema. Dos 3, é o mais estável, sem dúvidas. Mas, como só o sistema não basta, tem que ter softwares pra rodar sobre ele, e aí que complica.

Tio Frank
Veterano
# dez/09 · Editado por: Tio Frank
· votar


Messiah King

Você é tão Ubunteiro que perde noção da realidade...

Windows 7 x Ubuntu 9.10

Velocidade de instalação: 8 x 8 (aqui instalaram praticamente em meia hora cada)

Velocidade de inicialização: 8 x 9 (o Ubuntu não é muito mais rápido que o 7, cerca de 15 seg pro Ubuntu e 20 seg pro 7)

Segurança: 5 x 10 (Nessa não têm como, o Ubuntu deita e rola no Windows se for avaliar os dois sem nenhum tipo de antivirus/firewall)

Compatibilidade com hardware: 8 x 7 (O Windows 7 instalou todos os drivers básicos de inicio, eu nem precisava ter atualizado, mas é sempre bom. O Ubuntu engasgou com a placa de vídeo onboard e não detectou o modelo do monitor)

Variedade de Software: 10 x 8 (Isso é simples causa de que a maioria usa Windows e ele logicamente terá uma gama maior de programas, mas faltam ainda similares aos programas do Windows no Ubuntu)

Estabilidade: 7 x 10 (Já presenciei vários travamentos com o 7, nada que não seja normal e parecido com o que acontecia no XP. Já o Ubuntu roda liso)

Praticidade: 8 x 5 (Aqui, mesmo com o Ubuntu tendo um gerenciador de programas que baixa e instala automáticamente, o Windows ganha pela simplicidade de instalar programas "avulsos". O terminal no Ubuntu ainda é muito necessário, o que torna ele menos prático)

Atualização: 10 x 10 (Aqui não estou avaliando a atualização de uma versão pra outra, mas sim as periódicas. Os dois te avisam sempre que aparecem novas atualizações e a instalação é toda automatizada, ótimo)

Preço: 0 x 10 (Windows não tem como competir com isso, pra se ter um Windows tão funcional quanto o Ubuntu é preciso desembolsar R$630,00 em um 7 Professional. Ou seja, 630x mais caro que o Ubuntu, sem noção)

Médias finais: 7 x 8

Pode ver que mesmo na minha avaliação o Ubuntu ganhou, mas com pouca diferença e foi uma média calculada sem peso nas notas, os pontos que o Windows é melhor são mais considerados e onde ele é fraco, têm como "dar a volta por fora".

Então é isso, lembrando que essa é a MINHA avaliação, o que EU acho...

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Villts

Se os programas do Ubuntu tivessem Wizards pra instalação como no Windows e se os jogos também fossem feitos pra Linux, ninguém segurava.


Você fala do que não conhece. Há muito tempo a instalação de programas no Linuz, principalmente nas distros Debian, como o Ubuntu, são mais fáceis que no windwos.

Tio Frank
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Depende do programa. Só senti facilidade com os .deb.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Tio Frank
O ubuntu tem um gerenciador de pacotes. Lá você busca por um determinado programa ou tipo de programa e ele baixa e instala pra você.

RafaelValeira
Veterano
# dez/09
· votar


hoje em dia tá ganhando espaço e a maioria dos games já tem pra Línux...


Ô loco? Sério???
Se for 1/10, ainda é muito.

BTW: Wine não conta, afinal vc perde MTA performance dos jogos...

Tio Frank
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Eu sei, mas ele não tem muitas opções. Skype e Songbird por exemplo não tem lá...

RafaelValeira
Veterano
# dez/09 · Editado por: RafaelValeira
· votar


Aliás, voltando ao tópico...

O Chrome OS é voltado totalmente para netbooks (notebooks capados, com finalidade apenas de acesso a internet e algumas outras funções triviais).

Não é concorrente de Ubuntu, Windows nem MacOS.
Por isso eu acho infundado fazer comparação com esses SOs.

Tio Frank
Veterano
# dez/09
· votar


RafaelValeira

Exatamente. Pode até ser concorrente do Ubuntu Netbook Mix, mas o Ubuntu continua sendo muito mais desenvolvido.

Fora que dá nervoso não poder fechar o "browser".

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


Messiah King
Você é tão Ubunteiro que perde noção da realidade...

[2]

Messiah King
Veterano
# dez/09
· votar


Headstock invertido
Nem é cara, tenho o windows xp e o ubuntu no meu note, o Ubuntu nunca dá pau, NUNCA, e pra tudo que tem no windows tem como rodar no Ubuntu, há programas pra isso... o 7 eu coloquei, mas achei uma tremenda porcaria :/ melhor que o vista claro, mas mesmo assim ainda ruim...

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Eu usei o Ubuntu no notebook e achei horrível.
O visual dele, pelo que percebi, é pouco customizável e tive vários problemas de compatibilidade com placa de rede sem fio e placa de vídeo.

Depois que desistalei o Ubuntu, instalei uma distribuição chamada Big Linux, essa sim matou a pau. Fácil de usar, tem uma boa compatibilidade com todos os dispositivos no meu notebook e dá pra mexer praticamente em tudo na área de trabalho XD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chrome OS - Teste você mesmo o novo SO do Google