Serra lidera pesquisa para 2010, mas adversários crescem, diz CNT/Sensus

Autor Mensagem
Lucas Borlini
Veterano
# nov/09 · Editado por: Lucas Borlini


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece em primeiro lugar na pesquisa estimulada de intenções de votos para a eleição presidencial de 2010, divulgada nesta segunda-feira (23) pelo CNT/Sensus. De acordo com o levantamento, no cenário mais provável Serra lidera com 31,8%, seguido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 21,7%, e pelo deputado Ciro Gomes (PSB), com 17,5%. Em quarto lugar, aparece a senadora Marina Silva (PV), com 5,9% das intenções.

Na última pesquisa, divulgada em setembro, não aparecia o cenário com a presença de Ciro Gomes. No entanto, na primeira lista desenhada nesta pesquisa, com Ciro no lugar em que na pesquisa anterior aparecia a vereadora Heloísa Helena (PSOL), Serra registrou queda de 7,7 pontos percentuais, caindo de 39,5% para 31,8%. Já Dilma, subiu de 19% para 21,7%. Marina Silva, por sua vez, cresceu de 4,8% para 5,9%. Os dados apontam a tendência clara de segundo turno.

Já em um cenário em que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aparece no lugar de José Serra como o candidato tucano, Ciro Gomes levaria vantagem no primeiro turno, com 25% das intenções de voto. Dilma aparece com 21,3%, Aécio com 14,7%, e Marina Silva com 7,3%.

No quadro em que Ciro Gomes não é candidato e Serra o candidato do PSDB, o tucano lidera a pesquisa com 40,5%, seguido por Dilma (23,5%) e Marina (8,1%). Já sendo Aécio o candidato tucano, a ministra Dilma leva vantagem, com 27,5%. Na sequência, aparecem Aécio (20,7%) e Marina (10,4%).

A pesquisa aponta que 51,7% dos entrevistados votariam ou poderiam votar em candidato apoiado por Lula, enquanto 16% disseram que não votariam. Por outro lado, apenas 17,2% votariam em um político apoiado por Fernando Henrique, sendo que 49,3% responderam que não votariam no candidato de FHC.

O presidente da CNT, Clésio Andrade, avalia que houve uma "queda acentuada de Serra". "Ciro entrando prejudica o Serra. Está muito claro isso", disse. Outra observação de Andrade foi a de que Aécio e Dilma devem crescer muito.

"Fica muito clara a queda de Serra e o crescimento de Dilma e de Aécio", avisou Andrade. "Serra cai com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique", acrescentou. Ele, porém, afirmou que não compartilha com a percepção da sociedade em relação ao ex-presidente FHC, que, ao apoiar Serra, pode estar aumentando o índice de rejeição em relação ao governador. Clésio considera que o tucano fez um bom governo.

"A Dilma aparecer na mídia está fazendo ela crescer. Se o Aécio continuar no páreo, ele também vai crescer mais", avaliou o presidente da CNT.

A pesquisa CNT/Sensus também traçou um cenário de votos espontâneos. Nesse quadro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pode disputar a eleição de 2010, lidera a preferência dos eleitores com 18,1%. Na sequência, aperecem José Serra (8,7%), Dilma Rousseff (5,8%), Aécio Neves (4,2%), Ciro Gomes (2,6%), Heloísa Helena (1,4%) e Marina Silva (0,7%).

Questionado se não se sentia constrangido de comentar pesquisas do governador Aécio Neves, o presidente da CNT disse não haver problema. Clésio Andrade foi vice-governador de Minas Gerais durante o primeiro mandato de Aécio no governo mineiro, de 2003 a 2006. "Para mim, não tem nenhum problema falar positivamente do Aécio e negativamente de outros candidatos", disse Clésio.
Chapas

A pesquisa trouxeu uma novidade sobre o primeiro turno da eleição, ao apresentar aos entrevistados chapas compostas por candidatos a presidente e a vice. A chapa José Serra com Aécio como vice teria 35,8% das intenções de voto, seguida pela chapa Dilma com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) como vice, com 23,9%. Em terceiro, ficaria a dupla Ciro Gomes e Carlos Lupi (ministro do Trabalho), com 16,1%, e em quarto lugar, Marina Silva com Guilherme Peirão Leal como vice, com 5,2%.

No cenário em que Áécio seria o candidato a presidente e Serra o seu vice, a chapa tucana também lidera as preferências como 31%.Na sequencia aparecem Dilma/Temer (22,6%), Ciro/Lupi (18,1%) e Marina/Guilherme (5,3%).

Já em um cenário com a dupla Aécio (presidente) e Ciro (vice), a chapa deles venceria o primeiro turno com 32,4%, seguidos por Dilma/Temer (26,6%) e Marina/Guilherme (8,3%). Na semana passado, Ciro Gomes disse que abriria mão de sua candidatura ao Palácio do Planalto caso Aécio seja lançado como candidato pelo PSDB.
Segundo turno

No cenário de um segundo turno entre Serra e Dilma, o tucano levaria vantagem, com 46,8% contra 28,2% da petista. Em um quadro entre Aécio e Dilma, a ministra venceria o governador com 36,6% contra 27,9%. Já em um possível segundo turno entre Ciro Gomes e José Serra, o tucano aparece com 44,1% frente os 27,2% do adversário. Se fosse entre Ciro e Dilma, Ciro ganharia por 35,1% a 31,5%. Por fim, no improvável cenário de Ciro contra Marina, o deputado venceria com 44,8% contra 14,7%.

Quanto aos índices de rejeição, Marina Silva lidera a pesquisa com 38,4%, seguida por Dilma (34,4%), Serra (27,7%), Ciro (25,3%) e Aécio (22,8%). Quando perguntados se poderiam votar, 45,9% disseram que votariam em Ciro, 40,4% em Serra, 29,7% em Dilma, 29,6% em Aécio e 17,8% em Marina.
2009

De acordo com o presidente da CNT, José Serra caiu até 15 pontos percentuais desde o começo do ano, dependendo do cenário pesquisado. No improvável quadro divulgado em janeiro em que o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, seria o candidato do PT, Serra chegou a atingir 46,6% das intenções de voto. Já em dezembro do ano passado, em um cenário que ainda não incluía Ciro Gomes e Marina Silva, Serra liderava com 46,5% contra 12,5% de Heloísa Helena e 10,4% de Dilma Rousseff. Desde o começo do ano, o CNT/Sensus já realizou cinco pesquisas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de novembro. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de três pontos percentuais.




Editando, fonte:

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1388776-5601,00-SERRA+LIDE RA+PESQUISA+PARA+MAS+ADVERSARIOS+CRESCEM+DIZ+CNTSENSUS.html



....

Ja vi que vou votar em Nulo de novo.


PS: só criei o tópico pra mostrar que estou insatisfeito com a politica brasileira, os candidatos pra 2010 são horriveis.

Horcruxes
Veterano
# nov/09
· votar


Fudeu! >_<
Me recuso a votar no Serra a qualquer custo. E dificilmente votaria na Dilma, também. Provavelmente, vou votar na Marina.

Dogs2
Veterano
# nov/09
· votar


vamo lá Ciro!

[/corneteiro]

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


Me recuso a votar no Serra a qualquer custo. E dificilmente votaria na Dilma, também. Provavelmente, vou votar na Marina.

Num boto muita fé na Marina tbm não.

Eu queria que o Cristovão Buarque fosse candidato, eu votaria nele.

Aced
Veterano
# nov/09
· votar


Serra lidera pesquisa para 2010, mas adversários crescem, diz CNT/Sensus
Clésio Andrade foi vice-governador de Minas Gerais durante o primeiro mandato de Aécio no governo mineiro, de 2003 a 2006.

Ok...

Aced
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
Eu queria que o Cristovão Buarque fosse candidato, eu votaria nele.[2]

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


Eu queria que o Cristovão Buarque fosse candidato, eu votaria nele.

Jamais votaria nesse cara.
É o típico político de pára-quedas que acha que vai resolver todos os problemas do mundo com uma só medida.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


lula_molusco

Em quem vc votaria?

Aced
Veterano
# nov/09
· votar


É o típico político de pára-quedas que acha que vai resolver todos os problemas do mundo com uma só medida.

PSDB ---> Privatiza tudo.


Fim de papo.

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


lula_molusco
Eu queria que o Cristovão Buarque fosse candidato, eu votaria nele.

Jamais votaria nesse cara.
É o típico político de pára-quedas que acha que vai resolver todos os problemas do mundo com uma só medida.


Eu não acho isso dele. Porém, no Brasil, pra governar é necessário antes de tudo ter uma base aliada forte, o que ele não tem. Pena.

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Serra
Ciro
Dilma
Marina
Heloísa Helena

Estamos perdidos.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/09
· votar


serra nunca!!!

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/09
· votar


Olha o naipe dos candidatos, pqp.

Dogs2
Veterano
# nov/09
· votar


vcs queriam quem? Ghandi, Teresa de Calcutá e Mandela?

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Meu post acima será fortemente negativado.

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
qual deles?

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


lula_molusco
Serra
Ciro
Dilma
Marina
Heloísa Helena

Estamos perdidos.


haha Não tem escapatória!

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
Aqui você só é negativado se falar mal de mim. (Lula)

MajorKong
Veterano
# nov/09
· votar


Qualquer um é melhor que a terrorista.

MajorKong
Veterano
# nov/09
· votar


Qualquer um que não seja a HH ou a Marina crente/comunista/ecoterrorista.

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Perco as esperanças nas mulheres brasileiras.

Aced
Veterano
# nov/09 · Editado por: Aced
· votar


MajorKong

É verdade, meu amigo. Em nome da conservação dos valores da família e da pátria, bem como a preservação contra as forças comunistas (demoníacas, diga-se de passagem) tomem o poder do nosso país, votem naqueles que tem a moralidade perfeita, uma família estruturada e 5 dedos em cada mão.

Ah... bons tempos aqueles em que o FHC governava e privatizava tudo que via pela frente, meus pais quase entraram em colapso financeiro, mas o que importa é que a moral e a elegância do país estava garantida.

MajorKong
Veterano
# nov/09
· votar


Aced
Ah... bons tempos aqueles em que o FHC governava e privatizava tudo que via pela frente

Exatamente.

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


Aced
meus pais quase entraram em colapso financeiro

Eles preferiam a inflação de antes do Plano Real?

Aced
Veterano
# nov/09 · Editado por: Aced
· votar


lula_molusco
Eles preferiam a inflação de antes do Plano Real?

Não, mas eles preferem as garantias que o governo dá hoje, e não estou falando de bolsa esmola.

E vale ressaltar que o plano real foi feito na época do Itamar Franco.

E vale ressaltar que a inflação começou a ser controlada na época do Collor, mesmo tendo sido de forma imbecil, que custou a falencia de vários bancos.

LeandroP
Moderador
# nov/09
· votar


Lula de novo!





(hehauehauheuhae fuva de negativo, companhêro]

TWT ICE
Veterano
# nov/09
· votar


vou votar no melhor candidato.. no...

putz

Excelion
Veterano
# nov/09
· votar


só criei o tópico pra mostrar que estou insatisfeito com a politica brasileira, os candidatos pra 2010 são horriveis.


Esperava que quem fosse candidato? MacGyver?

Ou esperava que nascesse um "hero" como o Obama que é super overrated?

Guguminator
Veterano
# nov/09
· votar


A inflação foi contida, em troca o poder de compra foi muito reduzido, e os "preços administrados" dispararam.

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


Aced
E vale ressaltar que o plano real foi feito na época do Itamar Franco
Exatamente na época em que o Ministro da Fazenda era o FHC.
As garantias de hoje, sinceramente, só são possíveis por causa da contenção inflacionária do Plano Real, quer você goste ou não do FHC (coisa que eu particularmente não gosto)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Serra lidera pesquisa para 2010, mas adversários crescem, diz CNT/Sensus