definição de termos "descrentes"

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# ago/09 · Editado por: Headstock invertido


primeiramente tô nem aí pra sua religião e creio que ninguem do forum está. não quero pregação pq aqui não é templo

o assunto do topico é discutivel e racional
a duvida é direta e objetiva

li que:

agnostico é a pessoa que acha que não se pode provar a existência e nem a inexistencia de um ou mais deuses, logo, é aquele que não discute sobre, e quando discute não leva as suas palavras aos extremos, como ateus ou evangélicos

ateu é a pessoa que desacredita absolutamente na existência de um ou mais deuses.

cético é uma pessoa que não acredita que ele (ou os seres humanos em geral) possa ser conhecedor da verdade absoluta sobre qualquer assunto

satanista é aquele que pratica, participa ou apóia cultos que se vão em oposição a qualquer crença onde se adore um ou mais deuses ou que seja eleita uma pessoas representande de um deus ou divindade externa à raça humana

satanico, pessoa que cultua satã, ser contrário a deus.

primeiro, alguem que manja aí, essas definições estão certas?

então, o agnostico e cético são a mesma coisa quando o assunto se trata de religião, correto?

abraço

Rato
Veterano
# ago/09
· votar


aaa de novo ...

10...

Laura Pausini a cantora
Veterano
# ago/09
· votar


agnostico
o/

Laura Pausini a cantora
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido

Pra mim, posso estar falando a maior babaquice do mundo, mas agnóstico é quando a pessoa tem sua própria espiritualidade independente de rótulos e religiões, eu por exemplo, acredito que Deus seja energias e tudo mais... sem mais sobre

e já cético pra mim é quem realmente não acredita nesta espiritualidade


Deve ser isso

Rato
Veterano
# ago/09 · Editado por: Rato
· votar


estende essa lista aí ^^

tem:

Henoteísta
Deísta
Coacervadistas
Teísta
Monoteísta
Lamarckistas
Darwinistas
fdaputistas e etc.


tem tb uma outra raça q acredita que o homem veio a partir da evolução do lixo.
esqueci o nome ...tipo proscratismos ou sei lá o q

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido
agnostico é a pessoa que acha que não se pode provar a existência e nem a inexistencia de um ou mais deuses,

A pessoa não duvida da existência de Deus e nem de satanás. Mas não acredita a ponto de cultua-lo, e quase sempre não gosta de falar sobre o assunto. Para ele não existe um só Deus. Acredita em algo que rege o universo, mas para ele tanto faz.

ateu

Não acredita em nada. Ou seja: Nem em Deus e nem no diabo. Ela crê no que vê, é óbvio. Mas não acredita que tudo foi feito por um outro ser superior.

cético

Ele acredita sim que pode existir Um ser superior mas que este não tem influência nas coisas que acontecem. E faz piadas com o assunto.

satanista

É o que adora à satanás. Este sim acredita que Deus existe e é adorador convicto à alguém que contrário à Deus.


satanico

Este termo é para definir uma pessoa maldosa. Uma pessoa que sobe nas costas dos outros para ver o outro lado do muro. Por exemplo: Edir Macedo. Aproveita a ingenuidade das pessoas que ofertão de bom coração e... Ele foi só um exemplo. Existem milhares por aí.

Atoa.

O que não tem nada para fazer e fica enchendo o saco.

Bog
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bog
· votar


Headstock invertido
então, o agnostico e cético são a mesma coisa quando o assunto se trata de religião, correto?

Não. Quando o assunto é religião, todo agnóstico é cético, mas nem todo cético é agnóstico. O próprio protestantismo nasceu de um certo ceticismo com relação a determinadas práticas da igreja católica.

Vale lembrar que esta é uma versão "atenuada" do termo. Céticos ao pé da letra, como se pregava na filosofia, a princípio, não existem.

primeiro, alguem que manja aí, essas definições estão certas?

Acho que estão imprecisas:

agnostico é a pessoa que acha que não se pode provar a existência e nem a inexistencia de um ou mais deuses, logo, é aquele que não discute sobre, e quando discute não leva as suas palavras aos extremos, como ateus ou evangélicos

O agnóstico pode sim discutir, e pode levar a extremos a discussão. Existem vários deuses que são intangíveis, mas algumas práticas e crenças são obviamente contraditórias ou absurdas. Mas um agnóstico não vai defender a existência de um deus específico, e nem a inexistência de todos os deuses, pelo menos não alegando ter argumentos racionais para isso. No mais extremos dos casos, ele pode dizer: "não sei se [não] existe, mas acho que [não] existe", e olha lá.

ateu é a pessoa que desacredita absolutamente na existência de um ou mais deuses.

Existem também ateus que simplesmente acreditam que não existem evidências o suficiente para afirmar que existem - então, eles diriam que "provavelmente" não existem. O próprio Richard Dawkins não prega que "absolutamente, não existe Deus", e sim que "provavelmente, não existe Deus".

Vale lembrar que todo crente é ateu com relação a deuses que não sejam aquele no qual ela acredita. Um cristão acredita que, absolutamente, os deuses xintoístas não existem. Agnósticos também: um agnóstico médio costuma acreditar que, absolutamente, rezar para os gnomos mágicos e a fada do dente não funciona. Enfim, o crente acredita que N deuses não existem. O ateu acredita que N+1 não existem. ;)

Laura Pausini a cantora
Pra mim, posso estar falando a maior babaquice do mundo, mas agnóstico é quando a pessoa tem sua própria espiritualidade

Não é a maior babaquice do mundo, mas não é bem isso. Agnóstico, ao pé da letra, é aquele que "não sabe". Um deus X com atributos Y existe? O crente pensa que sim. O ateu acha que (absolutamente ou provavelmente) não. O agnóstico pensa que uma resposta sobre o metafísico é intangível, e portanto não sabe a resposta certa (e ninguém sabe), mas dependendo dos tais atributos Y, pode afirmar que (absolutamente ou provavelmente) não.

Eu sou "agnóstico praticante" - exerço minha ignorância todos os dias, hehehe.

Isso que você descreveu está mais para "balaio de gato", "espiritualismo customizado", ou algum outro termo que há de ser inventado. =P

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


Bog
Vale lembrar que todo crente é ateu com relação a deuses que não sejam aquele no qual ela acredita

É isso. Só acreditam na existencia de Deus e do Diabo. Acreditam que estes tem poderes. Mas os outros deuses, são invenção da mente fértil do ser humano.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


cético

Não é quem acredita somente no que é provado?

satanista

Depende, se você estiver falando de Lavey ou de quem cultua satanás em oposição ao Deus cristão.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Bog
todo crente é ateu com relação a deuses que não sejam aquele no qual ela acredita.

Com excessão dos ecumênicos! =P

Edit: no sentido de quem acredita que toda religião é válida, e não me referindo somente ao ecumenismo cristão.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# ago/09
· votar


agnostico

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker
Com excessão dos ecumênicos! =P

Hehe, bom, esses aí também devem acreditar apenas em M <= N deuses. Deve ter ALGUMA coisa na qual eles não acreditam!

Sei lá, pelo que eu sei, nem todo mundo acredita em algo, mas todo mundo duvida de algo! =P

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Rato
Lamarckistas
Darwinistas


Aí complica hein =/

Clauber guns
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido
O que EU creio que seja:

agnostico
Quem crê que não respostas suficientes para dizer que existem um ou mais deuses mas também nã há respostas para provar que existe(m)
Resumindo: Fica em cima do muro

ateu
Quem não acredita que Deus ou deuses existam (ou provavelmente não existam)


cético
satanico
satanista
Quanto a estes não entendo o suficiente =D

Mas creio que o post do Bog explique o suficiente sobre alguns dos temas

Luis Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


É tanta coisa pra acreditar que acabamos não acreditando em porra nenhuma... =/

Bidal
Veterano
# ago/09
· votar


...ai o cara pega e lança "Sou Ateu graças a Deus" ¬¬

Marcosrcf
Veterano
# ago/09
· votar


Laura Pausini a cantora
Pra mim, posso estar falando a maior babaquice do mundo, mas agnóstico é quando a pessoa tem sua própria espiritualidade independente de rótulos e religiões, eu por exemplo, acredito que Deus seja energias e tudo mais... sem mais sobre

Esses dias disse algo parecido com isso e me mandaram pra cruz do fórum, mas não conseguiram provar de forma confiável que essa afirmação estava errada...
Huhahuahuauhuhauhauha

Rato
Veterano
# ago/09
· votar


Luis Guitar
^^

bem nessa guras.

Tive o prazer ou desprazer de frequentar todas as "religiões" opssíveis.
No ápice da minha busca por respostas fiz parte até de um coven.

minha conslusão final é, desencanar pois só terei respostas quando passar dessa para melhor, ou não.

No mais, respeito as escolhas de cada um, salve reríssimas exceções, pois bem sei que para muitos, botar fé em algo q se acredita faz bem e muito.


valeu

abs

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# ago/09
· votar


pra min cético é a pessoa que busca uma explicação racional para todos os acontecimentos, e os céticos gostam de discutir para tentar de toda maneira provar que algo aparentemente paranormal tem uma explicação razoável...então eles não são igual agnosticos...

do meu ponto de vista, claro.

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Nada há que não possa ser demonstrado pela razão e suas ferramentas.

Se não pode ser demonstrado, não existe.

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


(a. teu)

a.
1 Que não crê na existência de Deus ou de deuses em geral; ATEÍSTA
2 Pej. Que não respeita as crenças religiosas alheias; ÍMPIO
3 De ou próprio de ateu (4) (ceticismo ateu)

(ag.nos.ti.cis.mo) Fil.

sm.
1 . Doutrina que considera impossível conhecer ou compreender, e portanto discutir, a realidade das questões da metafísica ou da fé religiosa (embora admita existirem, como a existência de Deus), por não serem passíveis de análise e comprovação racional ou científica.
2 Conceito (de Thomas H. Huxley) de que só o conhecimento adquirido e demonstrado racionalmente é admissível.

(ce.ti.cis.mo, cep.ti.cis.mo)

sm.
1 Fil. Atitude de dúvida sistemática, ou tendência a duvidar; não aceitação de pretensas certezas ou verdades absolutas
2 P.ext. Incredulidade, descrença, falta de confiança ou de convicção: Mostrou ceticismo em relação a tudo.
3 Fil. Doutrina filosófica segundo a qual é impossível a consciência adquirir certeza sobre a verdade em geral ou sobre algum conhecimento específico
4 Método ou procedimento filosófico dos adeptos do ceticismo (3), esp. a suspensão do julgamento (como no ceticismo da antiguidade grega) e a crítica ao conhecimento metafísico, dogmático ou religioso (como no ceticismo moderno)

Konrad
Veterano
# ago/09 · Editado por: Konrad
· votar


Mas não se engane:
Se disser que é ateu na Escócia ou Irlanda logo irão perguntar:

Ateu católico ou ateu protestante? ehheheheh

Aliás o próprio Bertand Russel faz esta distinção, mas em bases diferentes.

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


Acho que sou crente mas não achei ainda minha religião

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Dogs2
Acho que sou crente mas não achei ainda minha religião

Mantenha sua crença em foro íntimo, sai mais barato, rapaz.

Abçs

Dogs2
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dogs2
· votar


brunoliam
mantenho ela onde eu quiser (ui)

É impossível discutir isso direito aqui no fórum, mas já falei com algumas pessoas do fórum em particular sobre o assunto

acho que sou agnóstico e crente ao mesmo tempo ahuahuahua

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Dogs2
brunoliam
mantenho ela onde eu quiser (ui)


Eita. Tudo bem. Desculpe-me.

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


Outros termos:

Bright: O bright é uma pessoa cuja visão do mundo é naturalista - livre de elementos místicos e sobrenaturais.

Espiritualistas: são contrários ao materialismo e, ao mesmo tempo, não estão filiados a segmento religioso.

Konrad
Veterano
# ago/09 · Editado por: Konrad
· votar


maggie

Bright é um sugestão de substituição ao termo ateu, uma vez que ele (o termo ) está ligado a vários preconceitos religiosos. (na mesma linha de "gay" que substitui, faggot, pederast, sodomite e outros...)

Mas o termo ainda é objecto de contenda entre os próprios ateus, alguns deles não gostam do termo (como Christopher Hitchens), já outros, como o filósofo Daniel Dennett o acham uma opção...

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


brunoliam
É um termo "cool".

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


maggie
brunoliam
É um termo "cool".


Com certeza..... hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a definição de termos "descrentes"