Discurso da atriz Christiane Torloni - Amazônia Para Sempre

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


Grow
iauhiuhaiuahiuh esquece isso

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
não quer dizer que todo produtor rural é deputado, mas todo deputado recebe dinheiro de produtores rurais pra campanha e recompensam com influência, todo mundo sabe que as coisas funcionam assim. Esse modelo de desenvolvimento tem se mostrado completamente indesejável, tanto é que se você pegar um mapa das regiões com maiores números de assassinatos por habitante, grande parte é em regiões remotas, as piores distribuições de renda também,

É justamente por serem regiões remotas e esquecidas que acontece todo tipo de pilantragem. Daí a necessidade de levar o desenvolvimento, urbanizar. Aconteceu isso aqui onde moro nos anos 80/90, hoje existe concorrência política como qualquer lugar do sul, do mesmo modo que existe a corrupção e todos os problemas típicos brasileiros. Tem IDH de 0,818 e a economia cresce 10% aa.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteud o_274408.shtml

Blackus
Veterano
# ago/09
· votar


"Entre 2001 e 2003, mais de 5 milhões de hectares de floresta foram perdidos, o equivalente a nove campos de futebol desmatados por minuto."

Eles usam ha, só que raramente alguém da cidade tem noção de quanto é um hectare. Muito mais fácil exepmlificar com alguma coisa presente na vida do cidadão.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09 · Editado por: Black Fire
· votar


brunohardrocker
Um IDH de 0,8 e um índice Gini de 60 pontos(como ocorre na maior parte do MT) só mostram aquilo que eu falei, o que ocorre nas regiões de grilagem é muita gente com uma enorme concentração de terras e muita gente em condições sub-humanas, esse tipo de modelo poderia fazer sentido na década de 70 e 80, por razões até mesmo de logística, mas não faz sentido hoje em dia deixar que as pessoas simplesmente se apoderem de regiões de mata nativa, derrubem tudo e virem coronéis(estilo família Maggi), a que se pensar um meio termo entre a porra loucagem das ongs e a porra loucagem do tá tudo liberado.

Só pra ilustrar
http://www.reporterbrasil.com.br/imprimir.php?id=1270&escravo=1

Mato Grosso lidera ranking do trabalho escravo
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI351020-EI306,00.html

Trabalho Escravo 1.200 escravos são libertados em usina no Mato Grosso
http://www.rel-uita.org/internacional/ddhh/trabalho_escravo.htm

Fiscais libertam 72 de trabalho escravo em fazendas de Mato Grosso
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/25/materia.2008-01-25 .6090551312/view

Ação contra trabalho escravo resgata 683 pessoas no MT
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,acao-contra-trabalho-escravo- resgata-683-pessoas-no-mt,364020,0.htm

"Quais seriam os níveis de pobreza e desigualdade se as famílias não pudessem contar com essas transferências? Para surpresa nossa, a taxa de pobreza seria de 38%, em vez de 28%;"
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=341469&edicao=12363&a nterior=1

Ou seja, apesar dos números pomposos das exportações de soja, se não fosse o bolsa família, quase 40% da população de MT estaria na miséria formal, mas recebendo bolsa família estão na miséria "informal"(uma consideração prática, ninguém sai da miséria com 60 reais por mês).

Tem exemplos inumeráveis, todos dessa década, eu pergunto, qual a vantagem de desenvolver uma região impondo a milhares de pessoas condições de trabalho que foram abolidas moral e legalmente há 2 séculos atrás? O que adianta um IDH de 0,8 quando existe trabalho escravo em pleno século XXI, quando o índice Gini se compara ao dos países mais miseráveis da África subsaariana, e 40% da população vive em condições miseráveis?

Chespirito
Veterano
# ago/09 · Editado por: Chespirito
· votar


Eu votaria nela. xD

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


Chespirito
e no Clodovil também?

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
a que se pensar um meio termo entre a porra loucagem das ongs e a porra loucagem do tá tudo liberado.

É o que venho defendendo desde que criei o tópico.

São regiões remotas sim, por esse motivo teve e ainda tem quem se apodera e comete crimes como o desmatamento ilegal e o trabalho escravo, como você postou.

O povoamento da região norte do estado é muito recente, logo se analisar o que acontecia aqui nos anos 70 era o que acontecia na região sul há 50 anos. Os mesmos problemas de desmatamento e grilagem, porém no sul e sudeste, quando houve a limpa na mata atlântica não existia preocupações ambientais como existem hoje.

Hoje posso te falar que no eixo do desenvolvimento que é a BR 163, onde já se tem estrutura, quem trabalha em fazendas tem uma renda razoavelmente boa pra quem não tem estudos, os funcionários geralmente moram nas próprias fazendas e ganham alimentação. A maioria das familias tem carro e alguma casa ou terreno na cidade. Por aqui, vem MUITOS retirantes do nordeste para trabalhar em fazendas e nas industrias como a Sadia, Perdigão, Amaggi, etc. E estão em condições de vida muito melhores.
O maior problema é a falta de mão-de-obra qualificada.

Agora, pelos motivos que você citou, de crimes e coronéis, vamos deixar a região norte esquecida? Isso tudo já aconteceu no sul e sudeste um dia, e hoje já não é comum acontecer, porque os estados se estruturaram.

Nessas regiões está acontecendo um crescimento econômico, mas não um desenvolvimento econômico, para um acontecer depende do outro.

Nos EUA qualquer estado tem um nível de estrutura no mínimo decente. Um Nova Iorquino pode ir para Ohio sem problema algum. E o que acontece aqui? Um paulista ou carioca fala que no norte só tem mato e morre de medo de ir pra lá e tomar uma picada de cobra. Aí esse paulista ou carioca, pode ser um cara formado numa excelente faculdade, tem condições de colaborar com o desenvolvimento de uma região, mas acaba ficando no seu estado mesmo, em meio a tanta concorrência, ao invés de procurar uma região onde possa investir e prosperar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discurso da atriz Christiane Torloni - Amazônia Para Sempre