Discurso da atriz Christiane Torloni - Amazônia Para Sempre

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# ago/09





Christiane Torloni é paulistana de nascença e mora no Rio. As duas cidades estão situadas na região da Mata Atlântica, a qual resta apenas 7% da sua formação original.
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=13521&action=rep ortagem

São Paulo tem um rio poluído que, no perímetro urbano não possui mata ciliar. Muitas praias do Rio são poluídas, lixo e esgoto, doenças na areia...
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_48802 4.shtml

O nível de preocupação com a Mata Atlântica é minúsculo se comparado ao alarde mundial da Amazônia. Curiosamente, esse alarde todo é feito por ONG's de homenzinhos verdes importados da Europa (que perdeu 99,7% de suas florestas primárias) e América do Norte (que perdeu 66%)
http://www.outorga.com.br/pdf/Artigo%20221%20-%20Cobertura%20Florestal %20do%20Planeta.pdf

O publico alvo desses homenzinhos verdes, não é o brasileiro que vive da amazônia, que produz alimentos (a maior carta econômica que o Brasil tem na manga para o futuro e o que mantém o superávit na balança comercial). E sim, é justamente o brasileiro que toma cerveja na beira da praia, que freqüenta estádios de futebol, e que a noite assiste a Christiane Torloni na novela. Além de que, a maior concentração populacional do Brasil está nesses lugares. (Não encarem isso como bairrismo, se entender bem saberão de que parcela da população estou falando).

Eles não usam como unidade de medida o hectare (ha) em suas propagandas, eles usam "campos de futebol". Por que será?
http://74.125.47.132/search?q=cache:GllFmImgMUMJ:www.greenpeace.org.br /cidadeamiga/noticias.php%3Fconteudo_id%3D1236+green+peace+campos+de+f utebol&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Concluindo, não estou me posicionando a favor do desmatamento, de maneira alguma. Acho que a gente tem que racionalizar a situação ambiental do Brasil, e não partir para extremismos, como o desmate de um lado e a contra mão da economia de outro.
Moro num estado predominantemente agrícola, e vejo de muito perto como a tecnologia e a pesquisa são capazes de aumentar a produção sem derrubar um tronco se quer. E de quebra essa tecnologia é produzida nos estados industrializados, assim gerando emprego.
Pensem bem, se ficarmos sem a tecnologia importada dos países desenvolvidos, ficamos atrasados. Se eles ficarem sem o nosso alimento, muitos morrerão de fome.

Acho que a coisa está de ponta cabeça. Será que algum brasileiro um dia terá coragem de criar ONG's ambientais que atuem na Europa, EUA, Rússia, fazendo esse alarde todo?

Dogs2
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dogs2
· votar


brunohardrocker
Não entendi seu ponto de vista :/
E a Christiane Torloni fez um pronunciamento do tipo que deve ser dispensado no senado: todo rebuscado, cheio de palavras musicalmente bonitas pra nós (que estamos evidentemente indignados com o que acontece na Amazônia) e sem qualquer senso prático. Se eu fosse falar algo, pensaria em soluções e colocaria em pauta... a inteligência nasce no grupo. Eu também faria um pouco desse alarde que ela fez, mas ela saiu atirando pra tudo quanto é lado (nem o Shakespeare se salvou)

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


Não sei porque esses caralhos desses artistas acham que porque são famosos podem dar palpite em tudo, pau no cu dessa *****.

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker

Rapaz, sua questão é muito bem colocada; É necessária uma revisão de foco em vários aspectos por parte da imprensa e do público que é parte activa nesse processo.

300 mil pessoas morreram na guerra no Dafur, e muitos nem sabem onde é o Dafur. A imprensa é branca, os mortos são pretos.

As enchentes no Nordeste não receberam um décimo da atenção que as enchentes em SC receberm.... e por ai vai.

Muita informação, poucos filtros e análise; e o povo fica a papagaiar sem saber o que fala.

Abç

Dogs2
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Black Fire
hauhaua também dá uma puta raiva em mim ahuahua
mas até que to mais paciente ultimamente, depois da Gabriela Sabatini falando merda em pleno congresso o que vier é lucro

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Dogs2
E a Christiane Torloni fez um pronunciamento do tipo que deve ser dispensado no senado

Usei o discurso dela como exemplo, pois achei o mais pitoresco que já vi. E ainda seguido de aplausos...

nós (que estamos evidentemente indignados com o que acontece na Amazônia)

Estão indignados como que acontece, mas com o que aconteceu com o Rio Tietê, São Francisco, com toda a mata atlântica, com o fato dos EUA não assinarem o protocolo de Kyoto, a Europa... tudo isso fica onde?

Sem contar que a fiscalização na amazônia está cada vez mais intensa, e existem programas de regulamentação ambiental eficientes. Não sei qual a necessidade de deixar a amazônia toda em pé, sendo que podemos deixar o que é reserva como reserva e áreas agricultáveis para produção.
Onde temos que reflorestar é na mata atlântica. Se quisermos salvar o rio Tietê, não vejo outra forma se não arrancar o asfalto dos dois lados e arborizar dentro dos padrões que a Lei (!!!) exige.
Quem é que se preocupa com isso?

nem o Shakespeare se salvou

E uma oração ecumênica à Nossa Senhora também, foi a primeira vez que ouvi falar.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# ago/09
· votar


Sheilaaaa!!!!

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Sinceramente....que se f@@@ o mato. Se nem o Estado se preocupa com ele, por que iria me preocupar...meus netos que tenham seus problemas no futuro...ahahaha

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


brunoliam

Eu acho a preocupação ambiental muito importante, tem que existir. Mas não dessa forma. Criando alardes injustos, jogando a população contra uma classe de pouca expressão política e que responde por uma boa fatia da economia do país. Usam atores, jogadores de futebol, trocam as unidades de medida, tudo da forma que cause o maior espanto possível nas massas...

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC

No futuro eles farão parte, não 6 bilhões de habitantes como nós, e sim de 7 bilhões. E vão precisar comer soja, milho, feijão...

O mais triste é a explosão demográfica, sim, mas não podemos matar ninguém pra controlar. Isso leva tempo e muita conscientização.

Mila Turunen
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker
Não sei qual a necessidade de deixar a amazônia toda em pé, sendo que podemos deixar o que é reserva como reserva e áreas agricultáveis para produção.
O solo da Amazônica é pobre. O plantio só é eficaz uma única vez.

Onde temos que reflorestar é na mata atlântica.
Concordo. Mas com a parte de reflorestar a Mata Atlântica, e não de desmatar a Amazônia... :)

Não vejo o mínimo sentido em derrubar e (tentar) plantar tudo de novo. Há espécies endêmicas e tudo mais.
Esse tipo de discussão me cansa, mas enfim...

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker

Então que resolvam o problema deles na sua época...atualmente não conseguimos resolver nem os nossos presentes que dirá os futuros. Mas seu presidente já está tomando providências...ahahah

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2008/09/29/o_governo_lula_privatiz a_amazonia-548450598.asp

http://www.avaaz.org/po/lula_prazo_final/98.php/?cl_taf_sign=57a84af6a a98790c9fcbe8856c063b3b

Sam
Moderador
# ago/09
· votar


Aluguem a Amazônia para quem saiba administrá-la.

=P

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker
Agora sim entendi o seu ponto de vista, concordo. Quanto ao protocolo de Kyoto eu tenho uma coisa pra observar mas como vai sair do foco da discussão prefiro me abster :P

Sam
Aluguem a Amazônia para quem saiba administrá-la.

ok, fui no fórum concorrente propor
brinks

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Mila Turunen
O solo da Amazônica é pobre. O plantio só é eficaz uma única vez.

Todo o norte do Mato Grosso, já na região amazônica, o solo é de nível médio no mapa de fertilidade do Brasil. No Pará, as terras são regulamentadas a serem derrubadas em apenas 20%. E todas as técnicas de rotação de cultura e plantio direto tornam possível a produção.
E agora, o que existe em Roraima e Amapá? São apenas territórios? Não merecem desenvolvimento? Fica só para os índios e americanos.

Concordo. Mas com a parte de reflorestar a Mata Atlântica, e não de desmatar a Amazônia... :)

Se você concorda que a amazônia deve ficar 100% florestada, também deve concordar que nos estados do sul e sudeste a mata atlântica deve ser toda restaurada, jogando fora a maior parte do nosso PIB, pois até as indústrias que dependem da agricultura devem parar de funcionar.

Entenda, não quero o desmatamento, e sim a racionalização. O que vale pra um, vale pra todos.

Não vejo o mínimo sentido em derrubar e (tentar) plantar tudo de novo. Há espécies endêmicas e tudo mais.

Novamente, racionalização.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


Não merecem desenvolvimento?

O grande porém [é que esse tal desenvolvimento geralmente é meia dúzia de coronéis com 100 mil hectares cada um.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Black Fire
O grande porém [é que esse tal desenvolvimento geralmente é meia dúzia de coronéis com 100 mil hectares cada um.

Pode haver todos os problemas de existir esses caras. Mas dependemos deles, são os únicos que conseguem bater de frente com as multinacionais que estrangulam o mercado de fertilizantes, por exemplo..

Guto EADG
Veterano
# ago/09
· votar


puta mulher gostosa

lula_molusco
Veterano
# ago/09
· votar


Como disse Raul Seixas uma vez para o Tancredo Neves:
"Seu Senador, eu tenho a solução pro Brasil: vamos alugar essa porra toda"

Dogs2
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dogs2
· votar


lula_molusco
uahuaeihu

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


Fuck the Amazônia



[é brinks, sem retaliações]

GProtti
Veterano
# ago/09
· votar


O que vale pra um, vale pra todos.
De acordo, vamos reflorestar tudo e tentar evitar a extinção de mais espécies.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09 · Editado por: Black Fire
· votar


brunohardrocker
E por outro lado, eles mesmo estrangulam a região onde se estabelecem com coronelismo, pistolagem, expulsando povos nativos, eu também concordo que é preciso desenvolver o norte do país, mas acho que o caminho não é simplesmente deixar que meia dúzia de coronéis se apossem de milhares de hectares de terra e tenham poder ilimitado sobre a população local,(e nacional, de certa forma, porque a maioria dos coronéis consegue poder político), não vejo desenvolvimento na criação de subempregos rurais(quando não é escravidão).

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


Além do amis eu não vejo como milhões de hectares com soja, que vai ser exportada pra China sem pagar imposto, podem ajudar a resolver algum problema alimentar no Brasil.

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Eles não usam como unidade de medida o hectare (ha) em suas propagandas, eles usam "campos de futebol". Por que será?

Por que será?

lula_molusco
Veterano
# ago/09
· votar


Eles não usam como unidade de medida o hectare (ha) em suas propagandas, eles usam "campos de futebol". Por que será?

Por que será?



Por que a única coisa na qual brasileiro é politizado é futebol.
Se o time perde, sempre tem a torcida esperando na porta do clube, jogam ovos no ônibus, protestam contra a diretoria.
Aí a galerinha do Senado resolve brincar de multiplicar suas fortunas e o máximo que conseguimos é colocar um #forasarney no twitter.

Paul Young
Veterano
# ago/09
· votar


Engraçado é que o pessoal acha que esse país tem jeito sem cabeça nenhuma rolar.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
E por outro lado, eles mesmo estrangulam a região onde se estabelecem com coronelismo, pistolagem, expulsando povos nativos,

Concordo, já vi isso muito de perto. Mas é uma questão que foge do foco do terrorismo que as ONG's fazem, taxando a classe produtora de uma coisa que ela não é. Os maiores bandidos dessa história são exatamente os que têm pretensões políticas, que governam ao seu favor. Mas a grande maioria está nessa região para produzir, é o que essa gente sabe fazer. E cada vez mais as indústrias estão sendo atraídas.

Quanto aos nativos, simples aldeias têm direito a uma imensidão de terras para... caçar e pescar. E se tem alguém que pode tomar essas terras deles, são justamente os influentes políticos, aí já é um problema político e não da classe produtora.

Quanto aos "subempregos", reconheço que o avanço da mecanização agrícola dispensa a geração de um grande número de empregos, porém a instalação de indústrias gera muitos empregos diretos e indiretos.

Não tem como desenvolver uma região sem passar pelo setor primário. Uma coisa leva a outra.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


brunohardrocker
Eu não consigo separar a tal classe produtora da classe política, porque, todo mundo sabe, que no Brasil, principalmente nessas regiões, quem tem poder econômico tem poder político, não quer dizer que todo produtor rural é deputado, mas todo deputado recebe dinheiro de produtores rurais pra campanha e recompensam com influência, todo mundo sabe que as coisas funcionam assim. Esse modelo de desenvolvimento tem se mostrado completamente indesejável, tanto é que se você pegar um mapa das regiões com maiores números de assassinatos por habitante, grande parte é em regiões remotas, as piores distribuições de renda também, fora as expulsões de populações nativas e tudo mais, eu concordo que as ongs são radicais demais, e irrealistas, mas tentar colocar um véu de boas-intenções num produtor rural, tentar dizer que um cara que tem uma fazenda de 30 mil hectares e meia dúzia de funcionários subempregados é um "agente do progresso", desejável para o desenvolvimento do país, é um tipo de visão que só faria sentido na época da colonização, tão irrealista quanto a visão de um porra louca dessas ongs.

Grow
Veterano
# ago/09
· votar


vi matéria sobre no programa da gsionava antoneli

jiHUhuahuahuahuu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discurso da atriz Christiane Torloni - Amazônia Para Sempre