Curso superior é profissionalizante?

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# jul/09


Inspirado nas diversas dúvidas postadas aqui, eu resolvo fazer a pergunta. Curso superior é para definir alguma profissão ou é para nos ensinar a pensar por conta própria?

Qualquer coisa 'profissionalizante' que for ensinada estará obsoleta em breve. Não seria melhor escolher algo que gostamos de estudar, para não ter que ficar mais tantos anos estudando por obrigação, como foi desde o jardim da infância? Para não lotarmos classes de alunos desmotivados que só querem um pedaço de papel qualquer escrito que ele é um profissional.

Dissertem

GProtti
Veterano
# jul/09
· votar


Qualquer coisa 'profissionalizante' que for ensinada estará obsoleta em breve.
Depende da profissão.

adnz
Veterano
# jul/09
· votar


Curso superior não é pra definir nada, depende do aluno. o.o

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


J. S. Coltrane
Curso superior é para definir alguma profissão ou é para nos ensinar a pensar por conta própria?

Falso dilema.

Fico com a opção 1,5.

seria melhor escolher algo que gostamos de estudar

Com certeza. Por exemplo, eu passei toda a minha faculdade estudando culinária, guitarra e administração. Agora sou cirurgião, porque aprendi a pensar por conta própria. Inclusive, estou com uma promoção para cirurgias plásticas em crianças e adolescentes. Se você tiver uma filhinha, manda aqui para mim que eu deixo ela uma lindeza. Tenho certeza que sou muito melhor que esses médicos que saíram de faculdades tradicionais, onde são obrigados a ficar vendo coisas inúteis e obsoletas como "ética" e "cirurgia". :)

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Mei enrolado pra entender.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/09
· votar


Bog

Aprende-se fazendo. Mesmo em medicina, são alguns anos até virar médico depois de formado.

O que estou tentando dizer é que se deve escolher o curso por uma vontade de aprender algo, e não para ter uma profissão X para ganhar uma soma Y de $. O que eu vejo hoje em universidades são alunos desmotivados por estarem aprendendo por um simples diploma, sem nenhum interesse pelo assunto.

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Quero ver alguém pedir diploma pra prostituta. Profiçonal do séquiço.

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


A Universidade Grega, onde se repassava conhecimento, deu lugar à universidade moderna, onde se repassa informação.

O que eu vejo hoje em universidades são alunos desmotivados por estarem aprendendo por um simples diploma, sem nenhum interesse pelo assunto (2)

E digo isso por experiência própria...

Mila Turunen
Veterano
# jul/09
· votar


Educação não é sinônimo de trabalho.
E estou cansada para dissertar sobre.

Laura Pausini a cantora
Veterano
# jul/09
· votar


Depende de como o aluno encara o curso superior,!!!
O ensino depende muito de quem ensina mas principalmente da forma como se recebe!!!

maggie
Veterana
# jul/09
· votar


Só pra polemizar, tem muito curso por aí que não é pra pensar, nem pra ensinar a ser proficional.

No máximo, dão um diploma (fora as apostilas).

Broderick
Veterano
# jul/09
· votar


O que eu quero é largar toda essa merda e ser guitarrista, mas...

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


J. S. Coltrane
Mesmo em medicina, são alguns anos até virar médico depois de formado.

err... não.

Sniper
Veterano
# jul/09
· votar


(fora as apostilas)

hauhua

Tiruk
Veterano
# jul/09 · Editado por: Tiruk
· votar




Aprende-se fazendo. Mesmo em medicina, são alguns anos até virar médico depois de formado.

?!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?
D'onde vc tirou isso?

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker
Mei enrolado pra entender.

eu juro que tentei... =/

Pseudonimum
Veterano
# jul/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Minha vivência pessoal:

Instituições de ensino são preparatórios ao mercado e embutidores do espírito regulador. Ponto.

Há milhares de alunos de boas escolas particulares, que conseguem uma vaga (tava garantida já) em universidade federal e de lá já têm um bom emprego, mas que quando você vai conversar, é tudo cabeça de girino. Já os que têm o pensar próprio parecem trazer isso desde o início, independentemente da formação acadêmica - que vem pra complementar, e pode fazê-lo magnificamente.

Bog
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bog
· votar


J. S. Coltrane
Aprende-se fazendo. Mesmo em medicina, são alguns anos até virar médico depois de formado.

?!

Cara, nenhuma faculdade ensina tudo o que a pessoa vai usar na prática. Mas sem uma certa base, não há prática que salve! Nenhum engenheiro sai da faculdade projetando túneis sob o Canal da Mancha. Mas ninguém projeta um Eurotúnel sem saber muito (mas MUITO) de física e cálculo estrutural. Qual o jeito mais simples de conseguir esses conhecimentos? Com um bom professor? Lendo um livro sem ter com quem discutir pontos obscuros? Procurando por "cálculo estrutural" na Wikipedia? Projetando túneis que desmoronam até "pegar o jeito"?

Vou pegar um exemplo mais óbvio, daqui do fórum mesmo: entre no fórum de Canto e diga que "aprende-se fazendo" e que isso seria sinal de que aulas são dispensáveis. Deixo para o Christian te explicar o porquê disso estar errado.

se deve escolher o curso por uma vontade de aprender algo, e não para ter uma profissão X

Ué, como não? Mais uma vez, você está colocando um falso dilema: aprender por ter vontade x aprender para ter um profissão. Oras, eu tive vontade de aprender lógica exatamente porque queria ter a profissão que tenho! As duas coisas não são mutuamente exclusivas.

para ganhar uma soma Y de $

Neste ponto, eu concordo parcialmente. Ninguém vive de ar. Eu preciso de dinheiro. E gosto de ter. Mais do que preciso, de preferência.

Por outro lado, alguém que escolhe um curso pensando EXCLUSIVAMENTE nos ganhos financeiros, certamente penará para ser um bom profissional. E curiosamente, sem ser um bom profissional, as chances de ter os tais ganhos financeiros diminuem muito...

aprendendo por um simples diploma

Neste ponto eu concordo. Muita gente vai mesmo só com esse objetivo. Às vezes só para depois tentar fazer concurso e mamar nas tetas do governo. Conheci gente que encomendou monografia, gente que fez cursos picaretas, gente que pagou 2 cervejinhas pro professor para não precisar fazer prova...

Vou dar um exemplo: no lugar onde eu estudei, a partir da metade do curso, você podia escolher uma boa parte das disciplinas que iria cursar numa lista de optativas. No final do curso, TODAS as disciplinas eram assim. Eu fiz 3 cadeiras com tópicos em Inteligência Artificial, porque é com isso que eu queria trabalhar. Mas muitos alunos usavam como único critério para escolher as optativas o grau de dificuldade. Eles simplesmente escolhiam as que fossem mais fáceis, e pronto.

Agora, isso é um problema da universidade ou dos alunos?

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum
Instituições de ensino são preparatórios ao mercado

Heheh, muita gente no meu curso reclamava exatamente do oposto: diziam que o curso não preparava "para o mercado" (onde "mercado" é o mesmo que "a ferramenta da moda").

Já os que têm o pensar próprio parecem trazer isso desde o início, independentemente da formação acadêmica

Mas eu não vejo o papel da universidade como sendo formar "cidadãos pensantes" ou coisa do tipo. Universidade forma médicos, engenheiros, advogados, psicólogos. Pessoas que têm a base de medicina, engenharia, direito, psicologia. Todo mundo que fez uma universidade sabe que os lugares onde se desenvolvem coisas como "pensamento engajado" e afins são a Escada, o Boteco e Aquele Gramado Ali No Fundo. =P

Digo, eu pretendo dar aulas de Inteligência Artificial e Visão Computacional. Penso em ter aulas discutindo inteligência e visão, mas quero que os meus alunos saiam de lá sabendo o que é Data Mining e Feature Extraction. Se eu quisesse que eles saíssem sabendo Qual o Papel do Cidadão Como Agente Transformador Diante das Desigualdades Sociais, ia dar aula de Sociologia...

adnz
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Professor da minha bolsa trabalha na mesma área. Inteligência Artificial e Visão Computacional /offtopic

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Uma coisa que penso é que, pra determinadas áreas que não exigem especialização, como por exemplo a administração, você pode sim aprender na prática, por experiência.

Mas a diferença é que fazendo o curso, você tem toda uma base antecipada para sua vida. Isto é, na prática você aprende com os erros, com o curso você aprende a evitar esses erros, que podem custar caro.

Além de abrir muitos horizontes. No curso vemos filosofia pra estimular o senso crítico, direito pra entender as leis, sociologia, psicologia, etc.

DarkMakerX
Veterano
# jul/09
· votar


Em todas as áreas, só aprende qem quer.
Não são os livros, as apostilas, as apresentações.
O que importa é a relação aluno-professor. Se o professor tem o conhecimento de anos na área, o quanto o aluno irá absorver é problema dele. Frequentar aulas e um papel não te qualificam para nada.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/09
· votar


Aprende-se fazendo.

Sérgio Naya detected.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


DarkMakerX

Concordo em partes, acho que vale todo o conjunto.

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


Se o professor tem o conhecimento de anos na área, o quanto o aluno irá absorver é problema dele.

Discordo. No meu curso, por exemplo (Comércio Exterior) você simplesmente tem um punhado de empresários que provavelmente têm anos de experiência, mas não têm um pingo de didática. Que só estão ali para complementar a renda no fim do mês.

Penso que em todo curso deveria ter pelo menos duas cadeiras de Sociologia, Filosofia e Psicologia. Quando tem é um semestre lá no começo do ano, na sexta-feira à noite em que ninguém fica nas aulas.

DarkMakerX
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker
McBonalds
acho que vale todo o conjunto

Eu comentei a parte do aluno. A parte da instituição é ter um grupo de professores capacitados.
Eles podem não ter boa didática, mas o aluno consegue extrair se quiser o conhecimento. Agora, se o professor não tem conhecimento para ser extraído...

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


Mas o aluno consegue extrair se quiser o conhecimento.

Depende. Às vezes sim, às vezes não.

Mas o que eu quero dizer é que só porque alguém tem experiência de mercado, não significa necessariamente que seja um bom professor. Não adianta ter conhecimento de anos na área, se ele não entender nada de docência.

Bizet
Veterano
# jul/09
· votar


MajorKong
Você faz medicina, né? Me diz uma coisa... Você tem tempo pra fazer algo durante o semestre que não seja estudar? :P

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Bizet

Ele posta no fórum, pelo menos. Oo

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


Bizet
Sinceramente, depende de ti.
Tem muita gente que assume muita responsabilidade (estágios, publicações, capacitações) e tem 101% do tempo dedicado à faculdade desde sempre. Já os mais vagabundos, tem tempo livre sim, exceto em algumas épocas.

A maioria dedica a semana à faculdade e o fim de semana pra frescar. Mas, à medida vão chegando os últimos semestres, não conheço ninguém que tenha tempo livre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso superior é profissionalizante?