Qual a faculdade mais apropriada para

Autor Mensagem
brunobergesch
Veterano
# jul/09


criação de circuitos dentro do ramo músical? (como amplificadores, pedais, etc)

Não sei se o tópico esta meio deslocado, mas não sei se teria muito a ver colocar no forum de pedais/amplificadores visto que não é uma dúvida sobre eles, mas sim o que antecede.

Pensei em Eng. Elétrica mas eu não tenho muitas informações sobre o curso, e mesmo procurando na internet não achei nada que falasse em especifico sobre minha dúvida.

valeuu e uma boa sexta pra galera

paranauê
Veterano
# jul/09
· votar


Engenharia Elétrica mesmo.

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Música que não é, ao menos aqui na minha cidade

Engenharia Elétrica?

-Toolbar-
Veterano
# jul/09
· votar


Sei não cara.

brunobergesch
Veterano
# jul/09
· votar


É, pensei que fosse elétrica mesmo..
o problema é que tem tanta engenharia que chega a dar confusão: elétrica, mecânica, produção elétrica, automação, eletrônica... e a lista continua.

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


Faculdade...

Acho que apenas um bom curso do Senai adianta para o que você deseja

paranauê
Veterano
# jul/09
· votar


brunobergesch

Eletrônica e produção elétrica são ramos da Elétrica.
O curso é Engenharia Elétrica, aí vc pega uma ênfase pra engenharia de som.

Chespirito
Veterano
# jul/09
· votar


Engenharia Elétrica.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/09
· votar


Eng. Elétrica. Eu faço e agarântio! =P

Daí você escolhe a área de eletrônica analógica e pode começar a entender o que rola nos circuitos. Como a tendência do mercado (pelo menos parte dele) são os efeitos digitais e simulações, seria interessante vc estudar processamento de sinais (tanto analógico como digital) e sistemas embarcados.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


O curso é Engenharia Elétrica, aí vc pega uma ênfase pra engenharia de som.

Acho que isso é o caminho.

Diino
Veterano
# jul/09 · Editado por: Diino
· votar


brunobergesch

há e te prepara!
eu faço e posso dizer que é foda o curso, tem que gostar MESMO!
maioria do pessoal desiste.
entra uma turma de 60,sai 8~10 formandos. (qdo muito)
:S

sem contar que foi eleito o curso mais difícil por não sei que revista (vou procurar)

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


brunobergesch
criação de circuitos dentro do ramo músical? (como amplificadores, pedais, etc)

Hoje em dia, eu diria que DEPENDE! =P

Se você quer simplesmente montar amps e pedais, eu acho que nem é necessário fazer uma faculdade. Um curso técnico ou de tecnólogo devem dar conta do recado.

Para circuitos e tal, é como disseram: elétrica. Mas se você quiser se aventurar no mundo dos DSPs e simuladores, começa já a pender muito mais para eletrônica (que normalmente é "elétrica com ênfase em eletrônica"). Se for ficar só no mundo abstrato, vale até computação - até eu, que não sei nem usar um ferro de solta ou uma protoboard, já trabalhei com DSPs... =P

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Diino

Hhaha, bem lembrado! Já trabalhei com muitos engenheiros (ainda trabalho), e esse é o tipo de curso que entra um monte de guri perdido, que acha que vai aprender a montar robô (ou amp de guitarra, ehheeh), e dá de cara com Cálculo III, Controle e etc.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/09
· votar


Bog

Você trabalhou com qual DSP? Eu penso em fazer algum "projeto-hobby" simples (ou não =S), tipo um EQ gráfico 10 bandas + efeitos e estou buscando recomendações de DSPs interessantes para fazê-lo.

ps.: manjo um pouco de Assembly pra PIC, C e tive uma breve experiência com os uC da Freescale, mas nada de DSP por enquanto.

Diino
Veterano
# jul/09 · Editado por: Diino
· votar


Bog

:D
bah velho, pior que eu entrei com essa intenção mesmo (montar robô, fazer ampli), fiz automação industrial, e achei fraco, agora to na engenharia elétrica, e acabei gostando das outras possibilidades que o curso abre (distribuição de energia, DSP (:S), comunicação analógica), ou seja, entrei perdido mas acabei me encontrando.

ahhh os cálculos, os cálculos...
IOAHEIAEHAEIUAHEIHAIEUHEIUAHE

será que vale a pena encarar as de séries fourier e laplace pra montar ampli e pedal?

IOAEHAEIUHE!!!

abraço!

kiki
Moderador
# jul/09
· votar


brunobergesch
Engenharia Elétrica.

mas procure complementar com conhecimentos de audio. ou materias optativas em outras unidades, ou cursos complementares.

eu cursei duas disciplinas como optativa livre na faculdade de musica, uma de acustica e uma de audio.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


ZakkWyldeEMG

Ih cara, eu trabalhei com isso só até 2002... Eu mexi principalmente com uns "DSP/controladores" Motorola 568xx e algum Texas que eu não lembro o nome. =P Mas como eu insinuei, eu não sou engenheiro, sou computeiro. Se me botarem para PROGRAMAR um DSP, eu sei, mas não sei mais nada além disso!

Me arrependo até hoje de não ter feito o 2o grau no CEFET...

Diino
bah velho, pior que eu entrei com essa intenção mesmo

Hehhe, espero que o brunobergesch leia isso antes de marcar "engenharia elétrica" na folhinha da iscrição, hehehe.

será que vale a pena encarar as de séries fourier e laplace pra montar ampli e pedal?

Eu acho que não. =P

Nem me fale de Fourier. Eu já aprendi a fazer transformada de Fourier umas 4 vezes. Sempre esqueço em menos de 1 semana. O troço é simplesmente inassimilável para mim. Aí aparece um engenheiro dizendo que "tranformada de Fourrier é simples" ou "filtros de Kalman são a coisa mais fácil que tem". Fico me sentindo um retardado. Ainda bem que eu não sou o engenheiro, então eu sempre posso jogar essas bombas na mão de outra pessoa, hahahhaha.

brunobergesch

Em resumo: se você realmente for fazer engenharia elétrica, prepare-se para ser humilhado. Sério. ;)

Eu ainda acho que um curso tipo técnico ou tecnólogo é o mais apropriado para o cara começar. Princialmente se for fazer amp valvulado. Pelo que eu sei, nem tem muito o que ficar inventando em amp valvulado, os circuitos são todos variações sobre uns 3 esquemas feitos há décadas...

Bidal
Veterano
# jul/09
· votar


brunobergesch
Acho que apenas um bom curso do Senai adianta para o que você deseja (2)
Acho até aconselhavel vc fazer algo parecido dentro do ramo da eletrônica pra ver se é isso mesmo que vc quer...
A área de engenharia elétrica abrange um campo muito grande eletrônica, telecom, distribuição de energia, sistemas de potência, programação de robôs, por ai vai...
Eu sou suspeito, eu faço e gosto, mas de qualquer forma boa sorte ai =]
Recomendado.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Kamus23
Acho que apenas um bom curso do Senai adianta para o que você deseja

Uia, nem tinha visto que você tinha já dito isso. Concordo totalmente! Técnico nele!

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


Bog

AIOEHAEIUAHE
faz parte, isso é o instinto de engenheiro... agora lança uma regra de três pra ele, e ve se ele consegue resolver em tempo hábil...
:D

qto a opção 'técnico' não sei não, eu achei mto fraco qdo eu fiz.
Eu acho que planejamento de ampli e pedais vão além de polarização de transistor e afins. Agora se quer copiar, tem um monte de gente ai sem curso que faz...
:P
porém o técnico pode servir para abrir a mente dele, para ver se "é o que ele realmente quer" e então, se gostar, pensar numa engenharia mesmo (6).
MWHAHAHA!!!
;D

abç!!

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


não posso ajudar.

Esses títulos de tópicos são foda

Quase nada
Veterano
# jul/09
· votar


faz mecatrônica = mecânica + computação + eletrônica = engineering hero!

hehe, brincadeira.. nem é assim...mas então:
Se vc quiser só montar e entender circuitos que já existem, e tal, ou que alguem criar.. um técnico ou tecnólogo já vale bem..( como já disseram)
Agora se vc quer projetar o circuito, entendendo como ele funciona, o tratamento, reconstrução de sinais.. faça engenharia elétrica..

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/09
· votar


O foda é que o guri vai pra engenharia elétrica achando que vai fazer pedais, robôs, máquinas do tempo, aí passa uns 4 anos só fazendo cálculo e desiste.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Diino

Sim sim, como eu disse, acho que técnico/tecnólogo é bom se o cara quer montar amps/pedais, principalmente se forem valvulados. Mas acho bem recomendável começar por aí. Assim.... "quero montar pedais" não me parece motivação o suficiente para o cara levar adiante um curso from hell como engenharia elétrica. =P

No meu curso também, tinha um monte de piazada que queria "muuuito" fazer games no 1o período. Vai ver quantos realmente conseguiram se manter motivados, hehehehe.

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
o pai da minha amiga montou um curso de Engenharia de Jogos Eletrônicos aqui em Brasília \o/

paranauê
Veterano
# jul/09
· votar


Diino
eu faço e posso dizer que é foda o curso, tem que gostar MESMO!

Nem me fala, primeiro semestre e já peguei duas DPs...

brunobergesch
Veterano
# jul/09
· votar


ZakkWyldeEMG

Ta gostando do curso cara? Onde tu faz?

Diino

Verdade...as engenharias são assim mesmo...
Mas acho que pior que Física não tem, aqui em SC entra uma turma de 50 e as vezes sai 2 ou 3 formandos (UFSC). Meu professor de Física falou que quando ele tava na faculdade, algumas aulas só tinha ele na turma.

Bog

Um curso? Talvez... mas queria algo que me oferecesse uma outra fonte de renda além do negócio próprio com amps e etc.

Agora matemática, pra mim, não é o maior dos problemas =P

E pode ficar tranquilo que o vestibular é só no final do ano uhauha =)

kiki

Ia ser uma boa. Vou checar se isso é possivel na UFSC.



Bom, na verdade eu to é perdido, huahua
To estudando pra passar em Medicina, mas com os meus resultados ultimamente (simulados, etc) não sei se vou conseguir... ai to vendo outras opções, e uma coisa que gosto bastante é elétrica. não é que eu vá entrar no curso só pra montar pedais e amplis, mas uma coisa que eu gostaria de fazer no futuro é isso.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


Posso estar viajando, mas já pensou em Engenharia da Computação?

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


Assim como em todos os cursos de Engenharia da UNIP, os alunos do curso de Engenharia de Computação têm uma formação geral, dentro da engenharia, bastante ampla, de modo a permitir maior flexibilidade e versatilidade ao profissional após sua graduação. Além dessa formação básica ampla, os graduados em Engenharia de Computação têm formação específica em engenharia eletrônica, com aplicações voltadas principalmente à área da informática, como arquitetura de computadores, redes e transmissão de dados.

O curso tem também o objetivo de formar profissionais com conhecimentos aprofundados em programação e arquitetura de computadores para aplicações na área da engenharia.

Isso possibilita a integração do profissional a equipes em departamentos de projetos, engenharia experimental, produção e de outros que vêm, cada dia mais, utilizando-se do computador como ferramenta indispensável para a realização das mais diversas tarefas que envolvem conhecimentos específicos da engenharia.


Fonte:

Egenharia da Computação

thigsm
Veterano
# jul/09
· votar


brunobergesch

Cara claro que um curso de eltrônica, ou até mesmo fazer engenharia elétrica vai te valorizar e ajudar muito na sua vida. Mas se quer seguir nessa área, acho que só isso não basta, precisa fazer algo mais específico.

O predrone a uns tempos atrás (ano passado) tava tentando montar turmas para cursos de montagem de pedais, e acho que de amplis possívelmente, mas não me lembro direito.

Tente entrar em contato com ele, para ver se isso deu certo ou não.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Qual a faculdade mais apropriada para