A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?

Autor Mensagem
Kamus23
Veterano
# jul/09


Sempre tive essa pensamento na cabeça...

Quem disse que a Luz (Branca) é divina, e quem disse que a Escuridão (Negro, Preto) é mal?

Foi os homens! Quem sabe essa pessoa era racista, não gostava de negros...

E todo mundo que estudou um pouco de historia sabe que na Idade Media, a Igreja mandava em tudo (Será que mudou?), e que vendiam Lugares no Paraiso, entre outras coisas...

E que sempre diziam que os negros eram impuros, entre outras coisas que "justificava" a escravidão

O que vocês pensam sobre isso?
Será que estou apelando?

Olha não estou falando contra a Igreja, acredito em Deus Pai Todo Poderoso, mas duvido que um Ser como ele, inventaria uma coisa dessas.

Abraços

Mila Turunen
Veterano
# jul/09
· votar


Parte da história cristã de fato é racista.
Mas eu acredito que escuridão é relacionada com mal por medinho do bicho papão. =D

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Não.

Quase nada
Veterano
# jul/09
· votar


Quem disse que a Luz (Branca) é divina, e quem disse que a Escuridão (Negro, Preto) é mal?
George Lucas, quando escreveu Star Wars..

zoso
Veterano
# jul/09
· votar


A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?

hããã...

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Sombra e consciência, desconhecido e conhecido, disfarçado e exposto, complexo e simples, além do controle e controlável...

Não, nada de racismo.

Kaíque
Veterano
# jul/09
· votar


lol, que nada a ver.
acho que tá mais pra algo - Luz, algo iluminado, onde você vê, etc.

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


"Não haveria luz se não fosse a escuridão"

(Lulu Santos)

lula_molusco
Veterano
# jul/09
· votar


A luz não é a junção de todo o espectro de cores? Luz não é branca.

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


LeandroPanucci
Hahahaha
Tão profundo quanto Paulo Coelho.

grafitte
Veterano
# jul/09
· votar


É quase que um instinto associar o escuro, a ausência de luz como algo hostil, tenebroso, estranho, pelo menos aos animais de hábitos diurnos como nós..

O que dá mais medo, indiferentemente se há motivo ou não, estar perdido em uma floresta de noite ou numa floresta de dia??

Kaíque
Veterano
# jul/09
· votar


Hahahaha
Tão profundo quanto Paulo Coelho.

[2]

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


O que dá mais medo, indiferentemente se há motivo ou não, estar perdido em uma floresta de noite ou numa floresta de dia??

Pra ficar melhor ainda: numa floresta de noite ou numa cidade de dia? =P

brunohardrocker
Veterano
# jul/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Luz e trevas.
Edit pra ficar mais "claro": Coisas diferentes de branco e negro.

Rodrigo_Iron
Veterano
# jul/09
· votar



É quase que um instinto associar o escuro, a ausência de luz como algo hostil, tenebroso, estranho, pelo menos aos animais de hábitos diurnos como nós..



A noite sempre foi mais "perigosa" , tanto para os seres humanos no início da evolução, como até mesmo hoje...procura andar sozinho por aí a noite...
acho q é por causa desse perigo da noite que ela é relacionada com algo ruim.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Luz e trevas.
É como as coisas são, sem intenção de envolver a pele humana.


Aí eu acho forçar. É uma forma de se guiar que nossa natureza humana acaba por impôr.

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Se a luz é divina e a escuridão é o mau, como fica o ceguinho nesta história?

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Sombra e consciência, desconhecido e conhecido, disfarçado e exposto, complexo e simples, além do controle e controlável...

Pseudonimum

É o mesmo sentido do que você disse ali.

Como disseram, luz não é branca, e escuridão não é negra. Uma coisa é a ausência da outra.

BiaaH
Veterano
# jul/09
· votar


eh a vida neh =\

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

O escuro e o claro existem independentemente de nós, é claro. Mas num sentido literal. O sentido que eu dei é algo bem mais psicológico e moral - e aí é sim completamente humano.

A floresta é o desconhecido, com várias plantas e árvores estranhas, caminhos completamente tortuosos e difíceis, animais escondidos que podem atacar a qualquer hora. A cidade é o conhecido, todos os caminhos são bem orientados, as pistas são organizadas, você vê onde pode pisar e onde não pode, sabe o que esperar em cada local. Ilustra bem a idéia do inconsciente vs. consciência.

Dark Luke
Veterano
# jul/09
· votar


Medo do escuro.

E não existe bem e mal, é tudo ponto de vista.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Mas aí dá margem a várias interpretações. Como se a luz fosse um caminho cômodo, pavimentado, fácil e a escuridão o desafio, a coragem. Aí você parte pra bem e mal, a luz como o bem e a escuridão como o mal, o bem seria um caminho fácil?
Sei lá, fica confuso...

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

Hum, entendi o que você quis dizer. Se pensar no sentido de coragem, desafio, faz sentido o que eu disse: você tem que enfrentar, ir contra o que assusta, o que atormenta; é uma metáfora interessante pra coisas que nos parecem aversivas (desde um comportamento repugnante a uma arte desagradável). Já a luz é o que parece aceitável, o que se deve fazer, o compreensível.

Entendo a questão da floresta mais como algo que se desconhece, da qual se tem medo, e a cidade como o que nós conhecemos, não que não tenha suas dificuldades - enormes, por sinal -, mas sabemos em que terreno pisamos.

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


luz & escuro = presença & ausência cara, isso é metafórico

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


luz & escuro = presença & ausência

Eu entendo os dois como presença. A diferença é que no primeiro você sabe de quê é a presença. Mas é uma metáfora válida. Tem tantas...

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Hmm, então podemos entender que a luz é o conhecido e a escuridão o desconhecido. Quando passsamos a encarar a escuridão acabamos por conhecer o que há nela, e isso vai se tornando luz (o conhecido)?

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


yin & yang, um lado & outro lado, eticetera & eticetero

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

Exatamente! Uma coisa que ilustra isso e que eu tenho notado ultimamente: às vezes, você pode se deparar com certos conteúdos, conhecimentos, que parecem completamente complexos, incompreensíveis, misteriosos, ilógicos e enfrentar isso é complicado, mas quando eu, pelo menos, consigo, é uma sensação muito boa de resolução, de ter esclarecido, de ter jogado uma luz sobre aquilo.

Mas, de qualquer forma, isso é só uma visão minha, cê pode fazer várias metáforas acerca disso.

Headstock invertido
Veterano
# jul/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


brunohardrocker
profundo...

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Eu vejo isso com meus preconceitos, perdidos conforme o tempo passou.

Ah, e eu acho a floresta um lugar legal. As onças tem o mesmo medo que nós temos dela, as cascavéis são mortais mas com quem pisa no caminho delas, as sucuris só atacam quando sentem fome e não são muito chegadas em humanos, fora esses os outros animais se escondem ou correm quando te vê caminhando no mato. Já na cidade... aí é lugar de humano, tem de tudo um pouco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?