Autor |
Mensagem |
NoAlarms Veterano |
# jul/09
· votar
É mais pela metáfora da luz ser o caminho. De "iluminar a sua vida". Como a escuridão fosse o desconhecido e a luz a verdade
|
Pseudonimum Veterano |
# jul/09
· votar
brunohardrocker
Ah, e eu acho a floresta um lugar legal. As onças tem o mesmo medo que nós temos dela, as cascavéis são mortais mas com quem pisa no caminho delas, as sucuris só atacam quando sentem fome e não são muito chegadas em humanos, fora esses os outros animais se escondem ou correm quando te vê caminhando no mato. Já na cidade... aí é lugar de humano, tem de tudo um pouco.
Bom, já é uma visão literal aí, né. =P
|
brunohardrocker Veterano |
# jul/09
· votar
Pseudonimum
Sim =P Mas não deixa de ter alguma relação. Pergunte a alguém que nasceu e cresceu na cidade, num apartamento, o que acha da mata amazônica... E pergunte a um índio o que acha de São Paulo...
|
Pseudonimum Veterano |
# jul/09
· votar
brunohardrocker
Aí, pro índio, o desconhecido é a cidade, são os carros, os prédios, becos, e o conhecido é a floresta, com os animais, as árvores, os rios.
|
Dogs2 Veterano |
# jul/09
· votar
mas o Power Ranger preto é do bem
|
brunohardrocker Veterano |
# jul/09
· votar
Pseudonimum
Com certeza, a nossa dificuldade de aprender a conviver com o diferente =/
|
B.Frusciante Veterano |
# jul/09
· votar
Foi os homens Ai meu saco =]
A luz não é a junção de todo o espectro de cores? Luz não é branca. O branco é a junção de todo o espectro de cores, e não a luz.
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?
Isso aí faz parte da ignorância do ser humano e completamente descabida. É algo criado desde os primórdios. A noite significa a impossibilidade de enxergar. Quando escurece vc vê raios, estrelas e planetas. Outros animais saem para caçar por exemplo. Isso era bem sinistro quando não se tinha noção de que, naquele mesmo instante, o sol estava brilhando no outro lado do planeta.
Então, isso aí é pura criação do Homem.
Sobre Divindades, o Sol já foi cultuado por várias civilizações antigas, pois ele nos dá luz, calor e, portanto e a energia pra que a vida exista.
A Igreja preferiu usar o branco e o preto como simbolismo de bem e mal. Isso aí deve ter afetado bastante esse tal de racismo. Alias, a Igreja adora segregar. Basta lembrar que quem ousa não acreditar em Jesus é excluído. Antigamente, era queimado vivo.
|
Pseudonimum Veterano |
# jul/09
· votar
Alias, a Igreja adora segregar.
O Cristianismo é, não esqueçamos, uma doutrina moral. Todo tipo de estabelecimento moral parte da idéia de discriminar.
|
Kamus23 Veterano |
# jul/09
· votar
A minha duvida é que será que não usaram isso, para justificar ou começar o racismo, e a escravidão contra negros?
Pois na idade media, a igreja Cristã não era nem um pouco certinha
|
Bagre_Ensaboado Veterano |
# jul/09
· votar
MauricioBahia Basta lembrar que quem ousa não acreditar em Jesus é excluído.
Pseudonimum O Cristianismo é, não esqueçamos, uma doutrina moral. Todo tipo de estabelecimento moral parte da idéia de discriminar.
Errado, o Cristianismo é escolha, toda escolha traz consequências "boas" ou "más"
|
-Dan Veterano
|
# jul/09
· votar
Luz = Visão. Claridade. Segurança.
Escuro = Imprevistos, medo, insegurança.
Falar que é racismo pra mim é forçar a barra.
|
# jul/09
· votar
-Dan Luz = Visão. Claridade. Segurança.
Escuro = Imprevistos, medo, insegurança.
Falar que é racismo pra mim é forçar a barra.
Também vejo desta forma.
|
Sleosh Veterano |
# jul/09
· votar
bom... se o cara que pensou isso era racista eu não sei mas pode ter certeza que a "Igreja" se apoiou nisso pra dizer que os negros não tinham alma
|
Sumerrew Veterano |
# jul/09
· votar
os negros não tinham alma
agora feshou o päl
|
Kamus23 Veterano |
# jul/09
· votar
Sleosh
Claro, era nesse ponto que eu queria chegar...
Usar essa desculpa para o racismo
|
Pseudonimum Veterano |
# jul/09
· votar
Bagre_Ensaboado
O Cristianismo é, não esqueçamos, uma doutrina moral. Todo tipo de estabelecimento moral parte da idéia de discriminar.
Errado, o Cristianismo é escolha, toda escolha traz consequências "boas" ou "más"
Eu não falei em discriminar nesse sentido perjorativo de preconceito social. Discriminar pode ser entendido simplesmente como diferenciar, distinguir, escolher o que é certo e o que não é. E por acaso não é disso que todo e qualquer tipo de moral trata?
|
Sleosh Veterano |
# jul/09
· votar
Pseudonimum
realmente... para se existir moral tem que haver o imoral... havendo o tal imoral ele sempre será julgado inferior e aí está a discriminação...
|
qew Veterano |
# jul/09
· votar
é... talvez... pode ser que sim, talvez não, sim... ou melhor, não...
ahh é por ae
|
· votar
Basta lembrar que quem ousa não acreditar em Jesus é excluído.
Bagre_Ensaboado Errado, o Cristianismo é escolha, toda escolha traz consequências "boas" ou "más"
Errado? Não entendi. Explica melhor sua "afirmação" por favor.
Abs
|
# jul/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar
Pseudonimum Eu não falei em discriminar nesse sentido perjorativo de preconceito social. Discriminar pode ser entendido simplesmente como diferenciar, distinguir, escolher o que é certo e o que não é. E por acaso não é disso que todo e qualquer tipo de moral trata?
Correta tua interpretação em caráter segregativo, também não me referi a discernimento social.
O problema está no seguinte, o Cristianismo é escolha, apresenta duas situações, logo da forma qual vejo, quem se "segrega" ou "separa", é o próprio homem. Vou postar um exemplo que talvez elucide a "coisa"
Na minha perspectiva, ocorre um erro disseminado, que Deus atira o homem na fornalha, embora existam passagens bíblicas que possam tender a uma interpretação neste sentido, vejo que o próprio homem se conduz ao inferno ou paraíso, mediante suas escolhas, embora as decisões possam/venham a ser influenciadas, de maneira mais clara conforme o Novo Testamento.
Mas observe, suponhamos que eu construa dois lugares, um "bom", e outro "ruim", e o acesso a estes lugares dá-se única e exclusivamente por duas estradas distintas. Chego a ti, e lhe apresento, por esta estrada, embora estreita, espinhosa e rochosa, chegarás a um lugar confortável, ("No mundo tereis aflições, Quem quiser vir após mim, negue-se e tome cada um sua cruz", embora haja pregações que a vida de um crente é fácil, bênçãos mais bênçãos). Já por esta outra, larga, de fácil caminhada, e até belas paisagens, te levará a um abismo.
Pergunto-te, como você interpreta esta questão? Eu criei os dois lugares, logo criei a "separação"? Ou você que através de sua escolha o fez, embora eu tenha tentado te persuadir apresentando-lhe os dois caminhos?
Mas perceba que a escolha está ao alcance de todos por meio da exposição.
Abraços
|
# jul/09
· votar
MauricioBahia Errado? Não entendi. Explica melhor sua "afirmação" por favor.
Abs
Acredito que tenha respondido no post acima, mas qualquer coisa to por aí.
Abraços.
|
Vick Vaporub Veterano |
# jul/09
· votar
É sim.
|
· votar
Sleosh bom... se o cara que pensou isso era racista eu não sei mas pode ter certeza que a "Igreja" se apoiou nisso pra dizer que os negros não tinham alma
Olha, embora não conheça essa questão a fundo, parabéns por ter tratado o ponto de forma imparcial, ao citar "Igreja", e não Cristianismo, pois algo muito corriqueiro por aqui, é misturarem as coisas. +1
|
EnrickAlves Veterano |
# jul/09
· votar
Não. Mas se vc aplica isso à raça negra (isto é, discriminando o negro por este ter cor negra e simbolizar o mal, segundo uma doutrina - a católica - ), sim, passa a ser.
|
· votar
Bagre_Ensaboado
logo da forma qual vejo, quem se "segrega" ou "separa", é o próprio homem.
Isso é meio óbvio, né...
Chego a ti, e lhe apresento, por esta estrada, embora estreita, espinhosa e rochosa, chegarás a um lugar confortável, ("No mundo tereis aflições, Quem quiser vir após mim, negue-se e tome cada um sua cruz", embora haja pregações que a vida de um crente é fácil, bênçãos mais bênçãos). Já por esta outra, larga, de fácil caminhada, e até belas paisagens, te levará a um abismo.
Só é possível ter duas opções ou isso é um imposição unilateral?
Ainda não entendi sua proposta. Seria nos fazer pensar?
Abs
|
Sleosh Veterano |
# jul/09
· votar
Bagre_Ensaboado
realmente contra a religião eu não tenho nada contra, quando o cristianismo foi criado não era pra ter a sacanagem que surgiu quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. a "Igreja", que era a mocinha da história, de uma hora pra outra vira vilã. o poder conrompeu a "Igreja" e os bispos e papas da época, que madavam até nos reis, não passaram de meros fdps.
|
Guto EADG Veterano |
# jul/09
· votar
e quando a gente ve a coisa ficando feia a gente diz
pretiou o tempo !!!
a situação tá preta.
remédio de faixa preta.
darth vader.
em compensação preto combina com tudo.
café preto.
são josé do rio preto.
bob marley
magia negra
|
· votar
MauricioBahia Isso é meio óbvio, né...
Olha tratando-se da interpretação que boa parte das pessoas fazem em relação ao Cristianismo não, pelo menos vejo desta forma.
Só é possível ter duas opções ou isso é um imposição unilateral?
Ainda não entendi sua proposta. Seria nos fazer pensar?
Abs
Então companheiro, tentei expor uma associação da forma como "funciona" o Cristianismo, que não vejo como caráter discriminatório ou impositório, mas sim de escolhas.
Abraços
|
# jul/09
· votar
Sleosh realmente contra a religião eu não tenho nada contra, quando o cristianismo foi criado não era pra ter a sacanagem que surgiu quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. a "Igreja", que era a mocinha da história, de uma hora pra outra vira vilã. o poder conrompeu a "Igreja" e os bispos e papas da época, que madavam até nos reis, não passaram de meros fdps.
Eu vejo da seguinte forma, a tal "Igreja" exerceu muito mais influência política que religiosa, e para mim ainda continua exercendo.
|