A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?

Autor Mensagem
NoAlarms
Veterano
# jul/09
· votar


É mais pela metáfora da luz ser o caminho. De "iluminar a sua vida". Como a escuridão fosse o desconhecido e a luz a verdade

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

Ah, e eu acho a floresta um lugar legal. As onças tem o mesmo medo que nós temos dela, as cascavéis são mortais mas com quem pisa no caminho delas, as sucuris só atacam quando sentem fome e não são muito chegadas em humanos, fora esses os outros animais se escondem ou correm quando te vê caminhando no mato. Já na cidade... aí é lugar de humano, tem de tudo um pouco.

Bom, já é uma visão literal aí, né. =P

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Sim =P
Mas não deixa de ter alguma relação. Pergunte a alguém que nasceu e cresceu na cidade, num apartamento, o que acha da mata amazônica... E pergunte a um índio o que acha de São Paulo...

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

Aí, pro índio, o desconhecido é a cidade, são os carros, os prédios, becos, e o conhecido é a floresta, com os animais, as árvores, os rios.

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


mas o Power Ranger preto é do bem

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Com certeza, a nossa dificuldade de aprender a conviver com o diferente =/

B.Frusciante
Veterano
# jul/09
· votar


Foi os homens
Ai meu saco =]


A luz não é a junção de todo o espectro de cores? Luz não é branca.
O branco é a junção de todo o espectro de cores, e não a luz.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?

Isso aí faz parte da ignorância do ser humano e completamente descabida. É algo criado desde os primórdios. A noite significa a impossibilidade de enxergar. Quando escurece vc vê raios, estrelas e planetas. Outros animais saem para caçar por exemplo. Isso era bem sinistro quando não se tinha noção de que, naquele mesmo instante, o sol estava brilhando no outro lado do planeta.

Então, isso aí é pura criação do Homem.

Sobre Divindades, o Sol já foi cultuado por várias civilizações antigas, pois ele nos dá luz, calor e, portanto e a energia pra que a vida exista.

A Igreja preferiu usar o branco e o preto como simbolismo de bem e mal. Isso aí deve ter afetado bastante esse tal de racismo. Alias, a Igreja adora segregar. Basta lembrar que quem ousa não acreditar em Jesus é excluído. Antigamente, era queimado vivo.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Alias, a Igreja adora segregar.

O Cristianismo é, não esqueçamos, uma doutrina moral. Todo tipo de estabelecimento moral parte da idéia de discriminar.

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


A minha duvida é que será que não usaram isso, para justificar ou começar o racismo, e a escravidão contra negros?

Pois na idade media, a igreja Cristã não era nem um pouco certinha

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Basta lembrar que quem ousa não acreditar em Jesus é excluído.

Pseudonimum
O Cristianismo é, não esqueçamos, uma doutrina moral. Todo tipo de estabelecimento moral parte da idéia de discriminar.

Errado, o Cristianismo é escolha, toda escolha traz consequências "boas" ou "más"

-Dan
Veterano
# jul/09
· votar


Luz = Visão. Claridade. Segurança.

Escuro = Imprevistos, medo, insegurança.


Falar que é racismo pra mim é forçar a barra.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


-Dan
Luz = Visão. Claridade. Segurança.

Escuro = Imprevistos, medo, insegurança.


Falar que é racismo pra mim é forçar a barra.


Também vejo desta forma.

Sleosh
Veterano
# jul/09
· votar


bom... se o cara que pensou isso era racista eu não sei mas pode ter certeza que a "Igreja" se apoiou nisso pra dizer que os negros não tinham alma

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


os negros não tinham alma

agora feshou o päl

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


Sleosh

Claro, era nesse ponto que eu queria chegar...

Usar essa desculpa para o racismo

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Bagre_Ensaboado

O Cristianismo é, não esqueçamos, uma doutrina moral. Todo tipo de estabelecimento moral parte da idéia de discriminar.

Errado, o Cristianismo é escolha, toda escolha traz consequências "boas" ou "más"


Eu não falei em discriminar nesse sentido perjorativo de preconceito social. Discriminar pode ser entendido simplesmente como diferenciar, distinguir, escolher o que é certo e o que não é. E por acaso não é disso que todo e qualquer tipo de moral trata?

Sleosh
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

realmente... para se existir moral tem que haver o imoral...
havendo o tal imoral ele sempre será julgado inferior e aí está a discriminação...

qew
Veterano
# jul/09
· votar


é... talvez... pode ser que sim, talvez não, sim... ou melhor, não...

ahh é por ae

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Basta lembrar que quem ousa não acreditar em Jesus é excluído.

Bagre_Ensaboado
Errado, o Cristianismo é escolha, toda escolha traz consequências "boas" ou "más"

Errado? Não entendi. Explica melhor sua "afirmação" por favor.

Abs

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Pseudonimum
Eu não falei em discriminar nesse sentido perjorativo de preconceito social. Discriminar pode ser entendido simplesmente como diferenciar, distinguir, escolher o que é certo e o que não é. E por acaso não é disso que todo e qualquer tipo de moral trata?

Correta tua interpretação em caráter segregativo, também não me referi a discernimento social.

O problema está no seguinte, o Cristianismo é escolha, apresenta duas situações, logo da forma qual vejo, quem se "segrega" ou "separa", é o próprio homem. Vou postar um exemplo que talvez elucide a "coisa"

Na minha perspectiva, ocorre um erro disseminado, que Deus atira o homem na fornalha, embora existam passagens bíblicas que possam tender a uma interpretação neste sentido, vejo que o próprio homem se conduz ao inferno ou paraíso, mediante suas escolhas, embora as decisões possam/venham a ser influenciadas, de maneira mais clara conforme o Novo Testamento.

Mas observe, suponhamos que eu construa dois lugares, um "bom", e outro "ruim", e o acesso a estes lugares dá-se única e exclusivamente por duas estradas distintas.
Chego a ti, e lhe apresento, por esta estrada, embora estreita, espinhosa e rochosa, chegarás a um lugar confortável, ("No mundo tereis aflições, Quem quiser vir após mim, negue-se e tome cada um sua cruz", embora haja pregações que a vida de um crente é fácil, bênçãos mais bênçãos).
Já por esta outra, larga, de fácil caminhada, e até belas paisagens, te levará a um abismo.

Pergunto-te, como você interpreta esta questão?
Eu criei os dois lugares, logo criei a "separação"?
Ou você que através de sua escolha o fez, embora eu tenha tentado te persuadir apresentando-lhe os dois caminhos?

Mas perceba que a escolha está ao alcance de todos por meio da exposição.

Abraços

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Errado? Não entendi. Explica melhor sua "afirmação" por favor.

Abs


Acredito que tenha respondido no post acima, mas qualquer coisa to por aí.

Abraços.

Vick Vaporub
Veterano
# jul/09
· votar


É sim.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Sleosh
bom... se o cara que pensou isso era racista eu não sei mas pode ter certeza que a "Igreja" se apoiou nisso pra dizer que os negros não tinham alma

Olha, embora não conheça essa questão a fundo, parabéns por ter tratado o ponto de forma imparcial, ao citar "Igreja", e não Cristianismo, pois algo muito corriqueiro por aqui, é misturarem as coisas. +1

EnrickAlves
Veterano
# jul/09
· votar


Não. Mas se vc aplica isso à raça negra (isto é, discriminando o negro por este ter cor negra e simbolizar o mal, segundo uma doutrina - a católica - ), sim, passa a ser.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bagre_Ensaboado

logo da forma qual vejo, quem se "segrega" ou "separa", é o próprio homem.

Isso é meio óbvio, né...

Chego a ti, e lhe apresento, por esta estrada, embora estreita, espinhosa e rochosa, chegarás a um lugar confortável, ("No mundo tereis aflições, Quem quiser vir após mim, negue-se e tome cada um sua cruz", embora haja pregações que a vida de um crente é fácil, bênçãos mais bênçãos).
Já por esta outra, larga, de fácil caminhada, e até belas paisagens, te levará a um abismo.

Só é possível ter duas opções ou isso é um imposição unilateral?

Ainda não entendi sua proposta. Seria nos fazer pensar?

Abs

Sleosh
Veterano
# jul/09
· votar


Bagre_Ensaboado

realmente contra a religião eu não tenho nada contra, quando o cristianismo foi criado não era pra ter a sacanagem que surgiu quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. a "Igreja", que era a mocinha da história, de uma hora pra outra vira vilã. o poder conrompeu a "Igreja" e os bispos e papas da época, que madavam até nos reis, não passaram de meros fdps.

Guto EADG
Veterano
# jul/09
· votar


e quando a gente ve a coisa ficando feia a gente diz

pretiou o tempo !!!

a situação tá preta.

remédio de faixa preta.

darth vader.

em compensação preto combina com tudo.

café preto.

são josé do rio preto.

bob marley

magia negra

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


MauricioBahia
Isso é meio óbvio, né...

Olha tratando-se da interpretação que boa parte das pessoas fazem em relação ao Cristianismo não, pelo menos vejo desta forma.

Só é possível ter duas opções ou isso é um imposição unilateral?

Ainda não entendi sua proposta. Seria nos fazer pensar?

Abs


Então companheiro, tentei expor uma associação da forma como "funciona" o Cristianismo, que não vejo como caráter discriminatório ou impositório, mas sim de escolhas.

Abraços

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


Sleosh
realmente contra a religião eu não tenho nada contra, quando o cristianismo foi criado não era pra ter a sacanagem que surgiu quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. a "Igreja", que era a mocinha da história, de uma hora pra outra vira vilã. o poder conrompeu a "Igreja" e os bispos e papas da época, que madavam até nos reis, não passaram de meros fdps.

Eu vejo da seguinte forma, a tal "Igreja" exerceu muito mais influência política que religiosa, e para mim ainda continua exercendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?