A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?

Autor Mensagem
som
Veterano
# jul/09
· votar


A bichinha foi à funerária e perguntou:

"Moço, vende caixão preto?"

"Sim"

"A espuma por dentro é preta?"

"Sim"

"A alça é preta?"

"É"

"E a cruz na tampa, é preta tb?"

"Também"

"Ai credo!"

Invalid User
Veterano
# jul/09
· votar


Kamus23
Foi os homens!

Issaê mano, foi os homi que disse!

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jul/23 18:26
· votar


https://www.institutoclaro.org.br/cidadania/nossas-novidades/reportage ns/substituir-expressoes-cotidianas-que-usam-a-cor-preta-de-forma-pejo rativa-ajuda-a-combater-racismo/

Interessante este texto. Eu nem sabia que o termo denegrir era racista (deNEGRIR).

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 17/jul/23 18:30
· votar


Pedro_Borges
Eu nem sabia que o termo denegrir era racista (deNEGRIR).


nao é e nunca foi, isso é é maluquice de soça que gosta de uma pica estatal cerceando o discurso

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 17/jul/23 18:33
· votar


é igual o "feito pelas coxas" ou "criado mudo" q do nada começaram a tratar como racista com base em evidencia tirada das vozes da cabeça de um random esquizofrenico

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jul/23 18:34
· votar


Wild Bill Hickok

Acho que não deu tempo de você ler o texto, não?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 17/jul/23 18:41
· votar


Pedro_Borges
n faz diferença ler ou n essa ladainha progressista, a conotação racista nao existe e nunca existiu nesse termo

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 17/jul/23 18:41
· votar


basta pesquisar a etipologia e os usos do termo ao longo do tempo

Lelo Mig
Membro
# 17/jul/23 19:11
· votar


Pedro_Borges

"Eu nem sabia que o termo denegrir era racista (deNEGRIR)."

E não é. Denegrir vêm do latim Denegrare, que significa "tornar mais escuro". Ou seja, você (no latim) poderia "denegrare" os cabelos, ou um tecido.

Temos de ser sinceros, existe uma certa paranoia da galera progressista lacração. Por outro lado, o português é muito rico e possui dezenas de palavras que podem substituir... então, se incomoda, podemos substituir por "ofender" ou "manchar" dependendo da situação.

Não dói nada fazer isso se alguém se sente ofendido. Passei da idade de ficar dando murro em ponta de faca.

shoyoninja
Veterano
# 17/jul/23 21:16
· votar


Pedro_Borges
Não faz muito sentido o texto, não explica o mecanismo pelo qual, ou mostra evidência de que não usar essas expressões de fato reduzem o racismo.

Coloca no Cristianismo a origem do uso de luz e trevas para designar bem e mal, mas quando compara com a Grécia dá uma embromada: Dá a idéia de que luz e trevas não eram usadas com esse significado mas justifica pela tangente, dizendo que na Grécia o bem e o mal não eram absolutos.

E a não ser que eu esteja muito enganado isso é uma bobagem enorme, luz e trevas são usados por várias civilizações, até mais antigas que a Grécia, para representar bem e mal... o que faz sentido né? Se fossemos uma raça de corujas inteligentes talvez fosse diferente...

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jul/23 21:26 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


shoyoninja

Sim, respeito sua opinião. Achei interessante o texto, mas coloquei mesmo só pra debate. Segue o jogo.

Claro que está inflamado pelo progressismo. Agora, uma coisa eu concordo. Tem certos adjetivos que penso devem ser modernizados.

Lelo Mig
Membro
# 17/jul/23 23:30
· votar


Até outro dia não havia luz elétrica. Em muitos lugares não há ainda hoje.

Algum Zé Ruela urbano já foi prá alguma região que não tem luz elétrica num raio de 50 Km? É uma escuridão do caralho, sem lua não se enxerga um palmo.

Passamos 99% da história da civilização temendo a noite e seus perigos. O homem já é um animal com poucos recursos físicos (exceto a inteligência) a visão, olfato e audição são ridículas se comparado aos predadores, a noite então, é uma salsicha ambulante esperando prá ser devorado.

A "negatividade" de trevas é uma alegoria, nada têm a ver com cristãos, muito menos com raça.

É cada viagem... takipariu.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/jul/23 07:46
· votar


Lelo Mig

Sim, é verdade.

qew
Veterano
# 18/jul/23 08:35
· votar


é uma salsicha ambulante esperando prá ser devorado.

huhauehuaehuahaha Lelo podia ganhar uma medalha pela analogia

achei interessante o texto, eu penso que o problema atual é a dificuldade em termos "referencias" nestes assuntos, pautados com a devida seriedade que o assunto merece

virou um papo de maluco do twitter, não dá pra levar a serio o que a "reitora da fuderj" fala

falta um interlocutor sério, "com lugar de fala" (não gosto da expressão, mas foi o que veio a cabeça) para apresentar esses assuntos de uma maneira geral

em tempo, gosto do Silvio Almeida

Lelo Mig
Membro
# 18/jul/23 08:41
· votar


qew

Como disse antes o português é uma língua rica, com dezenas de sinônimos e equivalências.

Não vejo problema algum em não usar determinados termos e expressões se incomodam um grupo, porque ganharam conotação pejorativa com o tempo.

Só me incomoda as distorções e inverdades tiradas do rabo.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/jul/23 08:58 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig

Realmente parece muito rasa a determinação da origem dos termos que se referem ao preto. Por outro lado, trouxe a discursão para uma reflexão. Acho válido, não querer atribuir tais termos ao racismo, mas buscar outros para representar o negativo e o positivo.

Tem alguns sistemas de votação de aprovação e negação que são representados por bolas brancas e pretas, respectivamente, colocadas em bolsas. Entendo que isso é uma cultura de milhares de anos, muito antes do cristianismo, mas não custa modernizar.

shoyoninja
Veterano
# 18/jul/23 19:13
· votar


A "negatividade" de trevas é uma alegoria, nada têm a ver com cristãos,

Pois é, já são loucos pra se apropriar do certo e do errado, só o que faltava entregar o dia e a noite pros caras assim.

JJJ
Veterano
# 19/jul/23 13:33
· votar


Tem muitas palavras onde "negro" é usado para algo "negativo" (inclusive, forçando a barra, talvez esta própria palavra: NEGAtivo), mas nem por isso tem, necessariamente, origem racista...

"Nuvens negras", por exemplo, se refere ao simples fato climático de que nuvens carregadas, prestes a dar em tempestade, são escuras...

De qualquer forma, se agride ou menospreza ou ofende alguém... não vejo porque não evitar...

Wanton
Veterano
# 19/jul/23 15:41
· votar


qew
Lelo podia ganhar uma medalha pela analogia

Seria uma medalha com um asterisco no lugar daquele número um?

Lelo Mig
Membro
# 19/jul/23 19:48
· votar


qew
Wanton

Eu acho que eu merecia mais uma medalha para afagar meu ego de milico enrustido.

Vou falar com o makumba.

makumbator
Moderador
# 19/jul/23 20:54
· votar


JJJ
"Nuvens negras", por exemplo, se refere ao simples fato climático de que nuvens carregadas, prestes a dar em tempestade, são escuras...

Natureza racista. Mais um motivo pra gente odiar os ecochatos, eles que financiam essa porcaria!

-Dan
Veterano
# 20/jul/23 17:49
· votar


Lelo Mig
E não é. Denegrir vêm do latim Denegrare, que significa "tornar mais escuro". Ou seja, você (no latim) poderia "denegrare" os cabelos, ou um tecido.

Uai, voce explicou exatamente pq o termo é racista. Veja, o significado do latim não tem a ver com difamação ou atribuição de características negativas. Tem a ver com mudar coloração para tom mais escuro. Mas na lingua portuguesa, o siginificado tornou-se atribuir qualificações negativas, ou seja, mudar coloração para tons escuros ganhou significado depreciativo.

Embora eu concorde com você sobre alguns exageros relacionados a enxergar racismo ao vernaculo, nesse termo em especifico é bem possivel.

-Dan
Veterano
# 20/jul/23 17:52
· votar


JJJ
Tem muitas palavras onde "negro" é usado para algo "negativo" (inclusive, forçando a barra, talvez esta própria palavra: NEGAtivo), mas nem por isso tem, necessariamente, origem racista...

Sim, escuridão é muito mais negativo a meu ver por se associar a ambientes ou climas perigosos. Talvez o racismo primordial tenha sido em atribuir a pessoas de pele marrom a palavra negro. Mas ai vai saber.

makumbator
Moderador
# 20/jul/23 18:11
· votar


-Dan
Sim, escuridão é muito mais negativo a meu ver por se associar a ambientes ou climas perigosos.

E é o natural para criaturas diurnas (como o homem, em sua origem). O escuro é o desconhecido (seja uma caverna, as profundezas das águas, o perigo da noite na floresta longe da tribo). Faz bastante sentido.

Lelo Mig
Membro
# 20/jul/23 19:15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

"o significado do latim não tem a ver com difamação ou atribuição de características negativas."

E a perda do sentido original não é por causa do preto, não é racial. Estas alterações ocorrem com frequência em línguas vivas.

Ds qualquer forma, não se se leu, eu escrevi, mais de uma vez:

"De qualquer forma, se agride, menospreza ou ofende alguém... não vejo porque não evitar..."

"o português é uma língua rica, com dezenas de sinônimos e equivalências.

"Não vejo problema algum em não usar determinados termos e expressões se incomodam um grupo, porque ganharam conotação pejorativa com o tempo."

Wanton
Veterano
# 20/jul/23 19:30
· votar


Lelo Mig
Não vejo problema algum em não usar determinados termos e expressões se incomodam um grupo, porque ganharam conotação pejorativa com o tempo.

Acho que já contei aqui, não tenho certeza. Eu adoraria poder usar a palavra "macaco" para xingar as pessoas. Tem gente que é muito macaco: fica berrando, se descontrola, atira merda. Para mim, macaco está ligado à natureza de símio do ser humano. É sobre comportamento. Aquele ato incontido, irracional, espalhafatoso.

Esses dias, participei de uma reunião online completamente caótica. Era uma mistura de analfabetismo digital, impaciência, gente se achando mas importante do que o resto, um terror! Me sentia em uma live com uma jaula de macacos.

Mas só dá para usar a expressão desse jeito, contextualizando bastante. Os filhos da puta dos racistas cagaram a palavra! Racismo além de deplorável, é burro!

makumbator
Moderador
# 20/jul/23 19:52
· votar


Wanton
Eu adoraria poder usar a palavra "macaco" para xingar as pessoas. Tem gente que é muito macaco: fica berrando, se descontrola, atira merda. Para mim, macaco está ligado à natureza de símio do ser humano. É sobre comportamento. Aquele ato incontido, irracional, espalhafatoso.

A origem do termo macaquice é justamente esse. Pode usar, e danem-se os lacradores que tentarão te cancelar. O OT irá te fornecer salvo conduto na internet.

Aquele meme do chimpanzé com fuzil automático dando tiro loucamente faz muito sentido.

Wanton
Veterano
# 20/jul/23 20:13
· votar


makumbator
danem-se os lacradores que tentarão te cancelar

Já sou cancelado: eu não existo. Não uso a palavra porque sei que ela tem carga racista, ora. Também acho que a suástica tem traços belos, e aí? Devo ignorar a cultura e usá-la no símbolo da minha barraquinha de biscoitos amanteigados?

brunohardrocker
Veterano
# 20/jul/23 20:22
· votar


Wanton
Devo ignorar a cultura e usá-la no símbolo da minha barraquinha de biscoitos amanteigados?

Vou gerar essa imagem em alguma IA.

Um grandão, com uma suástica vendendo biscoito numa barraquinha.

Lelo Mig
Membro
# 20/jul/23 21:21
· votar


Wanton

"usá-la no símbolo da minha barraquinha de biscoitos amanteigados?"

Depende. Se o nome for biscoitos amantegados Auschwitz, vai ficar bem suspeito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Luz é Divina, A escuridão é do mal, isso é racismo?