Uma questão de cultura

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# jun/09


Tudo é uma questão de cultura mesmo...nesse momento onde o Ocidente está muito preocupado com a educação sexual dos jovens e adolescentes...em algumas esferas o mesmo currículo anda fazendo alvoroço.

Saio nessa 4ª feira, capacitando instituições de ensino num projeto sobre Ética, Gênero e Diversidade, pois os problemas nessa área são alarmantes dentro das escolas....e me deparo com essa notícia, a respeito do mesmo currículo. Sei que cada cultura tem sua linha, sua moral e seus costumes...mas fiquei desanimada em lutar contra a barreira do preconceito e ignorância implantados a séc., principalmente pelas instituições religiosas, que são formadoras de opinião universal em massa....afff

Você acha que a educação sexual, deveria ser implantada nas escolas como currículo permanente?

Fonte

Mosrite
Veterano
# jun/09
· votar


teoria não é tudo.. só a pratica leva a perfeição..

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Você acha que a educação sexual, deveria ser implantada nas escolas como currículo permanente?
Obviamente.
Antes de ser uma questão moral e religiosa, é um fator de saúde da população. Não cito simplesmente gravidez e planejamento familiar, mas principalmente prevenção de doenças.

Valores morais é diferente de costumes. Rá! Hipocrisia ainda reina na sociedade moderna.

Clauber guns
Veterano
# jun/09
· votar


ZXC
Você acha que a educação sexual, deveria ser implantada nas escolas como currículo permanente?


Sim.

A 1 ou 2 anos atrás eu tive uma professora eventual (substituta, temporária, como queiram) que passava algumas coisas relacionadas a educação sexual e realmente poderia ter sido interessante, sim poderia, porque não foi, além do fato dela raramente ir pra nossa sala, os alunos não tinham um pingo de respeito por ela...
Sabe como são os jovens, hormônios explodindo e talz, era um caos total as aulas, até que ela acabou desistindo de tentar passar algo sobre isso e adentrou a matéria das demais professoras eventuais.
=/

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


já levei uma boneca inflável na escola

/heber_mg

The Rainmaker
Veterano
# jun/09
· votar


Clauber guns
A 1 ou 2 anos atrás eu tive uma professora eventual (substituta, temporária, como queiram) que passava algumas coisas relacionadas a educação sexual e realmente poderia ter sido interessante, sim poderia, porque não foi

Já sei, ela não era gostosa, né...?

Clauber guns
Veterano
# jun/09
· votar


The Rainmaker
O pior de tudo é que ela era gostosa, e isso contribuía ainda mais pra desordem da sala..
Nego querendo aula prática e talz...

The Rainmaker
Veterano
# jun/09
· votar


Clauber guns

Ah sim... explicado...

Clauber guns
Veterano
# jun/09
· votar


Sumerrew
já levei uma boneca inflável na escola

/heber_mg


E colou chiclete no cabelo dela também?

lovehatelove_fe
Veterano
# jun/09
· votar


Sim,
conheci uma guria que aos 13 ans ficou gravida e foi descobrir quando o neném tinha 6 meses.
Falou com a mãe: "Mãe, estou sentindo alguma coisa na minha barriga... minha barriga meche sozinha, é estranho".

Resultado de falta de instrução.

ZXC
Veterano
# jun/09
· votar


Mila Turunen

Concordo com tu quanto a hipocrisia da sociedade em gênero, nº e grau...
Mas os programas escolares visam muito à parte física da abordagem, ou as doenças sexualmente transmissíveis com seus métodos contraceptivos, e ocultam o que em minha opinião é mais importante... a curiosidade sobre os comportamentos dados como "estranhos" e sobre malefícios de determinado tipo de sexo. Além da importante função preventiva, a educação sexual não deveria cumprir um papel somente informativo... mesmo sendo regulamentada na educação desde 1984, esse tema ainda se mantém bem distante de ser uma abordagem suficiente e eficiente.

A falta de preparação dos docentes, também é um fato que dá continuidade as dificuldades de abordagem sobre o tema... pois trazem preconceitos inconscientes da sua educação familiar e social juvenil. Em minha opinião, a abordagem sobre sexualidade deveria começar na educação pré-escolar... o jovem e o adulto já tem a informação, o que necessitam é integrá-la a sua vida de forma realmente transversal.

Desde a antiguidade o tema sexualidade vem mexendo com os tabus... para mim, a orientação sexual das escolas, não deve substituir a educação sexual familiar e sim contribuir para uma mudança de comportamento onde a transmissão das informações deve ser dada de forma verdadeira, onde possa vir a minimizar o preconceito e intervir diretamente na parte afetivo-emocional do educando; onde ajudasse a desenvolver o respeito pelo próprio corpo e pelo do próximo e não somente informá-lo da parte teórica....Eu com minha ideologia utópica e romântica sobre educação...ahahah

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jun/09
· votar


Resultado de falta de instrução.

resultado de ser biscate, isso sim.. 13 anos? Tem que apanha.

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


lovehatelove_fe
Sim,
conheci uma guria que aos 13 ans ficou gravida e foi descobrir quando o neném tinha 6 meses.
Falou com a mãe: "Mãe, estou sentindo alguma coisa na minha barriga... minha barriga meche sozinha, é estranho".


Imagina a cena, ela no médico achando que tinha algo no estômago ou algo assim, e o cara fala:
- Voce está grávida.
- FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU <<<O>>>

Konrad
Veterano
# jun/09 · Editado por: Konrad
· votar


SIm deve ser. Mas como nossos hábitos e "valores" são baseados na herança judaico-cristã, duvido muito que nossa geração veja progressos substanciais. A lavagem cerebral é lenta, e já está enraizada. Religião é respeitada e tolerada de forma estapafúrdia.

Todos têm direito a crença individual, mas quando essa crença interfere em questões de saúde pública, como é o caso, ela passa a ser problemas de todos.

No caso da reportagem, me parece claro que não conseguiram diferir causa e consequência. Típico pensamento encontrado em religiosos.

O que mais me assusta é que ao ver isso, um brasileito qualquer vai se indignar, achando absurdo. Porém não percebe que suas opiniões são tão pouco fundamentadas em valores humanistas e muito baseadas em valores religiosos.

Encontre um problema da sociedade moderna, analise bem: encontrará religião lá; de uma forma ou de outra.

Podem me crucificar. Hehhehehe

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


The_Fourth_Horseman
resultado de ser biscate, isso sim.. 13 anos? Tem que apanha.

Se você faz sexo quando tem 13 anos é machaão...
Se a menina faz sexo com 13 anos é biscate?
Você pertence ao Talibã?

Abç

Bob do recife
Veterano
# jun/09
· votar


eu sou a favor da teoria de Malthus

A solução defendida por Malthus seria:
- a sujeição moral de retardar o casamento
- a prática da castidade antes do casamento
- ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar

essa de retardar o casamento eu nao sou a favor..

mas castidade sim!
a AIDS ta ai no mundo por uma serie de besteiras que o ser humano faz..

uma teoria diz q a AIDS apareceu quando um homem fez sexo com o macaco (OPA, COMEÇOU AS BESTEIRAS)
a AIDS circulou o mundo com o sexo ANTES do casamento e com o sexo com outros parceiros que nao seja seu esposo ou esposa..
ou seja, adulterios e fornicações!
tambem atravez do sexo entre homem x homem.. ou seja, Homossexualismo..
tudo pecado..
tem tudinho na biblia..
e todo pecado tem sua consequencia...
a AIDS é a consequencia de varios pecados escadalosos do homem..

entao o povo tem que criar vergonha na cara e parar com essa safadeza de sexo a toda hora...
DEus instituiu o sexo para o casamento..
o ser humano tá pior que bicho selvagem..
Sodoma e Gomorra tá de volta =/

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


ZXC
Entendo perfeitamente. =]
Mas realmente é utópico. Pouco adianta falar sobre preconceito somente dentro da escola, enquanto a sociedade em geral se encontra mergulhada na ignorância. E digo isso porque pretendo ser professora, estudo para ser frustrada. Oi.

=|

lovehatelove_fe
Veterano
# jun/09
· votar


resultado de ser biscate, isso sim.. 13 anos? Tem que apanha.

Eu não acho isso.
Tudo bem que fui dar meu primeiro beijinho aos 14.. mas.. se a menina se interessa logo em namorar e tal.. tem curiosidade, e quando vê.. já aconteceu. Não é questão de pervisse... ao meu ver.
É tão normal um cara perder a virgindade aos 13, porque não uma guria?
É uma questão completamente cultural, não dá pra julgar assim. A Tati quebra barraco que o diga.. vovó aos 27 anos.

- Voce está grávida.
- FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU <<<O>>>


Claro que a mãe percebeu o que era... a menina com a barriga grandona.. ela só não queria acreditar antes né?!
Resultado - Expulsou a garota de casa... frutos da educação quedeu pra filho. Da vergonha (e não da falta!) de conversar com ela sobre sexo. Eu já era muito bem informada aos 14.

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Isso deveria ser orientado pelos pais, não pela escola. Mas sobra tudo pro Estado gastar dinheiro dando aula do caralho a quatro, já vi até aula de higiene pessoal. Cadê a família?
Tem coisa que é importante mas básica, e a escola agora tem que dar aula... mas tudo bem, já que as pessoas precisam de educação sexual, que seja dada na escola, mas por um curto período e com a orientação dos pais.

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


Bob esponja do recife
eu sou a favor da teoria de Malthus

A solução defendida por Malthus seria:
- a sujeição moral de retardar o casamento


essa de retardar o casamento eu nao sou a favor..


Ué?

mas castidade sim!
a AIDS ta ai no mundo por uma serie de besteiras que o ser humano faz..


É sim. É punição divina por usarmos os aparelhos que ele nos deu na hora errada.

a sujeição moral

Você sabe o que significa isso na prática?


entao o povo tem que criar vergonha na cara e parar com essa safadeza de sexo a toda hora...
DEus instituiu o sexo para o casamento..
o ser humano tá pior que bicho selvagem..
Sodoma e Gomorra tá de volta =/


Bispo Macedo Rulez!

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
Se você faz sexo quando tem 13 anos é machaão...

é vc que tá falando...
engravidou com 13 anos? é biscate sim... santa que não é.

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2
100% Agreed.

lovehatelove_fe
Veterano
# jun/09
· votar


The_Fourth_Horseman
Independentemente da idade...
somos todos biscatões!

\o_

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2
Se educação sexual for responsabilidade dos pais, jovenzinhos estarão sujeitos a preconceitos e ignorância. Imagine o filho do Bob esponja do recife, com esses ideais de Malthus, ser homossexual. Ele se mata. SE MATA.
Não é por acaso que a escola recebeu esse papel.

ZXC
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
Concordo...as instituições religiosas são mesmo formadoras de opinião em massa, e fazem isso com louvor. A Igreja se diz moralizadora dos princípios sociais a mais de 1000 anos.... e contribui sim para a expansão dos preconceitos e racismos em massa.


Mila Turunen

Toda mudança é mesmo utópica...mas é preciso tentar alguma coisa. Não podemos é fechar os braços, prosseguir calada e compactuar com a hipocrisia, talvez dada não somente pela ignorância, que ronda a sociedade...se é pela educação que supostamente podemos mudar alguma coisa...Ualáaaaa..bem vinda ao barco das desesperadas...ahahah
;)

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jun/09
· votar


lovehatelove_fe

=D
yeah!
_o/

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Mila Turunen
A escola tem que tratar todos com igualdade, e os pais vão tratá-los cada um do seu modo, e assim se o pai é racista ou algo do tipo, vai repassar isso pro filho...
Mas na escola seria complicado também, imagina quem estuda naquelas escolas de freiras? E numa escola pública? Completamente diferente...

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/09
· votar




mas castidade sim!
a AIDS ta ai no mundo por uma serie de besteiras que o ser humano faz..


Cara, tem um negócio redondo de látex que você compra no mercado, aí põe no pinto antes de transar, é bem mais efetivo contra aids.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/09
· votar


uma teoria diz q a AIDS apareceu quando um homem fez sexo com o macaco (OPA, COMEÇOU AS BESTEIRAS)
a AIDS circulou o mundo com o sexo ANTES do casamento


Vejo que o problema foi o homem não ter casado com o macaco.

Bob do recife
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
eu tirei um ctrl c da teoria dele e expliquei..
¬¬

sim! eu sou virgem com 18 anos..
só perderei minha virgindade depois do casamento!

talvez se todos tivessem feito isso, hoje a AIDS nao seria o que é..
esse gigante que afronta o povo...

se voce só tem relaçoes sexuais dentro de um casamento (casamento é um só!) voce terá uma parceira fixa, que provavelmente nao terá DST's, e consequentemente nem voce..
terá o numero de filho suficiente para sustentar..


é SÓ NISSO QUE EU CONCORDO COM MALTHUS..

aquilo dele falar de crescimento em PA e em PG pra mim é estupidez..

na verdade eu dei um exemplo de malthus (porque voces têm a mania de acreditar somento em cientistas).. mas na verdade eu acredito no que a BIBLIA fala, na palavra de Deus..
se ele fala que o sexo é algo dentro do casamento e entre HETEROS (obviamente), entao assim tem que ser...


agora vai vir um monte de gente tentar me prender em uma cruz.. ¬¬

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma questão de cultura