Pesquisador que dá aula x Professor que faz pesquisa.

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Sephiro
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
Dizem que o próximo Bill Gates vai surgir na área da genética :].

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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guschard
Olha, eu concordo com este método ai que você citou, mass ele não é o método que eu estou criticando e nem de longe é o método aplicado aqui na universidade.

agora, qual a vantagem em ter professores extremamente didáticos que ensinam apenas a matéria do conteúdo programático e são incapazes de ir além disso???

A vantagem é o aluno aprender o que está no conteúdo programático, coisa que do jeito que é feita aqui, não é alcançada.

The Root Of All Evil
Veterano
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Sephiro
Dizem que o próximo Bill Gates vai surgir na área da genética :].

Se for eu, te darei 1/10 da minha fortuna.

guschard
Veterano
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The Root Of All Evil
Olha, eu concordo com este método ai que você citou, mass ele não é o método que eu estou criticando e nem de longe é o método aplicado aqui na universidade.

é, entao... citei ele pra mostra q não necessariamente um professor com uma ótima didática é necessário para q os alunos aprendam... a iniciativa deve partir dos alunos

A vantagem é o aluno aprender o que está no conteúdo programático, coisa que do jeito que é feita aqui, não é alcançada.

se o aluno não quer estudar e adquirir conhecimento por conta própria, o professor não tem q virar um comediante pra fazer o aluno ter interesse nas aulas e passar... o aluno tem q se ferrar e aprender a se virar... o professor é o coadjuvante, não o ator principal no processo de aprendizado do aluno e, por consequencia, na sua aprovação...

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
Dizem que o próximo Bill Gates vai surgir na área da genética :].

Se for eu, te darei 1/10 da minha fortuna.


torço mto por vc!!!!
me da 1/10 da sua grana tbm, por favor????
huauhauhauhauhahuhuauhauhauhauhahuhuauhauhauhauhahu

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
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Os professores universitarios confundem "Não é minha obrigação o aluno ter interesse "com " foda-se a didática, conteudo foi dado"

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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guschard
o professor não tem q virar um comediante pra fazer o aluno ter interesse nas aulas e passar...

Cara, ter didática não é contar piada, não é fazer teatro, não é nenhuma destas romantizações ai.

Ter didática é o mínimo que o professor tem que ter pra dar uma aula!

Não entendo como vocês defendem o ato de um professor dar aula sem ter didática.

Mesmo no tipo de aula que você citou, o professor tem que ter didática também. É uma fundamenta fundamental pro ensino e parece que você tá defendendo os caras que não a usam, sendo que um professor sem didática é menos capaz de ensinar do que um professor com didática.

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
ahhhhh, eu não falei isso em nenhum lugar

o assunto do tópico é:

Pesquisador que dá aula x Professor que faz pesquisa.

pra um professor de faculdade, considero que conhecimento seja mais importante que didática...

só isso... não falei q eh melhor não ter didática do que ter didática... só que entre um professor muito didático mas que não consegue sair do livro-texto e um sem muita didática mas que, caso solicitado, consiga explorar o assunto com mais facilidade, eu prefiro o segundo

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
e sobre contar piada foi só uma forma de citar professores didáticos

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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guschard
pra um professor de faculdade, considero que conhecimento seja mais importante que didática...

Eu não considero o conhecimento importante, considero a didática.

só que entre um professor muito didático mas que não consegue sair do livro-texto e um sem muita didática mas que, caso solicitado, consiga explorar o assunto com mais facilidade, eu prefiro o segundo

Cara, se eu absorver tudo que tem no livro text (coisa muito improvável) eu já vou saber PRA CARALHO, vou saber mais que o suficiente.

Sério, se eu eu soubesse tudo de célula que tem no "The Cell", porra, eu seria O CARA.

No livro texto tem mais do que o necessário que eu preciso saber. Se um cara só fica no livro texto, já é o suficiente, pelo menos a nível de graduação.

E se o cara sai do livro texto... porra, eu não vou é confiar no cara.
A menos que ele cite artigos.

O que eu quero dizer é que, de nada adianta o cara saber pra caralho... conhecimento tem no livro, aos baldes.

Se o professor é justamente pra me ajudar a compreender o que está no livro, ele precisa ter didática sim, de nada adianta ele saber o livro de cor e não ter capacidade de falar comigo no meu nível (graduação).

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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E se professor é só pra tirar dúvida do que eu tive lendo o livro texto, então nem preciso de professor nenhum. Posso tirar todas as dúvidas com meu orientador, ele é bem paciente e sempre tira, melhor que os professores que eu tenho.

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
não conheço o The Cell e nda sobre essa área, portanto temos referências diferentes... na minha área, livros-textos não são suficientes e professores com grande conhecimento no assunto são necessários pra ir mais além... na maioria das minhas matérias são utilizados artigos, além do livro-texto, para complementar a matéria...

E se o cara sai do livro texto... porra, eu não vou é confiar no cara.
um professor com mestrado e doutorado não tem capacidade de ir além de um livrinho de graduação???

E se professor é só pra tirar dúvida do que eu tive lendo o livro texto, então nem preciso de professor nenhum. Posso tirar todas as dúvidas com meu orientador, ele é bem paciente e sempre tira, melhor que os professores que eu tenho.
exatamente!!! esse é o papel do professor...

já tive professores ótimos e péssimos, em termos didáticos... nenhum deles foi incapaz de solucionar minhas dúvidas

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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guschard
um professor com mestrado e doutorado não tem capacidade de ir além de um livrinho de graduação???

Cara, os livros que eu uso não sao "livrinhos de graduação." Eles são usados desde a graduação até o Pós-Doutorado.
É como se fosse a reunião de todo o conhecimento naqueles assuntos.
Basta ver que o The Cell, por exemplo, é grande e mais grosso que a Bíblia.

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
então estamos partindo de premissas diferentes... não tem sentido discutirmos isso...
como eu falei, na minha área, os livros não são suficientes...

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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guschard

Qual é a sua área?

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
economia

Sephiro
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
Só para o caso de vc resolver editar no futuro, deixo aqui seu post comentado para a posteridade :P.

The Root Of All Evil
Se for eu, te darei 1/10 da minha fortuna.

The Root Of All Evil
Se for eu, te darei 1/10 da minha fortuna.

The Root Of All Evil
Se for eu, te darei 1/10 da minha fortuna.

Atomic
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil

concordo plenamente com vc cara.. passei muito por isso no meu curso tambem :/

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
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T-Rodman
O mundo precisa disso tanto quanto precisa dos especialistas.

Eu sei. Foi por isso que eu falei que, ao meu ver, é um problema ter universidades onde todos os professores são aqueles bitolados com os 2 pés (e a cabeça) em uma área de pesquisa bem restrita. Acho importante que existam vários backgrounds diferentes. Nem só uma coisa e nem só outra.

O que estraga, geralmente? - política e pensamentos políticos.

Pelo menos no lugar onde eu estudei, a diferença neste ponto era monstruosa entre cursos da área de humanas e os tecnológicos. No geral, a engenheirada se enfiava MUITO menos nessa coisa de política.

r2s2
Mas eu tive isso na minha faculdade

Sorte a tua! =P

Eu não disse que é SEMPRE assim (exclusividade de acadêmicos), mas que é problemático quando É assim.

Poxa cara, um colega meu da Católica aqui de Brasília ganhava 6.500 brutos em 2003 pq tinha doutorado.

Caramba! Se bem que eu conversei recentemente com um ex-professor da PUC-PR que está dando aula na Federal, e comentei sobre meu desejo de fazer projetos de pesquisa aplicada usando visão computacional para auxiliar deficientes. Ele disse que um dos motivos para ele mudar foi exatamente que esse tipo de projeto despertava pouco interesse por lá, por ter pouco apelo mercadológico; enquanto nas Federais algumas entidades estavam despejando dinheiro exatamente nesses projetos com "responsabilidade social".

Eu quero ganhar bem, como qualquer profissional quer, mas antes de tudo queria ter "liberdade de pauta" para meus projetos. Já passei um doutorado inteiro com as pernas amarradas por um contrato com a Panasonic, e atualmente faço o que é do interesse do instituto onde trabalho, então quando voltar para o BR queria poder definir livremente o que quero pesquisar (tendo em mente que eu acredito que é algo bom para a sociedade)...

The Root Of All Evil
Mas por que então tem propfessor que não sabe dar aula e cobra presença e reprova por faltas?

Sei que o comentário não foi para mim, mas se serve de consolo, eu pretendo fazer vista grossa a faltas. Se o sujeito aprender o que precisa em casa e quiser passar a tarde jogando truco no boteco, por mim tudo bem. Tive vários professores que agiam da mesma forma.

Eu não concordo. Por que tem que ser assim? Esta forma é de fato a maneira mais proveitosa? Mais eficiente?

Esta forma qual? Perceba que eu não falei de largar o aluno e pronto. Falei até em "equilíbrio". Não é possível passar no curto tempo das aulas TODO o conhecimento necessário. O aluno PRECISA correr atrás sozinho. O que não quer dizer que o professor deve simplesmente falar: "ó galera, o nome da matéria é X, estudem aí qualquer coisa que semana que vem eu faço uma prova". Mas deixar o aluno se virar um pouco é essencial para que ele consiga depois se adaptar sozinho às mudanças que fatalmente virão na área (qualquer que seja). Repetindo: com equilíbrio.

Mas cara, sendo fácil ou não, esta é a função dele!

Releia a primeira frase do meu post que você mesmo citou antes de escrever isso: Claro, isso não isenta os professores da responsabilidade.

Se você aceita que nem todos os professores são bons, então você concorda com a permanência de maus profissionais?

Claro que não. Só disse que não é fácil - do tipo "ah, eles são assim porque são folgados". Mas antes escrevi a frase sublinhada acima.

E essa questão da permanência é um buraco muito, muito mais profundo. Em universidades públicas, existem os velhos males do corporativismo, de organizações de classe que viram organizações políticas (como bem lembrou o T-Rodman), que acabam lutando para manter coisas como estabilidade a todo custo, e criando obstáculos a qualquer tipo de avaliação de desempenho. E nas particulares, sempre existe uma parcela de alunos que aparentemente pensa que por estar pagando, deve receber o "produto" conhecimento sem fazer esforço, o pior, confunde o "produto" conhecimento com o "produto" nota, e quer só saber de ganhar a nota e passar na matéria, independente de ter aprendido algo ou não.

guschard
cada aluno estuda a matéria antes de ter a aula, e na aula o professor da uma passada por cima de tudo, tira dúvidas, faz discussões sobre o assunto (o mais importante)... isso gera, além do conhecimento, maior afinidade com o assunto...

Eu acho isso legal, e gostava quando os professores tentavam fazer isso. Infelizmente, a maior parte da turma nunca estudava a matéria antes (às vezes nem depois), e reclamava ou dava risadinhas amarelas quando o professor perguntava quem tinha feito a "lição de casa".

r2s2
Veterano
# mai/10
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Bog
Eu não disse que é SEMPRE assim (exclusividade de acadêmicos), mas que é problemático quando É assim.


Pois é, por isso que eu disse que concordo contigo.

Aliás, até admito que isso só ocorreu em minha faculdade nas matérias mais "procuradas", como dentística, endodontia, odontopediatria, cirurgia, prótese e periodontia. No resto (orto, saúde social, materiais dentários etc) era zoneado também, bem restrito.

Caramba! Se bem que eu conversei recentemente com um ex-professor da PUC-PR que está dando aula na Federal, e comentei sobre meu desejo de fazer projetos de pesquisa aplicada usando visão computacional para auxiliar deficientes. Ele disse que um dos motivos para ele mudar foi exatamente que esse tipo de projeto despertava pouco interesse por lá, por ter pouco apelo mercadológico; enquanto nas Federais algumas entidades estavam despejando dinheiro exatamente nesses projetos com "responsabilidade social".


Eu quero ganhar bem, como qualquer profissional quer, mas antes de tudo queria ter "liberdade de pauta" para meus projetos. Já passei um doutorado inteiro com as pernas amarradas por um contrato com a Panasonic, e atualmente faço o que é do interesse do instituto onde trabalho, então quando voltar para o BR queria poder definir livremente o que quero pesquisar (tendo em mente que eu acredito que é algo bom para a sociedade)...


Pois é, isso é uma questão de perfil. Uma pena que as distorções salariais acabam te empurrando para um local que não é o mais adequado ao seu perfil.

Eu vejo muito isso no serviço público (muito mesmo!). Muitos colegas estudaram anos, passaram num concurso e estão em depressão e desanimados por causa do perfil do serviço, mais burocrático, ineficiente, autoritário, restrito e procedimental.

Inclusive, eu aposto que a taxa de depressão no SP é maior que na maioria das outras profissões. E isso não é trambique para tirar licença não, rola uma depressão sinistra mesmo.

Mas essas distorções serão mitigadas com o tempo. Tomara que sobrevivamos até lá!

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
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Pesquisador que dá aula x Professor que faz pesquisa.

O meu orientador nem gosta de dar aulas. Faz os alunos discutirem os temas, quer que eles se virem. Aí quando eu estava na aula e alguém perguntava algo para ele, ele virava para mim e perguntava: o que você acha disso?

Aí ia eu explicar a parada...

Conclusão: doutor faz o que quer.

GProtti
Veterano
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então nem preciso de professor nenhum.
Agora você está no caminho certo.

Bog
Veterano
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J. S. Coltrane
Conclusão: doutor faz o que quer.

Quem me dera...

The Root Of All Evil
Veterano
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Bog
Sei que o comentário não foi para mim, mas se serve de consolo, eu pretendo fazer vista grossa a faltas. Se o sujeito aprender o que precisa em casa e quiser passar a tarde jogando truco no boteco, por mim tudo bem. Tive vários professores que agiam da mesma forma.

Servirá, se você for professor do meu filho :)


Releia a primeira frase do meu post que você mesmo citou antes de escrever isso: Claro, isso não isenta os professores da responsabilidade.

Se você aceita que nem todos os professores são bons, então você concorda com a permanência de maus profissionais?

Claro que não. Só disse que não é fácil - do tipo "ah, eles são assim porque são folgados". Mas antes escrevi a frase sublinhada acima.


Ah sim, agora entendi o que você disse!

Esta forma qual? Perceba que eu não falei de largar o aluno e pronto. Falei até em "equilíbrio". Não é possível passar no curto tempo das aulas TODO o conhecimento necessário. O aluno PRECISA correr atrás sozinho. O que não quer dizer que o professor deve simplesmente falar: "ó galera, o nome da matéria é X, estudem aí qualquer coisa que semana que vem eu faço uma prova". Mas deixar o aluno se virar um pouco é essencial para que ele consiga depois se adaptar sozinho às mudanças que fatalmente virão na área (qualquer que seja). Repetindo: com equilíbrio.

Então, Bog, creio eu que seja esta falta de equilíbrio o que eu estou reclamando.

Rough
Veterano
# mai/10
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Horcruxes
CheshireCat

não entendi nada! mas ok meninas :) ahuahuheuahue
postei o comic pq parece um pouco comigo... vida de universitário que sobrevive dando aula é tenso.

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