Autor |
Mensagem |
Rato Veterano |
# abr/09
=/
Delara Darabi tinha 17 anos de idade quando foi presa no Irã. Foi acusada de ter matado com uma punhalada a prima de 58 anos de idade. Respondeu, também, por furto na casa da prima morta e por manter relacionamento sexual com o namorado Amir Hossain de 19 anos de idade: no Irã, sexo só com o casamento e a adúltera recebe pena capital.
Hoje, Delara Darabi está com 23 anos. Continua presa desde os crimes consumados em 2005. Na segunda-feira, 20, será enforcada por ter sido considerada autora da punhalada, com intenção de matar.
Pelo furto e intimidade com o namorado, cumpriu pena de 3 anos de cadeia. Recebeu, em público, 50 chicotadas pelo furto e mais 20 pelas relações amorosas com o namorado.
Delara Darabi nega ter matado a prima.
Ela disse que confessou quando presa para "salvar" o namorado da pena de morte. Frisou que imaginava, pelos seus 17 anos, que não seria condenada à morte. Errou nos cálculos pois a responsabilidade criminal no estado teocrático do Irã começa aos 15 anos de idade para homens e 9 anos para as do sexo feminino.
O crime de homicídio, frise-se, consumou-se em 2005 e a sentença condenatória à pena de morte foi confirmada pela Corte Suprema em 2007.
A única chance legal para Delara Darabi seria a família da vítima, — sua prima–, aceitar uma indenização em dinheiro.
O pai da condenada já fez a oferta, mas não houve aceitação. O genitor da vítima pretende renovar a proposta até o último momento, ou seja, até antes de o cadafalso se abrir e a filha ficar pendurada.
Segundo o advogado e as organizações internacionais de defesa de direitos humanos ficou provado nos autos, por laudo pericial oficial e único, que Delara Darabi é inocente. Para os peritos, o golpe de punhal foi desferido por uma pessoa destra. Darabi é canhota.
PANO RÁPIDO. Depois da China, o Irã é o país que mais condena e executa penas capitais.
No dia 18 de dezembro de 2007, — e ainda em face do impacto causado pela morte por enforcamento de Saddam Hussein–, houve Assembléia Geral da ONU para aprovar uma suspensão (moratória) das penas capitais.
Dos 129 estados-membros da ONU, 104 votaram a favor, incluído o Brasil. Ocorreram 29 abstenções. Votaram contra a moratória 54 países, dentre eles o Irã, a China e os EUA.
Segundo a Human Rights, o Irã, em 2008, enforcou oito menores de 18 anos de idade. Neste 2009, um menor já foi executado. No chamado corredor-da-morte, aguardam 150 menores de 18 anos de idade.
Para Delara Darabi, que pinta quadros na cadeia e se tornou uma pintora conhecida internacionalmente, só resta a pressão internacional por clemência ou a família da vítima aceitar uma indenização.
Vamos torcer por ela, pois pena de morte é inaceitável.
resolvi dar uma lida na notícia ... 17 anos ... cultura é foda
|
lula_molusco Veterano |
# abr/09
· votar
Rato Exatamente pela cultura ela deveria saber que assassinato é crime em todo lugar do mundo, e que na terra dela ela se ferra mais ainda por isso.
|
_FrEd_ Veterano |
# abr/09
· votar
Vamos torcer por ela, pois pena de morte é inaceitável.
Eu n acho inaceitavel... Mas nesse caso, realmente eh um absurdo...
|
L.A.M_Hard_Rock Veterano |
# abr/09
· votar
assassinato é crime em todo lugar do mundo
Logo, bela punição né?
|
oiio Veterano |
# abr/09
· votar
caraio. =(
|
lula_molusco Veterano |
# abr/09
· votar
L.A.M_Hard_Rock Se a menina fosse condenada a morte nos EUA provavelmente esse tópico não existiria. Não estou entrando no âmbito de se a pena de morte é algo bom ou ruim...só que a menina deveria saber de que no país que ela vive a justiça é muito mais rigorosa do que nos outros lugares. E ao invés de uma perpétua, ela vai ser enforcada pela morte da prima.
|
Rato Veterano |
# abr/09
· votar
lula_molusco então guras. O q pega é a parte q o cara fala q de repente a garota é inocente.
Aí ferra ...
|
TWT ICE Veterano |
# abr/09
· votar
olha... é a cultura deles, não podemos achar que só a nossa cultura ocidental é a certa
|
L.A.M_Hard_Rock Veterano |
# abr/09
· votar
lula_molusco
Entendi, cara. Com certeza, tu foi bem claro na afirmação. Só que é foda né, na minha visão: pena de morte é inaceitável. (2) As vezes a gente se depara com uns casos que a primeira coisa a se pensar é: FDP, tem que sofrer bastante e morrer!!! Mas sei lá, esse é um pensamento ruim, o qual não cultivo e nem aprecio. =/
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# abr/09
· votar
Quando Estado e religião se misturam, só pode dar merda mesmo.
|
Insinity Veterano |
# abr/09
· votar
TWT ICE
olha... é a cultura deles, não podemos achar que só a nossa cultura ocidental é a certa
Nao concordo, acredito que muita coisa da cultura deles está errada e atrasada no tempo mesmo.
|
lula_molusco Veterano |
# abr/09
· votar
Rato Mas aí a culpa é da pena de morte e não da cultura iraniana. Pena de morte em gente que talvez seja inocente acontece no Irã, nos EUA, na China, na Tailândia, etc, e são culturas bem distintas.
|
lula_molusco Veterano |
# abr/09
· votar
Insinity Cara, não dá pra dizer que uma cultura é errada, por que pra dizer isso você vai se basear na SUA cultura, que também é errada pra outras pessoas. Esses conceitos éticos e culturais são extremamente subjetivos e dependem e muito da religião e do passado histórico de um povo...não dá pra comparar assim.
|
Rato Veterano |
# abr/09
· votar
lula_molusco pena de morte e não da cultura iraniana. ambos estão relacionados guras.
E outra, aparentemente ela é linda. Não pode até q realmente seja provado o contrário
\o
|
lula_molusco Veterano |
# abr/09
· votar
Rato estão relacionadas sim, mas não é uma relação de causa e consequência.
|
TWT ICE Veterano |
# abr/09
· votar
Insinity do mesmo modo que vc acha errado na cultura deles, eles acham errado esse modo ocidental de vida: ''tempo é dinheiro'', etc...
|
TWT ICE Veterano |
# abr/09
· votar
Insinity Cara, não dá pra dizer que uma cultura é errada, por que pra dizer isso você vai se basear na SUA cultura, que também é errada pra outras pessoas. Esses conceitos éticos e culturais são extremamente subjetivos e dependem e muito da religião e do passado histórico de um povo...não dá pra comparar assim.
|
TaylorBass Veterano |
# abr/09
· votar
doidera..
|
adnz Veterano |
# abr/09
· votar
Delara Darabi tinha 17 anos de idade quando foi presa no Irã
Hoje, Delara Darabi está com 23 anos. Continua presa desde os crimes consumados em 2005.
2009-2005 = 4 17+4 = 21
o;?
|
janick Veterano |
# abr/09
· votar
Com todas as minhas forças, eu rezo pra que uma bomba nuclear dizime este tipo de civilizações. Pq?
PQ Acho um absurdo a cultura de lá, e principalmente a discriminação e preconceito com a qual tratam as mulheres la. São um bando de macacos atrasados, imbecis... tenho total aversão à essas nações muçulmanas, que normalmente são extremistas, xiitas, e desumanas, com seus valores e conceitos tão antiquados e ultrapassados.
Eu me revolto como acontecem as coisas por la... por isso que não para de rolar confusão la e o terrorismo vem exclusivamente de la. Eles são uma ameaça tanto para eles quanto para outras nações. O mundo seria bem melhor sem eles.
Pronto.
Agora eu sei que vão me escraxar, me xingar, me denunciar, etc e tal, mas acho esse povo extremamente absurdo, bárbaros mesmo.
|
TWT ICE Veterano |
# abr/09
· votar
janick cara, um pouco de conhecimento sobre outras culturas, e até uma reflexão sobre a nossa cultura, aposto que vc muda de opinião rapidinho..
fikdik
|
janick Veterano |
# abr/09
· votar
TWT ICE Velho, só me desaponto vendo documentários sobre culturas islamicas, a maioria são extremistas, e tem casos cara, teve a familia que eram meus vizinhos la em Aracaju, foram morar no Irã, ai a menina e a mae sairam na rua pra ir no mercado, tipo, de blusa de alça, e teve gente até atirando pedra nelas!
Onde mora a liberdade num lugar desses? Sem contar de onde saem inumeros terroristas. Sou meio George Bush em relação à isso, tem que invadir e dizimar mesmo, esse bando de lunáticos.
|
janick Veterano |
# abr/09
· votar
TWT ICE
Agora eu sei que vão me escraxar, me xingar, me denunciar, etc e tal, mas acho esse povo extremamente absurdo, bárbaros mesmo.
Não previ?
=P
E pior que eu sei do que eu to falando...
|
TWT ICE Veterano |
# abr/09
· votar
janick e de pensar que aqui filha mata mãe e pai pra pegar herança, que bandidos arrastam crianças no carro, que pai joga filha da janela...
nossa cultura é uma bosta mesmo...
|
janick Veterano |
# abr/09
· votar
TWT ICE Na nossa cultura ocidental pelo menos não temos pessoas fechadas e extremistas assim, terroristas e essa putaria toda, e esse preconceito e conceito de inferioridade taxado às mulheres como existem nessas porras que chamam de paises.
Em todo lugar tem assassinatos, e coisas assim, até em paises como Inglaterra, Estados Unidos, e cia. Mas pelo menos aqui a gente não sequestra aviões pra assassinar centenas de pessoas inocentes tbm né?
Ou vc se esqueceu do 11 de setembro? Do atentado em Madrid? E diversos outros...
|
_FrEd_ Veterano |
# abr/09
· votar
janick
Eu concordo em parte com vc. Realmente tem pontos que, apesar de culturais, são desumanos. As mulheres são realmente mal tratadas e o terrorismo influi diretamente sobre o ocidente.
Mas acho q cultura é cultura, e n deve ser desprezada. Aposto que eles riem de nós que acreditamos que um cabeludo maluco salvou a humanidade e etc...
|
TWT ICE Veterano |
# abr/09
· votar
janick eles que são extremistas e vc que pensa assim sobre a cultura dos outros? acho que tem alguma coisa errada ai...
Ou vc se esqueceu do 11 de setembro? Do atentado em Madrid? E diversos outros...
até onde todos sabem, eles não atacaram as torres gêmeas só pq deu vontade, ou pra matar inocentes.. quem começou com essa historia foram os EUA, grandes empresas...
|
janick Veterano |
# abr/09
· votar
_FrEd_ Cara, sei la...
Mas acho q cultura é cultura, e n deve ser desprezada. ; se for assim - numa comparação absurda - , o Hitler e seus conceitos e culturas que passou para seu povo, não deveriam ser desprezados.
É mais ou menos como eu vejo ele e sua cultura que eu vejo a cultura do oriente médio, distorcida e deturpada, algo que deveria ser erradicado do mundo... não conseguem viver em paz com outras nações nem evoluir, respeitando seu povo. Não existe lugar para nações assim no mundo, tão antiquadas e ultrapassadas.
Eu penso assim, mas respeito quem tem outra linha de pensamento tbm.
|
janick Veterano |
# abr/09
· votar
TWT ICE Não começaram nada meu amigo, isso é capitalismo, ninguem estava matando eles ou prejudicando a nação deles, como esse ato ultrajante e de imensa falta de humanidade, e crueldade que esses filhos da puta fizeram. Nada justifica aquilo, moleque.
eles que são extremistas e vc que pensa assim sobre a cultura dos outros? acho que tem alguma coisa errada ai...
E você acha que com isso tudo eles merecem ter qual tratamento? E garanto que esse pensamento de revolta não vem só de mim... eles fazem por merecer a fama que tem.
|
janick Veterano |
# abr/09 · Editado por: janick
· votar
Parei por aqui, cada um tem sua visão.
Mas acho que não tem explicação pra justificar aquela barbaridade que foi o 11 de setembro.
|