Teoria do caos - Intrigante

Autor Mensagem
zoso
Veterano
# fev/09


Já pesquisei muito sobre essa teoria mas não consigo entender o que realmente é, alguem sabe em que ela consiste?, o que é a teoria do caos???

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/09
· votar


zoso
A teoria estabelece que uma pequena mudança ocorrida no início de um evento qualquer pode ter conseqüências desconhecidas no futuro.Se você realizar uma ação nesse exato momento, essa terá um resultado amanhã, embora desconhecido.

Mas você pesquisou bastante, deve ter lido isso já.

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


Pronto, caso resolvido, posso tirar uma duvida aqui, pra não criar outro topico...

O que é lei marcial?

Villts
Veterano
# fev/09 · Editado por: Villts
· votar


É quando ocorre alguma aleatoriedade que não tem noção física.

Como quando uma gota pinga no chão e pra que lado ela espirra.


Edit: Resposta da primeira.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# fev/09
· votar


Fale com Ele

Pseudonimum
Veterano
# fev/09
· votar


É usada em situações de sistemas tremendamente complexos. Não sei se existe um real uso prático dela, mas veio pra suprir situações da Metereologia, onde certos eventos eram aparentemente imprevisíveis.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


Rafael Walkabout
Tem uma teoria músical que eu apliquei a vida e que mostra algo um pouco diferente, ela mostra que as possibilidades apesar de aumentarem as probabilidades vão nos levando para um caminho lógico, e que cada mudança vai "retringindo" o proximo passo.

zoso
Veterano
# fev/09
· votar


Rafael Walkabout

então digamos que ela é contra o destino?

B.Frusciante
Veterano
# fev/09
· votar


O que é lei marcial?


É uma lei de marte.




Rá!

NoAlarms
Veterano
# fev/09
· votar


zoso
É exatamente o que o Rafael Walkabout falou, cara.


Headstock invertido
Se for a lei marcial que tou pensando, é quando alguma autoridade militar toma o controle do estado, suspendendo todas as liberdades dos cidadãos (como o ato de ir e vir).

B.Frusciante
Veterano
# fev/09
· votar


B.Frusciante



hEUOHEaeoaHEAUO


boa amico

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


NoAlarms
Hum...valew

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


B.Frusciante

É uma lei de marte.


Seria, se fosse lei marciana.

kohler1000
Veterano
# fev/09
· votar


O que é lei marcial?

Ato normativo geral e abstrato que retira sua validade e legitimidade diretamente dos limites impostos pelo marcio_zav em relação ao relacionamento com o não flanger q eu chorus.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/09
· votar


Atum Bluesman
Tem uma teoria músical que eu apliquei a vida e que mostra algo um pouco diferente, ela mostra que as possibilidades apesar de aumentarem as probabilidades vão nos levando para um caminho lógico, e que cada mudança vai "retringindo" o proximo passo.
Mas não é basicamente a mesma coisa?
ALiás, como foi isso?

zoso
então digamos que ela é contra o destino?
Talvez ela seja o destino.Algo tipo achar que você tomou a decisão ou praticou o ato mudando o rumo, sendo que na real isso era parte do destino :S

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


Rafael Walkabout
A diferença é que as possibilidades aumentam mas vão tendendo para algum lugar, ela foi só aplicada a música essa teoria mas eu acabei pegando para mim e mudando tudo, na verdade criei uma teoria nova ahuahauhaua

Quer ver um exemplo: Imagine você em uma encruzilhada, de um lado homens armados, do outro tigres, do outro leões dormindo e do outro o caminho livre.
As circusntancias te levam a um lugar, mas teoricamente você pode correr para qualquer direção.

Creio eu que tudo na vida é assim, nós temos liberdade de escolher nossos caminhos, mas as circunstancias impostas pelo meio meio que afunilam as possibilidades.

Na teoria do Caos se trabalha que uma mudança pode mudar todo um seguimento, como aquele papo do efeito borboleta, na minha teoria isso não faz sentido algum pois a soma dos fatores que influenciam o funcionamento do mundo se afunilariam e não deixariam que uma pequena mudança influenciasse algo maior.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


Rafael Walkabout
Meu pensamento é bem mais complexo que isso, tenho que parar um dia e colocar no papel, creio que por contas eu consiga provar meu pensamento, ou pelo menos dar uma base para ele, pena que me falta capacidade hauhauhaua.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/09
· votar


Atum Bluesman
Pow, bacana.Entendi bem o que você disse.
Realmente seria interessante passar para o papel, de forma clara e exemplificada, se possível.

ROTTA
Veterano
# fev/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Atum Bluesman
na minha teoria isso não faz sentido algum pois a soma dos fatores que influenciam o funcionamento do mundo se afunilariam e não deixariam que uma pequena mudança influenciasse algo maior.

Eu só concordo com seu pensamento se o "algo maior" for a desordem. E não estou falando da teoria do caos, e sim de algo bem mais simples, e que muita gente deixa passar despercebido nas velhas aulas do ensino médio: a entropia. Todos os sistemas do universo, do átomo às galáxias, tendem a um aumento natural da entropia, que em outras palavras é um aumento da desordem.

Abraços.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


ROTTA
Na verdade no meu pensamento para o "algo maior" ser afetado, o movimento tem que ir contrario a linha normal, usando o exemplo da encruzilhada que dei anteriormente e resumindo todo o universo a ele, para o "algo maior" ser modificado gerando "desordem" a pessoa deve correr para qalquer lado menos o vazio(que seria o mais logico), fazendo isso ela vai de contra o natural(afinal de um lado tem tigres do outro leões e do outro homens armados) e altera o rumo das coisas.

Na nossa vida tudo é assim as grandes mudanças só ocorrem quando nos detalhes partimos para algo diferente do que seria o natural, quando decidimos em um estante mudar o rumo das coisas e não "bater as asas" como a borboleta do efeito borboleta.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


ROTTA
Acho que não me fiz muito claro ahuahauha.

ZXC
Veterano
# fev/09
· votar


É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. Sua idéia central , é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis e caóticos...entendeu?

ROTTA
Veterano
# fev/09
· votar


Atum Bluesman
Na nossa vida tudo é assim as grandes mudanças só ocorrem quando nos detalhes partimos para algo diferente do que seria o natural, quando decidimos em um estante mudar o rumo das coisas e não "bater as asas" como a borboleta do efeito borboleta.

Relendo seu texto, não concordo nem discordo, simplesmente porque não pensei o suficiente sobre isto. Só gostaria de um exemplo semelhante mas que não envolvesse um ser vivo (especialmente humano).

Parece que você está mais próximo da filosofia que da matemática com esta abordagem. Mas de repente era esta a intenção mesmo. =) Nossas abordagens estão distantes... mas nem por isso se contrapõem.

Só para fechar meu argumento sobre entropia, o aumento da desordem é algo natural no universo, e qualquer reversão a isto exigirá que se aplique energia.

Abraços.

MatheusMX
Veterano
# fev/09
· votar


quem fica pensando nessas coisas acaba ficando louco

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


ROTTA

Só para fechar meu argumento sobre entropia, o aumento da desordem é algo natural no universo, e qualquer reversão a isto exigirá que se aplique energia.


Sim verdade.

Agora exemplos sem seres vivos no geral acho dificil nunca parei para pensar, quando a sem humanos fica mais facil.

O proprio efeito borboleta para mim não é logico, pelo fato de o bater de asas da borboleta ser algo natural da especie.
Para mim o gerar caos só ocorreria se a borboleta os inves de voar decidisse nadar, o fato dela mudar de ambiente mudaria toda a cadeia alimentar pois seus predadores não conseguiriam capturar ela, e ela propria não conseguiria comida.

ROTTA
Veterano
# fev/09
· votar


Atum Bluesman
Agora exemplos sem seres vivos no geral acho dificil nunca parei para pensar, quando a sem humanos fica mais facil.

O seu exemplo parece funcionar bem com a "lógica" da espécie humana, mas não na ausência dela. Não consegui encontrar analogia em situações "mais naturais".

Abraços.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


ROTTA
O seu exemplo parece funcionar bem com a "lógica" da espécie humana, mas não na ausência dela. Não consegui encontrar analogia em situações "mais naturais".

Verdade.

Eu estava pensando em algo relacionado a mudanças climáticas, mas eu tenho que pensar mais para colocar aqui. =]

Duvideiro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Duvideiro
· votar


Atum Bluesman
mas a questão da borboleta é so uma metáfora mesmo pra mostrar que qualquer e toda pequena decisão que tomamos, modifica completamente nosso futuro se a decisão fosse outra.....

por exemplo, um jogo de futebol.. botafogo 1 x 0 fluminense.... pense em cada lance que ocorra..... uma pequena alteração poderia mudar o resultado.... se aos 40 do primeiro tempo, o jõaozinho em vez de tocar pro cara da direita, tivesse tocado pro cara da esquerda, isso iria modificar o posicionamento dos jogadores, o que ocorreria novas jogadas e assim por diante...... entao, talvez se tivesse mudado o rumo da bola, o jogo poderia terminar com qualquer outro placar....

tendeu... toda ação, por menor que seja, contribui para um resultado "final"....


se o cara que morreu por uma bala perdida, tivesse atravessado a esquina um quarteirao antes...talvez estivesse vivo, talvez nao..... pense numa outra questão....

alemanha 1910 einstein resolve dar uma esticada com os amigos, bebe demais e morre sufocado com o proprio vomito...... o mundo de hoje estaria diferente? talvez sim, talvez não....... é tudo uma sucessão de eventos.....

resumindo, pode-se dizer que toda ação sua contribui de alguma maneira (pois poderia alterar) no desandar do pequeno mundo.... por ai

por isso o bater de asas de uma borboleta pode ocasionar um furacão do outro lado do mundo...

pois, por uma questão de probabilidade, voce decidir ir tomar sorvete, e não comer sanduba, numa sucessão de eventos voce poderia ser o responsavel pela sucessão do rei da nigéria

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


Duvideiro
por exemplo, um jogo de futebol.. botafogo 1 x 0 fluminense.... pense em cada lance que ocorra..... uma pequena alteração poderia mudar o resultado.... se aos 40 do primeiro tempo, o jõaozinho em vez de tocar pro cara da direita, tivesse tocado pro cara da esquerda, isso iria modificar o posicionamento dos jogadores, o que ocorreria novas jogadas e assim por diante...... entao, talvez se tivesse mudado o rumo da bola, o jogo poderia terminar com qualquer outro placar....



Mas você percebe que para acontecer o gol ocorreram milhões de modificações de posicionamento dos jogadores, do modo como aconteceu o ataque, do modo como a bola correu pelo gramado... O gol não foi a pequena mudança, o gol foi o resultado das pequenas mudanças.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


Duvideiro
Na minha teoria do "funil" não são todas as pequenas ações que mudam o resultado final, mas sim as pequenas ações contrarias a ordem natural das coisas que juntas modificam o rumo das mesmas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria do caos - Intrigante