Compaixão por animais

Autor Mensagem
Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Bog
Sem a seleção artificial de VEGETAIS, o ser humano já teria morrido de fome há eras. Lembra das previsões do Maltus, aquelas que não se concretizaram? Então, o que ele não levou em conta foi exatamente o desenvolvimento de tecnologias agrícolas, entre elas, inúmeras plantinhas que, através de seleção artificial, foram ficando mais resistentes a pragas, climas de certas regiões, tendo mais produtividade por alqueire, etc.
Essa parte eu acho legal da Seleção Artificial


cachorros menores/maiores/mansos/agressivos, etc, para agradar madames, ajudar pastores, fazer companhia a crianças, ou a guarda da casa. Ou seja, todos têm sim um propósito bem claro. Só que, digamos assim, humanocêntrico - obviamente, já que quem fez a seleção foram humanos.
Essa é a parte idiota..

Talvez eu tenha levado em consideração mais esse lado "egocentrico" da manipulação e esquecido da parte boa.
;D

Th Bentancour
Veterano
# fev/09
· votar


existem muito menos baleias do que seres humanos. Lembrem-se disso.

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


Thiagainas
o q exaltam eh a igualdade como se todos fossem merecedores de respeito, como se todas especies merecessem de igual pra igual seu territorio e sua sobrevivencia...

Mas isso só é justificável racionalmente se admitirmos que se tratam de criaturas com sentimentos, personalidades, e consciências. Do contrário, seriam tão dignos de respeito quanto uma vagem. Logo, não são autômatos, não são determinísticos, e não são simplesmente seres com instintos conhecidos e comportamento previsível, como você falou.

o q exalto na diferença, eh q o ser humano eh prepotente

NONNONONOO, você disse com todas as letras que NÃO DÁ PRA COMPARAR o instinto humano com instinto de animal, pq animal vc jah sabe o q pode vir...

Você em mais de um momento destacou a difeferença como sendo algo do tipo "os animais seguem instintos naturais" enquanto "os humanos fazem as coisas por maldade/egoísmo". E isso simplesmente não é verdade.

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


Bog

me da um exemplo de um animal q mata o outro por vingança?

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
Que dificuldade eu tenho de entender o que vc escreve... tenho que ler umas 3 vezes (sei...to ficando cada vez mais burro)

Haha como assim parceiro? você falou ironicamente?

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


Thiagainas
concrodo com vc...nesse caso dos pitbull realmente se vc jah conhece eh atitude meio tosca de pegar pra cuidar...

mas o baterista da minha banda tem um, foi criado desde de pequeno, e ele eh mto docil...e a estatistica q jogarão ai de 10 pra 1 bonzinho...não eh verdade, tem mtos pitbulls q eu vejo q são mto doceis...ta mto menor o numero de ataques...

e mesmo assim nem se compara ao numero de assassinatos q andam ocorrendo...


Cara são comparações forçadas ao meu ver, a estatica foi meio chutada, e na boa se não é isso passa perto sim, simplesmente observar.
Você ta comparando os ataques do animal, às atrocidades que o ser humano pode cometer certo?
Não tem fundamento parceiro, porque simplesmente o homem detém as rédas da situação, o que você acha qué é mais fácil inibir? Contato destes cães à sociedade ou o comportamento enigmático e a ação avassaladora do homem? Para que acrescentar mais um vetor de violência se é possivel evitá-lo sem muitas complicações?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado

Fui sincero... é difícil mesmo, não pela falta de coesão, mas pela falta de palavras mais simples mesmo hehehehe

Tenho que pensar pra caraca hehehe

Thiagainas
Veterano
# fev/09 · Editado por: Thiagainas
· votar


Bagre_Ensaboado

não fui eu q comparei, alias a minha foi uma contra-comparação, eu mesmo flei q era uma comparação forçada...eu estava falando da agressão do homem e dai vieram com o papo do pitbull...
apenas ressaltei a diferença q realmente existe entre os ataques...

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


Thiagainas

http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=5463563

Já ouvi falar também em comportamentos desse tipo entre golfinhos e elefantes. Curiosamente, parece que a capacidade de memorizar eventos tem alguma coisa a ver com a capacidade de fomentar vinganças...

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


Bog

mas isso não acontece todo dia...

enfim não adianta man...não da pra comparar os animais e me dizer q eles são tão agressivos quanto os seres- humanos...

não chega nem perto a capacidade do ser humano das dos animais...

querer me dizer q os dois são tão ruins uns, isso nunca vai ser nem se compara...

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Clauber guns
Cara que horrível

Eu ja tive um pitbull e posso afirmar que se esse cachorro for criado direito ele se torna super dócil.
Eu tenhu 3 irmãos e todos são crianças e brincavam com ele, ele nunca se quer rosnou para qualquer um da minha casa.
Ele se exaltava sim quando chegava algum estranho mais isso qualquer cachorro faz.

Meu irmão mais novo (com 2,3 anos+ou-) ele chegava a dar comida na boca do cachorro, e ele ñ fazia nada.

Esse preconceito contra os cães dessa raça é rídiculo, se vc torturar e ensinar um poodle a atacar ele vai ser tão feroz quanto um pit bull, só ñ vai ter a mesma força



Lendo isso me recordei de uma reportagem que vi dias atrás, em que uma familia cria um filhote de leoa, e pretende mantê-la até a fase adulta convivendo harmoniosamente com a família. Pode achar a comparação até absurda, mas até o momento a "pequena" leoa que já possui porte suficiente para causar estragos, não manifestou nem um tipo de agressividade, porém ao meu ver não subtrai a essência selvagem do animal, é como brincar com o perigo, para mim não é prudente.
De forma não muito distante, vejo a questão dos pitbulls, por mais que o animal já esteja inserido na sociedade, e muito provavel não vão atacar um ser humano para se alimentar, e ainda existam exemplos como o seu, não revertem o quadro do animal que foi criado com o intuito de combate, além do que os incidentes envolvendo o tal falam por si só.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


Thiagainas
Carlos_Souza_Jr
Fui sincero... é difícil mesmo, não pela falta de coesão, mas pela falta de palavras mais simples mesmo hehehehe

Tenho que pensar pra caraca hehehe


RSrsr então tranquilo parceiro, qualquer coisa tamo ae rsrs

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# fev/09
· votar


Thiagainas
a questão é que tem alguns que tiveram alguma opotunidade por mais que minima...talvez uma criação boa por parte dos pais...

mas a grande maioria não tem nem pais...nem escola, nem comida, nem casa...
é impossivel alguem se desenvolver assim e tornar-se uma pessoa de bem

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


Thiagainas
não fui eu q comparei, alias a minha foi uma contra-comparação, eu mesmo flei q era uma comparação forçada...eu estava falando da agressão do homem e dai vieram com o papo do pitbull...
apenas ressaltei a diferença q realmente existe entre os ataques...


Se não comparou então me desculpe até porque eu perguntei se você estava comparando ok?, E como citei ao amigo Carlos Souza, eu peguei o bonde andando, :D

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Lendo isso me recordei de uma reportagem que vi dias atrás, em que uma familia cria um filhote de leoa, e pretende mantê-la até a fase adulta convivendo harmoniosamente com a família. Pode achar a comparação até absurda, mas até o momento a "pequena" leoa que já possui porte suficiente para causar estragos, não manifestou nem um tipo de agressividade, porém ao meu ver não subtrai a essência selvagem do animal, é como brincar com o perigo, para mim não é prudente.
De forma não muito distante, vejo a questão dos pitbulls, por mais que o animal já esteja inserido na sociedade, e existam exemplos como o seu, não revertem o quadro do animal que foi criado com o intuito de combate, além do que os incidentes envolvendo o tal falam por si só.


Ah cara mais um leão é um animal selvagem por natureza, sua linha genética, mto provavelmente seus traços familiares remetem a selva e talz, pode ser que essa familia consiga,mas não tem como comparar isso.

Claro q existem N fatos ocorridos envolvendo pit bulls, não to falando que esses cachorros são fáceis de conviver e qualquer que tenha um quarto-cozinha pode te-lo, mas não acho que seja certo mandar exterminar a raça.
Não se esqueça que toda generalização é burra.

Bog
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bog
· votar


Thiagainas

Heheh, pô, quantos seres humanos existem no mundo? E quantos babuínos?

Fora que você se focou em um único comportamento, que por sinal exige necessariamente uma alta capacidade de memorizar eventos específicos, coisa que muitos ainmais não têm. Por que você não escolheu um exemplo mais acessível, como por exemplo o estupro, que é bem comum?

Eu nunca afirmei que bichos e humanos são "tão runs uns", seja lá o que isso quer dizer. O que eu estou dizendo é que os impulsos mais primários dos seres humanos têm a mesma origem natural dos instintos de qualquer animal. São amorais. A vontade que move um namorado ciumento nao é boa ou ruim, ela simplesmente "é". Bom ou ruim é um julgamento que se faz sobre as atitudes do namorado diante deste sentimento natural. "Bom" e "ruim" são parâmetros humanos - e até variáveis de acordo com a cultura e a época. Mas o sentimento que conhecemos como "ciúmes", esse sempre existiu, é instintivo, e pode ser visto de alguma forma em muitos animais por aí.

Também acho muito estranha essa divisão entre "humano" e "bicho", como se moscas, ratos, elefantes e babuínos fossem intelectualmente equivalentes, o que não são. Pior ainda, colocou como se todos os animais fossem autômatos com comportamento determinístico, depois tentou esquecer isso, e quando eu relembrei com uma frase sua, você respondeu com uma pergunta retórica, na boa e velha tática da esquiva.

Ficou assim:
- "Animais seguem instintos conhecidos e você sabe o que esperar"
- "Animais não são autômatos, têm personalidades e algum grau de consciência"
- "Me mostre um animal que mata por vingança" (momento da esquiva)

Heheh, não pense que eu não notei. ;)

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


De qualquer forma, o humano desprezível aqui vai dormir, porque nós humanos criamos o salário, o expediente e a demissão, o que nos torna muito mais inteligentes que os golfinhos, que só sabem nadar e se divertir... :)

Já os golfinhos, por sua vez, se acham muito mais inteligentes que nós, pelo mesmíssimo motivo.

[/Douglas Adams]

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Clauber guns
Ah cara mais um leão é um animal selvagem por natureza, sua linha genética, mto provavelmente seus traços familiares remetem a selva e talz, pode ser que essa familia consiga,mas não tem como comparar isso.

De certo modo sim, o pitbull pode até não atacar para se alimentar como já citei acima, como no caso da leoa, mas que expectativas ter de um de um cão criado para combate, e que salvo o erro, apresenta disturbios comportamentais? E essa é uma falta grave, já que o torna imprevisível, não falo dos instintos.
Você pode até não ter ouvido essa, não me recordo onde, uma jovem estudande foi assassinada pelo seu cão pitbull, que segundo testemunhas tinha relação harmoniosa, o ataque teria ocorrido pelo fato de a moça ter chegado da aula à noite, usando um perfume diferente do qual estava habituada, e seu cão de estimação a estranhou, relato dos vizinhos se não me engano.

Claro q existem N fatos ocorridos envolvendo pit bulls, não to falando que esses cachorros são fáceis de conviver e qualquer que tenha um quarto-cozinha pode te-lo, mas não acho que seja certo mandar exterminar a raça.

Se não exterminar, no mínimo isolá-la do contato público, se os donos querem, que corram o risco sozinhos.

Não se esqueça que toda generalização é burra.

HAha negativo, funk não presta e ponto.

Thiagainas
Veterano
# fev/09 · Editado por: Thiagainas
· votar


Bog

cara desde o começo quando flei dos humanos, e vc me disse q eu generalizei, sendo q o obvio seria olhar e ver q obviamente não estava me referindo a pessoas boas como familiares e amigos, mas mesmo assim vc cogitou de eu estar incluindo todos, e depois veio e tentou dizer pra eu me suicidar pos tb sou humano, agora vc tb tenta usar argumento q vc "entendeu" como se fossem generalizados pra tentar provar q eu não sei do q estou falando ou q não tenho opnião formada ou q estou simplesmente errado e vc certo...

soh q todas as vezes vc entende o q eu digo como generalização quando eu estou citando apenas casos especificos...

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Se não exterminar, no mínimo isolá-la do contato público, se os donos querem, que corram o risco sozinhos.
Ta, até concordo


HAha negativo, funk não presta e ponto
ã?

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


Bog
"Animais não são autômatos, têm personalidades e algum grau de consciência"

isso ai eu num flei em lugar nenhum, vc ta citando por seu proprio argumento, vc q flo isso...

Thiagainas
Veterano
# fev/09 · Editado por: Thiagainas
· votar


Bog
Também acho muito estranha essa divisão entre "humano" e "bicho", como se moscas, ratos, elefantes e babuínos fossem intelectualmente equivalentes, o que não são. Pior ainda, colocou como se todos os animais fossem autômatos com comportamento determinístico, depois tentou esquecer isso, e quando eu relembrei com uma frase sua, você respondeu com uma pergunta retórica, na boa e velha tática da esquiva.

tentei esquecer? cara para de colocar palavras nos meus post...eu continuo afirmando q um guaxinim, um coala, uma vaca, um boi, um gato, etc tem uma maneira de se comportar q mto raramente se distingue dakilo q eh o normal dele...a maioria tem caracteristicas deterministas...

Eu nunca afirmei que bichos e humanos são "tão runs uns", seja lá o que isso quer dizer. O que eu estou dizendo é que os impulsos mais primários dos seres humanos têm a mesma origem natural dos instintos de qualquer animal. São amorais. A vontade que move um namorado ciumento nao é boa ou ruim, ela simplesmente "é". Bom ou ruim é um julgamento que se faz sobre as atitudes do namorado diante deste sentimento natural. "Bom" e "ruim" são parâmetros humanos - e até variáveis de acordo com a cultura e a época. Mas o sentimento que conhecemos como "ciúmes", esse sempre existiu, é instintivo, e pode ser visto de alguma forma em muitos animais por aí.

bichos e humanos são taum ruins uns com os outros, isso eu ia escrever hehehe...

mas não são...

e o q vc disse eh o q há, a diferença esta q o ser humano de consciencia para parar e refletir sobre sua atitude...quando mata alguem quando rouba quando estrupa...

os aniamis mesmo sem consciencia, seguindo por instinto sem saber sobre certo e errado não são fazem atrocidades como o homem eh capaz de fazer...

PS: apenas vou ressaltar mais uma vez q não estou generalizando, existem homens bons, assim como alguns animais tem alguns instintos violentos, mas não comparados com os do homem...(creio q daki a poko tb vou ter q ilustrar com desenhos meus post)

Pseudonimum
Veterano
# fev/09
· votar


Mas ñ tem, e já que nós tivemos a sorte(???) de ter esse avanço mental(???²) deveriamos fazer algo melhor com isso, ao invés de guerras e destruição, já que o ser humano gosta tanto de se gabar dizendo que é o Animal mais inteligente, o único Racional e blablablab mel pal óculos...
Pra mim o ser humano é o animal mais imbecil que tem
prontofalei


Esse próprio pensamento é produto de um julgamento moral, que só o ser humano tem. Então, ao passo que, dentro da idéia de que "o homem é burro, mata e destrói tudo" há um voltar contra a humanidade, também é contraditório, já que essa própria concepção moral é humana. Aliás, mais humana, impossível. E o curioso é que ela é tida de maneira extremada, geralmente. Ou seja, juízo de valor falando mais alto do que qualquer coisa, e sendo juízo de valor típico do homem, sua natureza humana falando mais alto do que qualquer coisa, ainda que seja pra se voltar contra a própria suposta natureza humana.

O.O

Logo, essa "crítica" não tem valor pois sustenta como verdadeiro um ponto de vista que critica a validade justamente de quem a emite.

Dogs2
Veterano
# fev/09
· votar


Bog
Eu tenho que admitir: sou reinista, filista, classista, ordista, familista, generista e especicista!

eita, procura um médico urgentemente antes que piore!
:P

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


Clauber guns
Ta, até concordo
oK

HAha negativo, funk não presta e ponto
ã?

Hehe eu falei para esculaxar, já que você disse que toda generalização é burra, e eu discordo, é uma questão complexa demais, deve ser analizada com devido apreço

Rough
Veterano
# fev/09
· votar


Me importo mais com animais. :o

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


Thiagainas
vc me disse q eu generalizei

Mas você generalizou! Falou que não tinha pena "do ser humano", falou "do ser humano" de forma geral. Depois, você acrescentou que haveria ressalvas. E eu aceitei normalmente - ok, então vc TEM pena de alguns seres humanos, mudou, pronto, deixou mais específico, a generalização ficou para trás.

isso ai eu num flei em lugar nenhum

Falou:

do animal a gente conhece o instinto dele
animal vc jah sabe o q pode vir
são bonzinhos pq todos seus atos tem justificativa...[\i]

[i]os aniamis mesmo sem consciencia, seguindo por instinto sem saber sobre certo e errado não são fazem atrocidades como o homem eh capaz de fazer...


Creio que simplesmente porque não possuem presas do mesmo tamanho que as nossas. Se ratos tivessem bombas, amorais que são, não pensariam 2 vezes em usá-las se isso fosse ajudá-los a obter comida. E não iam dar a mínima para o "matei inocentes", desde que no fim tivessem a comidinha deles.

e o q vc disse eh o q há, a diferença esta q o ser humano de consciencia para parar e refletir sobre sua atitude...quando mata alguem quando rouba quando estrupa...

Sim, neste ponto concordamos. O ser humano poderia sim refletir. Mas nem todos refletem. E nem todos são estimulados a fazê-lo. Só não vejo por que isso me faria sentir menos pena ao ver uma pessoa agonizando depois de ser atropelada.

A propósito, você sabia que a compaixão e a empatia com o sofrimento alheio também são sentimentos naturais e instintivos, né?

ZXC
Veterano
# fev/09
· votar


Se eu falar aqui...vou ser apedrejadaaaa...ahahahah

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/09
· votar


ZXC

Fale... Estamos loucos pra ver um apedrejamento em praça pública em pleno século 21... Ninguám aqui vai ter compaixão mesmo... Reles ser humana !

hehehehe

ZXC
Veterano
# fev/09 · Editado por: ZXC
· votar


Carlos_Souza_Jr
Reles ser humana

Cala-se v4dio !!!!! Ou será melhor...Cale-se animal!!!
Isso chama, ação e reação....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compaixão por animais