Autor |
Mensagem |
maggie Veterana |
# fev/09 · Editado por: maggie
Receita Cazêra Minêra de Moi de repôi nu ai iói.
Contribuição do PGilbert
|
gsprs Veterano |
# fev/09
· votar
hahahha true
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Dicionario internacional da lingua mineira
MINEIRÊS, prossêis cunhecê: Fala de minerim é assim mêzz, estes são alguns mandamentos da língua portuguesa dos mineirin de Belzonte, Berlândia, Beraba, Brazópis, Vairginha, Guvinadoir Valadairs, Mons Clares, Patinga, Paris(Parizópis) , Piranguim, Tajubá, Tabira, etc...
* UAI é indispensável: O que significa UAI ? UAI é UAI, UAI...
* Usar sempre " i " no lugar de e: (Ex.: MININO, ISPECIAL, EU I ELA, VISTIDO).
* Dizer ÉMÊZZ? quando quiser uma confirmação.
* Se quiser chamar atenção diga simplesmente ÓI QUIÓ.
* Se estiver com fome coma PÃO DJI QUEJJ. Ex.: dois PÃO DJI QUEJJ e duas CÊIRVEJJ
* Na falta de vocabulário específico utilizar a palavra TREM que serve prá tudo, exceto como meio de transporte ferroviário. Neste caso, é TROÇO.
* ONZZ é o meio de transporte coletivo rodoviário.: Ex.: Lá vem o ONZZ.
* Se aprovar alguma coisa solte um sonoro MAIS QUI BELÊZZ!
* Prá fazer café, primeiro pergunte PÓPÔPÓ? Achou pouco, ficou ralo?
Pergunte: PÓPÔ MAPOQUIM DIPÓ?
* Se você não sabe onde está e nem para onde vai, pergunte simplesmente: ONCOTÔ? PRONCOVÔ? PRONÓISVAI?
* Se não estiver certo de comparecer, diga simplesmente CONFÓFÔ EU VÔ, que quer dizer: conforme for, eu vou.
* Se o motivo da dúvida for algo que você tem que fazer, explique, "Vou fazer um NIGUCIM e volto logo".
* Ao procurar alguém que concorde com você, dispare um NÉMÊZZ?
* Use a expresão aumentativa DIMÁI DA CONTA. Ex.: ISSÉ BÃO DIMÁI DA CONTA, CÊÉ BOBO DIMÁI DA CONTA.
* Usar sempre duas negativas prá deixar claro que você não sabe do que está falando "NUM sei NÃO".
* Use sempre o diminutivo INN, tipo PIQUINININN, LUGARZINN, BOLINN, MINEIRINN, BOIOLINN, VIADINN.
* Use a expressão RAPÁI pra iniciar uma exclamação. Nem sempre é necessário complemento Ex.: RAPAAAI...
* REDÁ: Mesma coisa de RASTÁ. Ex.: JECA REDÁ ESS TREM AQUI Ó..
* Ao terminar uma frase, conclua com a palavra SÔ.Se tiver falando com uma mulher, então diga SÁ.
* Se alguém der cinco, supere e diga, DÔSSÊIS ou PROSSÊIS
* I quando cê fica impressionado com alguma coisa, ocê isclama: NÚ!!
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
O Mineirês (Mneres) é um dialeto do Português, falado em Minas Gerais e no Estado do Triângulo uai (mas não diga isso pra qualquer triangulino, porque muitos não gostam muito de outros "países"). Cê nunca ouviu falá, não ? Sê bêsta sô, vai istudá intão, uai! Vamo cabá cuessaprozalogoevamocaça um jeito de trabaiá!
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Vendo as Horas
* Meidiimei = Meio dia e meio * Umorr = Uma hora * Duzorr = Duas horas * Treizorr = Três horas * Catorr = Quatro horas * Cincorr = Cinco horas * Seizorra = Seis horas * Setiiorra = Sete horas * Oitorra = Oito horas * Novorr = Nove horas * Deizorr = Dez horas * Onzorr = Onze horas
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Apresentações
* Cuméquecêchama? = Qual o seu nome? * Doncêé? = De onde você é? * Oncêmora = Onde você mora? * Proncêvai? = Pra onde você vai? * Cêéfiidiquem? =Você é filho de quem?
|
PGilbert Veterano |
# fev/09
· votar
Especialmente para Julia. Bee
|
G Collector Veterano |
# fev/09
· votar
ou seja, para falar mineirês, imitem o nerso da capitinga
|
Seda Ceramidas Veterano |
# fev/09
· votar
que tópico hein =\
|
Carlos_Souza_Jr Veterano |
# fev/09
· votar
Algumas repetidas da maggie
PRESTENÇÃO - é quano eu tô falano iocê num tá ovino.
CADIQUÊ ? - assim, tentanu intendê o motivo...
CADIM - é quano eu num quero muito, só um poquim
DEU - omez qui 'di mim'... Purezêmpro: Larga deu, sô!!
SÔ - fim de quarqué frase. Qué ezêmpro tamém? : Cuidadaí, sô!!!
DÓ - omez qui 'pena', 'cumpaxão' - 'ai qui dó, gentch...!!'
NIMIM - o mez qui ni eu. Ezêmpro: Ce vivi garrado nimim, trem!... Larga deu, sô!!...
NÓOO - Num tem nada a vê cum laço pertado, não! Omez qui 'nossa!..' Vem de Nòoosinhora!...
PELEJANU- omez qui tentanu: Tô pelejanu quisso né di hoje, qui nó! (agora é nó mez!)
MINERIM - Nativo duistadiminnss.
UAI - Uai é uai, sô... uai!
ÉMÊZZZ ?! - minerim querêno cunfirmá.
NÉMÊZZZ ?! - minerim querêno sabê si ocê concorda.
OIAQUI - Minerim tentano chama atenção pralguma coizz...
TREM - Qué dize quarqué coizz qui um minerim quizé! Ex "Já lavei us trem!", Qui trem bão!!
BELZONTCH - Capitár dustado.
PÓ PÔ - umez qui pó colocá
POQUIM - só um poquim, pra num gastá muito...
ISPIA - nome da popular revista 'VEJA'
ARREDA - verbu na form'imperativ (danu órdi), paricido cum sái, sô!... 'Arredaí, sô!'
IM - diminutivo. Ex: lugarzim, piquininim, vistidim, etc.
DENDAPIA - Quarcoiz qui caiu indentro da pia.
TRADAPORTA - Atrás da porta.
BADACAMA - Dibax' dacama.
PINCOMÉ - Pinga cum mér.
ISCODIDENTE - Iscova di dente.
PONDIÔNS - Ponto di ônibz.
SAPASSADO - Sábadu passadu.
VIDIPERFUME - Vidru de perfumi.
OIPROCÊVÊ (ou OPCV) - óia procê vê
TISSDAÍ - Tira iss daí.
CAZOPÔ - Caxa disopor.
ISTURDIA - Otru dia.
PROINOSTOINO? - pronde nós tamo inu?
|
Julia. Veterano |
# fev/09
· votar
maggie UHEeuHUEHUEHUEHUEHEu... Muito bom!
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Cumprimentos
* Djia! = Bom dia * Tardji! = Boa tarde * Noitchi! = Boa noite * Inté = Até logo * Benss (ou Bênçu) = A benção, minha mãe (ou meu pai). * Dêsabençôi (ou Dêstibençôi)(tibençôi) = Que Deus te abençôe, meu Filho(a). Vai com Deus! * Baum? = Tudo bom?
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Pedindo Informações
* Onquié = onde que é? * Oncotô? = aonde que eu estou? * Proncovô? = para onde que eu vou? * Oncêtá? = aonde você está? * Quanscusta? = quanto custa? * Prônostam'ínu? = para onde nos estamos indo? * É logali? = é logo ali? (distância referente a 100 quilômetros mais ou menos podendo chegar a 150) * Epassaqui? = ele passsa aqui? * Qui trem é esse = o que é esse objeto? * Cessaciessionbspasnassavás? (escreve-se: Cê-ças'sses\'onz-pass'avas?)(em versão avançada, Essonbspassaváss?) = você sabe se esse ônibus passa na Savassi? * Ondéopondiônz? = aonde é o ponto de ônibus? * Cantazóra? = "quantas horas?" (em português: "quanto atrasado estou?"). * É firme? = É filme? * Contáujogu? = Qual o placar do jogo? * Aqui... = Introdução a qualquer pergunta. Ex: Aqui... Cessaciessionbspasnassavás?
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Lugares
* Tidiguerra = tiro de guerra * Pondiônz = ponto de onibus * Ponditács = ponto de táxi * Berádurii = próximo ao rio * Meidapráss = meio da praça * Dibadaponti = de baixo da ponte * Trádaserra = atrás da serra * Ruditrais = rua de trás * Rudumeii = rua do meio * Alííí ou pertim = depois de 2 ladeiras, 7 esquinas, 20 curvas, 5 ônibus, mais 6 quarteirões, 100 passos, você chega. O equivalente a um tirimdiguerra (tirinho de guerra). * Bádapônti = debaixo da ponte
|
AdrianSygnos Moderador |
# fev/09
· votar
maggie
Acho que tem alguém me zuando!
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Fazendo Compras Quêjo prus minêro é qui nem arroiz pro japonêis. Quêjo prus minêro é qui nem arroiz pro japonêis.
* Quanquié ? = quanto custa? * Derear = Dez Reais * Baratim = (deixa ver se eu adivinho quanto esse otário está disposto a pagar) * Lidilêit = litro de leite * Kidicár = kilo de carne * Mastumá = massa de tomate * Pincumél = pinga com mel * Vidiperfumi = vidro de perfume * Pasdidenti = dentifrício * Iscôdidente = escova de dente * Sanduba = sanduiche * Cadizopô = caixa de isopor * Gra´d cerveja = engradado de cerveja * Bô di'mií = Bolo de milho * Carin heim?! = muito caro * Uai, subiu? = o preço aumentou * Doisacu tá bão! = vou levar dois saquinhos * Inbruiá dôsdoci quevolevá = embrulha dois doces pra eu levar * Táquantu-u-abóbrão? = qual o preço dessa abóbora grande? * Cequé quejuditauba ô quejudiladera? = Você quer queijo de tábua (queijo curado) ou queijo de geladeira (queijo fresco)
|
Julia. Veterano |
# fev/09
· votar
maggie PGilbert Eu já contei procês a história do trem,né?
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
A família
* meufii = meu filho * miafía = minha filha * meutii = meu tio * meusubrim = meu sobrinho * miamuié = minha esposa * miamiga = minha amante * miavó = minha avó * sôfii = sou (seu) f***o da p**a
|
Luis Guitar Veterano |
# fev/09
· votar
AdrianSygnos Bane ela man!! XD
maggie E meia noite, como que fala??
|
Julia. Veterano |
# fev/09
· votar
AdrianSygnos HEeuhueHEUEhu!
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
* sôfii = sou (seu) f***o da p**a ahahahahhahaha
AdrianSygnos Acho que tem alguém me zuando! *óp'cêvê
*(olha para você ver) = Expressão muito comum, pode expressar incredulidade, espanto ou um pedido de atenção seguido de uma explicação(como o "vemcá").
|
Villts Veterano |
# fev/09
· votar
HAUEHAUEHAUEHAUEHAUEHAUEH
Rachei o bico com o "PÓPÔ MAPOQUIM DIPÓ?"! HAHA
|
AdrianSygnos Moderador |
# fev/09
· votar
Vô li ralá!
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Luis Guitar Pergunta pra eles!!
# Nó = Nossa Sinhora, Mãe do Céu, Ave Maria! ahahaha
|
NoAlarms Veterano |
# fev/09
· votar
hahahahahaha
|
André Castro Moderador |
# fev/09
· votar
\o/
"êspens que o ons é dês" - > eles pensam que o onibus é deles...
=)
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Décedo (Ainda é cedo vou fazer café e aqui não tem pão véio não viu)
|
maggie Veterana |
# fev/09
· votar
Uai ôua! (Espanto provocado por motivo repentino, ex.: Colisao de Carreta carregada de ferro guza com Fusca lotado)
|
Villts Veterano |
# fev/09
· votar
BELZONTCH - Capitár dustado. HAUEAHEUAEHAEUEHAUEHAUEAHUEHAUEHAUhe
|
Edu_Duck Veterano |
# fev/09
· votar
kkkkk... topicuzinho excelente!
|